Jacinto é semelhante a tulipa, hippeastrum, amarílis - uma planta bulbosa, graças à qual você pode conseguir um buquê no início da primavera sem ter que comprá-lo. Afinal, nada melhor do que um presente cultivado com as próprias mãos e receber a alma de um cultivador. Cuidar de jacintos em vasos em casa não é uma tarefa complicada, mas sem conhecimentos especiais os resultados podem não funcionar. O que você precisa prestar atenção, em que sequência plantar e mais cuidados com a planta para conseguir a cobiçada flor.
- Variedades e tipos populares
- Condições necessárias para a germinação de jacintos
- Como selecionar e preparar bulbos para plantio
- Escolhendo um vaso e solo
- Localização
- Condições de iluminação e temperatura
- Umidade do ar
- Como plantar uma planta
- Datas de desembarque
- Cavando a profundidade das lâmpadas
- Como cuidar de uma planta durante o forçamento
- Rega
- Fertilizante
- Nuances de cuidado após a floração
- Quais doenças e pragas são perigosas para as flores?
- Regras de criação
- Quanto tempo o jacinto vive em uma panela?
Variedades e tipos populares
Jacinto é uma planta bulbosa com lindas flores pertencente à família dos espargos. Do grego antigo, o jacinto é uma flor da chuva. E isso não é um mito. Sua terra natal é considerada o sul do Mediterrâneo, onde floresce durante a estação quente e chuvosa. O jacinto pode ter vários tamanhos de 30 cm a 45 cm, mas geralmente não atinge alturas maiores. É cultivada principalmente como planta de casa em pequenos vasos.
Tendo vários vasos em sua estufa, você poderá obter lindos pedúnculos de panícula na data desejada. Mas é importante conhecer as regras para forçar uma flor de jacinto. Hoje, está na moda cultivar espécies tão únicas: tulipas, jacintos, rosas, lírios no quarto a manutenção e as condições favoráveis proporcionarão lindas flores durante todo o inverno e início da primavera. Na natureza, existem três tipos de jacintos, repletos de uma variedade de variedades. Os principais tipos são:
- Oriental é talvez o jacinto mais popular e difundido, que serviu de base para muitas variedades. Distingue-se por um arranjo esparso de flores em um pedúnculo longo e fino. Várias cores e um aroma agradável farão as delícias de qualquer jardineiro.
- Litvinova - os representantes possuem folhas largas, pedúnculos baixos ou altos. A paleta de cores é um pouco mais pobre que a das espécies orientais e é representada principalmente por tons esverdeados, roxos ou azuis.
- Transcaspiano - flores azuis em longos pedúnculos, dos quais dois são formados por um bulbo.
Todas as variedades possuem classificação própria, dependendo do crescimento e da cor das flores:
- cor branca: Argentina Andersen (28 cm), Linnosance (26 cm), Carnegie (22 cm), Edelweiss (25 cm);
- cor azul: King of the Blues (20 cm), Delft Blue (20 cm), Maria e Miozotis;
- cor rosa: Anna Marie (25 cm), Fondant (20 cm), Pink Pearl, China Pink e Marconi;
- roxo: Ametista (25 cm), Bismarck (30 cm), Menelik;
- cor amarela: Cidade de Haarlem, Orange Bowen, Yellow Hummer.
Qualquer uma das variedades apresentadas pode ser selecionada para forçar como animal de estimação verde.
Condições necessárias para a germinação de jacintos
Aqui vale a pena falar sobre o conceito de “forçar”. O que é e em que condições é realizado? Forçar é a aceleração do processo de crescimento, floração e amadurecimento de uma planta. Basicamente, o procedimento destina-se à floração decorativa de flores de interior ou quando cultivadas em estufas e canteiros.
A planta dispõe de condições especiais que lhe permitem acelerar a divisão celular e o processo de fotossíntese, por isso cresce mais rápido, enche o bulbo de nutrientes e lança um pedúnculo.
Na sala onde estão expostos os recipientes com jacintos, há muita umidade, muita luz e calor. Se não houver luz natural suficiente, são adicionados fitolampos leves.
Importante! Apenas as lâmpadas maiores e mais saudáveis são levadas para forçar. Nesse caso, o jacinto mobilizará rapidamente suas forças e acelerará o crescimento.
Como selecionar e preparar bulbos para plantio
Para obter um pedúnculo até uma determinada data, você precisa comprar tubérculos de raiz de alta qualidade. É aconselhável comprar em fornecedores confiáveis ou lojas especializadas. O material de plantio deve atender aos seguintes requisitos:
- O produto não deve apresentar danos mecânicos ou manchas infecciosas. A cor é uniforme e monocromática.
