Quando e como plantar jacintos em terreno aberto, regras de cuidado e cultivo

Os jacintos são flores do início da primavera, plantá-los e cuidar deles em campo aberto exige o cumprimento de certas regras. Esta cultura bulbosa é plantada anualmente no outono, antes do início do frio. Os jacintos florescem em abril. No verão, os bulbos são retirados do solo e secos em ambiente quente e seco. No outono, eles são enterrados novamente, e isso se repete a cada temporada.


Características e características de uma flor bulbosa

Hyacinth é uma cultura bulbosa perene da família Asparagus. As espécies mais famosas são Litvinova, Transcaspiana e Oriental. Eles crescem nos países mediterrâneos e nas latitudes meridionais. Jacinto oriental cultivada desde o século XV. Mais de mil variedades diferentes evoluíram a partir desta espécie. A Holanda é considerada o centro mundial do cultivo de plantas bulbosas. Este país possui condições ideais para o desenvolvimento de bulbos de jacinto.

O jacinto tem caule ereto e grosso, de até 14 a 35 centímetros de altura, e folhas longas e estreitas, pontiagudas na ponta. No topo do broto, flores em forma de sino (até 36 peças) são coletadas em uma inflorescência racemosa. A inflorescência do jacinto pode ser branca como a neve, azul, amarela, carmesim, azul claro ou lilás. As flores podem ser duplas ou simples. Folhas e caule emergem do bulbo. O bulbo é perene, denso e consiste em folhas carnudas inferiores.

O jacinto floresce no início da primavera (cerca de duas semanas). Polinizada por insetos. Em vez de uma flor, forma-se um fruto com sementes em seu interior. Após a floração, o caule com folhas seca e surge um botão dentro do bulbo velho, florescendo na primavera. Além do botão interno, pequenos bebês aparecem perto da parte inferior do bulbo e nas axilas das escamas bulbosas. Os filhos adultos podem ser separados e criados separadamente. É verdade que eles florescerão somente após 3-4 anos.

Após a floração, os bulbos são desenterrados. Antes do outono, eles precisam ser bem secos em uma sala quente. Em outubro, os bulbos são enterrados novamente.A mesma lâmpada pode produzir um novo pedúnculo na primavera por até 10 anos. É verdade que é recomendável mudar constantemente o local de pouso.

flor bulbosa

Variedades populares de jacinto

Existe uma grande variedade de jacintos. Diferem, via de regra, na cor das inflorescências e no formato das flores. Todas as plantas se reproduzem por bulbos.

Na hora de comprar é recomendável observar o tamanho das lâmpadas. Os bulbos adultos podem ter de 4 a 6 centímetros de diâmetro. Nas variedades de jardim turco e amarelo, eles são ainda menores.

Lilás e roxo

Em sua forma natural, as inflorescências de jacinto apresentam cor lilás com tonalidade roxa e pequenas flores simples em forma de sino. Graças aos esforços dos botânicos, surgiram novas variedades dessas plantas. Por exemplo, Manhattan - com flores duplas roxas escuras; Menelik - na inflorescência podem haver até 35 flores lilases escuras com borda clara; Royal Novi - em um pincel - até 45 grandes flores roxas duplas.

tipos de inflorescência

Azul

A variedade Peter Stevenson é o jacinto mais azul com 25 centímetros de altura. Possui numerosas flores duplas, grandes e em forma de sino.

General Kohler é um jacinto com flores duplas azuis claras. No meio de cada pétala existe uma faixa escura, que desaparece gradualmente à medida que floresce. As flores são grandes (até 4,1 centímetros de diâmetro), com aroma adocicado.

Rosa

Anna Marie - até 26 centímetros de altura. Possui uma inflorescência solta composta por numerosas flores rosa em forma de estrela.

Pérola Rosa - a inflorescência é densamente repleta de flores rosadas em forma de estrela com uma linha escura nas pétalas. Esta variedade de floração precoce tem a aparência de um cone exuberante.

Pérola Rosa

Amarelo e laranja

City of Haarlem é uma variedade de cor palha com flores grandes. A altura da colheita é de até 32 centímetros.

Orange Bowen é um jacinto cor de damasco com flores caídas em longos caules. A altura da colheita é de até 20 centímetros.

Vermelhos

Jan Bos - formato cilíndrico, exuberante inflorescência de cor framboesa. As flores são pequenas (até 3 centímetros) com centro claro.

La Victoire é um jacinto exuberante com uma rica inflorescência carmesim. Um pincel contém até 55 flores com diâmetro de até 2,9 centímetros.

La Victoire

Que condições são necessárias para o crescimento e florescimento de uma cultura?

Antes de plantar o bulbo, é necessário encontrar um local adequado para ele. Na dacha, as flores geralmente são plantadas perto de uma cerca, perto de uma casa ou no meio de um gramado - em um canteiro de flores. O principal é colocar os jacintos longe de arbustos e árvores para que não sombreiem a plantação e não retirem nutrientes das flores. Para cultivar jacintos, certas condições devem ser criadas.

