Callas graciosas há muito atraem a atenção dos jardineiros: plantar e cuidar delas em terreno aberto requer atenção especial. Callas são flores que gostam de calor que florescem no início do verão e florescem até o outono. Gostam de regas frequentes, fertilização com potássio e não toleram geadas. Freqüentemente, reproduzem-se por meio de tubérculos, que são plantados na primavera e escavados no solo antes do frio do inverno.
- Características e descrição da flor
- Classificação de plantas
- Por tipo de flores de jardim
- etíope
- Elliott
- Remani
- Rizomatoso (pântano)
- Por variedade de cores
- Preto
- Vermelhos
- Amarelo
- Roxo
- Rosa
- Borgonha
- Branco
- Laranja
- Azul
- As melhores variedades para plantio
- Cantor
- Misturar
- A rainha da neve
- Camaleão
- Casper
- Mozart
- Remani
- Estrela Negra
- Capitão Promessa
- Remaná
- Medalha de ouro
- Rodolfo
- manga
- Brilho granada
- Paco
- Condições necessárias para o crescimento e floração da cultura
- Iluminação
- Temperatura
- Composição necessária do solo
- Umidade
- Cultivando uma planta no jardim
- Datas de desembarque
- De acordo com a variedade da planta
- Dependendo da região de cultivo
- Selecionando material de plantio e local de plantio
- Preparando o canteiro
- Plantar tubérculos em terreno aberto
- Como cuidar adequadamente de callas
- Regularidade de rega
- Pulverização
- Quais fertilizantes aplicar
- Afrouxando o solo
- Poda de copo-de-leite
- Como transplantar lírios
- Principais problemas ao crescer
- Por que as folhas ficam amarelas e secas?
- Calla não floresce
- Doenças das flores
- Antracnose
- Podridão cinzenta
- Podridão bacteriana
- Podridão da raiz
- A quais parasitas os copos-de-leite são suscetíveis?
- Métodos de reprodução
- Tubérculos
- Dividindo o mato
- Sementes
Características e descrição da flor
Callas são plantas herbáceas perenes da família Araceae. As formas selvagens preferem solos pantanosos, podem crescer meio submersas em água e estão distribuídas por todo o mundo. Calla tem vários nomes: grama calla, grama do pântano, serpentina. São cultivadas principalmente variedades africanas. As callas são cultivadas para corte em buquês e composições, como flor de interior e utilizadas em projetos paisagísticos (ruas).
Todas as partes da planta são venenosas quando frescas. Callas são uma planta despretensiosa e tolerante à sombra. Pode crescer em solos arenosos e argilosos com nível de acidez ácido ou neutro.
Os brotos da planta são rasteiros ou eretos, com altura (dependendo da variedade) de 25 a 150 centímetros. Em algumas espécies o rizoma é rasteiro, em outras tem o formato de um tubérculo. As folhas são grandes, em forma de coração, com ponta pontiaguda, pecioladas, basais, lisas e brilhantes.Podem ser verdes, lisos ou apresentar manchas brancas na superfície.
As flores estão localizadas em longos pecíolos nus e consistem em um espádice e uma espata amarelados. O espádice está localizado por dentro e por fora é cercado por um véu de bráctea grande e brilhante em forma de funil, que pode ser branco como a neve, amarelo, escarlate, roxo, rosa ou laranja.
O espádice em si é coberto por pequenas flores. Callas florescem no verão. Polinizada por insetos. Os frutos são pequenas bagas cor de romã com sementes no interior e amadurecem um mês após a floração (final de agosto ou setembro). Callas se reproduzem por sementes ou tubérculos (dividindo o rizoma).
Classificação de plantas
Os callas variam em altura (de 25 a 155 centímetros), na estrutura do sistema radicular (com rizomas ou tubérculos) e na cor do véu das brácteas.
Por tipo de flores de jardim
Callas diferem no tipo e na cor das brácteas espalhadas ao redor do espádice amarelo. Deve-se lembrar que em todas as variedades, sem exceção, a cor da espata torna-se verde após a polinização. A cor original desaparece.
etíope
É cultivada como cultura de interior e de jardim. Originário da África do Sul. Esta é uma planta rizomatosa com um véu de bráctea branco como a neve e uma espádice amarela. As folhas são largas, em forma de coração e densas. A tampa tem formato de funil, alarga-se na parte superior e tem formato tubular curto na base. A altura da planta às vezes chega a 155 centímetros. Usado para criar buquês e decoração de paisagens. Variedades populares: Golden Goddess, Childsiana.
Elliott
Planta com inflorescências amarelas e folhas grandes e lisas em formato de coração. Propagado por tubérculos. A altura dos copos-de-leite é de 50 centímetros. As folhas são largas, esverdeadas com manchas brancas. A capa é longa, verde-amarelada por fora e amarela por dentro.Variedades populares: Selina, Bela de olhos pretos.
Remani
Colheita baixa (até 50 centímetros de comprimento) com flores rosa. Propagado por tubérculos. Possui folhas verdes com manchas brancas. Passa o inverno em hibernação. No outono deixa cair todas as folhas. Variedades famosas: Bolero, Little Susie.
Rizomatoso (pântano)
Planta baixa (25 centímetros) que cresce em áreas pantanosas. Possui um rizoma espesso, esverdeado e rasteiro localizado na superfície do solo. As folhas são em forma de coração, pontiagudas para cima. A espiga cilíndrica é cercada por uma manta ovóide plana e branca como a neve. Usado em projetos paisagísticos para decorar lagos artificiais.
Por variedade de cores
Com base na cor das brácteas, os callas são divididos em brancos e coloridos. Os brancos são descendentes da variedade etíope. São mais altos (até 150 centímetros de comprimento), têm rizoma longo, adoram solo úmido e preferem crescer em sombra parcial.
Os ancestrais das plantas coloridas são os copos-de-leite rosa de Remani e os copos-de-leite amarelo-dourado de Elliott. A altura dessas flores raramente ultrapassa 50 centímetros; elas crescem a partir de um tubérculo. As plantas exigem menos umidade do solo, mas precisam de boa iluminação.
Preto
Uma variedade rara de callas com brácteas bordô escuro ou roxo escuro. A planta cresce até 0,4-1 metro de altura, tem folhas longas, pontiagudas, esverdeadas e salpicadas. Propagado por tubérculos e sementes. Variedades famosas: Black Crusader, Black Star, Captain Palermo.
Vermelhos
Flores elegantes com uma rica capa vermelha ou ligeiramente escarlate. Altura - 0,4-1 metro. As folhas são em forma de coração, esverdeadas, com manchas brancas. Refere-se a plantas tuberosas. Variedades populares: Majestic Red, Red Sox, Sanglow.
Amarelo
Lindas flores com uma suave cobertura de limão ou rica tangerina. A altura da planta é de 0,5 a 1 metro. As folhas são em forma de coração, brilhantes, esverdeadas e pontiagudas. Propagado por sementes e tubérculos. Híbridos conhecidos: Capitão Amigo, Capitão Cupido, Gigante Amarelo.
Roxo
Graciosas flores roxas ou lilases com uma capa larga envolta em um tubo estreito e no topo. As folhas são pontiagudas, em forma de flecha, verdes e salpicadas. Cultura de tubérculos. Híbridos famosos: Ametista, Picasso, Ash Hayes.
Rosa
Flores rosa hibridizadas de espécies selvagens africanas. A altura do caule é de 30 a 90 centímetros. As folhas são oblongas, verdes, crescendo por baixo. Propagado por sementes e tubérculos. Variedades famosas: Zantedeschia manchada de branco, Etíope, Zantedeschia Elliott, Remannia e outras.
Borgonha
A planta tem 0,4-0,9 metros de altura e uma cobertura cor de vinho. As folhas são verdes, salpicadas e em formato de coração. Cultura de tubérculos. Variedades populares: Schwarzwalder, Majestic Red.
Branco
Flores brancas como a neve simbolizando pureza. A altura da planta é de 50 a 150 centímetros. Possui folhas longas, esverdeadas e em formato de coração. Variedades famosas: Childziana Etíope, Hazmanta Etíope, Hércules, Cameo.
Laranja
Lindas flores com uma manta laranja. Altura - 30-70 centímetros. As folhas são oblongas, verdes e salpicadas. Cultura de tubérculos. Variedades populares: Manga, San Remo.
Azul
Flores simbolizando calma e nobreza. A bráctea tem uma cor azul suave ou azul profundo. As folhas são oblongas, em forma de coração, esverdeadas. Variedades famosas: azul gelo, azul azul-petróleo, azul Merlin.
As melhores variedades para plantio
Callas são divididas em tuberosas (Remani, Elliott) e rizomatosas (etíopes).Com base nessas variedades, um grande número de variedades foi criado. Derivado da variedade etíope, os cultivares apresentam inflorescências brancas e caules altos. Callas tuberosas (Remani, Elliott) deram origem a variedades multicoloridas e de baixo crescimento.
Cantor
Requintadas flores roxas escuras e cerosas. A altura da colheita raramente ultrapassa 60 centímetros. As folhas são esverdeadas, com traços brancos. Floração - de julho a setembro.
Misturar
Cultura com 40-60 centímetros de altura. Possui inflorescências de vários tons. As folhas são verticais, em forma de lança. Floresce por um mês. Reproduz-se mais frequentemente por tubérculos.
A rainha da neve
Este é um calla de jardim com folhas brancas como a neve, quase transparentes, com bordas esverdeadas. As flores destacam-se eficazmente contra o fundo da folhagem branca, as brácteas dos copos-de-leite têm uma rica tonalidade rosa.
Camaleão
Planta delicada com flores creme, levemente rosadas e amareladas. Forma uma roseta exuberante de folhas largas e esverdeadas com manchas brancas. A altura da colheita não passa de 65 centímetros.
Casper
Uma planta baixa com uma exuberante roseta de folhas verdes em forma de flecha e pedúnculos azulados. Reproduz-se mais frequentemente por tubérculos. Floresce de julho a agosto.
Mozart
Planta com uma exuberante roseta verde escura, salpicada de branco, folhas largas e pedúnculos com flores laranja brilhante, ligeiramente avermelhadas. A altura da colheita é de cerca de 75 centímetros.
Remani
Esta variedade tem lindas flores rosa. As folhas são em forma de cunha, esverdeadas, crescendo a partir da base do caule.
Estrela Negra
Distingue-se por uma interessante inflorescência de tonalidade bordô escuro. As folhas são estreitas, em forma de lança. A altura dos copos-de-leite é de 60 a 70 centímetros. Floresce durante todo o verão.
Capitão Promessa
Uma planta vistosa com flores roxas escuras. Cresce até 55-65 centímetros.As folhas são grandes, verde-escuras, com raras manchas claras. Floresce durante todo o verão.
Remaná
Uma planta exuberante com flores rosa e folhas oblongas esverdeadas. Atinge uma altura de 40 a 70 centímetros.
Medalha de ouro
Uma planta bonita e baixa, com graciosas e ricas flores amarelas. As folhas são oblongas e em forma de flecha. Floresce de julho a agosto.
Rodolfo
Uma flor cor de vinho escuro em forma de funil com um caule longo. A planta forma uma roseta exuberante de grandes folhas esverdeadas e salpicadas e vários caules de flores. Altura - 50 centímetros.
manga
Uma planta baixa com uma roseta exuberante de grandes folhas verdes escuras com pequenas manchas claras. As flores são de um laranja profundo. Floresce de julho a agosto.
Brilho granada
Uma linda flor de 60 centímetros de altura com uma exuberante roseta de folhas verdes, grandes e oblongas. No início de junho aparecem inflorescências rosa claro. Calla floresce por quase 3 meses.
Paco
Uma planta de aparência exótica com flores roxas suaves. As folhas são oblongas, verde-escuras e lembram pontas de flechas. Floresce por 1,5 meses, de julho a setembro.
Condições necessárias para o crescimento e floração da cultura
Os callas de jardim crescem apenas na primavera e no verão, e no outono, antes do inverno, os tubérculos ou rizomas da planta são retirados do solo. Esta cultura que gosta de calor pode ser pré-plantada como mudas e transferida para o canteiro somente no final de maio. Durante o mesmo período, os tubérculos de copo-de-leite são geralmente enterrados em terreno aberto.
Iluminação
As callas precisam de boa iluminação, pois na sombra elas crescerão e se desenvolverão mal. A planta tolera facilmente sombra parcial. No calor do meio-dia do verão, as folhas precisam ser protegidas do sol escaldante. Em áreas muito ensolaradas, assim como na sombra, os callas podem não florescer.
Temperatura
Na primavera e no verão, a temperatura ideal para callas é de 15 a 25 graus Celsius. As plantas são transferidas para o canteiro apenas no final de maio, quando o ar já esquentou bem e já passou o risco de geadas noturnas.
Composição necessária do solo
Callas preferem solo fertilizado, solto, levemente ácido ou neutro. Eles reagem negativamente ao esterco fresco. Eles podem crescer em margas previamente diluídas com turfa e areia. Para copos-de-leite, jardim, grama, solo frondoso com adição de areia e turfa são adequados.
Umidade
No verão, os callas precisam de rega abundante. Em climas quentes, é aconselhável borrifar as folhas com água fria (à noite). A umidade do ar deve ser de 60% ou mais. É verdade que a planta não tolera solo muito pantanoso.
Cultivando uma planta no jardim
Callas geralmente são cultivadas a partir de tubérculos ou pela divisão de rizomas. O material de plantio de alta qualidade deve ter uma aparência saudável e não ser mole ou enrugado.
Datas de desembarque
Tubérculos ou rizomas podem ser plantados imediatamente no canteiro no final de maio. É verdade que muitos jardineiros preferem pré-cultivar mudas. Nesse caso, os tubérculos (rizomas) são plantados em recipientes separados com terra no início de abril. O solo é irrigado com água de vez em quando. Quando os brotos aparecem, eles recebem dez horas de luz do dia, temperatura de 20 graus Celsius e regas regulares.
De acordo com a variedade da planta
Tubérculos de copos-de-leite coloridos de diversas variedades são plantados em um canteiro de flores em meados ou final de maio, quando o ar aquece até 15 graus Celsius e a ameaça de geadas noturnas já passou. Você pode pré-germinar os tubérculos em recipientes com terra e transferir as mudas cultivadas para o canteiro.
Callas etíopes brancas são propagadas pela divisão dos rizomas. Em abril são plantadas em copos plásticos com terra umedecida.No início do verão, os rizomas, junto com os brotos, são transplantados para um canteiro de flores.
Dependendo da região de cultivo
Para a Sibéria, é aconselhável primeiro cultivar mudas e transferi-las para um canteiro de flores no verão. No início de abril, os tubérculos precisam ser plantados em pequenos recipientes, por exemplo, em copos plásticos. Cada raiz deve ser plantada em vaso separado. Para o plantio, use solo adquirido universalmente para plantas com flores.
Você precisa regar o solo 2 a 3 vezes por semana. Antes de serem transplantadas para o canteiro, as mudas são endurecidas. Eles são levados para fora por várias horas todos os dias. As callas são transplantadas pelo método de transbordo: junto com um pedaço de terra, são aprofundadas em um buraco previamente cavado.
Selecionando material de plantio e local de plantio
O material de plantio deve ser nacional e corresponder às características climáticas da região. O tamanho do tubérculo indica a idade da planta. Quanto maior for, mais antiga será a cultura. Um grande tubérculo plantado no solo certamente florescerá e produzirá vários caules de flores. Locais bem iluminados são adequados para o plantio, no entanto, os copos-de-leite etíopes ficam ótimos em sombra parcial.
Preparando o canteiro
Antes do plantio, o solo deve ser bem cavado, limpo de ervas daninhas e solto. É aconselhável desinfetar o solo com solução de permanganato de potássio ou fungicida. Uma semana antes do plantio, o solo pode ser fertilizado com nitrogênio, potássio e fósforo. Para 1 metro quadrado de canteiros de flores, tome 35 gramas de nitrato de amônio, superfosfato e sulfato de potássio.
Plantar tubérculos em terreno aberto
Os tubérculos são plantados em buracos cavados no solo a uma profundidade de 5 a 10 centímetros. O topo é borrifado com terra e irrigado com água. Deve haver uma distância de 30 centímetros da planta vizinha. É indesejável compactar fortemente o solo acima do tubérculo ou rizoma.
Como cuidar adequadamente de callas
As callas de jardim precisam de cuidados regulares: regue-as em tempo hábil e aplique fertilizante no solo. As plantas florescerão 4-6 semanas após o plantio. Mudas pré-cultivadas produzirão flores já em junho. Callas de jardim florescem durante todo o verão.
Regularidade de rega
As callas são regadas apenas na estação seca, quando não chove há muito tempo. A rega é realizada após 2-3 dias. Certifique-se constantemente de que o solo não seque muito. Use água macia e sedimentada, de preferência água da chuva. Você pode acidificar um pouco com vinagre ou ácido cítrico. Callas etíopes rizomatosas preferem crescer em solo úmido. Essas plantas podem ser plantadas em sombra parcial, na margem de um lago.
Pulverização
Em clima quente, as folhas de copo-de-leite podem ser irrigadas com água fria. É verdade que é aconselhável pulverizar à noite. Não se deve irrigar as folhas no calor do meio-dia.
Quais fertilizantes aplicar
Logo no início do crescimento, o solo é fertilizado com aditivos de nitrogênio. Antes da floração, os callas são alimentados com potássio e fósforo. Você pode usar fertilizantes complexos para plantas com flores (Bom Poder). Callas são alimentadas 2 vezes por temporada.
Afrouxando o solo
O solo próximo às plantas precisa ser capinado regularmente, removido e solto. Certifique-se de quebrar a crosta do solo. Você pode trazer minhocas para o canteiro de flores. Eles ajudam a soltar o solo e a enriquecê-lo com nutrientes.
Poda de copo-de-leite
Para estimular a formação de pedúnculos florais, é necessário retirar constantemente flores que já floresceram. Após a floração completa dos callas, eles são regados ocasionalmente e, no outono, toda a folhagem é cortada e as raízes são desenterradas.
Como transplantar lírios
Os copos-de-leite adultos comprados em uma loja devem ser transplantados imediatamente para um canteiro de flores. Primeiro, umedeça a terra do vaso. No canteiro é preparado um local para plantio, correspondente ao tamanho do vaso.Os copos-de-leite são cuidadosamente retirados do recipiente e, junto com um pedaço de terra, transplantados para o canteiro do jardim. Então o solo é regado abundantemente.
Principais problemas ao crescer
Durante o processo de cultivo, os jardineiros podem encontrar vários problemas. As callas não florescem, amarelam e secam se escolher o local errado para o plantio, não fertilizam o solo, raramente regam as plantas e não as tratam previamente com fungicidas contra possíveis infecções fúngicas.
Por que as folhas ficam amarelas e secas?
Existem vários motivos pelos quais as folhas dos copos-de-leite podem ficar amarelas e secar. Por exemplo, as plantas são plantadas em uma área muito ensolarada e as folhas simplesmente murcham ao sol. Callas pode não ter umidade.
As folhas muitas vezes ficam amarelas quando há falta de nutrientes no solo (nitrogênio). Se uma planta estiver infectada com uma infecção fúngica, ela começa a doer e as folhas ficam amarelas e murcham. A causa do amarelecimento pode ser parasitas.
Para salvar callas, elas precisam ser regadas regularmente, fertilizantes complexos aplicados na hora certa e tratados com solução fungicida (Fitosporina) como medida preventiva contra doenças.
Calla não floresce
Muitos jardineiros enfrentam esse problema. Callas não florescerão se o solo for ricamente fertilizado com matéria orgânica ou suplementos de nitrogênio. Neste caso, a vegetação começará a crescer descontroladamente. As flores podem não aparecer se os tubérculos ou rizomas forem colocados muito profundamente no solo. Callas precisam ser regadas regularmente, mas não é recomendado encher demais o canteiro com água. A área onde crescem os callas deve ser bem iluminada pelo sol. Às vezes, a floração pode nunca ocorrer se a variedade para uma determinada região for selecionada incorretamente.
Doenças das flores
Os copos-de-leite podem ficar doentes. Na maioria das vezes, as plantas sofrem de uma infecção fúngica.A doença pode ser desencadeada por clima chuvoso, frio ou falta de nutrientes no solo. Como medida preventiva, recomenda-se pulverizar a cultura com fungicida biológico antes da floração. Quando aparecem sinais de infecção fúngica, a planta e o solo são irrigados com fungicida químico. As folhas doentes são removidas.
Antracnose
Doença fúngica. Manchas marrons aparecem nas folhas dos copos-de-leite. Posteriormente, a planta fica amarela e murcha.
Podridão cinzenta
Infecção fúngica. Manchas acinzentadas aparecem nas folhas e caules. A pulverização preventiva com o fungicida Fitosporin ajuda a prevenir fungos.
Podridão bacteriana
A podridão bacteriana úmida aparece nos rebentos, caules e na base das folhas. Como medida preventiva, os bulbos são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio. As plantas doentes são removidas do canteiro.
Podridão da raiz
Manchas cor de vinho aparecem no rebento. A doença geralmente se desenvolve em solo úmido. Apesar da rega frequente, os copos-de-leite começam a murchar.
A quais parasitas os copos-de-leite são suscetíveis?
Lindas flores de copo-de-leite e suas folhas enormes são frequentemente atacadas por pragas de insetos. É possível prevenir o aparecimento de insetos se, antes do plantio, cavar cuidadosamente o solo, retirar o mato e, para prevenção, borrifar com inseticidas biológicos.
As folhas do copo-de-leite são geralmente atacadas por ácaros e pulgões. Wireworms e tripes se alimentam de tubérculos. Lagartas da lagarta do repolho comem buracos enormes nas folhas. Se forem detectados insetos, os callas são pulverizados com inseticidas químicos (Commander, Iskra, Actellik).
Métodos de reprodução
Dependendo da espécie, os copos-de-leite se reproduzem de maneiras diferentes. A mais popular é a propagação por tubérculos.O material de plantio pronto pode ser comprado em uma loja e imediatamente plantado em um canteiro no início do verão.
Tubérculos
Os tubérculos são desenterrados no outono, antes da chegada da geada. São limpos da terra, lavados com água fria e secos. Os bebês são separados do tubérculo-mãe. Os tubérculos pequenos e adultos são embrulhados em papel e armazenados até a primavera a uma temperatura de 5 a 10 graus Celsius. Na safra seguinte são plantadas individualmente em canteiro ou em abril são plantadas em vasos para mudas. Os tubérculos saudáveis devem ter textura firme. Eles florescerão no ano em que forem plantados.
Dividindo o mato
Os copos-de-leite etíopes não têm tubérculos. Possui um longo rizoma. Para a propagação, você precisa desenterrar um arbusto adulto, quebrar os brotos das raízes jovens da borda do rizoma e colocar cada um em um vaso separado com terra. O procedimento é realizado no outono. Durante todo o inverno, as raízes são armazenadas em um local fresco e escuro, em um vaso com terra, a uma temperatura de 5 a 10 graus Celsius. Na primavera, os recipientes com rizomas são levados para uma sala quente e regados. Logo as raízes brotam. No início do verão, as mudas cultivadas podem ser plantadas em canteiro de flores.
Sementes
As sementes compradas na primavera devem ser colocadas em água com estimulante de crescimento para inchar por 5 a 8 horas e depois embrulhadas em um pano úmido para germinação. O pano deve ser constantemente umedecido e após 5 dias as sementes germinarão. As sementes germinadas são semeadas em caixas em solo bem umedecido. Logo aparecem brotos. As mudas são mantidas em sala aquecida até maio. Mais perto do verão, as plantas são plantadas em um canteiro de flores.