Diversas variedades de cerejas são plantadas não só no sul, mas também nas latitudes médias. Esta fruteira com caroço não tem medo da seca e do calor, mas não tolera o excesso de umidade, não gosta de solo pesado e adora solo fértil. Se houver falta de nutrientes no solo, poucos frutos se firmam. A fertilização das cerejas ajuda a aumentar a produtividade e o tamanho dos frutos. A árvore responde bem à matéria orgânica e necessita de microelementos. Se não aplicar fertilizantes, a planta se desenvolve mal e começa a ser afetada por doenças.
- Métodos de alimentação
- Sub-raiz
- Foliar
- Tempo e taxas de aplicação de fertilizantes
- na primavera
- No verão
- no outono
- Cuidados especiais com cerejas
- Ao plantar mudas
- Árvores jovens
- Durante a floração
- Durante a frutificação e após a colheita
- Características de alimentar uma velha árvore
- Tipos e características dos fundos
- Uréia
- Superfosfato
- Fertilizantes potássicos
- Nitrato de amônio
- Composto
- Cinzas
- Lima
- Dolomite
- Soluções minerais
Métodos de alimentação
Para melhorar a estrutura do solo, muito exigente para as cerejas, é necessária matéria orgânica. Ao aplicar esterco ou excrementos de galinha, o solo fica solto.
De fertilizantes minerais ao alimentar a árvore recebe:
- boro e cobre;
- selênio e enxofre;
- manganês e ferro;
- fósforo e potássio.
Esses componentes estão incluídos no nitrato de amônio, nitroammofosfato, superfosfato e uréia. As cerejas precisam de nitrogênio no início da estação de crescimento.
Sub-raiz
Soluções e fertilizantes secos são usados para alimentação. Eles são trazidos para o círculo do tronco da árvore, mas antes disso o solo próximo à cerejeira é necessariamente solto e regado. Uma planta jovem ou muda precisa de cerca de 3 baldes de água, uma planta adulta - até 60 litros.
Quando a umidade é absorvida, os fertilizantes secos são aplicados a uma distância de 0,5-3,5 m do tronco, que são simplesmente espalhados pela superfície e cobertos com um ancinho. Soluções líquidas são derramadas no solo. Com essa alimentação, as cerejas recebem grande quantidade de nutrientes.
Foliar
Os galhos, folhas e tronco das mudas de três e quatro anos são pulverizados com fertilizantes, e o círculo radicular também é tratado com solução líquida. O procedimento começa em um dia nublado, de manhã cedo ou à noite. Os olhos são protegidos com óculos de proteção, as mãos com luvas de borracha e as vias respiratórias com respirador. As cerejas são processadas com um pulverizador.
Deve-se tentar não exagerar nos fertilizantes para alimentação, pois seu excesso leva a:
- à queda de folhas;
- eliminação do ovário;
- para o desenvolvimento de clorose.
A árvore adoece quando há falta de zinco e supersaturação de nitrogênio ou potássio.As cerejas são alimentadas com adubo verde, que é semeado nos círculos do tronco das árvores, depois ceifado e plantado em pouca profundidade perto da planta. Mostarda, ervilhaca, centeio e ervilha são plantados em uma área onde será plantada uma horta no próximo ano.
Tempo e taxas de aplicação de fertilizantes
As árvores jovens precisam de menos micro e macroelementos do que as cerejas adultas. Se forem devidamente alimentados quando plantados no solo, não precisam mais ser fertilizados nem no verão nem no outono do mesmo ano. Após regar o solo, adiciona-se cloreto de potássio - 25 g e superfosfato 40 - na cova preparada para a planta.As substâncias são despejadas misturando húmus com terra e húmus.
Após o plantio das cerejas, além dos fertilizantes minerais, também pode-se adicionar matéria orgânica na forma de 1 kg de cinzas e 3 de esterco podre. A quantidade dessas substâncias utilizadas na alimentação também não deve ultrapassar a norma.
na primavera
Enquanto as árvores estão dormentes e os botões não floresceram, recorrem à pulverização com calda bordalesa. Para prepará-lo, 300 g de sulfato de cobre e cal são dissolvidos em um balde de água. Este procedimento ajuda a prevenir a proliferação de fungos e satura as árvores com um dos microelementos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento.
O cronograma de alimentação para o período da primavera é elaborado levando-se em consideração a idade da planta. Antes que as flores apareçam, as cerejas de 2 a 4 anos são borrifadas com uma solução de uréia. Para fazer isso, uma caixa de fósforos de grânulos é misturada em um balde com água. O fertilizante contendo nitrogênio é aplicado sob as raízes.
As cerejas adultas precisam ser alimentadas três vezes na primavera. A primeira vez é pulverizada com uréia. A substância é ingerida na mesma concentração das plantas jovens. O nitrato de amônio está embutido no círculo do tronco da árvore.
Quando as cerejeiras florescem, o fertilizante é preparado para alimentação. Misture um litro de verbasco e 2 xícaras de cinzas em 10 litros de água.Um balde é colocado sob uma árvore de até 7 anos e sob uma cerejeira mais velha - 20 a 30 litros de líquido nutriente.
