Catharanthus é uma planta ideal para o jardim, plantar e cuidar dela não leva muito tempo. É um arbusto baixo, exuberante e frondoso, abundantemente repleto de flores semelhantes a floxes. Catharanthus não se estende para cima, fica bem perto de uma borda ou no primeiro plano de um canteiro de flores. Pode ser plantada em um vaso e cultivada como uma flor comum de interior.
- Descrição e recursos
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Preparação de sementes
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Regar animais jovens
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Aparar
- Cuidados de inverno em casa
- Umidade
- Pulverização
- Rega
- Iluminação
- Temperatura
- Cobertura
- Panela
- Podando e modelando o arbusto
- Transferir
- Reprodução
- Crescendo a partir de sementes
- Estacas
- Dividindo o mato
- Tipos e variedades populares
- Borgonha
- Pacífica Branca
- Epricot
- Rosa gelo
- Refrigerador de uva
- Refrigerador de hortelã-pimenta
- Refrigerador Vermelho
- Primeiro Beijo Gordinho
- Cascata
- Titânio
- Rosa Profunda
- Uva
- Vermelho
- Primeiro beijo
- Reprodução
- Estacas
- Sementes
- Dividindo o mato
- Características de crescer em casa
- Uso na medicina
Descrição e recursos
Catharanthus é uma cultura ornamental que fica bem em um vaso e em um canteiro de flores. Pertence à família Kutrovye, nativa de Madagascar e da Índia. Catharanthus são chamados de pervinca, jasmim caiena e vinca de Madagascar. É cultivada anualmente em um canteiro de flores ao ar livre, mas em casa, em um vaso, pode crescer por vários anos. Esta é uma planta venenosa usada para tratar tumores cancerígenos.
Catharanthus tem uma raiz principal de até 35 centímetros de comprimento. Um rebento ereto, mas flexível e altamente ramificado, forma um arbusto de 35 a 65 centímetros de altura. Os caules são cobertos por uma casca verde, que posteriormente fica marrom. Às vezes o arbusto cresce até 1,45 metros.
As folhas são opostas, pecíolos curtos, oblongos, com ponta redonda ou pontiaguda. O comprimento de uma folha é de até 8 centímetros, a largura é de até 3 centímetros. A superfície da folha é lisa, brilhante, esverdeada, com uma leve nervura passando pelo centro.
As flores estão localizadas nas axilas das folhas e no topo dos caules. Os botões florescem alternadamente, por isso a floração do cataranto é longa. Uma flor com diâmetro de até 3-4 centímetros consiste em 5 pétalas fundidas na base. Anteras amareladas aparecem na parte central estreita e oblonga. As flores aparecem após 65 dias.
Ela floresce durante todo o verão e é polinizada por insetos.Após a polinização, formam-se no lugar das flores folíolos em forma de foice de até 5 centímetros de comprimento, com pequenas sementes escuras em seu interior.
Plantar em terreno aberto
Catharanthus é uma cultura que adora calor, nativa dos trópicos; na Europa é cultivada como planta de casa. É verdade que no verão a flor pode ser plantada em um canteiro. Antes de plantar o catharanthus, é necessário escolher um local adequado para isso. A planta prefere áreas ensolaradas ou sombra parcial. Você pode plantar catharanthus perto de um lago ou de uma fonte.
Quando plantar
A planta é plantada em canteiro de flores quando a temperatura sobe para 20 graus Celsius. As sementes são semeadas no canteiro em meados de maio, e as mudas acabadas são transplantadas apenas no final de maio. As mudas são preparadas com antecedência: as sementes são semeadas em caixas com substrato no mês de março.
Preparação de sementes
As sementes são embebidas em água com estimulador de crescimento por 23 horas. Em seguida, conservado em permanganato de potássio por 30 minutos. Em seguida, são secos e semeados imediatamente em canteiro ou em caixas com substrato para mudas.
Requisitos do solo
Catharanthus pode crescer em solo argiloso e arenoso e não ácido. 3 semanas antes do plantio, recomenda-se cavar o solo, diluir com areia e turfa e fertilizar com húmus podre. Solo de jardim, folha ou grama é adequado para catharanthus. É aconselhável colocar algumas pedras ou argila expandida no fundo do canteiro para drenagem. Em solo muito pantanoso, o cataranto pode apodrecer. O solo não deve ser ácido, para normalizar a acidez pode-se adicionar um pouco de cinza ao solo.
Esquema de plantio
As sementes são colocadas em sulcos rasos a uma distância de 3 centímetros uma da outra e polvilhadas com terra de 1 centímetro de espessura. Em seguida, as plantações são regadas, cobertas com filme e depois de uma semana as sementes germinam.As mudas cultivadas são desbastadas, deixando brotos maiores. Se mudas pré-cultivadas forem transplantadas para um canteiro de flores, um buraco separado será preparado para cada planta na profundidade de um copo ou vaso contendo um pequeno arbusto. A planta, junto com um pedaço de terra, é plantada em uma cova. Certifique-se de manter distância. Deve haver uma distância de pelo menos 25 centímetros da flor vizinha.
Cuidado
Catharanthus é uma cultura despretensiosa. No entanto, esta planta florescerá abundantemente e por muito tempo se for bem cuidada.
Regar animais jovens
A planta em crescimento precisa ser regada regularmente e, em climas quentes, as folhas devem ser irrigadas com água. Se falta umidade ao cataranto, ele sinaliza isso de maneira muito eloquente - suas folhas se enrolam em um tubo. Os arbustos são regados diariamente com água macia e sedimentada, de preferência pluvial.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Após a rega, o solo deve ser solto e a crosta dura resultante removida. Este procedimento irá saturar a terra com oxigênio. As ervas daninhas que aparecem devem ser retiradas do canteiro para que não retirem os nutrientes.
Cobertura morta
O solo ao redor do cataranto pode ser coberto com cobertura morta, por exemplo, com serragem, pedrinhas ou areia. A cobertura morta protegerá o solo da evaporação e evitará a penetração de ervas daninhas.
Cobertura
Catharanthus precisa ser alimentado na primavera. A primeira vez que a fertilização é aplicada 3 semanas após a emergência. Durante o período de crescimento, fertilizante nitrogenado é adicionado ao solo. Antes da floração, os arbustos são alimentados com preparações de fósforo e potássio. Você pode usar fertilizantes complexos para plantas com flores. Catharanthus são alimentados uma vez a cada 3 semanas.
A folhagem pode ser pulverizada com solução fertilizante Epin-Extra. As cinzas de madeira podem ser usadas como fertilizante.Ao fertilizar o solo, deve-se observar rigorosamente as proporções e não ultrapassar as normas permitidas. Não tome mais do que 30 gramas de fertilizante por metro quadrado de terreno.
Doenças e pragas
Em clima frio ou durante chuvas prolongadas, esta planta que gosta de calor pode adoecer. Na maioria das vezes, os catharanthus são afetados por uma infecção fúngica: manchas amarelas, marrons e claras aparecem nas folhas. Para prevenir possíveis doenças, as plantas são pulverizadas com fungicidas (Fitosporina) na primavera.
No calor, os catharanthus ficam expostos a ataques de insetos (ácaros, cochonilhas). Pulverizar com inseticidas (Actellik, Fosbecid) irá salvá-lo de pragas.
Aparar
As pontas dos arbustos com 15 centímetros de altura precisam ser pinçadas para que se formem mais brotos laterais. Os rebentos fortemente salientes são encurtados para dar ao arbusto uma aparência compacta e esférica. Certifique-se de cortar os brotos fracos e amarelados. Catarantus varietais (híbridos) formam independentemente um arbusto baixo. Dessas plantas, apenas as folhas e caules amarelos são cortados.
Cuidados de inverno em casa
Alguns jardineiros cultivam catharanthus no jardim no verão e os levam para dentro de casa durante o inverno. O arbusto, junto com um pedaço de terra, é cuidadosamente transplantado para um vaso profundo e estreito, regado e cuidado durante todo o inverno, como se fosse uma flor comum de interior. O caule com folhas pode ser cortado antes do inverno. Nesse caso, a raiz que fica no solo não é regada, mas mantida em local fresco até a primavera. Você pode semear imediatamente as sementes em um recipiente com substrato e cultivar catharanthus como planta de casa, e levá-lo para fora no verão.
Umidade
Catharanthus cresce em condições de alta umidade. Em uma sala quente e com ar seco, a planta se desenvolve lentamente e suas folhas enrolam e secam.
Pulverização
As folhas de Catharanthus devem ser borrifadas com água diariamente. No calor, os arbustos são irrigados várias vezes ao dia.
Rega
Regue o cataranto com água macia e sedimentada. A rega é realizada diariamente. O líquido coletado na panela deve ser despejado. No inverno, as plantas são regadas com menos frequência do que no verão, mas certifique-se de que o solo não seca.
Iluminação
Catharanthus prefere iluminação difusa. Um vaso de flores pode ser colocado no parapeito da janela. A planta precisa ser protegida dos raios solares do meio-dia.
Temperatura
Na primavera e no verão, os catharanthus recebem uma temperatura de 20 a 25 graus Celsius. No outono e no inverno, a temperatura do ar pode ser um pouco mais baixa, chegando a 18 graus acima de zero.
Cobertura
No inverno, o catharanthus não é alimentado. Esta flor é fertilizada apenas na primavera e no verão. Normalmente, a fertilização é aplicada duas vezes: na primavera - durante o período de crescimento e no verão - antes da floração. Os arbustos são fertilizados primeiro com substâncias nitrogenadas e depois com potássio e fósforo.
Panela
Um vaso fundo e não muito largo com orifício de drenagem no fundo é adequado para catarantus. Coloque algumas pedrinhas no fundo para drenagem e encha o recipiente com substrato.
Podando e modelando o arbusto
Os ramos do Catharanthus são podados na primavera. Os rebentos superiores são encurtados em um terço. Este método ajuda a rejuvenescer a planta e a formar um arbusto esférico baixo. As estacas podem ser colocadas em uma jarra com água para posterior enraizamento.
Transferir
Os Catharanthus crescem rapidamente, por isso todos os anos são transplantados para um vaso maior. Se as raízes estiverem aglomeradas e não houver espaço suficiente para o desenvolvimento, a cultura deixará de florescer e as folhas poderão amarelar. O transplante é feito na primavera, pelo método de transbordo, para não danificar as raízes. Em um novo vaso, a planta ganha vida rapidamente e começa a crescer ativamente.Alguns jardineiros transplantam o catharanthus de um vaso interno para um canteiro de flores na primavera. Neste caso, você precisa primeiro preparar o solo e cavar um buraco.
Reprodução
Catharanthus se propaga por sementes, estacas ou divisão do arbusto. A época certa para a reprodução é a primavera. É melhor comprar sementes de catharanthus varietais e híbridos em loja especializada.
Crescendo a partir de sementes
Em março, são semeadas as sementes das mudas e, no final de maio, as plantas cultivadas são transferidas para fora. Para plantar catharanthus, leve pequenos recipientes (caixas) e terra para gerânios. Você pode preparar independentemente um substrato a partir de solo de grama (folha), húmus, areia e turfa. Antes da semeadura, as sementes são embebidas em água e depois desinfetadas com permanganato de potássio. Espalhe uniformemente sobre a superfície e polvilhe com terra. Recipientes com sementes são regados e cobertos com vidro.
Depois de uma semana, aparecem as mudas, a temperatura ideal para manter as mudas é de 20 a 25 graus Celsius. As mudas são regadas regularmente e, após 3 semanas, quando aparecem 3-4 folhas verdadeiras, elas são plantadas em copos separados de plástico ou turfa. Antes do transplante, os recipientes com as mudas são levados ao ar livre por várias horas para que se acostumem com a temperatura externa. Catharanthus são transplantados para um canteiro de flores no final de maio, quando a ameaça de geadas noturnas já passou.
Estacas
Catharanthus pode ser propagado por meio de mudas verdes. Para fazer isso, na primavera você precisa cortar as hastes apicais de 10 centímetros de comprimento e enraizá-las em solo arenoso e turfoso bem umedecido. Durante o enraizamento, as estacas são cobertas com uma garrafa plástica transparente. Eles precisam ser ventilados e irrigados com água diariamente. Após o enraizamento, a tampa é retirada e a planta é cuidada normalmente.O arbusto cultivado pode ser transplantado para um canteiro de flores após 3-4 semanas.
Dividindo o mato
Durante o replantio, o arbusto catharanthus pode ser dividido em duas partes, e cada divisão, junto com o caule e a raiz, pode ser plantada em covas separadas ou em vasos diferentes. É melhor dividir o arbusto no início da primavera.
Tipos e variedades populares
O gênero catharanthus consiste em 8 espécies e diversas variedades ornamentais. Principalmente o catharanthus rosa é cultivado. Este é um pequeno arbusto ramificado com folhas oblongas e esverdeadas e flores de cinco pétalas brancas como a neve ou vários tons de rosa.
Borgonha
Um arbusto baixo e com flores exuberantes (até 40 centímetros). As flores são de tamanho médio, com 5 pétalas, carmesim, com centro claro.
Pacífica Branca
Arbusto compacto e exuberante de até 25-35 centímetros de altura. Contra um fundo de folhagem densa estão flores brancas de cinco pétalas com um olho vermelho no centro.
Epricot
Este catharanthus tem flores creme com centro carmesim. O arbusto cresce até 35 centímetros de altura.
Rosa gelo
Catharanthus tem pequenas flores rosa claro com olhos vermelhos. O arbusto é compacto, até 35 centímetros de altura.
Refrigerador de uva
Um arbusto baixo com folhas oblongas e esverdeadas brilhantes. As flores são rosa claro, com centro carmesim.
Refrigerador de hortelã-pimenta
Flores brancas como a neve com um centro vermelho brilhante. O arbusto ramificado atinge 40 centímetros de altura.
Refrigerador Vermelho
Catharanthus com flores escarlates brilhantes. O diâmetro de uma flor é de até 5 centímetros.
Primeiro Beijo Gordinho
Arbusto com 35-45 centímetros de altura. As flores são lilases com centro escuro.
Cascata
Cataranto ampeloso com brotos em cascata. Este exuberante arbusto tem caules de até 75 centímetros de comprimento.As folhas são pequenas, oblongas e arredondadas nas pontas. Todo o arbusto está repleto de delicadas flores carmesim ou lilás de cinco pétalas com centro branco.
Titânio
Cultura ampelosa com caules de até 75 centímetros de comprimento. As flores têm cinco pétalas e são vermelhas.
Rosa Profunda
Cataranto rosa com flores de tamanho médio e 5 pétalas. O arbusto é compacto, com até 40 centímetros de comprimento.
Uva
Esta cultura tem flores lilases com olhos rosa. A planta em si é baixa (até 40 centímetros de altura).
Vermelho
Uma planta com um arbusto exuberante, abundantemente repleto de flores vermelhas. A altura da colheita é de 30 a 40 centímetros.
Primeiro beijo
Arbusto abundantemente frondoso e ramificado com 30-40 centímetros de altura. Possui folhas oblongas, brilhantes, verde-escuras e flores delicadas de até 6 centímetros de diâmetro. As bordas das pétalas são claras, o centro da flor é mais escuro. As flores podem ter tonalidade lilás ou coral.
Reprodução
Catharanthus pode ser propagado por sementes, estacas ou divisão do arbusto. A época ideal para a reprodução é o início da primavera.
Estacas
Para a propagação, pegue as hastes superiores obtidas durante a poda de primavera. O comprimento da estaca deve ser de 10 a 12 centímetros, as folhas inferiores são arrancadas. Os ramos são colocados em uma jarra com água ou em substrato úmido e enraizados por 3-4 semanas.
Sementes
É melhor comprar sementes para semear em loja especializada. Afinal, os catharanthus no canteiro não têm tempo de amadurecer durante o verão. Você pode desenterrar essas plantas no outono e cultivá-las dentro de casa. Neste caso, as sementes amadurecerão na primavera. Ficam encharcadas por um dia e plantadas em caixas com substrato no mês de março, e no final de maio as mudas cultivadas são transplantadas para um canteiro.
Dividindo o mato
Na primavera, quando o arbusto é transplantado de um vaso para um canteiro de flores, você pode dividi-lo ao meio. O cataranto é dividido em 2 partes, o caule é cortado com uma faca bem na base e, a seguir, cada parte do arbusto, junto com um pedaço de raiz, é plantada em recipientes ou covas separados.
Características de crescer em casa
Catharanthus adora água. Você deve sempre lembrar disso e não deixar a flor por muito tempo sem regar. Em clima quente, o arbusto pode ser borrifado com água. Uma vez por ano é aconselhável transplantá-lo para um vaso maior. Na primavera e no verão, o catharanthus recebe fertilizantes complexos para plantas com flores. No início da primavera, os caules são ligeiramente encurtados. No verão, os vasos de flores podem ser levados para a varanda ou para o exterior.
Uso na medicina
Catharanthus contém 65 alcalóides diferentes. A maioria deles está nas raízes. Alcalóides têm atividade antitumoral. Folhas e caules são usados para tratar tumores malignos. Tinturas, decocções e extratos são feitos a partir deles. A matéria-prima é coletada próximo a setembro, período de maturação das sementes. Folhas e brotos são secos em local escuro e quente. Ervas secas são utilizadas durante o primeiro ano, depois perdem suas propriedades medicinais.
Com a ajuda do cataranto, são tratados leucemia, câncer de mama, câncer uterino, sarcomas, veias varicosas, úlceras estomacais e prostatite. A planta normaliza os níveis de açúcar no sangue, reduz a pressão arterial, cura a psoríase e é usada como analgésico. Para o tratamento, utiliza-se matéria-prima bem seca, pois folhas e caules frescos são muito venenosos..