A planta ornamental é encontrada nas florestas tropicais da África e da Ásia, mas foi trazida da América do Sul para a Europa; a flor deve seu nome ao governador Begon, da ilha do Haiti. Durante muito tempo, o hóspede exótico cresceu em estufas e estufas aquecidas, e decorou os peitoris das janelas dos apartamentos. Os criadores desenvolveram variedades de begônias de jardim para plantio em terreno aberto. Cuidar de um hóspede tropical não levanta muitas dúvidas e, se você acredita nas lendas, essa flor incrível traz felicidade e boa sorte aos seus donos.
- Características e descrição da begônia de jardim
- Subespécie de cultura
- Tuberoso
- Sempre florescendo
- Ampeloso
- Condições necessárias para cultivo
- Umidade do ar
- Temperatura
- Composição necessária do solo
- Escolha de localização e iluminação
- Plantando begônias
- Quando plantar
- Preparação do solo
- Combinação com outras plantas
- Tecnologia de plantio
- Sementes
- Estacas e brotos
- Cuidado e cultivo de culturas em terreno aberto
- Frequência de irrigação
- Aplicação de fertilizante
- Formação de arbusto
- Begônia ao ar livre no inverno em uma panela
- Invernos em condições de apartamento
- Armazenando tubérculos no apartamento
- No porão
- Doenças e pragas perigosas: métodos de controle
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Pulgão
- Ácaro aranha
- Como propagar begônia
- Tubérculos
- Estacas
- Método de semente
- Os segredos dos jardineiros para uma floração exuberante
Características e descrição da begônia de jardim
Em sua terra natal, o arbusto perene não cria raízes no solo, mas fica preso aos troncos das árvores. Na primavera, toda a planta fica coberta de botões e floresce continuamente durante seis meses. A begônia de rua se reproduz por tubérculos, tem altura pequena, formato espesso e folhas atraentes que lembram corações.
As flores do hóspede tropical deliciam-se com tons vivos e coloridos, são elas:
- branco e amarelo;
- bordô e rosa;
- laranja e pêssego.
A raiz da planta é grande e maciça. Em resposta aos cuidados e cuidados adequados, o arbusto em miniatura responde com uma floração longa e abundante.
Subespécie de cultura
A partir do convidado sul-americano, os criadores criaram mil begônias varietais, e diversas plantas duplas ou simples plantadas em um canteiro conferem-lhe um aspecto sofisticado e elegante. Infelizmente, nem todas as variedades de culturas ornamentais criam raízes em terreno aberto, cuja gama de cores é simplesmente incrível.
Tuberoso
A begônia forma um arbusto que chega a atingir 30 cm de altura e é coberto por grandes botões turcos de vários tons. Algumas variedades têm flores que lembram um lótus, enquanto outras lembram uma rosa ou um cravo.Entre esse tipo de begônias, a Prima Donna é criada em jardins, a Golden Ball é popular.
Sempre florescendo
Arbustos em miniatura que mal chegam a 15 cm são plantados em parques e praças. Eles têm folhas pequenas e lisas de um tom rico. Durante a estação de crescimento, a begônia é coberta com “gorros” de flores rosa, branco como a neve e vermelho.
Ampeloso
Uma das variedades de plantas ornamentais possui longos brotos que se espalham pelo solo. Os arbustos estão literalmente pontilhados de pequenas flores de várias cores vivas. A planta suspensa forma uma sebe muito bonita e elegante.
Condições necessárias para cultivo
A begônia é uma cultura bastante exigente, nem sempre aceita até no ambiente, muitas vezes não agrada com floração abundante e é afetada por insetos. Para cultivar um hóspede tropical no jardim, você precisa criar condições ideais para ele, irrigar e alimentá-lo na hora certa.
Umidade do ar
A begônia deve ser regada corretamente para que as raízes não comecem a apodrecer e as gotas não caiam nas folhas. No jardim, deve-se escolher um local para a flor onde a água subterrânea não se aproxime da superfície, ou deve-se fazer uma camada de drenagem. A planta tropical não tolera ar seco e requer umidade constante.
Temperatura
A begônia vem de regiões quentes e não suporta o frio, mas no calor extremo perde os botões. A cultura ornamental agrada com floração abundante a 18–22 ° C durante o dia, à noite deve ser no mínimo 16, mas no verão a planta se adapta a temperaturas mais altas.
Composição necessária do solo
A begônia tem raízes fracas, para que cresça bem o solo deve ser solto e leve, não reter umidade e permitir a passagem do ar. A flor adora solo ácido com pH de 5,4 a 6,5. Para drenar o excesso de líquido, coloca-se argila expandida ou cascalho triturado sob a planta.O hóspede sulista não tolera taninos.
Escolha de localização e iluminação
A begônia não gosta de calor, e no sul é recomendável plantá-la não em área onde incidem os raios diretos do sol, mas sim em sombra parcial. Nas latitudes médias, para uma flor tuberosa, é necessário selecionar um local bem iluminado, protegido das correntes de ar e dos ventos do norte.
Plantando begônias
Se você colocar uma flor no jardim ou canteiro a cada 20 cm, obterá um tapete incrível. Os poços são preenchidos com composto e turfa ou um complexo mineral contendo fósforo e potássio é derramado. A begônia é regada e coberta com serragem ou argila expandida para que a umidade evapore menos. É necessário cultivar a cultura decorativa em mudas, quando aparecem as folhas, o que acontece em uma semana, pode-se transferi-la para um canteiro em campo aberto.
Quando plantar
A begônia morre durante pequenas geadas, que nas latitudes médias duram até o final de maio, e na Sibéria até o início de junho. A flor decorativa é plantada quando chega o tempo quente e o frio não deve voltar. Você pode mandar a planta para o canteiro em abril e até março, mas cubra com um material especial.
Preparação do solo
A área para plantio de begônias é desenterrada, livre de ervas daninhas, pedras, entulhos e acrescenta-se areia de rio, turfa e húmus. Os fertilizantes podem ser aplicados diretamente durante o plantio nas covas.
Combinação com outras plantas
Nas composições paisagísticas, a begônia é plantada ao lado de arbustos e flores ornamentais, o convidado tropical é combinado com Iberis, surfinia, petúnia ou lobularia, que também florescem até o final da temporada.
Tecnologia de plantio
A begônia é propagada por estacas de folhas e caules e pela divisão de tubérculos, mas existe outra maneira de propagar você mesmo uma cultura ornamental.
Sementes
Para cultivar uma flor saudável, você precisa comprar sementes em uma loja especializada. Os pequenos grãos colhidos este ano são plantados em recipientes ou caixas. As sementes maiores são colocadas em pastilhas de turfa.
A begônia sempre florida é semeada em fevereiro, a begônia tuberosa é semeada de janeiro a abril. Na primavera, as mudas terão raízes fortes e se adaptarão rapidamente às novas condições.
Estacas e brotos
As sementes raramente são utilizadas para o plantio de begônias, pois esse método requer muito tempo para germinação. O plantio por estacas permite preservar as características de uma variedade; todo o processo consiste em:
- do corte de caules;
- secagem;
- enraizamento;
- colocação no solo.
As características do exemplar-mãe não se perdem quando se planta parte de uma folha ou sua estaca, mas neste caso a planta se desenvolve lentamente.
Cuidado e cultivo de culturas em terreno aberto
Depois de plantar a begônia ao ar livre, é preciso cuidar bem dela, evitando que os raios solares queimem as folhas.
Frequência de irrigação
Ele recomenda regar a planta ornamental uma vez a cada três dias, com mais frequência em climas quentes. Para umedecer o solo utiliza-se água mole, o que pode ser feito adicionando uma colher de vinagre a um balde de líquido. Adequado para regar uma flor com água mineral. Não há necessidade de borrifar as folhas, caso contrário aparecerão manchas marrons nelas.
Para reduzir a evaporação da umidade, arranque as ervas daninhas, solte o solo e polvilhe o solo próximo ao arbusto com turfa ou serragem.
Aplicação de fertilizante
Para que a begônia se delicie com uma floração exuberante, na primavera a planta é alimentada com um complexo universal. No verão, a cultura necessita de mais fósforo e potássio do que nitrogênio. O hóspede tropical precisa ser fertilizado uma vez a cada 2 semanas.
Formação de arbusto
Quando a begônia atinge 60 mm, o topo é encurtado em ângulo e a quantidade de rega é reduzida.A flor dá brotos laterais, se o comprimento chegar a 10 cm, corte a parte superior acima do botão, que fica na parte externa. Certifique-se de remover galhos e folhas secas.
Begônia ao ar livre no inverno em uma panela
Em outubro, os tubérculos jovens da planta são desenterrados junto com um pedaço de terra e colocados em um recipiente cheio de turfa. As folhas e caules de uma flor anual muitas vezes continuam a ficar verdes. A begônia em uma panela é colocada em uma sala fresca, mas iluminada, e raramente regada. Em abril, a planta é transplantada para um recipiente com turfa e, mais perto do verão, para um canteiro de flores.
No segundo ano, a parte superior da flor é cortada no outono, pois morre.
Invernos em condições de apartamento
Com o início de outubro, o hóspede do sul é regado com menos frequência. Toda a parte aérea da planta ornamental é encurtada quase até a base, e o vaso é transferido para uma sala onde a temperatura não ultrapasse 15 °C. Begônia hiberna bem em uma loggia, despensa ou banheira isolada. Umedeça ocasionalmente o solo para que não resseque.
Armazenando tubérculos no apartamento
A begônia que cresce em um jardim ou canteiro de flores é desenterrada antes do início da geada. A parte superior da flor é cortada em toco, os tubérculos são secos em local seco e fresco, que são colocados em uma caixa com areia e serragem e deixados no apartamento.
A raiz de begônia pode ser armazenada na geladeira embalando-a em um saco plástico, fazendo furos ou simplesmente embrulhando-a em papel.
No porão
Os tubérculos de flores secas são dispostos em caixas e caixotes, cobertos com areia ou turfa misturada com serragem. Os recipientes não são levados para a adega, onde é muito húmido, mas sim colocados na cave.
Doenças e pragas perigosas: métodos de controle
A delicada e bela begônia, crescendo no jardim ou na rua, atrai insetos e microrganismos patogênicos, fazendo com que perca a sofisticação e perca botões e flores.
Oídio
Em clima úmido e frio, aparecem manchas esbranquiçadas nos caules e folhas do hóspede tropical, que se espalham rapidamente pela planta. Para lidar com o oídio, a parte aérea da flor é pulverizada com um fungicida.
Podridão cinzenta
Quando há excesso de umidade, um fungo microscópico forma esporos que são carregados pelo vento. Manchas aquosas aparecem nas folhas, botões e caules das plantas ornamentais, transformando-se em podridão cinzenta. Para salvar a begônia, prepare uma solução misturando vários fungicidas.
Pulgão
Larvas e insetos microscópicos adultos de cor amarela ou verde causam enormes danos às plantas ao se alimentarem de sua seiva. Se houver pulgões na begônia:
- As folhas ficam amarelas e secam.
- Os botões não florescem.
- As flores caem.
Para enfrentar a praga, prepare uma solução de sabão e pó de tabaco, borrife os arbustos com uma infusão de cascas de cebola, regue com água e cinzas e polvilhe com cinzas. Os insetos morrem quando as plantas são tratadas com Actellik e benzofosfato.
Ácaro aranha
Em altas temperaturas do ar, combinadas com rega excessiva, aparecem buracos na parte inferior das folhas da begônia, que aumentam rapidamente de tamanho, o que indica infecção por ácaros. Para salvar a flor, a parte do solo é borrifada com Decis ou com o pesticida biológico Peretrium.
Como propagar begônia
Para criar uma beleza tropical, são utilizadas diferentes partes da planta. A flor é bem aceita pelas mudas verdes e demora muito para se desenvolver a partir dos brotos.
Tubérculos
O método de propagação é utilizado quando é necessário preservar uma flor rara. Uma parte separada de um tubérculo de begônia é plantada em estufa ou estrutura de estufa. Quando aparece um broto, a rega é feita com pulverizador.
Estacas
A copa com 6 folhas é cuidadosamente cortada de um arbusto forte, tratada com estimulador Kornevin, flores e botões são arrancados para não tirar a força da planta.
As mudas são plantadas a uma profundidade de 5 mm em uma mistura de areia e turfa, cobertas com uma jarra, plástico, saco ou colocadas em um copo d'água, ao qual se adiciona uma colher de mel e suco de babosa. Após 10 dias, o broto cria uma raiz.
Método de semente
Você pode criar begônia usando pequenos grãos coletados este ano. Mas esse processo de propagação é demorado e nem sempre aparecem mudas. Os brotos revelam-se muito tenros e frágeis, ficam quase um ano no apartamento até se formarem arbustos, que já podem ser transplantados para campo aberto.
Os segredos dos jardineiros para uma floração exuberante
Para que a begônia enfeite um canteiro e se delicie com muitos botões, a planta deve ser alimentada regularmente com fertilizante complexo, as folhas secas devem ser colhidas, irrigadas na hora certa, mas não regadas em excesso, a prevenção de doenças deve ser realizada e protegida de pragas . Você precisa ter certeza de que o solo sob a flor exótica não está repleto de botões ou pétalas, pois isso pode causar o desenvolvimento de podridão.
Os jardineiros recomendam regar o hóspede tropical não só com água mineral e macia, mas também com infusões preparadas com cascas de cebola e brotos de alho.
As flores começam a cair quando há excesso de umidade e alta temperatura. Nesse caso, é necessário sombrear a begônia e reduzir a frequência de irrigação.Quando as condições ideais são criadas, os botões não caem e a planta fica coberta com gorros de flores brancas, rosa e escarlates.