Quase todo jardineiro está interessado em saber como podar adequadamente uma ameixeira. Esta árvore é bastante despretensiosa, muitas variedades se reproduzem por meio de brotos de raízes. Você sempre pode obter tanto material de plantio quanto precisar. Mas então começam os problemas: a árvore produz um crescimento anual abundante. E isso não significa que se obterá uma boa colheita: brotos extras engrossam a copa e sombreiam os frutos. O creme simplesmente não amadurece. Para garantir uma frutificação regular, o jardineiro deve podar as ameixeiras.
- Finalidades da poda de ameixa
- Sanitário
- Desbaste
- Formativo
- Rejuvenescedor
- Ferramentas e materiais necessários
- Momento do procedimento
- Características de poda na primavera
- Poda de outono
- Formação no verão
- Formatos de coroa populares
- Em forma de tigela
- Níveis
- Piramidal
- Arbusto
- Esquemas e formas da copa das árvores jovens
- Poda de mudas durante o plantio na primavera
- Como se formar no primeiro ano
- Podando uma ameixeira de 2 anos
- Tecnologia para poda de ameixas frutíferas
- Rejuvenescendo árvores velhas
- Métodos incomuns
- Como formar variedades colunares
- Como podar uma ameixa amarela
- É necessário cortar os galhos inferiores?
- Como remover tops
- Cuidando de uma árvore aparada
Finalidades da poda de ameixa
Para se ter uma boa colheita de ameixa, devem ser cumpridas as seguintes condições básicas:
- fornecer luz solar suficiente aos frutos maduros (isso não pode ser feito sem desbastar a copa);
- permitir que a madeira dos rebentos frutíferos amadureça totalmente (para isso, corte os fracos);
- proteger a árvore e os frutos de pragas (a inspeção regular exige a remoção do excesso de galhos);
- prevenir possíveis doenças (a pulverização profilática de coroas espessadas é ineficaz);
- garantir a possibilidade de enchimento e amadurecimento uniforme dos frutos (para isso recomenda-se desbastar a copa e retirar os rebentos fracos com creme pequeno).
Depois de vento forte, neve ou chuva, há muitos galhos danificados no jardim. Eles também devem ser cortados.
Sanitário
Este tipo de poda de ameixa é realizada por todos os jardineiros. Ao longo dos anos de vida a árvore:
- sofre com o mau tempo;
- o vento quebra galhos;
- a neve gruda nos brotos e causa danos;
- insetos nocivos parasitam a casca e a madeira e fazem com que os brotos sequem;
- O frio do inverno causa a morte dos brotos frutíferos.
Para preservar a variedade e prolongar a frutificação, são realizadas podas sanitárias. A implementação adequada garante colheitas de frutas saudáveis.
A poda sanitária é realizada em qualquer época do ano. Mas a temperatura do ar não deve cair abaixo de -5 graus Celsius.
Desbaste
Durante sua vida, a ameixa produz muitos brotos. Isto é especialmente verdadeiro para variedades de seleção popular e espécies antigas. Nem todos os brotos começarão a dar frutos no futuro e a força da árvore será tirada. Muitos galhos se cruzam e se esfregam. Como resultado, a casca é danificada e a infecção penetra nas feridas. A planta começa a doer, a frutificação para. Posteriormente, a árvore pode morrer. A abundância de brotos leva ao sombreamento da copa e ao amadurecimento dos frutos.
Além disso, é importante compreender: ramos fracos não podem produzir frutos grandes e saudáveis.
A árvore deve direcionar nutrição e umidade para os frutos maduros. E você tem que compartilhar com filiais inúteis. E, neste caso, nenhuma quantidade de nutrição e rega proporcionará ao jardineiro uma colheita decente de ameixas. A poda desbaste é realizada para evitar danos à árvore e garantir uma frutificação estável.
Formativo
Este tipo de poda é realizada para dar à árvore o formato de copa ideal para facilitar o cuidado e garantir frutificação abundante. Deve começar a partir do momento em que a árvore é plantada no jardim. Uma coroa bem formada confere à ameixa um aspecto decorativo. A poda formativa é frequentemente combinada com desbaste e poda sanitária. Isso acontece em caso de caprichos imprevistos da natureza ou com um aumento inesperadamente grande.
A poda formativa é estressante para a árvore. É realizada quando o fluxo de seiva ainda não começou (fevereiro-março) ou já parou (outubro-novembro).
Rejuvenescedor
Um procedimento bastante brutal. Recomenda-se fazê-lo quando o jardineiro deseja restaurar a frutificação de uma valiosa variedade de ameixa.
A essência desta operação:
- todas as filiais antigas são excluídas;
- os jovens são recortados (cruzando-se, esfregando-se, sombreando a copa, crescendo dentro da copa);
- os restantes são encurtados em 1/3.
