As variedades de macieiras de maturação tardia não têm muito espaço no jardim, especialmente nas regiões da Sibéria e dos Urais. Lá eles simplesmente não têm tempo de amadurecer durante o verão. Mas é necessário ter de 1 a 2 macieiras da variedade Alesya no jardim, pois elas fornecerão frutas perfumadas durante todo o inverno. E estas são substâncias e vitaminas úteis para o corpo humano.
- Descrição e características da macieira Alesya
- Dimensões de uma árvore adulta
- Crescimento anual
- Frequência de frutificação
- Produtividade
- Avaliação de degustação
- Resistência do inverno
- Resistência a doenças
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como escolher a muda certa
- Características do pouso de Alesya
- Datas e local de pouso
- Distância entre árvores
- Técnica de pouso
- Cuidado de árvore
- Aparar e modelar
- Polinizadores
- Regar e fertilizar
- Doenças e pragas
- Crescendo em diferentes regiões
- Nos arredores de Moscou
- Na faixa do meio
- Em Altai, Urais e Sibéria
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da macieira Alesya
Não foi sem razão que os criadores bielorrussos trabalharam arduamente para criar uma variedade de macieira com muitas características positivas. O resultado foi uma espécie de maturação tardia, através do cruzamento de variedades populares de frutas como banana e framboesa bielorrussa. A macieira recebeu de seus pais tudo de positivo, no que diz respeito ao sabor, à qualidade do fruto e à resistência aos efeitos adversos do clima e dos microrganismos patogênicos.
Dimensões de uma árvore adulta
Uma característica distintiva da árvore frutífera é sua baixa estatura. Desenvolvendo-se lentamente, atinge 3, menos frequentemente 4 metros na idade adulta. O tronco da macieira é coberto por uma casca acastanhada e os rebentos são acastanhados. A copa da variedade é compacta e esférica. Devido à sua folhagem média, não é espessada e é bem ventilada.
Crescimento anual
A coroa do tipo esporão aberto é fracamente reabastecida com novos brotos. O crescimento aparece lentamente. Somente no primeiro ano de vida aumenta 80-90 centímetros e, em uma árvore adulta, 1 metro.
Frequência de frutificação
A fruticultura híbrida começa a frutificar a partir do 4º ano de vida. Com muito cuidado, produz altos rendimentos de deliciosas maçãs todos os anos.
Produtividade
Para obter altos rendimentos é necessário enxertar a variedade. Acredita-se que é melhor usar espécies de cultivo de médio porte para a variedade de macieira Alesya. Então você pode colher 20 quilos de maçãs por árvore.
Avaliação de degustação
A descrição dos frutos da variedade contém qualidades como:
- formato redondo com ligeiro achatamento;
- casca de espessura média, brilhante, de cor amarela com um blush brilhante espalhado por toda a superfície da maçã;
- polpa, estrutura ligeiramente densa e de grão fino;
- o sabor é agridoce.
Os provadores atribuem à fruta uma pontuação de 4,3 pontos. Com o tempo, a maçã fica mais saborosa, mais doce e a polpa fica mais solta.
Resistência do inverno
A variedade macieira é resistente às baixas temperaturas, por isso tem se difundido em áreas de clima temperado.
Se a temperatura no inverno cair abaixo de 30 graus Celsius, é necessário cobrir as plantações com ramos de abeto ou camadas de material não tecido.
Resistência a doenças
A fruticultura possui um gene de imunidade à sarna e ao oídio, recebido de seus “pais”. A infecção por outros fungos e bactérias patogênicas é possível se a planta estiver enfraquecida e a colheita for realizada incorretamente.
Vantagens e desvantagens da variedade
A vantagem de escolher a variedade de macieira Alesya é que a colheita de maturação tardia:
- não danificado por geadas e geadas de primavera;
- é decorativo devido à bela copa e ao baixo crescimento da árvore;
- frutifica consistentemente com maçãs de excelente sabor e aroma;
- resistente a desastres climáticos e doenças.
As propriedades positivas da casta incluem o facto dos frutos durarem bem e por muito tempo com sabor e aroma melhorados até à primavera. Além disso, as maçãs não caem da árvore à medida que amadurecem. A variedade não apresenta desvantagens óbvias, mas se não for bem cuidada, a macieira pode ser danificada por pragas e doenças.
Como escolher a muda certa
A seleção de uma muda de macieira varietal Alesya é feita levando-se em consideração que ela é:
- um ou dois anos sem ramos ou com 2-3 ramos salientes num ângulo de 45-90 graus;
- nenhum dano ou podridão na casca;
- com sistema radicular forte, elástico, úmido, sem podridão.
Uma árvore de tamanho médio é adequada para áreas onde as águas subterrâneas ficam a uma profundidade de 2 a 2,5 metros da superfície. Se o solo do jardim estiver encharcado, a macieira pode morrer. É melhor comprar uma muda de macieira Alesya em um viveiro. Este método de compra é mais confiável do que comprá-lo de um jardineiro desconhecido.
Características do pouso de Alesya
Quando uma variedade de macieira é selecionada para cultivo, um local no jardim é selecionado para a muda. O local deve ser adequado para a árvore específica. Aqui, são levados em consideração tanto os parâmetros da copa quanto as características do solo preferidas pela fruticultura.
Datas e local de pouso
Recomenda-se plantar macieiras no outono e na primavera. Tudo depende da região e do clima. O procedimento da primavera ocorre no início, quando os botões ainda não começaram a florescer. Nesse caso, a cova de plantio é preparada com antecedência, preferencialmente no outono. Até 10 de outubro, o plantio de macieiras no outono está concluído.
Se não tiver tempo, terá que colocar as mudas de macieira no solo ou porão e deixá-las até a primavera.
Graças à compactação da copa e ao crescimento lento, a macieira Alesya não necessita de muito espaço. A área de plantio deve ser bem iluminada pelo sol e não soprada por ventos frios. Mas o solo deve ser neutro em acidez, sem alagamento e salinidade.
Distância entre árvores
As covas de plantio de macieiras da variedade Alesya são preparadas a uma distância de 4 a 5 metros uma da outra. A distância entre as linhas é de 2,5-3 metros.
Técnica de pouso
A escavação do buraco é realizada o mais tardar 2 a 3 semanas antes do plantio. A camada fértil superior removida é dobrada separadamente para que possa posteriormente ser usada para preencher o buraco. E é aqui que o húmus e os fertilizantes minerais são úteis. Após misturar os componentes da mistura de solo, preencha um buraco de 50 centímetros de profundidade por 2 terços.
Em seguida, um monte de húmus é colocado no meio do balde.Uma muda de macieira é colocada no meio, com as raízes esticadas. Segurando a árvore pelo topo, eles começam a tapar o buraco. Ao mesmo tempo, sacuda constantemente a macieira para que o solo fique uniformemente entre as raízes. Não se esqueça do colo da raiz, que fica 1 a 2 centímetros acima do nível do solo. Quando denso - no mesmo nível da superfície da terra. A estaca está presa ao lado da muda.
O próximo passo é compactar o solo ao redor da árvore. Em seguida, fazem um rolo, marcando os limites do círculo do tronco da árvore. No final, irrigue o buraco com 3 a 5 baldes de água para cada um.
Cuidado de árvore
Após o plantio, a atenção do jardineiro está voltada para a criação de um esqueleto forte da macieira. Além disso, cuidar do solo do jardim desempenha um papel importante.
Aparar e modelar
Embora a variedade de macieira Alesya tenha copa tipo espora, a poda ainda terá que ser feita. Para uma árvore jovem, é necessária uma cirurgia para formar o esqueleto principal da árvore e posteriormente regular a frutificação. O principal método de poda de uma macieira jovem é por encurtamento. Ao cortar levemente parte do comprimento dos brotos anuais, a copa fica ramificada e arredondada. É necessário encurtar o crescimento anual se for superior a 30 centímetros. Se você podar muito, o período de frutificação também será atrasado.
Na macieira Alesya adulta, a copa é apenas desbastada, removendo galhos quebrados e doentes, além de galhos pendurados e cruzados. O objetivo do desbaste será transformar os brotos de crescimento em frutíferos e evitar a morte dos ramos dos frutos.
Polinizadores
Para uma melhor frutificação, as macieiras precisam de polinização. Pode ser realizado por insetos. Para isso você precisará de abelhas e vespas. Mas as macieiras plantadas nas proximidades com períodos de maturação tardio também ajudam.