Iluminação do local de pouso

A cultura prefere crescer ao sol ou em área ajardinada bem iluminada. É aconselhável colocar o canteiro em local protegido dos ventos. Os jacintos podem ser plantados em uma colina ou monte para que, quando a neve ou a chuva derreter, a água não se acumule perto do bulbo, mas escoe.

Área de pouso

Temperatura

As lâmpadas “eclodem” a uma temperatura de 5 a 10 graus Celsius. Eles florescem em abril-maio, quando o ar aquece até 15-20 graus. No final de junho, as inflorescências dos jacintos têm tempo de florescer e as folhas ficam amarelas. Em julho, os brotos são cortados e os bulbos desenterrados. Após a escavação, inicia-se o processo natural de formação de uma nova inflorescência. Para isso, as lâmpadas precisam ser aquecidas a 25 graus. É aconselhável manter esta temperatura durante 2 meses. 1-2 semanas antes do plantio, os bulbos podem ser movidos para fora.

Em outubro, os bulbos são enterrados no solo, onde permanecerão durante todo o inverno (em temperaturas abaixo de zero).Na primavera, depois que a neve derreter, os jacintos brotarão e florescerão.

Umidade

A cultura prefere solos moderadamente úmidos. Em solo muito encharcado, os bulbos começam a apodrecer. A água subterrânea pode estar a uma distância de pelo menos 55 centímetros da superfície. Reduza a umidade do solo usando drenagem ou cumes de aterros altos.

Composição do solo

A cultura prefere solos franco-argilosos ou arenosos com acidez neutra. Solo muito argiloso pode ser diluído com turfa ou areia. O solo deve ser permeável e moderadamente fertilizado. Não é aconselhável usar esterco muito fresco. Você pode fertilizar o solo com húmus podre 2 meses antes do plantio. Os jacintos não gostam de solo ácido. Para normalizar a acidez, adicione um pouco de cal ou cinza ao solo. Composição ideal do solo: solo de jardim (gramado ou folha), composto, turfa, areia.

solo franco-arenoso

As sutilezas de plantar plantas em terreno aberto

Após a floração, os jacintos são mantidos em canteiro até julho, depois os bulbos são desenterrados e secos por 2 a 3 meses e, em outubro, são plantados novamente em covas. Você pode plantar as plantas em um canteiro de flores na primavera.

Prazos

Os bulbos são plantados no final de setembro ou início de outubro. Se você plantar jacintos um pouco mais cedo, eles começarão a crescer no calor e depois morrerão na geada. Quando os bulbos são plantados em novembro, eles não têm tempo de criar raízes antes que o solo congele.

Primavera

Os bulbos de jacinto só são plantados na primavera se, por algum motivo, não for possível plantá-los no outono. São pré-secos a uma temperatura de 25 graus Celsius por dois meses e depois mantidos na geladeira na prateleira de vegetais por uma semana inteira. Quando a neve derrete e o solo aquece de 5 a 8 graus Celsius, os bulbos de jacinto são plantados em um canteiro de flores. O plantio ocorre em abril.Pré-cavar e fertilizar o solo. Antes do plantio, os bulbos de jacinto devem ser irrigados com fungicida para protegê-los de fungos.

bulbos são plantados

Outono

Os bulbos são plantados no final de setembro ou outubro, ou seja, muito antes do início das geadas. Recomenda-se plantar jacintos antes de novembro. Antes da geada, as plantações são isoladas. Turfa e húmus, folhas secas, serragem ou ramos de abeto são usados ​​​​como cobertura morta. Na primavera, assim que a neve derrete, a cobertura morta é removida, porque os brotos de jacinto “eclodem” cedo.

Tecnologia e profundidade de plantio de bulbos

O canteiro é preparado em agosto. Eles desenterram a terra, acrescentam um pouco de húmus (meio balde por metro quadrado). Solo muito argiloso é diluído com turfa e areia, enriquecido com fósforo, potássio e magnésio. Os suplementos de nitrogênio são aplicados na primavera, durante a fertilização.

Os jacintos são plantados em covas com uma profundidade de 16 a 20 centímetros. Deve haver uma distância de 16 a 25 centímetros da flor vizinha. As crianças pequenas são enterradas superficialmente. Recomenda-se colocar um pouco de areia de rio no fundo da cova antes de plantar. A lâmpada é imersa no buraco e levemente pressionada. O topo é novamente polvilhado com areia e só então o buraco é coberto com terra. Este método protegerá o bulbo contra infecções e apodrecimento. Após o plantio, o solo é irrigado com água e uma estaca é inserida nas proximidades para orientação.

mudas preparadas

Cuidados com flores

Após o plantio, a cultura deve ser devidamente cuidada. O principal é evitar que o solo resseque muito e fertilizá-lo na hora certa.

Rega

Se chover raramente e o solo do canteiro estiver muito seco, você pode regar os jacintos. São consumidos 7 a 10 litros de água por metro quadrado de terreno. As flores são regadas uma vez a cada 3-4 dias. Recomenda-se soltar o solo úmido. Após a floração, a rega continua por mais 2 semanas, depois é interrompida e a planta pode secar.

