Hoje, as cerejeiras podem ser encontradas em quase todos os jardins. Ao cultivar uma árvore frutífera, o jardineiro se depara com o problema da formação de numerosos brotos, o que incomoda a jardinagem e tira força e nutrientes da planta frutífera. Para resolver o problema, basta conhecer as peculiaridades de sua formação e como se livrar dos brotos de cereja.
Descrição do crescimento
Um rebento é um rebento jovem que se forma nas raízes adventícias ou laterais de uma cerejeira.O problema de aumentar territórios com brotos crescidos não é apenas de natureza estética, mas também causa danos práticos. Se o aparecimento de brotos não for tratado, ele poderá deslocar não apenas a árvore-mãe, mas também outros tipos de frutas.
A peculiaridade do crescimento dos rebentos jovens é que os rebentos jovens se alimentam às custas da árvore-mãe, tornando-os mais fracos. Uma quantidade significativa de brotos afeta negativamente o crescimento e a frutificação das cerejas e, na ausência de medidas oportunas, pode causar a morte da árvore.
A maioria das variedades de cereja tende a produzir rebentos jovens. Em uma árvore enxertada, esses brotos não têm valor, pois é impossível fazer crescer uma árvore madura a partir deles, e deles crescerão brotos selvagens.
Você não deve esperar o crescimento de uma planta frutífera desenvolvida a partir das cerejas Malinovka, Molodezhnaya e Rastorguevskaya.
As variedades de raiz própria são capazes de formar brotos de cereja, com a ajuda dos quais as plantações podem ser propagadas. Essas variedades incluem:
- Vladimirskaia;
- Shubinka;
- Krasnopakhapskaya.
Existe um número limitado de espécies de árvores frutíferas que não têm capacidade de produzir novos brotos. Uma parte significativa deles é enxertada no porta-enxerto da cereja Vladimir ou Shubinka. As variedades que não produzem brotos de cereja incluem plantas arbustivas:
- Lyubskaia;
- Garota chocolate;
- Carmesim.
Devido a essas características, ao adquirir uma árvore, você deve consultar os vendedores sobre as características de uma determinada variedade e adquirir mudas somente em viveiros especializados.
Causas de fugas
A formação excessiva de brotos costuma ser o primeiro sinal de problemas de saúde da cereja.Através da grande formação de novos brotos, a árvore se esforça para continuar sua vida o mais rápido possível. Os motivos para esta situação podem ser vários, mas todos estão associados à violação das regras de plantio ou cuidado da planta.
Os principais incluem:
- a árvore não tem profundidade suficiente e o sistema radicular está excessivamente exposto, neste caso basta adicionar terra;
- na primavera ou durante a reenxertia, muitos ramos foram cortados, neste caso o equilíbrio entre a raiz e a parte aérea é perturbado e as raízes liberam o excesso de nutrição para formar ramos jovens;
- o tronco ou galhos da cerejeira sofreram danos mecânicos, resultando em feridas ou rachaduras;
- incompatibilidade fisiológica entre porta-enxerto e copa;
- danos à madeira causados pela exposição ao frio ou ao calor.
Ao eliminar os principais motivos do aparecimento dos brotos, você pode reduzir a capacidade da árvore de formá-los. Ao mesmo tempo, os rebentos jovens devem ser retirados corretamente, caso contrário a situação pode agravar-se e começarão a formar-se ainda mais rapidamente.
Baixas temperaturas podem causar danos às raízes. No calor extremo, o solo racha e as raízes também podem sofrer. O crescimento excessivo geralmente aparece na área afetada. Para eliminar tal situação no inverno, é formado um abrigo de árvore. No calor, as raízes da cerejeira são protegidas com feno, o que permite reter a umidade no solo por mais tempo.
Em alguns casos, os rebentos jovens não crescem no solo, mas formam-se abaixo da área de enxertia. Um ramo estranho pode até começar a dar frutos, mas suas características e aparência serão diferentes de seu pai. Esses brotos são removidos e, se crescerem significativamente, são podados na primavera e enxertados novamente com outra variedade.
Características positivas das filmagens
Depois que uma cerejeira é infectada com coccomicose, os jardineiros muitas vezes são forçados a comprar novas mudas para substituí-las. As novas plantas varietais nem sempre são compradas em viveiros especializados, portanto, a compra de vendedores aleatórios não verificados leva ao plantio de espécies de cereja autoestéreis, resistentes ao inverno, de baixo rendimento e com características de frutos de baixa qualidade.
Variedades únicas de cerejas podem ser bastante caras, então nem todos podem comprar uma espécie única. A formação de brotos em espécies varietais de cereja permite que a planta seja propagada sem exigir gastos financeiros do jardineiro. Não há restrições de área para aumento de plantio, e o plantio e o cuidado com mudas jovens desses exemplares serão padrão.
Maneiras de lutar
Hoje existem dois métodos principais de combate ao crescimento da cereja. O primeiro envolve ação mecânica e é frequentemente usado por jardineiros russos. A segunda está associada ao uso de produtos químicos do grupo dos herbicidas. Ambas as opções para eliminar o crescimento têm apoiantes e oponentes.
Método mecânico
Muitos jardineiros, ao tentarem se livrar das cerejeiras, cometem o erro de desenterrar brotos jovens. Com essas ações, é lançado um programa de substituição, característico de todas as árvores de talhadia. No lugar do broto escavado, crescem 3 ou 4 novos, como resultado, depois de alguns anos os brotos literalmente preenchem a área.
Como resultado, apesar dos numerosos esforços e tempo gasto, os jardineiros acabam com uma horta coberta de brotos de cereja, enquanto numerosos novos brotos de cereja afetam negativamente o crescimento e a frutificação não apenas da árvore-mãe, mas também de outras culturas frutíferas.
Caso seja necessário retirar os brotos, é necessário utilizar um podador para cortar parte do broto, cortando sua parte principal e deixando uma área medindo 20 cm do nível do solo. A formação de raízes e novos brotos irá parar. Nesse caso, a cereja redirecionará toda a sua força para a frutificação e a árvore deixará de se reproduzir por meio de brotos.
Uso de herbicida
É possível se livrar dos brotos com medicamentos do grupo dos herbicidas, mas uma parte significativa dos jardineiros desaconselha essa opção. À primeira vista, remover os brotos com produtos químicos pode ser simples e rápido: basta borrifar e os brotos da cerejeira morrem. Neste caso, deve-se levar em consideração o fato de que os brotos e a árvore-mãe possuem uma ligação indissociável, portanto, através da seiva comum existe o risco de entrada e infecção.
Para combater os brotos de cereja, são usados herbicidas gerais. Tais preparações são capazes de destruir todas as plantas, portanto seu uso requer preparo especial e estrito cumprimento das regras de uso.
Os seguintes tipos de herbicidas são frequentemente usados:
- “Tornado” é um produto altamente concentrado que pode destruir o crescimento lenhoso;
- “Roundup” - destinado à destruição de ervas daninhas gramíneas, capaz de eliminar brotos não lignificados;
- O "Hurricane" é um herbicida forte, cuja eficácia aumenta quando usado em tempo seco.
Você pode remover o crescimento dos tocos usando medicamentos. O produto é diluído de acordo com as instruções, para a maioria deles a proporção de diluição recomendada com água é de 1 para 3. Antes do uso, vários pequenos furos são feitos com as próprias mãos no toco, onde é despejada a mistura.Por cima é colocado polietileno, o que evitará o problema de respingos do medicamento durante a chuva. Dependendo do tamanho, o coto fica neste estado por 2 ou 3 semanas. Depois disso, a sequência de ações de tratamento com herbicida é repetida. Como resultado de tais ações, o toco se decomporá mais rapidamente, sendo mais fácil arrancá-lo.
Alguns jardineiros, ao adquirirem um terreno antigo com plantações perenes, recorrem à escavação completa da área para futuramente formar novas plantações. Este método é radical, mas bastante caro e muitas vezes impossível devido às peculiaridades de organização de terrenos particulares e estruturas próximas.
Prevenção
Você deve pensar em medidas para evitar o crescimento excessivo antes de plantar cerejas, o que facilitará o trabalho de jardinagem no futuro. A árvore frutífera forma brotos apenas em brotos do sistema de casca localizados a não mais de 40 cm de profundidade, para isso basta cavar no solo um limitador de crescimento para que o problema de formação de brotos não incomode no futuro. Os itens a seguir são frequentemente usados como barreiras:
- ardósia;
- folhas de plástico;
- uma mistura de grama cortada, galhos, palha;
- serragem.
Para formar uma barreira, o material é escavado em círculo até uma profundidade de 50 cm a uma distância de 1 a 1,5 m da cerejeira. A formação de brotos será observada por algum tempo apenas no tronco, devem ser cortados corte com uma tesoura de poda. Mesmo que os rebentos individuais consigam crescer através da barreira, a escala do desastre será significativamente menor. A cobertura morta de materiais vegetais, colocada ao redor da árvore em uma camada de 20 cm, ajudará a reduzir a formação de brotos de cereja.Os brotos também podem brotar das sementes dos frutos de cereja caídos.Para evitar esta possibilidade, a colheita deve ser feita em tempo hábil e, caso os bagos caiam, devem ser colhidos em tempo hábil.