Uma despretensiosa macieira da variedade Quinti, que não requer atenção especial do jardineiro, fornece generosamente frutos de alto valor nutricional, biológico e químico. Em termos de sabor, as maçãs da variedade autoestéril são classificadas como maçãs de mesa e não como maçãs de sobremesa. A variedade foi desenvolvida por criadores canadenses através do cruzamento de Crimson Beauty e Red Melba. Em 1986, a planta foi incluída no cadastro estadual de árvores frutíferas da região Central da Terra Negra, do Cáucaso e da região do Baixo Volga.
- Visão geral da variedade
- Morfologia da árvore
- Vantagens e desvantagens
- Subespécies
- Primeira Rainha
- Macieira Quinti madura precoce
- Características de uma macieira
- Parâmetros de uma árvore adulta
- Crescimento anual
- Quando ocorre a frutificação?
- Resistência ao frio
- Saborear qualidades de maçãs
- Conteúdo de substâncias úteis e nutritivas em maçãs
- Benefícios e possíveis danos de comer maçãs Quinti
- Plantando mudas
- Preparando o solo para o plantio de mudas
- Mapa de marcação da área para plantio
- Preparando o cenário
- Dimensões da cova para mudas
- Nuances na escolha de mudas
- Quando plantar
- Tecnologia de pouso
- Tecnologia agrícola
- Cuidando da macieira
- Apare e dê forma à coroa
- O que fazer durante a floração
- Regar árvores
- Medidas de controle de doenças e pragas
- Recarrega
- Variedades polinizadoras
- O que você precisa prestar atenção ao amadurecer e frutificar
- Características de cultivo em solos arenosos
- Coleta de frutas
- Dicas de armazenamento
- região de Moscow
- Região de Krasnodar
Visão geral da variedade
A variedade de macieira Quinti é uma variedade de verão e não tem vida útil longa. Possui alto nível de resistência ao oídio. Não tem medo do calor e da seca, mas a variedade Quinti não resiste às fortes geadas.
Morfologia da árvore
O tronco alto da macieira Quinti está quase escondido por uma folhagem densa. Os galhos de uma árvore dessa variedade tendem para cima e os galhos do esqueleto se estendem do tronco quase em ângulo reto. A copa é larga, oval e pouco espessada, o que permite que os raios do sol acariciem cada fruta, independentemente da camada de cachos em que se encontre.
A casca do tronco e ramos é castanha com tonalidade esverdeada. As flores da macieira são grandes, brancas e não apresentam outros tons.
Com frutificação abundante, os frutos não ultrapassam 125 g de peso, uma pequena colheita sugere que o peso de cada maçã pode chegar a 175 g. O tamanho e a cor dos frutos de uma árvore são iguais. A maçã tem dois tipos de cor - o lado verde e o lado avermelhado.
Vantagens e desvantagens
Prós:
- precocidade;
- resistência ao calor e à seca;
- alto nível de transportabilidade.
Desvantagens:
- baixa robustez no inverno;
- imunidade fraca à crosta.
Subespécies
A diferença entre as subespécies da macieira Quinti está no tamanho dos frutos, as principais características da variedade permanecem praticamente inalteradas.
Primeira Rainha
Variedade de inverno da variedade Quinti, criada na Holanda. A maturação técnica do fruto ocorre na segunda década de outubro. Os frutos redondos cônicos chegam a pesar 250 g, a casca verde-amarelada é uniformemente coberta por um blush borrado de cor vermelha brilhante. Excelente apresentação e alto sabor da suculenta polpa agridoce são as características distintivas do Early Queen, que possui alta resistência ao gelo. Assim como seu protótipo, a variedade é autoestéril. Requer vizinhos polinizadores autoférteis: Gala, Champion, Everest.
Macieira Quinti madura precoce
Lista de regiões em que a colheita da macieira Quinti amadurece mais cedo do que na Rússia central:
- Astracã;
- Vologda;
- Região de Krasnodar;
- Kursk;
- Lipetsk;
- Região do Volga;
- Rostov;
- Ossétia do Norte.
Características de uma macieira
Para cultivar a variedade Quinti em regiões quentes, utilizam-se principalmente macieiras de baixo crescimento em um porta-enxerto anão. É mais fácil colher e sua frutificação começa já na safra seguinte após o plantio em local permanente.
Parâmetros de uma árvore adulta
No porta-enxerto semente, a macieira Quinti atinge 5 metros de altura, no porta-enxerto anão o topo da copa não atinge a marca dos 2 metros.
Polinização e floração
A macieira é polinizada por macieiras autoférteis com os mesmos períodos de floração da variedade Quinti. Isso explica a alternância de fileiras da variedade Quinti e outras macieiras em grandes jardins. Sem proximidade com variedades polinizadoras, grandes flores brancas nunca formarão um ovário. Os polinizadores, como o próprio Quinty, devem entrar na fase de floração no início de meados de maio.
Crescimento anual
Nas macieiras de tamanho médio da variedade Quinti, os ramos esqueléticos alongam-se de 5 a 6 cm ao longo da estação. No porta-enxerto anão, a árvore a priori não tem estrutura esquelética, são colunares - os cachos estendem-se diretamente do porta-malas. Aos 5 anos, a macieira Quinti, de baixo crescimento, atinge sua altura máxima, o crescimento dos cachos depende em grande parte da quantidade de chuva e da cor do sol. O comprimento do broto é ajustado no outono durante a poda.
Quando ocorre a frutificação?
Pela primeira vez, a colheita de uma macieira Quinti de tamanho médio (em porta-enxerto de sementes) é feita na 5-6ª safra. De macieiras de baixo crescimento já no segundo ano. A frutificação é regular e não depende de desastres naturais. Em climas quentes, podem ser feitas 2 colheitas de uma árvore por estação. Normalmente, os frutos amadurecem no final de julho.
Resistência ao frio
A robustez invernal da macieira Quinti é média com os devidos cuidados. A falta de medidas para isolar o tronco e o solo para o inverno reduz a resistência da planta ao congelamento.
Proteção contra doenças e pragas
O principal inimigo das macieiras Quinti é a sarna, doença causada pelo encharcamento excessivo do solo. Se o jardineiro não consegue evitar chuvas e inundações, qualquer pessoa pode criar uma drenagem de alta qualidade na hora de plantar uma muda.
As etapas obrigatórias das medidas de prevenção de danos fúngicos, bacterianos e de madeira causados por pragas de insetos são as seguintes:
- pulverização oportuna da árvore com doses preventivas de agentes contra sarna e oídio;
- cobertura morta do solo de alta qualidade;
- afrouxar o solo em um raio de 1,5-2 metros do tronco;
- aplicação de fertilizantes balanceados foliares e radiculares;
- caiação do tronco com cal com adição de substâncias contendo cobre;
- poda sistemática de rebentos velhos e ramos danificados.
Se a doença ocorrer, as doses profiláticas dos medicamentos são substituídas por soluções mais fortes e os tratamentos são realizados em intervalos de 7 a 10 dias.
Saborear qualidades de maçãs
As maçãs de verão cultivadas em áreas ensolaradas são suculentas e doces. A acidez agradável confere à fruta um encanto único. A avaliação da degustação da casta Quinti por especialistas é de 4,6 pontos em 5 possíveis.
Conteúdo de substâncias úteis e nutritivas em maçãs
Os frutos da variedade Quinti por 100 g contêm:
- Ácido ascórbico - 8,4-11,2 mg.
- Fibra (matéria seca) - 15,9-16,8%.
- Ácidos - 0,53-0,6%.
- Açúcares de frutas - 10,3-11,2%.
Benefícios e possíveis danos de comer maçãs Quinti
Como todas as frutas de maçã, o Quinti é rico em vitaminas e minerais. Nada como as maçãs repõe o ferro no corpo, que é necessário para normalizar a hemoglobina no sangue. A fibra melhora o metabolismo, absorve e remove toxinas.
Maçãs doces podem ser prejudiciais para pessoas com tendência ao diabetes e para alérgicos que têm contraindicação no consumo de frutas vermelhas.
Plantando mudas
A saúde da planta e a qualidade da colheita dependem da época de plantio, da correta seleção das mudas enxertadas em determinado tipo de porta-enxerto, do enriquecimento de alta qualidade e do preparo do solo.
Preparando o solo para o plantio de mudas
O solo é escavado no outono, as ervas daninhas e os rizomas são arrancados da grama, mas os torrões de terra não são quebrados, para que durante um inverno com pouca neve a terra não vire pó. Apenas parte do solo, que servirá para preencher parcialmente a cova de plantio, é totalmente solta.Este solo será misturado com nutrientes - húmus, estrume, turfa, cinzas e nutrição complexa de raízes, utilizados para melhorar a fertilidade do solo na região onde as mudas são plantadas.
Mapa de marcação da área para plantio
É necessário manter um intervalo de 5 metros entre mudas com estrutura esquelética de árvore, tanto na fileira entre as mudas de Quinti quanto nas fileiras com macieiras polinizadoras vizinhas.
Preparando o cenário
O solo para o plantio de uma árvore de médio porte deve ser denso, mas permeável à água e ao ar. Em solos franco-arenosos, onde predomina a argila em vez da areia, o solo deve ser solto adicionando-se areia e cinzas à área. Os jardineiros seguirão o mesmo procedimento se for necessário reduzir a acidez do solo.
Solos arenosos e soltos são extremamente difíceis de fortalecer; para fazer boas colheitas neles, é necessário preparar-se para a reposição sistemática do solo com minerais, nitrogênio e outras substâncias úteis.
Dimensões da cova para mudas
Para uma planta de tamanho médio, a largura e profundidade da cova de plantio das macieiras Quinti é de 1,5 m, largura - 2 M. Para plantas de baixo crescimento em porta-enxerto semi-anão, a largura da cova pode ser menor, conforme para mudas com sistema radicular fechado - 1 metro de largura e igual profundidade.
Nuances na escolha de mudas
Na hora de escolher as mudas, é preciso atentar para a presença de haste enxertada. Sua ausência indica que o jardineiro está diante de uma fuga selvagem. O rizoma não deve apresentar danos, caso contrário a árvore adoecerá e passarão mais estações antes da primeira colheita do que o indicado na descrição da variedade.
Quando plantar
Em regiões com clima ameno e favorável, o Quinti pode ser plantado na primavera, quando chega o tempo quente, quando o solo já não congela.A árvore criará raízes bem em solo devidamente preparado. Para áreas da zona intermediária - Moscou, Noroeste, região de Leningrado, o plantio de outono é recomendado após o derretimento da neve e o estabelecimento de temperaturas médias diárias positivas.
Tecnologia de pouso
Uma cova com drenagem, nutrientes e camada regular de solo é preparada no outono, independente da época prevista de plantio. A muda é colocada sobre um monte improvisado, onde a camada superior do solo é comum, não enriquecida, e suas raízes estão distribuídas uniformemente por toda a cova. Uma muda de árvore de baixo crescimento precisará de apoio, antes de baixá-la sobre um canteiro de terra preparado, uma estaca deve ser cravada no meio do buraco. Uma muda será amarrada a ela.
Tecnologia agrícola
O complexo de cuidado de árvores - tecnologia agrícola, consiste na execução metódica de todas as etapas das atividades que visam a obtenção de uma árvore sã e de uma grande colheita.
Cuidando da macieira
Cuidar de uma macieira começa antes mesmo de ela ser plantada. Para fortalecer o sistema radicular e provocar o rápido crescimento das plantas na primeira safra, o sistema radicular é imerso em uma solução de estimulador de crescimento por 24 horas.
Apare e dê forma à coroa
Os rebentos que se alongaram mais de 60 cm durante o verão devem ser encurtados. Considerando que a copa da variedade Quinti tem formato redondo, ela deve ser respeitada na poda dos ramos esqueléticos, sendo que os inferiores devem ser um pouco mais longos que cada camada subsequente.
O que fazer durante a floração
Para fortalecer as flores dos galhos e aumentar sua força para a formação dos ovários, é necessário saturar o solo com nitrogênio. Vermes, ácaros e outros insetos vão querer se deliciar com folhagens frescas, o que significa que na fase de formação dos botões é necessário pulverizar contra as pragas.
Regar árvores
A necessidade de irrigação adicional depende inteiramente das características climáticas e geográficas da área. As macieiras que crescem em regiões áridas e ensolaradas precisam ser regadas uma vez por semana, na proporção de 10 litros de água por metro de altura da árvore. Em áreas com chuvas periódicas, a rega é realizada durante a desidratação prolongada do solo.
Medidas de controle de doenças e pragas
Os inseticidas são usados contra os insetos, a pulverização com eles para fins preventivos é feita antes da abertura dos botões e do início da fase de floração. Eles ajudarão de:
- besouro das flores;
- mariposas;
- Inseto cochonilha californiano;
- mosca-serra;
- ácaro das frutas vermelhas;
- pulgão da maçã verde;
- cinco tipos de rolos de folhas;
- Borboleta branca americana;
- mariposa da maçã.
Se ocorrerem danos à árvore por insetos ou doenças, as áreas danificadas da árvore deverão ser cortadas e queimadas, as áreas cortadas deverão ser tratadas com verniz de jardim e a árvore deverá ser tratada com uma solução forte de calda bordalesa e fungicidas. . Para prevenir recaídas, a pulverização com doses profiláticas das composições é realizada em intervalos de 7 a 10 dias.
Recarrega
No enriquecimento dos solos, é necessário utilizar esterco e guano com extrema cautela, pois a matéria orgânica é um ambiente favorável à invernada de insetos-praga e à proliferação da microflora patogênica, que causa danos bacterianos à casca, à madeira e aos frutos.
Variedades polinizadoras
Não há recomendações especiais para variedades polinizadoras, o principal é que a variedade plantada no bairro seja autofértil e suas datas de floração coincidam o mais próximo possível com Quinti.
O que você precisa prestar atenção ao amadurecer e frutificar
Manchas verde-marrons que aparecem nas folhas são um sinal de crosta, à qual as macieiras Quinti têm imunidade extremamente fraca.A crosta se desenvolve muito rapidamente, afetando folhagens e frutos, por isso é necessário agir sem demora - desbastar a copa, retirar e destruir os galhos afetados, fazer pulverizações terapêuticas, adicionar fertilizante potássico ao solo.
Características de cultivo em solos arenosos
Para preservar o nitrogênio introduzido no solo através da irrigação e fortalecer o solo, o espaço do tronco da árvore é semeado com grama, principalmente cardo. Suas longas raízes irão prender o solo arenoso. Para saturar o solo com substâncias úteis ao desenvolvimento da macieira Quinti, introduz-se húmus misturado com areia e húmus sob as raízes na cova de plantio.
O que você precisa saber sobre a colheita
Você pode coletar até 120 kg de maçãs de uma árvore, elas amadurecem ao mesmo tempo, mas não será possível armazená-las por mais de 3 semanas, mesmo que colhidas na fase de maturidade técnica, e não de consumo. A transportabilidade dos frutos é baixa.
Coleta de frutas
As maçãs devem ser colhidas diretamente dos galhos; as maçãs caídas não duram nem três dias.
Dicas de armazenamento
A temperatura ideal para armazenar maçãs Quinti é de 0 a +10 °C. Cada fruta deve ser isolada de suas vizinhas, mas ao mesmo tempo o fluxo de ar deve estar aberto para ela; esta condição pode ser alcançada embrulhando-a em jornal, papel vegetal ou lenço de papel.
É melhor armazenar maçãs embaladas não em caixas de madeira, mas em caixas de plástico, pois elas não contêm patógenos de podridão ou outra microflora patogênica.
Usando maçãs na culinária e na agricultura
As maçãs doces são uma excelente matéria-prima para fazer geléias, conservas e compotas com o mínimo de adição de açúcar. As maçãs secas são uma excelente matéria-prima para a confecção de compotas. Como só podem ser guardados em bolsas de lona, também vão dar um aroma de verão ao ambiente.
Cultivo regional
O momento da floração, da frutificação e da qualidade da colheita - equilíbrio de açúcares e ácidos - depende das características climáticas da região.
região de Moscow
Para a região de Moscou, a época típica para o plantio de macieiras Quinti é em meados de outubro - um mês antes do início da primeira geada. Levando em consideração a umidade do solo e a possibilidade de ocorrência próxima de aquíferos, a camada de drenagem na cova de plantio deve ocupar no mínimo 60 cm.
Região de Krasnodar
Uma região com solos férteis não necessita de grande quantidade de adubação para macieiras da variedade e todas as subespécies de Quinti nos meses de primavera, mas se a macieira der frutos duas vezes por temporada, será necessária uma grande quantidade de nitrogênio; será necessário deve ser aplicado como alimentação foliar após a primeira colheita.