Para evitar a queda do ovário, após 2 semanas as raízes são alimentadas com uma solução, para cujo preparo se toma:
- 35 g de superfosfato;
- colher de sulfato de potássio;
- 10 litros de água.
Tais substâncias não devem ser utilizadas em grandes doses, pois não aumentarão o rendimento e também podem prejudicar a planta.
As frutas ficarão mais saborosas se você borrifar as cerejas com ácido succínico, que só precisa de um terço de grama por balde de água para alimentação.
Para que as árvores do jardim o deliciem com a colheita dos frutos, você deve:
- Verifique os níveis de acidez do solo.
- Aplique fertilizantes em solo úmido.
- Durante a floração, atraia abelhas com mel.
Se aparecerem manchas brancas na superfície da terra, adicione cinza ou cal ao círculo do tronco da árvore. Adicione ácido ao solo alcalino para fertilização - cítrico, acético, málico.
No verão
Mudas e árvores jovens não precisam ser fertilizadas em julho ou agosto. Para as cerejas não produtivas, os nutrientes presentes no solo são suficientes. As plantas que já estão produzindo frutos são alimentadas no início do verão. Nitroammophoska é adicionado ao círculo do tronco da árvore, uma colher e meia de sopa da substância é dissolvida em um balde de água.
Em agosto, as árvores são fertilizadas com superfosfato, utilizando 25 g de pó para cada 10 litros de líquido. Você pode substituir o produto mineral por 2 xícaras de cinzas. A alimentação adequada no final do verão promove a formação de botões para o próximo ano.
no outono
Para restaurar o solo esgotado e ajudar as cerejas a resistir normalmente às geadas de inverno, após o amadurecimento dos frutos, devem ser aplicados fertilizantes e as árvores podadas. Um balde de água misturado com 25 g de sulfato de potássio é adicionado ao círculo do tronco das plantas de até 4 anos.
Em setembro e até o final de outubro, são adicionados 3 ou 4 quilos de húmus a uma profundidade de 15 cm, mas a fertilização não é feita todo outono, mas uma vez a cada 3 anos.
As árvores que já estão dando frutos são fertilizadas com superfosfato. Uma cereja necessita de 300 g de grânulos da substância. Adicione cinzas sob a planta na proporção de um copo para cada 10 litros de água. A cada poucos anos, até 4 baldes de composto são enterrados no círculo do tronco da árvore, a uma profundidade de 20 cm.
Para o inverno, após as primeiras geadas leves, as cerejas são borrifadas com uma solução de uréia.
As plantas com sete anos ou mais são alimentadas com superfosfato em uma quantidade não superior a meio quilo em outubro, e cerca de um copo de cloreto de potássio é adicionado ao solo. As cerejas precisam dessa alimentação uma vez a cada 3 anos. Todo outono, as árvores são borrifadas com uréia e regadas abundantemente, utilizando até 10 litros de líquido por planta adulta.
Cuidados especiais com cerejas
Os veranistas e proprietários de terrenos rurais que cuidam da cultura dos frutos de caroço e não se esquecem da fertilização podem contar com uma colheita de frutos silvestres saborosos e grandes. As árvores precisam de umidade, nutrientes, proteção contra pragas, prevenção de doenças e poda anual.
Ao plantar mudas
Para que a árvore jovem decole e comece a se desenvolver, no outono é preparado um buraco no qual é despejado o seguinte:
- estrume podre - 2 baldes;
- sal de potássio - 1 colher;
- cinza de madeira - 1 kg;
- superfosfato - 2 colheres de sopa. eu.
As mudas precisam de mais umidade do que os adultos. No tempo seco, são regados a cada 2 semanas. A primeira alimentação dessas cerejas é necessária após 2 anos, pois possuem nutrientes suficientes que foram adicionados durante o plantio.
Árvores jovens
As plantas que ainda não produzem frutos são fertilizadas com matéria orgânica na forma de composto e esterco. As cerejas que já começaram a frutificar são alimentadas pelo menos 3 vezes durante o período de cultivo.As árvores de sete anos precisam de minerais adicionais a cada dois anos.
Durante a floração
A fertilização das raízes com matéria orgânica das frutas com caroço é necessária quando os botões começam a se abrir. Debaixo de uma árvore jovem é colocado um balde de água, no qual se dissolve um quilo de verbasco, para plantas com mais de 7 anos a quantidade da substância aumenta 2 vezes.
Durante a frutificação e após a colheita
Para aumentar o rendimento, as cerejas são alimentadas com fertilizantes contendo potássio e fósforo. No outono, são adicionados superfosfato e cinzas. Isso contribui para o aumento dos frutos. Após a primeira geada, as árvores são borrifadas com solução de uréia. Para que uma cereja jovem hiberne normalmente, regue-a com 5 baldes de água, um adulto precisará de pelo menos 100 litros.
Características de alimentar uma velha árvore
Para evitar que os galhos secos extraiam sucos, as frutas com caroço são frequentemente podadas após 7 anos. Isso também ajuda a rejuvenescer a planta. A taxa de aplicação de fertilizantes é afetada pela fertilidade do solo e pela condição da árvore. As cerejas com mais de 12 anos precisam de até 60 kg, e depois dos 20 - quase 80 kg de húmus.
Para a alimentação, a quantidade necessária de superfosfato aumenta e também precisam de mais nitrato de amônio do que as plantas jovens. A alimentação das raízes é realizada a cada 3 anos.
Tipos e características dos fundos
As cerejas precisam de fertilizantes orgânicos e minerais. Eles são adicionados ao solo após a rega. O uso de alguns deles é preferível na primavera, enquanto outros são preferíveis para alimentação nos meses de outono ou durante a floração.
Uréia
Para fazer a planta ganhar massa verde mais rápido, use uréia. A substância, que vem na forma de grânulos, é dissolvida em água e pulverizada nas árvores. Para alimentação de raízes, uréia ou uréia é combinada com sal de potássio. Para uma cereja jovem, utiliza-se de 50 g de fertilizante, para uma planta velha - até 300.
Para prevenir a coccomicose, causada por fungos patogênicos, 30 gramas da substância são mexidos em um balde com água. As árvores são tratadas com esta composição no outono.
Superfosfato
Fertilizante mineral que promove o rejuvenescimento das culturas de frutas com caroço, participa da formação das raízes, melhora o sabor dos frutos silvestres e contém fósforo. Na deficiência desse microelemento, as folhas adquirem coloração roxa e ficam cobertas de manchas amarelas. O superfosfato combina bem com o nitrogênio durante a alimentação. Você não precisa de mais de 150 g por metro quadrado.
Fertilizantes potássicos
Para acelerar o crescimento, melhorar o desenvolvimento do sistema radicular e aumentar a resistência às geadas e à seca, as cerejeiras são alimentadas com cloreto de potássio. O fertilizante, produzido em grânulos, tem efeito positivo no sabor dos frutos silvestres e ajuda a aumentar a produtividade.
Para fortalecer a imunidade das plantas de jardim e facilitar o fornecimento de nutrientes, o sal de potássio é utilizado na alimentação. Para uma cereja adulta bastam 100 g da substância, para uma muda - até 40.
Nitrato de amônio
Em vez de uréia, às vezes é aplicado fertilizante contendo nitrogênio na árvore. A alimentação com este produto melhora o sabor dos frutos silvestres e acelera o crescimento da massa verde. O nitrato de amônio é aplicado na muda na quantidade de 150 g, para cerejas adultas a dosagem é dobrada.
Composto
Os fertilizantes orgânicos são utilizados quando é necessário melhorar a estrutura do solo empobrecido e saturá-lo com nutrientes. Os jardineiros preparam seu próprio composto para alimentação. Para isso, coloque a turfa em um recipiente, coloque as folhas e as tampas por cima e regue com fezes de frango diluídas em água na proporção de 1 para 20.Após 10 dias, adicione à mistura de solo:
- superfosfato - 1 kg;
- sulfato de cobre - vidro;
- nitrato de amônio - 400 g.
O solo é derramado por cima e coberto com filme. Para alimentar a muda, acrescenta-se meio balde de composto, as cerejas adultas precisam de até 30 kg.
Cinzas
Você pode aumentar a resistência das árvores à geada, normalizar o equilíbrio hídrico e saturar o solo com microelementos se usar um fertilizante orgânico como a cinza. A substância é rica em:
- cálcio;
- magnésio;
- ferro;
- zinco
O produto é utilizado para aplicação no solo e para alimentação foliar. Graças às cinzas, os processos metabólicos nas plantas são acelerados.
Lima
As cerejas não gostam de solo ácido. Uma árvore plantada em tal área não se desenvolve bem e não produz frutos doces. Para alterar a composição do solo, utiliza-se cal. Além disso, o produto fortalece as raízes das plantas e satura o solo com potássio. A substância é aplicada a cada 5 anos.
Para prevenir a coccomicose, misture 2 kg de cal em um balde de água e adicione 300 g de sulfato de cobre. A solução é usada para branquear troncos de árvores.
Dolomite
Para melhorar a composição do solo, reduzir a acidez e saturar o solo com microelementos na forma de nitrogênio, magnésio, fósforo, junto com cal, utiliza-se farinha de dolomita para fertilização. A substância é aplicada ao solo em qualquer época do ano na proporção de 600 g por metro quadrado. metro. O produto promove a proliferação de microrganismos benéficos e tem um efeito negativo nas pragas das culturas hortícolas.
Soluções minerais
Na primavera, as cerejas são fertilizadas pelo método foliar. Para fazer isso, prepare formulações fracas e pulverize as copas das árvores. As folhas absorvem rapidamente as misturas minerais, o que promove o crescimento dos rebentos e melhora a floração.
O cálcio e o cobre presentes na calda bordalesa previnem o crescimento de fungos e protegem contra insetos.Graças à fertilização com manganês, o rendimento aumenta e a quantidade de açúcar nos frutos aumenta.
O zinco previne o desenvolvimento de doenças e tem um efeito benéfico nas frutas de caroço.