Regar e fertilizar
Após o plantio da macieira, é necessário cobrir o círculo do tronco da árvore. Isso mantém o solo úmido e a área livre de ervas daninhas.
As árvores devem ser regadas 4 a 5 vezes durante o verão, ajustando a frequência da irrigação dependendo das condições climáticas. Nos verões secos, as culturas hortícolas são regadas mais 3 semanas antes da colheita, aproximadamente na primeira quinzena de setembro. Cada vez use até 60-100 litros por metro quadrado.
Ao trocar a cobertura morta, turfa ou húmus são incorporados com uma pá a uma profundidade não superior a 5-8 centímetros. Além disso, é necessário fertilizar os sulcos próximos à macieira com verbasco e excrementos de pássaros, dissolvendo-os em água. Quanto aos fertilizantes minerais, é adequado o uso de compostos de fósforo-potássio. São substituídos por cinza de madeira, diluindo 50 gramas em 10 litros de água.
Se não forem feitos sulcos, o fertilizante é aplicado em toda a área do círculo do tronco da árvore.
É necessário adicionar fertilizantes de nitrogênio e potássio após o florescimento da macieira. Isso ajuda a melhorar o crescimento vegetativo e o desenvolvimento dos frutos. Em julho, tome 15 gramas de superfosfato e 7 gramas de sal de potássio por balde de água. Essa fertilização leva a uma melhor formação da colheita, ao amadurecimento acelerado da madeira e à formação de botões frutíferos. A taxa de aplicação de fertilizante é de um balde de fertilizante por 2-3 metros lineares de sulco.
Doenças e pragas
A crosta e o oídio raramente são encontrados na variedade de macieira Alesya. Mas é possível que a árvore infeccione:
- queimadura bacteriana;
- podridão de frutas;
- ferrugem.
O fungo da podridão das frutas faz com que as maçãs estraguem e sua polpa endureça. Para preservar a planta, é necessário coletar frutos danificados e cortar galhos doentes. É melhor pulverizar a árvore com fungicidas.
O escurecimento da folhagem e dos brotos no início do verão está associado à queimadura bacteriana.O combate à doença é feito cortando galhos e tratando com solução de sulfato de cobre. Antibióticos como Fitolavin também são usados.
Entre as pragas, os pulgões podem ser encontrados nas folhas das macieiras. Se houver muitas joaninhas no jardim, elas mesmas enfrentarão o inseto parasita. Soluções de raízes de dente-de-leão e sabão em pó são eficazes contra pulgões.
As lagartas da mariposa causam enormes danos às macieiras. Você pode salvar seu jardim deles com inseticidas. Para matar borboletas, use recipientes com uma mistura de água e querosene. À noite, uma lâmpada é acesa acima dos potes, então as borboletas voam em direção ao fogo e morrem ao cair no líquido. Para repelir borboletas, você pode usar naftalina, que ficam penduradas em sacos nas árvores.
Crescendo em diferentes regiões
A variedade de macieira Alesya está distribuída por toda a Rússia, exceto nas regiões do norte. Dependendo do zoneamento, é necessário organizar os cuidados com a cultura.
Nos arredores de Moscou
Na região de Moscou, a variedade é cultivada sem problemas. Os frutos têm tempo de atingir a maturação técnica. E as maçãs são armazenadas com sucesso durante todo o inverno.
Na faixa do meio
A Rússia Central, com seus verões úmidos e invernos com neve, é adequada para o plantio de macieiras de maturação tardia. Nenhum cuidado especial é necessário com a colheita.
Em Altai, Urais e Sibéria
É mais difícil fazer com que as maçãs amadureçam completamente nessas áreas. Portanto, você precisa escolher esta macieira para crescer pensando nisso. Também é necessária a preparação cuidadosa das árvores para o inverno. Isso inclui abrigo e caiação do tronco.
Colheita e armazenamento
As colheitas de maçãs perfumadas da variedade Alesya são colhidas no final de setembro - meados de outubro. Neste ponto atingem a maturidade técnica, mas leva tempo para comê-los.Após um ou dois meses de armazenamento, o sabor das maçãs melhorará.
Armazene a colheita em caixas de madeira a uma temperatura de 1-3 graus acima de 0. É necessário inspecionar regularmente as frutas, retirando as podres e danificadas.