Alimentando

Jacintos são alimentados duas vezes. As plantas são fertilizadas pela primeira vez no início da primavera, assim que aparecem os primeiros brotos. Nitrato de amônio é adicionado ao solo. A segunda alimentação é feita antes da floração. O solo é fertilizado com superfosfato e sulfato de potássio. Tome uma colher de sopa de fertilizante por metro quadrado de área. O fertilizante é espalhado pela superfície, levemente borrifado com terra e irrigado com água.

alimentando as flores

Transferir

Os jacintos costumam ser comprados na primavera, época da floração. Uma planta com flores geralmente não é perturbada. É verdade que se o jacinto for deixado em uma panela apertada, seu bulbo não acumulará nutrientes. É aconselhável transplantar a flor para um canteiro. Antes do transplante, o solo do vaso é umedecido e a planta, junto com a bola de terra, é movida para o buraco cavado.

O jacinto deve ser replantado com muito cuidado para não danificar as raízes. É melhor realizar o procedimento em maio, quando o ar chega a 15 graus. Em julho, o caule seco precisa ser cortado e o bulbo desenterrado e seco.

Doenças e pragas: controle e prevenção

Se os jacintos não forem devidamente cuidados - não remova ervas daninhas, não fertilize ou plante flores em solo muito argiloso ou ácido - eles podem adoecer. Na maioria das vezes, esta cultura bulbosa está sujeita a infecções fúngicas. A doença pode ser provocada por clima chuvoso e ambiente excessivamente úmido.

Os jacintos não ficarão doentes se crescerem em solo fértil e moderadamente úmido. Antes do plantio, os bulbos devem ser tratados com solução de permanganato de potássio, fungicida ou preparado contendo fósforo como medida preventiva. Os bulbos podem ser infectados com podridão bacteriana. Tratar o solo antes do plantio com formaldeído a 5% ou água sanitária ajuda a prevenir essa infecção.

remover ervas daninhas

Às vezes, os jacintos perdem suas inflorescências. Esta não é uma doença, mas uma característica fisiológica causada pela forte pressão radicular. Esse fenômeno pode ser consequência de cuidados inadequados. A perda de inflorescências é causada pelo excesso de umidade do solo, plantio precoce de bulbos e secagem do material de plantio em temperaturas insuficientemente altas.

Os jacintos são frequentemente atacados por insetos. Eles sofrem de pulgões, grilos, moscas das flores, tripes e ácaros da cebola. Pulverizar com inseticidas (Aktara, Medvetoks, Fitoverm) evita pragas.

Como cuidar do jacinto após a floração

Alguns jardineiros praticam a remoção de flores do pedúnculo ainda na fase de botões coloridos. A seta verde fica à esquerda e continua funcionando como uma folha adicional. Essa técnica ajuda a aumentar a massa do bulbo jovem, pois acumula mais nutrientes para a formação de um pedúnculo para a próxima safra. As plantas maduras podem florescer naturalmente.

a floração acabou

Aparar

Os jacintos são podados após a floração, quando o caule e as folhas ficam amarelos e secam. Em seguida, os bulbos são retirados do solo. Se você não desenterrá-los e secá-los, os jacintos florescerão muito pior na próxima primavera. Os bulbos são retirados do solo no início de julho. Depois disso, eles são limpos, lavados, examinados cuidadosamente e os pontos doloridos são tratados. Os bulbos são secos, os filhos adultos são separados e borrifados com fungicida. Armazene em uma sala quente a uma temperatura de 22 a 25 graus Celsius até o outono. Em outubro, eles são levados para fora por 1 a 2 semanas e depois enterrados.

Cuidando no inverno

Os bulbos plantados no outono são cobertos com uma espessa camada de cobertura morta antes do inverno. A superfície é coberta com folhas secas, serragem, turfa com húmus e ramos de abeto.A espessura da cobertura deve ser de 20 centímetros. No inverno, a neve é ​​​​constantemente adicionada ao canteiro onde os bulbos são plantados.

Métodos para propagação de jacinto

Os jacintos podem ser propagados por bulbos e crianças. O método de sementes é usado apenas por criadores. As flores obtidas a partir de sementes não repetem as características varietais de seus pais. Essas plantas florescem somente após 5 a 7 anos.

propagar por crianças

Na prática, os jacintos são propagados por crianças. Um bulbo adulto produz de 1 a 5 filhos por ano. Por algum tempo eles não se separam do bulbo mãe. Quando os filhos crescem um pouco, são separados e criados separadamente por mais três anos.

Cortar o fundo é outro método de propagação. A cebola é desenterrada no verão, seca e depois corta-se o fundo com uma colher de chá. Após 2 meses, novos bulbos aparecem nos cortes (até 22-40 peças). Eles florescerão somente após 3-4 anos.

Os bulbos podem ser propagados cortando o fundo. Para fazer isso, é feita uma incisão em forma de cruz na parte inferior. Após 2 meses, aparecerão até 15 bebês. Antes de florescerem, são cultivadas por dois anos inteiros.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim