Variedades de fritillaria, suas regras de plantio e cuidados, uso da planta

Fritillaria (lat.) é o nome de uma bela planta, rebatizada pelo povo como perdiz avelã. Além disso, de uma forma simples, é frequentemente chamada de “coroa real”. Esta planta alta e elegante é ótima para decorar um canteiro de flores ou jardim. Esta planta desperta surpresa e admiração em todo jardineiro, e seu cultivo não requer habilidades especiais, pois a perdiz avelã é uma flor despretensiosa que cresce bem junto com outras plantas do jardim.


Descrição da planta

A perdiz avelã é um gênero de plantas herbáceas perenes da família Liliaceae.Mais de 170 espécies de perdiz avelã podem ser encontradas em climas amenos no Hemisfério Norte, algumas delas podem ser encontradas nas áreas florestais da região oriental da Ásia, mas a maior parte do gênero cresce na parte ocidental do mundo.

O nome científico da perdiz avelã vem da palavra latina, que significa “um recipiente para guardar dados”, que é como os antigos descreviam o formato da corola da flor. Na Rússia, o nome da planta foi dado devido à cor variegada de sua variedade mais comum na Federação Russa - a perdiz avelã russa. Sua aparência lembra a coloração da plumagem de uma perdiz-preta. Hoje, os fritilares são muito populares como flores bulbosas.

As perdizes são plantas perenes que se reproduzem graças a bulbos subterrâneos constituídos por um par de escamas. Na primavera, a planta desenvolve um caule que cresce a partir do bulbo. As folhas da perdiz avelã podem ser estreitas ou oblongas e dispostas de forma dispersa. O caule pode ser coroado por uma ou mais flores coletadas em inflorescências. As flores têm formato de sino.

Novos bulbos de perdiz avelã são formados nas axilas das escamas dos botões, e isso acontece todos os anos. O bulbo mãe dá vida a um bulbo substituto que se forma dentro dele.

As flores da perdiz avelã são grandes e em forma de sino, podendo ser individuais ou coletadas em inflorescências umbeladas ou paniculadas. As flores vêm em vários tons, como amarelo, vermelho, branco, roxo e em uma variedade de cores manchadas. Perto de cada folha do perianto existe um nectário, que tem o formato de uma depressão. O fruto da perdiz avelã é uma cápsula hexagonal trilocular contendo muitas sementes.

Variedades de perdiz avelã

Desde o início do século XVIII, a fritillaria, originária da Europa Central, tornou-se conhecida em todo o mundo. Hoje, mais de 100 variedades de coroa real são cultivadas com sucesso em todos os cantos do globo.

Fritillaria

Inicialmente, as flores da perdiz avelã eram alaranjadas e tinham pequenas inflorescências, mas graças ao trabalho dos criadores, a flor atingiu a perfeição, e as variedades modernas podem deliciar qualquer jardineiro sofisticado com seu luxo e diversidade.

Entre as variedades mais populares:

  1. Guilherme Rex. É uma planta alta com flores laranja escuras e borda rosada nas pétalas. As folhas são estreitas e não muito verdes. Floresce por 20 dias.
  2. Variedade Mikhailovsky. É um dos mais famosos e despretensiosos. É resistente às mudanças de temperatura e é popular entre os amantes das flores decorativas. A planta é perene e possui inflorescências laranja brilhante. A folhagem é estreita e a planta cresce até 40 cm.
  3. Garland Star - perdiz avelã imperial. Possui flores enormes em tons de vermelho e laranja. A planta é grande, despretensiosa, cresce até 100 cm.
  4. Radde é uma bela variedade que floresce por cerca de três semanas com grandes flores verde-amareladas. As folhas são finas e longas, apresentam uma rica tonalidade verde. É grande e exuberante com o mínimo de cuidado.
  5. O persa (preto) vem da Turquia e do Irã. Esta planta distingue-se por grandes flores de cor escarlate escura, por vezes atingindo uma cor quase preta. A folhagem verde exala uma tonalidade azul. Os botões formam um cone e a altura é de 80-90 cm, podendo haver até 25 botões em um pedúnculo.
  6. Uva Vulpis é uma das variedades mais bonitas. Atinge grandes inflorescências bordô escuras, nas quais a parte interna do botão apresenta tonalidade oliva.A flor atinge uma altura média de cerca de 65 cm e possui folhagem longa e exuberante. Pertence ao grupo xadrez das fritillarias e destaca-se pela cor viva das pétalas. Os caules são rasteiros, pouco frondosos, atingindo altura de até meio metro.
  7. Meleagris não requer cuidados intensivos, cresce bem em qualquer jardim, mas com atenção insuficiente rapidamente se descontrola e fica menor.
  8. Fritillaria Rubra. A variedade alta impressiona com grandes inflorescências escarlates e folhagem verde esmeralda brilhante. Cresce até 70 cm e a floração dura até 20 dias. Não requer cuidados especiais e pode ser cultivada tanto em campo aberto como em vasos.
  9. Imperial é um dos maiores fritilares. Decorado com flores grandes que vão do escarlate ao laranja. Cresce até 100 cm, a planta floresce de maio a junho e é fácil de cuidar. Será uma excelente decoração para qualquer gramado e com certeza chamará a atenção de todos que amam lindas plantas.
  10. Akmopetala. Uma luxuosa variedade de perdiz avelã com inflorescências verdes suaves. A floração dura até 20 dias, a planta é muito resistente ao frio e não necessita de cuidados.
  11. Rascal Bach tem inflorescências laranja com tonalidade rosa. Esta variedade de bulbos pequenos ocupa uma área menor, mas não é inferior às outras variedades na beleza de seu pedúnculo. Rascal Bach foi obtido como resultado do árduo trabalho dos criadores.
  12. O próprio Fritilar é uma planta perene com grandes inflorescências pendentes de tonalidade vermelho-laranja. A floração dura cerca de 20 dias, começando em maio. Cresce bem à sombra.
  13. Lutea é uma variedade perene com enormes flores amarelas. As folhas são verdes brilhantes, o caule cresce até 1 metro. Reproduz-se da mesma forma que outras variedades descritas. A floração pode durar até 20 dias.
  14. Beleza listrada.Esta variedade destaca-se pela sua cor amarela brilhante com muitos grandes veios escarlates ou bordô. Suas folhas verdes são de comprimento médio. Cresce até um metro. Floresce colorida por 20 dias.
  15. Aurora é uma planta perene que cresce até um metro. Suas inflorescências parecem uma tampa laranja com tonalidade dourada. A floração dura de 21 dias a um mês. A planta é despretensiosa no cuidado.

Mas nem todas essas são variedades de fritillaria. Existem outras espécies de perdiz avelã, menos conhecidas, mas não menos bonitas, no mundo, que ficam lindas no jardim.

Regras de pouso

A preparação cuidadosa do solo e o cuidado cuidadoso com a fritillaria no outono, incluindo o controle das plantas, permitirão obter flores abundantes e perfumadas de perdizes avelã na primavera. Recomenda-se plantar os bulbos no final de agosto ou início do outono para permitir que a planta se fortaleça e ganhe força para a floração. Fritillaria prefere solos de fertilidade média e com níveis normais de acidez. Deve estar solto e não muito molhado. Também é importante escolher um local que não seja muito sombreado para garantir cores vibrantes nos botões e evitar esticar os caules.

Foto de Fritillaria

Se o solo não atender a todos os requisitos, poderá ser facilmente corrigido. Cave uma área de solo com uma pá e adicione 5 baldes de adubo orgânico para cada 5 metros quadrados de terreno. A profundidade de plantio dos bulbos deve ser de no mínimo 25 cm, mas se o solo for pesado ou denso pode-se plantar o bulbo superficialmente até uma profundidade de 25 cm. A melhor solução é clarear o solo adicionando areia (cerca de 10 litros por metro quadrado) e turfa (15 litros), e depois desenterrar com cuidado.

Para determinar corretamente a profundidade de plantio do bulbo, vale multiplicar o diâmetro do material de plantio por três. Antes do plantio, as plantas devem ser inspecionadas cuidadosamente, as áreas danificadas ou suspeitas devem ser removidas, os bulbos devem ser embebidos por 5 a 10 minutos em solução de permanganato de potássio, depois secos e tratados com carvão ativado ou cinza comum, e só então plantados .

Para garantir que as plantas não se bloqueiem, devem ser feitas covas de plantio com um intervalo de aproximadamente 28-30 cm entre as plantas. A profundidade dos furos depende do tipo de solo: em solos pesados ​​a profundidade deve ser de 26-28 cm, e em solos leves deve ser cerca de 5 cm a mais. Para garantir a drenagem, vale colocar uma camada de areia no fundo da cova, depois regar abundantemente o solo e depois plantar o bulbo. Em seguida, é borrifado com solo pré-fertilizado.

Especialista:
Antes de começar a plantar plantas, vale considerar a localização das flores no local, já que a fritillaria floresce na primavera e depois morre. Recomenda-se plantar os bulbos próximos a outras flores para evitar vazios no canteiro.

Como cuidar adequadamente

Cuidar da perdiz avelã pode ser comparado a cuidar dos lírios. Para se preparar para as próximas geadas, o solo com bulbos de perdiz plantados é coberto com spunbond, turfa ou composto para que as plantas pareçam normais no inverno. Se os meteorologistas prevêem geadas severas sem neve, é recomendável cobrir a área com cobertura morta, serragem ou pelo menos feno. A espessura da cobertura deve atingir 25-30 cm.Na primavera, quando a neve derrete e chegam os dias de sol, a cobertura pode ser retirada com cuidado, e já no início de maio é possível observar o florescimento da perdiz avelã.

Fritillaria

Cuidar das flores não é uma tarefa difícil e inclui regar, soltar o solo ao redor das plantas, tirar ervas daninhas, adicionar fertilizantes e protegê-las de pragas e doenças. As perdizes não são plantas que gostam de umidade, por isso precisam de rega moderada, especialmente durante os períodos de seca. Em dias normais, a precipitação natural é suficiente para eles. Quando a floração da perdiz termina, não se deve desenterrar imediatamente os bulbos, pois isso os ajuda a ganhar força e nutrientes do solo. Recomenda-se regar a área uma ou duas vezes por mês para evitar que os bulbos permaneçam no solo seco.

A perdiz não necessita de muita fertilização, recomenda-se a primeira alimentação no final de abril e a segunda após o florescimento da planta. Para fazer isso, você pode usar fertilizantes secos complexos, por exemplo, uma colher de sopa por 1 metro quadrado de área, após o qual você deve regar generosamente o solo. A perdiz avelã também reage positivamente à alimentação com verbasco, para o qual uma colher de sopa de fertilizantes nitrophoska e Agrícola é adicionada a um balde com a substância, e a seguir são misturadas e espalhadas pela área com uma camada de 4-5 cm.

Os fritilares, como muitas outras flores, não crescem indefinidamente em uma área. Normalmente podem ser cultivados no mesmo local por no máximo 4 anos, após os quais precisam ser transplantados. O intervalo ideal para transplante é uma vez a cada dois anos. Nesse caso, é importante escolher um novo local onde as culturas da família bulbosa não tenham crescido antes, para minimizar o risco de as mudas serem danificadas por doenças e pragas. A preparação do novo local e o transplante dos bulbos devem ser feitos ao mesmo tempo e na mesma ordem do plantio inicial.

Problemas crescentes

Mesmo pela sua despretensão e facilidade de cuidado, a perdiz avelã pode encontrar alguns problemas, como a falta de floração. No entanto, esta não é a única dificuldade que um jardineiro pode encontrar.

Fritillaria dacha

Verões frios ou muito úmidos não são condições ideais para o cultivo de perdiz avelã. Os bulbos precisam de cuidados extras, sendo importante tentar aquecê-los naturalmente antes de plantar. Se aparecerem sinais de podridão nos bulbos, remova imediatamente todas as áreas afetadas e trate-as com permanganato de potássio e carvão.

Não se deve cultivar perdiz avelã em um local por muito tempo, pois os bulbos ficam menores e posteriormente não florescem. Nesse caso, você deve escolher bulbos maiores e replantá-los no outono.

A profundidade de plantio desempenha um papel importante no processo de cultivo da fritillaria. Se a profundidade for insuficiente, a planta reage fortemente às mudanças climáticas, congelando durante as geadas e sofrendo processos de apodrecimento em alta umidade. Por outro lado, maior profundidade dificulta o processo de germinação das mudas.

É indesejável usar solos muito leves porque são propensos ao congelamento, bem como solos argilosos que retêm muita umidade. Embora as perdizes não sejam alvo de pragas, elas são ameaçadas por chocalhos de cebola, também conhecidos como besouros-lírio. As larvas dessas pragas, localizadas na parte inferior das folhas, causam danos significativos à planta. Para prevenir esta ameaça, recomenda-se retirar as larvas com uma esponja e sabão e tratar a planta com fungicidas.

Foto de Fritillaria dacha

Como propagar uma planta

A reprodução da perdiz avelã pode ocorrer de três maneiras simples.

  1. Crianças.Para obter um maior número de bulbos de perdiz avelã, pode-se usar um método semelhante ao usado para a propagação de jacintos. O fato é que a perdiz avelã, assim como o jacinto, tem a capacidade de formar bulbos filhos em uma superfície danificada. Para isso, após a coleta dos bulbos, vale a pena cortá-los na parte externa e grossa em um ou dois orifícios de 1,5-2,5 cm de diâmetro com um instrumento pontiagudo e estéril. As feridas são secas por vários dias, após os quais os bulbos são colocados para armazenamento em areia seca em local aquecido e bem ventilado. Assim que as raízes aparecerem, elas podem ser plantadas no solo. É importante lembrar que no primeiro ano é necessário retirar os botões em desenvolvimento para evitar o florescimento do bulbo. Na hora da colheita também é preciso prestar atenção aos bulbos filhos, que são menores.
  2. Ao dividir as lâmpadas. Como os bulbos filhos raramente se formam e seu número é insignificante, cada bulbo é dividido ao meio. Cada uma das partes é tratada com carvão amassado para prevenir infecções, esperar que sequem para que as feridas cicatrizem e plantá-las no solo a uma profundidade de 6 a 10 cm.As mudas são plantadas 20 dias após serem retiradas do solo, uma vez que morrem durante o armazenamento a longo prazo. Este método de propagação vegetativa é usado principalmente por jardineiros domésticos para aumentar o número de perdizes em sua área.
  3. Sementes. Muitas vezes o método não é utilizado devido ao longo período de espera para a floração, que pode levar até sete ou dez anos. No cultivo de plantas em escala industrial, esse método ocorre, principalmente quando a tarefa é obter uma quantidade significativa de material de plantio ou desenvolver novas variedades.Para semear com sucesso tetrazes a partir de sementes, elas devem primeiro ser embebidas e plantadas em dezembro a uma profundidade de 1,3-2,5 cm em caixas pré-cheias com solo solto e uma profundidade de cerca de 20 cm, sem o uso de vários fertilizantes e esterco. As mudas são colocadas em porões onde as oscilações de temperatura ficam entre 1-2 ºC. No início da primavera, as mudas ficam expostas ao sol e durante toda a temporada, toma-se o cuidado de manter o solo o mais úmido possível. Quando a parte aérea do material de plantio morre no verão, os bulbos formados no solo são coletados e mantidos em areia seca a uma temperatura de 20 ºC, e no início do outono são plantados em campo aberto até uma profundidade de 5-9 cm, após o que este local é cuidadosamente coberto para o inverno.

Fritillaria

Aplicação de perdiz avelã

Alguns tipos de perdiz avelã contêm substâncias tóxicas relacionadas aos alcalóides, mas os bulbos da perdiz avelã Kamchatka são bastante adequados para alimentação. Eles foram comidos pelos índios da América do Norte e pelos Kamchadals. Este último os chamou de “arroz do noroeste”. Já os tubérculos de algumas espécies de plantas são consumidos no lugar do pão. Nas receitas chinesas, muitos tipos de perdiz avelã são usados ​​​​como poção curativa.

A combinação da perdiz avelã com outras plantas ornamentais pode criar composições incríveis em diversas paisagens. Para obter o melhor efeito, é recomendável considerar as seguintes dicas:

  1. Variedades baixas de perdiz avelã são perfeitas para criar escorregadores e jardins ornamentais alpinos.
  2. Variedades altas de perdiz avelã ficam ótimas em jardins de pedras ou perto de lagos decorativos artificiais.
  3. Combinações de perdiz avelã com outras plantas bulbosas transformarão qualquer pequeno canteiro de flores.
  4. Grupos de fritillaria ficam lindos em gramados e costumam ser colocados em recipientes.
  5. Ao criar um canteiro de flores, deve-se levar em consideração o período de floração de cada planta.Você pode usar espécies de floração longa ou formar um jardim ornamental no qual as plantas florescerão por sua vez.
  6. Tulipas, narcisos, muscari, prímulas, floxes em forma de furador e jacintos também ficam bem ao lado da perdiz avelã.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim