Rudbeckia é uma planta herbácea pertencente à família Asteraceae. Ela cresce naturalmente na América do Norte. Existem pelo menos 40 espécies. Rudbeckia também é popularmente chamada de “Sunbonnet” ou “Black-Eyed Suzanne”. Para plantar e cuidar adequadamente da rudbeckia perene, você não precisará de muito esforço.
- Características da cultura perene
- Variedades populares para plantar no jardim
- Bola dourada
- Peludo
- Lindo
- Goldilox
- Condições de cultivo
- Requisitos de composição do solo
- Localização de iluminação e plantio
- Temperatura e umidade
- Os melhores e piores vizinhos de uma planta
- Plantar em terreno aberto
- Momento do trabalho de plantio
- Preparando o local e o solo
- Tecnologia de plantio de flores
- Cuidados com Rudbeckia
- Irrigação e fertilização
- Poda formativa e rejuvenescedora da planta
- Cuidando após a floração
- Transferir para um novo local
- Pragas e doenças: prevenção e tratamento
- Preparando-se para o inverno
- Nuances de cuidar da rudbeckia dependendo da região de crescimento
- Como uma flor se reproduz?
- Sementes
- Como e quando coletar sementes de rudbeckia
- Dividindo o mato
- Que problemas você pode encontrar ao cultivar uma planta?
Características da cultura perene
Os caules desta flor são simples mas bastante longos, podendo atingir os 2 metros de altura. Algumas espécies silvestres chegam a atingir 3 metros. As folhas da planta são grandes, dissecadas com precisão. Rudbeckia possui inflorescências em forma de cesto. Muitas vezes atingem 15 cm de diâmetro. Após a floração aparecem os frutos, são pequenas sementes de cor escura.
Variedades populares para plantar no jardim
As flores desta planta têm uma cor brilhante e ensolarada e um núcleo escuro contrastante. Existem muitas variedades, mas algumas são especialmente populares entre os jardineiros.
Bola dourada
Esta variedade recebeu esse nome devido ao seu aspecto. Suas inflorescências são de formato esférico e de cor amarela brilhante. Durante o período de floração, a planta fica literalmente repleta de inflorescências. Têm um diâmetro de 8 a 12 cm e o período de floração começa em meados do verão e continua até as primeiras geadas. A folhagem deste rudbeckia não é muito grande, profundamente dissecada.
Peludo
Rudbeckia peluda, embora perene, não tolera geadas severas. Portanto, muitas vezes é cultivada como planta anual. Essa variedade também é chamada Rudbeckia Hirta. As flores são de cor amarelo brilhante, passando gradualmente para uma tonalidade acastanhada, com pétalas liguladas e centro castanho-violeta.
A variedade ganhou esse nome por causa das fibras que cobrem o caule e as pétalas do arbusto. O diâmetro das flores é de 10 a 12 cm e os arbustos não ultrapassam 1 metro.
Lindo
Essa variedade também é chamada de bela rudbeckia. Tem altura de até 60 cm, flores de cor laranja com pétalas liguladas, flores tubulares marrom-pretas com borda recortada, diâmetro de 10 cm, caule forte e folhas oblongas ou arredondadas. O período de floração dura de 50 a 65 dias, começando em julho. A variedade é resistente a geadas e diversas pragas e doenças.
Goldilox
Arbusto de 40-50 cm de altura, com grandes inflorescências duplas ou semidobradas, de cor amarelo brilhante e centro escuro. O período de floração começa no final de junho e termina com o início das geadas. A variedade é bastante termofílica e desenvolve-se melhor em áreas abertas e ensolaradas.
Condições de cultivo
Para cultivar rudbeckia não é preciso muito esforço, mas ainda assim, se decidir plantar essa flor no seu terreno, você precisa saber em que solo ela se sentirá melhor, qual deve ser a iluminação, temperatura e umidade. E, claro, é preciso saber cuidar da rudbeckia para que ela se desenvolva e se delicie com sua floração brilhante pelo maior tempo possível.
Requisitos de composição do solo
Estas culturas preferem solos ligeiramente ácidos ou neutros e solos soltos. Deve ser permeável e fértil. Ao mesmo tempo, a planta poderá se desenvolver em solo argiloso desde que seja adicionada areia. Em solos pesados, o arbusto se desenvolverá mal.
Localização de iluminação e plantio
Rudbeckias preferem áreas abertas e ensolaradas, mas também se dão bem em áreas semi-sombreadas. Ao mesmo tempo, à sombra parcial, a floração não será tão intensa. Não se deve plantar a flor em locais onde a sombra reina a maior parte do dia. A melhor opção é se o sol brilhar sobre a rudbeckia pelo menos 6 horas por dia.
Temperatura e umidade
Embora esta flor prefira áreas ensolaradas, ela não tolera a seca. O arbusto precisa de rega regular e abundante. Uma opção ideal se houver água subterrânea nas proximidades. A falta sistemática de umidade afeta negativamente a planta. A folhagem enrola-se ou simplesmente cai, as flores ficam mais pequenas e perdem rapidamente o efeito decorativo.
O regime de temperatura corresponde à zona climática temperada.
Os melhores e piores vizinhos de uma planta
Ao escolher vizinhos para esta flor, você não deve optar por plantas de baixo crescimento, pois a rudbeckia é bastante alta e pode suprimir o crescimento das plantas próximas. Além disso, culturas prejudicadas pela umidade excessiva do solo, como rosas, não devem ser plantadas nas proximidades.
Rudbeckia combina bem com verbena anual, especialmente se for plantada entre arbustos de flores ensolaradas. Flox branco, sálvia azul, equinácea e monarda também podem ser bons vizinhos. No outono ficam ótimos com crisântemos, gaillardias, coreopsis e ásteres, e as culturas de cereais também são adequadas como vizinhas.
Plantar em terreno aberto
Antes de plantar uma flor em terreno aberto, deve-se escolher um local e preparar o solo para isso.
Momento do trabalho de plantio
Esta planta é plantada em campo aberto na última semana de maio. Nessa época não há mais geadas noturnas, o tempo se estabiliza, o ar esquenta e com ele o solo. Isto é importante para plantas ainda imaturas e não endurecidas.
Durante o período de enraizamento das flores plantadas, é recomendável monitorar a previsão do tempo.Em caso de geada é necessário fazer um abrigo para a rudbeckia, para isso pode-se usar o agrospan. Depois que a flor cria raízes, ela não tem mais medo de geadas.
Se as sementes forem plantadas imediatamente em campo aberto, isso só poderá ser feito no final de junho. Importante! Ao transplantar rudbeckia em terreno aberto, a temperatura do ar não deve ser inferior a +18 °C.
Preparando o local e o solo
Escolhida a área de plantio de maior sucesso, é necessário cavar até uma profundidade de 20-30 cm, retirar todas as ervas daninhas e nivelar o solo com um ancinho. Se o solo for argiloso, adiciona-se areia, o que aumenta a permeabilidade.
A seguir são feitos furos, a distância entre eles deve ser de 40 a 70 cm, tudo depende da altura do futuro arbusto. Se os buracos estiverem muito próximos uns dos outros, as plantas irão interferir umas nas outras. Esses arbustos não florescerão abundantemente.
Tecnologia de plantio de flores
O primeiro passo é preparar os furos. Depois de escavados, eles são despejados generosamente com água morna. “Fitosporina” ou vários cristais de permanganato de potássio são adicionados primeiro a ele.
A seguir, plante as mudas e cubra-as bem com terra, compactando levemente. Recomenda-se colocar uma camada de cobertura morta por cima, pois a planta crescerá em um local por 3-5 anos. O melhor material para cobertura morta é o composto. A espessura da cobertura deve ser de cerca de 8 cm.
Você também pode semear sementes de rudbeckia diretamente em terreno aberto, após mantê-las em água. Isso ajudará a “despertar” o material. Antes do plantio, são misturados com areia limpa. Ajudará a distribuir mais facilmente as sementes ao longo dos sulcos, que devem estar espaçados de 15 cm.
Cuidados com Rudbeckia
Cuidar da flor é bem simples, basta saber como e quando regar e fertilizar, como podar e replantar a planta em um novo local e também como preparar a rudbeckia para o inverno.