- O melhor tamanho é 5 cm de diâmetro.
- Ao sentir os bulbos, eles devem ser densos e ter algum peso, e não criar a ilusão de uma bola vazia.
- Antes de plantar é importante decidir a variedade, pois nem todas são destinadas ao cultivo doméstico.
- A cebola deve ficar lisa e com pescoço.
Importante! É melhor comprar o produto no final do verão, esses exemplares já estão dormentes.
Escolhendo um vaso e solo
Esta é uma etapa importante no plantio de jacintos. Se o bulbo tiver liberdade, provavelmente crescerá frutíferamente e, o mais importante, não será possível esperar pela floração planejada. Uma nuance importante na escolha de um recipiente de plantio é a estanqueidade do sistema radicular. Você precisa escolher vasos (podem ser vasos de plantio, pequenos vasos de barro, vasos de flores de plástico) para acomodar um ou mais bulbos. Nas lojas você encontra vasos com cinco ou mais bulbos plantados.
Para uma única planta, o vaso é selecionado para ser raso, mas largo, de modo que o diâmetro seja 4-5 cm maior que o do bulbo. Se você plantar alguns ou três exemplares, deve haver uma distância de cerca de 2 cm entre eles.O jacinto deve crescer sobre uma boa camada de drenagem, caso contrário seu sistema radicular apodrecerá.
Os jacintos podem ser plantados em qualquer solo destinado a plantas bulbosas, previamente misturado com areia, ou em uma mistura de turfa, terra de jardim, húmus e areia em partes iguais.
Localização
Seu rápido desenvolvimento depende de onde são colocados os recipientes com jacintos. Eles precisam de muita luz, mas não de luz solar direta e quente. Portanto, o melhor local do apartamento será um parapeito de janela voltado para leste ou oeste.
Condições de iluminação e temperatura
A luz é preferencialmente difusa.Se você instalar vasos com lâmpadas no lado sul da casa, as janelas deverão ser sombreadas. Com localização ao norte, o jacinto exigirá muito esforço para crescer, mas não para florescer. Temperatura ideal forçando para jacinto está na faixa de 15 a 22 graus com um sinal de mais. Qualquer desvio da norma pode matar o jacinto.
Não se pode colocar recipientes perto de aparelhos de aquecimento, pois uma temperatura muito alta tem um efeito negativo na planta. Simplesmente não florescerá ou a floração será fraca e curta.
Umidade do ar
A umidade é muito importante para o jacinto, mas a planta não pode ser pulverizada superficialmente, então um recipiente aberto com água é colocado próximo ao vaso para evaporação. Alguns jardineiros colocam pedras em uma bandeja e umedecem-nas periodicamente. O nível de umidade deve ser de 65%. Caso não seja possível atingir este nível, são instalados umidificadores especiais.
Como plantar uma planta
Os recipientes de plantio são preenchidos com terra até o topo e então o bulbo é plantado.
Datas de desembarque
O tempo de plantio depende da data específica em que você precisa para florescer. No verão, o bulbo fica em período de dormência, é melhor programar o plantio para coincidir com os meses de outono. Do plantio à floração levará de 90 a 100 dias, por isso é importante calcular quando plantar o bulbo.
Se o plantio for feito no outono, o pedúnculo aparecerá no inverno, no início da primavera.
Com a ajuda de um cálculo simples, você pode ganhar um corte ou um pote de presente para os dias 8 de março, 23 de fevereiro e demais feriados, podendo agradar as pessoas nascidas de janeiro a maio.
Cavando a profundidade das lâmpadas
Os bulbos são dispostos na superfície do solo ou areia. Não devem ser enterrados completamente, mas apenas levemente pressionados com os dedos para que a parte superior fique 1,5 cm acima do solo.Se plantado no solo, após a colocação dos bulbos a superfície pode ser coberta com areia, o que evitará o aparecimento de micróbios patogênicos.
A seguir, o solo é levemente umedecido, os vasos são embrulhados em polietileno opaco e guardados em local fresco e escuro. Então o jacinto deve durar cerca de 2 meses. Cada vez que você precisa monitorar sua condição. Após o surgimento de um broto de cinco centímetros, o vaso é exposto à luz e ao calor.
Como cuidar de uma planta durante o forçamento
Muitos jardineiros, por causa de sua experiência no cultivo de bulbos com flores, garantem que cuidar do jacinto não trará muitos problemas. As principais técnicas são: abeberamento e alimentação complementar. Eles fazem isso corretamente e em tempo hábil.
Rega
Aqui você precisa aplicar as regras para regar rebentos. A irrigação deve ser moderada, mas não deve ser permitida a secagem completa. É importante que a água não caia nos ombros do bulbo, nas axilas das folhas e no botão, por isso regue em um regador pequeno com furo estreito para que a força de abastecimento de água seja mínima.
A água restante da panela deve ser despejada para não ser absorvida e danificar as raízes.
Fertilizante
Após a eclosão do botão, a planta é alimentada. Na segunda vez, os minerais são adicionados depois que a folhagem morre completamente. O objetivo da fertilização é desenvolver uma flor grande e bonita e, no período pós-floração, fornecer nutrientes ao bulbo para o período de dormência. Você pode até pulverizar bulbos dormentes com uma solução de fertilizantes de potássio e fósforo.
O jacinto é regado com qualquer complexo mineral para plantas ornamentais com flores. O complexo deve conter potássio e fósforo. Além disso, a planta é regada com estimulantes de crescimento duas vezes por mês.
Importante! O fertilizante deve ser diluído conforme instruções da embalagem, observando todas as dosagens. É aplicado principalmente à noite, após a irrigação do solo.
Nuances de cuidado após a floração
Depois que o jacinto murcha e o pedúnculo seca, a planta também precisa de cuidados, mas há uma série de nuances:
- A rega precisa ser reduzida significativamente, pode-se dizer, totalmente interrompida. É importante aqui que a parte aérea seque.
- Quando a massa verde murcha completamente, ela é cortada.
- O bulbo é retirado do solo, limpo de qualquer substrato restante e as raízes são cortadas. Este procedimento ocorre em junho.
- O bulbo deve ser inspecionado cuidadosamente em busca de sinais de pragas e infecções.
- O próximo ponto é a desinfecção.
Após a realização dessas etapas, os bulbos do jacinto são retirados para envelhecimento em local escuro e com temperatura de 17 graus. Você pode guardar o material de plantio no porão, no porão ou na geladeira.
Quais doenças e pragas são perigosas para as flores?
Se as condições de cultivo não forem atendidas, o jacinto é suscetível a doenças:
- Se o vaso estiver sob corrente de ar ou sol forte, as folhas podem ficar amarelas.
- A baixa umidade do ar, a rega excessiva, o solo de má qualidade e a falta de drenagem fazem com que toda a planta fique amarela.
- Se a água entrar em contato com os botões durante a rega, eles cairão.
- Se durante o período de dormência o bulbo for mantido em temperaturas acima de 17 graus, o pedúnculo ficará subdesenvolvido e as flores ficarão desajeitadas.
- Se o jacinto estiver inclinado e em estado precário, as raízes apodrecerão devido ao alagamento.
Isso pode ser evitado fazendo tudo certo. Além dessas situações, podem surgir pragas, que são tripes, nematóides e pulgões.Basta tratar com a solução Fitoverma.
Regras de criação
Jacinto se reproduz por meio de estacas e plantio de filhas. Depois de desenterrar os bulbos de jacinto para descansar, os apêndices filhos ficam visíveis na planta-mãe. Eles são cuidadosamente separados e plantados novamente no solo. Cresça até o tamanho máximo, proporcionando cuidados semelhantes. A cebola jovem é colocada em repouso após a primeira floração.
Se por algum motivo não houver filhos, uma nova geração de jacintos pode ser reproduzida enraizando a lâmina foliar. Depois que as folhas crescem, mas sempre antes de as flores desabrocharem, elas são cortadas na base. O corte é tratado com Kornevin e depois plantado no solo, coberto com filme.
Os primeiros brotos aparecerão após 1,5 meses. Eles devem ser cultivados até o tamanho normal e só então desenterrados para armazenamento.
Quanto tempo o jacinto vive em uma panela?
A vida útil quando forçada a entrar em ambientes fechados é bastante curta. Cada vez que o bulbo se torna obsoleto, são criadas para ele condições artificiais de aceleração do crescimento.
Normalmente, os espécimes adquiridos tornam-se inutilizáveis após a primeira floração, mas os floricultores não permitem que o bulbo morra cortando as flores e folhas secas e deixando-as crescer para permitir que o bulbo se acumule nutrientes.
Outra opção para prolongar a vida é o plantio em campo aberto no outono. Nesse caso, o jacinto voltará a florescer no segundo ano. Os jacintos vivem na natureza há muito tempo, crescendo cobertos de apêndices de raízes. Jacintos são lindas plantas bulbosas com flores.
É bom vê-los na loja. Um vaso minúsculo, mas a flor é duas vezes maior. Este efeito é conseguido forçando o pedúnculo.O presente é ideal, mas em casa o procedimento exige certo conhecimento e tempo, e às vezes não é possível obter resultados semelhantes.