A árvore percebe a situação como crítica e com risco de vida. Após esse procedimento, a ameixa morre ou restaura a frutificação. Mas você não deve esperar um milagre: a árvore produzirá uma colheita média por 1-2 anos e então a frutificação irá parar novamente.
Ferramentas e materiais necessários
Antes do procedimento, é recomendável preparar tudo o que for necessário. O jardineiro precisará de:
- tesouras de poda afiadas para cortar galhos com diâmetro de até 0,7 cm;
- serrei com uma serra de passo fino;
- podador para remover galhos inconvenientes;
- uma faca afiada para limpar cortes;
- escada de jardim para processamento de árvores altas;
- solução desinfetante para desinfecção de instrumentos (álcool, vodka, permanganato de potássio);
- cesto para brotos cortados;
- luvas para proteger as mãos de cortes;
- verniz de jardim com espátula ou tinta a óleo com pincel para cobrir cortes de 1 cm de diâmetro.
Antes de realizar a operação, deve-se determinar que tipo de poda será realizada e estudar as instruções.
Momento do procedimento
Os jardineiros estão interessados em saber qual mês é a melhor época para podar uma ameixeira. Depende do tipo de poda, da idade da árvore e das condições climáticas. É preferível realizar a conformação antes do início do escoamento da seiva ou após o seu término. O mesmo se aplica ao procedimento antienvelhecimento.
A poda sanitária é realizada em qualquer época do ano, se necessário. Não espere até o final do outono para cortar galhos danificados ou enrugados. No verão, é útil fazer uma pequena coroação nas ameixas. A poda desbastada ajudará a livrar a árvore de brotos inúteis e engordativos.
É importante lembrar: quanto mais velha a ameixa, mais cedo começará o fluxo de seiva, o que significa que a poda precisa ser iniciada mais cedo.
Características de poda na primavera
Os botânicos dizem: o início da primavera é a época ideal para podas formativas e rejuvenescimento das árvores. Brotos desnecessários são cortados da ameixa e, em troca, são colocados botões de frutas. Mas o procedimento deve ser concluído antes que a árvore finalmente desperte, pois o dreno percebe qualquer intervenção como estresse. A temperatura durante a operação não deve cair abaixo de -5 graus Celsius. Não é recomendado podar ameixeiras na chuva ou na neve.
Poda de outono
Após a frutificação, a árvore se prepara para um período difícil de sua vida - o inverno. Recomenda-se cortar os brotos imaturos: eles congelam no frio. Aqueles que são muito longos precisam ser encurtados.
Neste momento, você pode realizar procedimentos modeladores e rejuvenescedores. Para fazer isso, você deve escolher um dia sem vento, já que esporos de fungos e bactérias patogênicas são frequentemente transportados pelas correntes de ar. Também não deveria chover: sob uma camada de verniz de jardim, um fungo se instala facilmente na madeira molhada. Em seguida, penetra na madeira e danifica a árvore.
No outono, é útil desbastar a ameixeira. Embora nem todas as folhas tenham caído ainda, você pode ver quais brotos estão engrossando a copa.
Formação no verão
Outras pomóideas não são podadas no verão. A exceção é a poda sanitária. Mas a ameixa tolera bem a intervenção do jardineiro. No final de junho ou julho é útil fazer reservas leves. Neste momento, os topos de engorda são removidos e os rebentos muito longos são encurtados em 1/3 do comprimento. Tais operações aumentam a iluminação dos brotos frutíferos e fornecem-lhes nutrição.No verão, também são cortados ramos murchos que não foram notados na primavera: ficam bem visíveis neste período.
Formatos de coroa populares
Para jardineiros iniciantes, é importante determinar como será a copa de sua ameixeira. E só então comece a formá-lo corretamente. É impossível corrigir os erros cometidos sem reduzir o rendimento.
Em forma de tigela
Uma ameixa cortada dessa maneira parece incomum. A vantagem de uma coroa em forma de taça: iluminação uniforme dos frutos maduros no centro. Como obter o formato da tigela:
- A uma altura de 50-60 cm, são selecionados 3-4 brotos fortes. Eles devem estar localizados em um ângulo de 60 graus em relação ao tronco. Eles são encurtados em 1/3 do comprimento e o restante é cortado.
- A copa da planta (condutor central) é totalmente recortada.
- Nos anos subsequentes, todos os brotos que crescem dentro da copa são cortados. Os ramos do esqueleto são encurtados.
Vantagens da poda: simplicidade e rapidez de criação. Desvantagem de uma coroa em forma de xícara: com fortes nevascas, a neve gruda nos galhos e os danifica.
Níveis
A formação desse tipo de coroa ocorre em 5 anos. O número ideal de camadas é 3, a altura permitida da árvore é de 2,5 m, este formato permite realizar facilmente desbastes e podas sanitárias, pulverização e colheita. Estágios de criação de uma coroa em camadas:
- No primeiro ano, o condutor central é cortado a uma altura de 1,5 m da superfície do solo. Os rebentos laterais são cortados em anel a uma altura de 0,6 m.
- No segundo ano, é colocada 1 camada de filiais. Para fazer isso, escolha 3-4 brotos fortes crescendo em um ângulo de 60 graus ou mais em relação ao tronco. Eles são deixados, se necessário, encurtados em 1/3 do comprimento, e o restante é cortado em anel. O condutor central é encurtado acima do botão mais forte.
- No terceiro ano formam o 2º nível. Tem como base rebentos fortes, espaçados de 20 a 30 cm dos ramos da 1ª camada.O procedimento consiste em encurtar 3-4 brotos selecionados e cortar o restante em anéis. O condutor central é cortado novamente acima do botão forte. Não devemos esquecer o desbaste e a poda sanitária.
- Nos anos seguintes, é formada a 3ª camada. Se desejar, o jardineiro pode formar uma coroa de 4 a 5 camadas.
Este tipo de coroa é tradicional. Ameixas podadas em camadas são mais frequentemente encontradas em jardins.
Piramidal
Um jardineiro novato pode facilmente lidar com a formação de uma coroa piramidal. Princípios de trabalho:
- O condutor central fica sem corte. Só é encurtado se a ameixa crescer mal.
- Os ramos que formam a copa devem abraçar o tronco. Neles se formam botões de frutas. Os brotos que crescem para fora são cortados.
- Os rebentos muito longos são encurtados em 1/3 do seu comprimento.
Não devemos esquecer a poda higiênica e desbaste na formação de uma coroa piramidal.
Arbusto
Este método de formação de copa é utilizado em caso de danos irreversíveis ao tronco. Às vezes, um jardineiro chega ao local na primavera e vê que o condutor central foi mastigado por ratos ou lebres e não pode ser restaurado.
Nesse caso, você pode tentar salvar a variedade. O que fazer:
- Corte ou apare o tronco abaixo do local do dano. Cubra a área cortada com verniz de jardim ou tinta a óleo.
- Alimente e regue o toco restante.
- Depois de algum tempo, os botões adormecidos acordarão e brotarão.
- A partir desses brotos é formada uma nova coroa.
- Restam os mais fortes, os mais fracos são eliminados.
- No final da safra, os rebentos ficam ligeiramente encurtados: esta operação estimula o crescimento dos rebentos laterais.
A posterior formação da copa se resume a deixar brotos fortes, desbaste dos arbustos e podas sanitárias.
Esquemas e formas da copa das árvores jovens
A poda adequada das ameixas jovens nos primeiros anos de vida no jardim garantirá o início da frutificação em tempo hábil. Essas árvores são fáceis de cuidar, incluindo poda posterior.
Poda de mudas durante o plantio na primavera
O objetivo da poda inicial da muda é facilitar o seu estabelecimento no jardim. Ao plantar ameixas jovens na primavera, é recomendado:
- cortar todos os brotos a uma altura de 0,5 m da superfície do solo;
- encurte o condutor central a uma altura de 1,5 m.
Como resultado, o sistema radicular da árvore jovem será capaz de conduzir nutrientes e umidade para os brotos restantes. Durante o verão, a planta criará partes subterrâneas e acima do solo fortes.
Como se formar no primeiro ano
Após um ano de vida da árvore do jardim, é necessária uma segunda poda. Para fazer isso, o condutor central é cortado acima do botão maior. Ao mesmo tempo, os rebentos demasiado longos são encurtados em 1/3 e os rebentos mais espessos e tortos são cortados. O objetivo do evento: tornar a copa conveniente para futuros trabalhos com a árvore.
Podando uma ameixeira de 2 anos
No segundo ano e nos anos subsequentes, a poda é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- o corte do condutor central é feito acima da gema maior (neste caso, o comprimento do condutor central não deve ultrapassar 2,5 m);
- o condutor central deve ser reto;
- encurte galhos muito longos;
- corte os brotos que crescem para dentro;
- remova os galhos que estão esfregando uns nos outros;
- corte os topos de engorda.
É importante lembrar da poda sanitária regular das árvores.
Tecnologia para poda de ameixas frutíferas
Às vezes, um residente de verão adquire um terreno com ameixeiras existentes. São bastante jovens e dão frutos. Mas a poda não é feita há muito tempo. O que fazer nesses casos:
- Dê uma olhada na árvore. Talvez seja possível estabelecer qual era o formato original da coroa.Neste caso, basta realizar podas sanitárias e desbastes.
- Se a árvore estiver gravemente danificada e negligenciada, você poderá tentar formar a copa novamente. Suponha que seja impossível restaurar a forma escalonada da coroa, mas é possível criar uma em forma de xícara com base na antiga. Nesse caso, a poda é feita em várias etapas: é importante trazer o mínimo de estresse à planta.
- Se a árvore do jardim tiver copa bem formada e a poda for feita regularmente, basta fazer podas higiênicas e desbastes.
- Para restaurar a frutificação das ameixas com mais de 15 anos, recomenda-se a poda rejuvenescedora.
A ameixa é uma árvore com formação ativa de rebentos. Deixar a copa sem vigilância significa perder uma parte significativa da colheita.
Rejuvenescendo árvores velhas
Se a árvore tiver menos de 15 anos, mas não der frutos, a poda rejuvenescedora não corrigirá a situação. Para aumentar o rendimento, as ameixas com mais de 15 anos são rejuvenescidas. A operação não é realizada se a planta apresentar danos aos ramos do esqueleto e ao condutor central.
Como realizar a operação:
- cortar o condutor central até 2,5 m;
- corte os ramos esqueléticos mais antigos;
- remover brotos concorrentes fracos;
- cortar copas e brotos de engorda;
- encurte galhos muito longos.
A copa da árvore deve ter o formato de uma ameixa jovem (6 a 7 anos). Normalmente, a planta responde a tal evento com aumento da frutificação. Para aumentar a eficácia do evento, deve-se regar e alimentar a planta após a poda.
Métodos incomuns
Um dos métodos não padronizados mais populares de poda de ameixeiras é trabalhar no inverno. O mês ideal para isso é fevereiro.A temperatura do ar muitas vezes passa de 0, o horário de verão aumentou, mas a planta ainda não acordou. Nessas ocasiões, é útil realizar podas higiênicas e desbastes. Eles são os menos traumáticos para a árvore.
Neste caso, é importante seguir as regras: cortar o excesso de brotos em forma de anel, retirar rebarbas e tratar os cortes com verniz de jardim ou tinta a óleo.
Como formar variedades colunares
As ameixas colunares são plantas de baixo crescimento e de produção precoce. Mesmo um jardineiro novato pode facilmente podar a copa. Ao realizar o procedimento, recomenda-se seguir os seguintes princípios:
- os ramos laterais devem ser encurtados para 20 cm;
- o condutor central é podado em caso de retardo de crescimento (a poda é feita para redirecionar e criar um novo);
- corte os brotos concorrentes (os mais fortes permanecem).
Resumindo, o jardineiro deve manter o formato de coroa piramidal característico da ameixa.
Como podar uma ameixa amarela
A principal diferença entre as ameixas de frutos amarelos é a cor especial dos frutos. Não há outras diferenças botânicas. Portanto, os jardineiros podem escolher qualquer método de poda que desejarem.
É necessário cortar os galhos inferiores?
Ao formar a primeira camada, todos os ramos inferiores são cortados em anel a uma distância de 50-60 cm do solo. Os galhos danificados ou que crescem paralelos ao solo também devem ser removidos.
Como remover tops
Durante o processo de crescimento e desenvolvimento, a ameixa forma copas. Eles são gerados por botões dormentes.
Características distintivas dos brotos giratórios:
- crescem a partir de botões dormentes do tronco, às vezes de ramos esqueléticos;
- crescer verticalmente para cima;
- têm folhas grandes;
- os brotos frutíferos parecem mais fortes;
- nunca dá frutos (os botões frutíferos não são postos).
Piões podem ser usados para formar uma copa se a árvore estiver gravemente danificada e ameaçar morrer. Em todos os outros casos, eles precisam ser cortados. A operação é realizada durante todo o ano, inclusive no verão. Os topos jovens são quebrados à mão, os crescidos são cortados em anel. Ao mesmo tempo, é importante não deixar toco: no futuro, um buraco se formará neste local.
Cuidando de uma árvore aparada
A poda adequada requer um conjunto de medidas de cuidado com a árvore.
Após a operação você deve:
- limpe as rebarbas formadas durante o corte;
- cubra seções maiores que 1 cm com uma fina camada de verniz de jardim aquecido ou pinte-as com tinta a óleo;
- regar e alimentar a árvore com fertilizantes apropriados para a estação;
- aplique cobertura morta no círculo do tronco da árvore (durante a poda da primavera).
Ao realizar atividades no início da primavera, deve-se escolher um horário antes de a planta começar a despertar. O trabalho de outono deve ser concluído 2 a 3 semanas antes que temperaturas negativas estáveis sejam estabelecidas.