Irrigação e fertilização
As plantas jovens precisam de rega com mais frequência. Mas os arbustos adultos são irrigados apenas durante as secas, desde que a rudbeckia cresça no solo certo. Se o verão foi quente e sem muita precipitação, sem irrigação adicional o arbusto terminará a floração muito antes do final do verão. Após a rega, é necessário soltar levemente o solo e retirar o mato.
Fertilize pela primeira vez duas semanas após o plantio em terreno aberto. E a segunda vez durante a formação dos botões. A melhor opção para isso seria um fertilizante complexo universal ou uma solução à base de verbasco. Também se utiliza uma solução de cinza de madeira e uma infusão de ervas verdes.
Antes da floração, você pode fertilizar com as seguintes opções de fertilização:
- nitrofoska;
- sulfato de potássio;
- "Agrícola 7".
Todas essas drogas são diluídas de acordo com o mesmo princípio. Diluir 1 colher de sopa em 10 litros de água. eu. fertilizantes Por 1 m² m deve levar 3 litros de solução. 2-3 semanas após o início da floração, esta fertilização pode ser repetida.
Poda formativa e rejuvenescedora da planta
Ao longo de todo o período de floração, deve-se inspecionar periodicamente o arbusto e cortar os caules com inflorescências desbotadas até a primeira folha sã. Isso é feito para que os arbustos mantenham suas propriedades decorativas e floresçam por mais tempo. A poda de desbaste também é realizada se os arbustos forem muito densos. Após essa poda, surge um novo crescimento.
No outono, após o término da floração do arbusto, os caules são cortados até a raiz para o inverno. É permitido não fazer isso, mas cortar os caules apenas na primavera, isso não afetará em nada a saúde da planta.
Cuidando após a floração
Rudbeckia termina a floração no outono. Imediatamente depois disso, suas hastes podem ser aparadas. Se durante a poda for descoberta alguma doença no caule, como oídio ou sinais de outras patologias, o material aparado deverá ser queimado. Você não pode enviar esses arbustos para a pilha de compostagem.
Transferir para um novo local
Um arbusto que cresceu em um local por 4-5 anos precisa ser transplantado para um novo local. O arbusto é replantado em setembro-outubro ou março. Este é o momento em que a planta ainda não entrou na fase de crescimento ativo ou já a completou. A melhor hora do dia é de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol.
O arbusto é desenterrado e dividido em várias partes. No novo local, eles também cavam buracos e acrescentam composto ou húmus. Neles são colocados arbustos e cobertos com solo fértil, compactando o solo. Imediatamente após o transplante, as flores são regadas abundantemente.
Pragas e doenças: prevenção e tratamento
Uma camada branca pode aparecer nos arbustos de rudbeckia, na maioria das vezes aparece na parte inferior do arbusto. Estes são sinais de uma doença chamada oídio. Para se livrar dessa doença, deve-se tratar o arbusto com sulfato de cobre. Para isso, dilua 80 g de sulfato de cobre em 10 litros de água. Você também pode usar enxofre coloidal, que é diluído da mesma forma, ou o medicamento “Skor”.
O aparecimento de manchas marrons na folhagem indica que a planta está sendo danificada por um nematóide foliar. Aos primeiros sinais desta doença, deve-se tratar imediatamente o arbusto com um preparado como Nemagon, Nemaphos ou Bazamide.
Isso é feito apenas com variedades perenes de rudbeckia.Os representantes anuais ou bienais infectados desta família são completamente removidos do canteiro e destruídos para evitar a propagação da doença.
Além disso, entre as pragas, o arbusto pode ser atacado por uma lagarta, que come a folhagem da flor. Eles combatem isso com a ajuda de preparações inseticidas.
A melhor prevenção dessas e de todas as outras doenças é o cuidado adequado das flores. Com os devidos cuidados, a planta tem um sistema imunológico forte, não adoece e raramente fica exposta a pragas.
Preparando-se para o inverno
Preparar um arbusto para o inverno envolve podá-lo e cobri-lo. Depois de todos os arbustos serem aparados, eles são cobertos com cobertura morta. Húmus, turfa, ramos de abeto, folhas secas ou grama são adequados para isso. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 7 a 8 cm.
Se os invernos não forem muito rigorosos, pode não ser necessário abrigo, mas se uma geada forte “atingir” repentinamente ou o inverno for sem muita precipitação, há uma grande probabilidade de que os arbustos de rudbeckia congelem.
Nuances de cuidar da rudbeckia dependendo da região de crescimento
Dependendo da região onde a flor cresce, podem surgir algumas nuances no cuidado dela:
- As plantas são plantadas em campo aberto na região norte no mês de junho, e na região sul no final de abril, na parte central, que inclui a região de Moscou, são plantadas, conforme esperado, em maio.
- Muitas vezes, nas regiões do norte, esta flor perene é cultivada como planta anual.
- Na região Norte, na hora de escolher o local para o plantio de arbustos, é preciso dar preferência a áreas sem fortes correntes de ar e inundações. Nesta região, as águas subterrâneas próximas podem prejudicar a planta.
- Para cultivar rudbeckia na Sibéria, é melhor dar preferência a híbridos criados especialmente para condições de vida difíceis.
Como uma flor se reproduz?
Esta planta pode ser propagada de duas maneiras: por sementes e pela divisão do sistema radicular.
Sementes
Ao escolher sementes para propagação, você pode usar dois métodos de cultivo: semear diretamente no solo e por meio de mudas.
Variedades mais caras e raras são frequentemente plantadas através de mudas quando há um número limitado de sementes. E imediatamente são semeadas no solo as variedades comuns, das quais o jardineiro tem bastante. Mas independente da opção escolhida, o material deve estar preparado.
Antes da semeadura, as sementes são colocadas em água a uma temperatura de +20 °C. Eles devem ser mantidos lá por 15 a 20 horas. Em seguida, são colocados sobre papel toalha para secar e remover o excesso de umidade. Agora as sementes estão prontas para semear.
Na semeadura das mudas, as sementes são semeadas em caixas com terra e derramadas com água um dia antes da semeadura. Sulcos rasos são feitos no solo e as sementes são semeadas neles. Então eles são cobertos com uma fina camada de solo. Um filme ou folha de vidro é colocado no topo da caixa.
As sementes são semeadas em campo aberto da mesma forma que nas caixas. Bom saber! Ao semear rudbeckia diretamente no solo, a floração ocorrerá apenas na próxima estação.
Como e quando coletar sementes de rudbeckia
Você pode começar a coletar sementes já em setembro-outubro. Isso deve ser feito em tempo seco, durante o dia. As inflorescências secas são cortadas com tesoura. Em seguida, são cortados ao meio e dispostos em folhas de papel. Deixe-os em local seco e isolado por uma semana até que estejam completamente secos.
As inflorescências secas são esmagadas para que todas as sementes caiam. Eles são colocados em um saco de papel e armazenados em local seco e quente até a primavera.Essas sementes serão adequadas para uso por 3 anos.
Dividindo o mato
Após o arbusto atingir os 3 anos de idade, ele pode ser propagado pela divisão do rizoma. É nessa idade que o sistema radicular está suficientemente formado para tais manipulações.
Um grande arbusto é desenterrado e dividido em várias partes. Para cada parte, cave um buraco, adicione fertilizante e plante parte do arbusto nele. Ao mover um arbusto para um novo local, não se deve retirar a terra aderente, é melhor plantá-lo junto com ele. Desta forma, o arbusto criará raízes rapidamente e criará raízes no novo território. Ao final do plantio, os arbustos devem ser regados.
Que problemas você pode encontrar ao cultivar uma planta?
A rudbeckia perene é uma planta bastante estável e raramente surgem problemas ao cultivá-la:
- A rega excessiva pode causar doenças fúngicas, incluindo o oídio.
- Se não houver rega em tempo seco, a flor pode parar de se desenvolver.
- Às vezes, o sistema raiz congela. Este arbusto é resistente à geada, mas pode morrer durante o frio extremo.
- Ao plantar uma flor através de sementes colhidas por você mesmo, você pode não obter o resultado desejado. As flores cultivadas podem não ter as características da mata-mãe.
A flor é uma excelente opção para decorar um jardim ou jardim florido. É muito utilizado por floristas, pois as inflorescências permanecem frescas por muito tempo após o corte. Rudbeckia é preferida por sua despretensão, floração bonita e duradoura. Se você seguir recomendações simples, não causará muitos problemas.