Esquema de poda de cerejas e formação de árvore, quando é melhor e como fazer corretamente

O cuidado adequado e oportuno do jardim é necessário para obter um alto rendimento. Todos os jardineiros sabem que as cerejas, podadas para garantir o seu crescimento constante e a formação adequada da copa, podem servir de decoração para qualquer casa de veraneio. Conhecendo as regras básicas de poda e os requisitos para este processo, o jardineiro conseguirá uma colheita estável e o desenvolvimento normal da árvore.


Vantagens e desvantagens do procedimento

Ao podar uma árvore, vários objetivos são alcançados simultaneamente:

  • a copa é desbastada - são retirados os ramos excedentes que crescem no interior do tronco, o que aumenta o acesso ao ar. Esta é uma medida preventiva necessária contra o desenvolvimento de doenças fúngicas;
  • Para que haja uma boa colheita, rejuvenescem-se os ramos das árvores velhas, o que serve para melhorar o desenvolvimento e aumentar a frutificação;
  • os brotos secos e doentes são removidos;
  • o crescimento geral das cerejas diminui, tornando a colheita mais conveniente;
  • o sabor dos frutos silvestres melhora;
  • a resistência da árvore à geada aumenta durante o inverno.

Mas se a poda for feita de maneira incorreta e na hora errada, prejudicará a árvore e causará o desenvolvimento de doenças, resultando em queda na produtividade.

Momento ideal

Os jardineiros discordam sobre o momento correto para a poda. Alguns acreditam que deveria ser realizado na primavera, outros - no outono. Mas, segundo especialistas qualificados, a poda deve ser feita pelo menos três vezes ao ano.

Primavera

Existem duas opiniões sobre a época de iniciar a poda da primavera: no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir, ou mais tarde, quando a árvore já acordou depois do inverno - ambas as opções são adequadas. No primeiro caso, é mais fácil considerar as características da formação da coroa, no segundo, melhora o processo de cicatrização da ferida. Isso permite que você desbaste os ramos do esqueleto sem dor e remova a parte superior.

poda de cereja

Mas a principal condição para determinar o momento é esperar até que uma temperatura estável acima de zero seja estabelecida, quando definitivamente não ocorrem geadas noturnas. O momento exato depende das condições climáticas da região.No norte da Rússia, o procedimento é realizado no início de abril, no sul - no final do inverno, nas latitudes temperadas - próximo a meados de março.

Verão

No verão, as cerejas são podadas duas vezes:

  • a primeira vez - no início de junho, após a formação do ovário. São retiradas as pontas dos brotos deste ano, o que estimula o crescimento dos brotos laterais;
  • a segunda - em julho, quando a colheita já foi feita. Se a primavera tiver sido longa ou se a árvore for uma espécie de maturação tardia, a poda é realizada em agosto. Nesse período, o excesso de galhos é retirado e os brotos que voltaram a crescer após o primeiro tratamento são encurtados em dez centímetros.

Esta escolha do momento permite que a árvore, mesmo no curto verão das regiões norte, se recupere e se abasteça de nutrientes.

poda de cereja

Para aumentar a produtividade, são utilizados os seguintes métodos:

  • remova os brotos direcionados paralelamente ao tronco. Os ramos mais frutíferos localizam-se na horizontal, após o procedimento aumenta o fornecimento de nutrientes para eles;
  • dobrar galhos com cordas. Este método reduz a necessidade de aparar e define a direção desejada para os esqueletos. As cordas são fixadas com estacas e, depois de algum tempo, quando a coroa ganha o formato desejado, são retiradas.

Ao combinar esses métodos, você pode obter um aumento significativo no rendimento.

Outono

A maioria dos jardineiros sabe que após a frutificação e colheita, bem como a posterior poda no verão, a necessidade desse procedimento surge no outono.

Isso se deve à necessidade de realizar as seguintes tarefas:

  • afinar a copa, remover ramos danificados e doentes que crescem no ângulo errado;
  • encurte os brotos em um terço.

poda de cereja

O procedimento começa após a queda das folhas para permitir uma visão detalhada da árvore.A data de conclusão depende da região, mas a poda deve ser concluída bem antes do início do frio para que as áreas danificadas tenham tempo de cicatrizar, já que no frio esse processo é muito mais lento.

A necessidade de poda de inverno

A poda de inverno é realizada em árvores velhas para rejuvenescer a copa. Os trabalhos são realizados no final do inverno, nos dias mais favoráveis ​​​​e quentes. Esse tratamento não só remove galhos velhos, o procedimento é necessário para que a cerejeira não fique alta. Os ramos que crescem para cima são removidos, o que facilita o acesso na colheita dos frutos.

poda de cereja

Principais tipos de poda de cereja

Dependendo da finalidade, distinguem-se os seguintes tipos de poda:

  • formativo - produzido para árvores jovens na primavera;
  • sanitário – mais frequentemente realizado no outono. Os ramos infectados e danificados são removidos, seguido de queima imediata, para prevenir o desenvolvimento da doença. Na primavera, os brotos danificados pela geada são retirados para esse fim;
  • rejuvenescedor – realizado no outono ou inverno. Permite retirar ramos velhos que deixam de dar frutos, ao mesmo tempo que a árvore é desbastada e cortados os rebentos danificados;
  • durante a frutificação - os ramos que se soltaram da carga de frutos maduros são retirados em caso de colheita excessivamente abundante.

poda de cereja

A coroa da cereja é formada de várias maneiras:

  • Arbusto australiano - desde o início do desenvolvimento da muda exclui-se a altura excessiva das árvores. Quando a muda é plantada, o comprimento total do tronco não passa de meio metro. Restam quatro ramos laterais; Use prendedores de roupa para definir a direção paralela ao solo. No ano seguinte, a coroa ganha o formato de um vaso - os brotos direcionados para dentro são removidos;
  • Arbusto espanhol - o nome vem do país onde esse método começou a ser utilizado.Adequado para regiões de clima quente, onde é possível prevenir danos renais em caso de geadas recorrentes. A árvore plantada é podada em setenta centímetros, deixando quatro galhos principais. Então, no outono, os rapazes definem o maior ângulo de abertura e, a cada estação, os brotos em crescimento são sucessivamente encurtados com desbaste regular;
  • Método KGB - a abreviatura não vem da estrutura governamental de mesmo nome, mas do nome do jardineiro australiano que propôs este método de formação de copas. A altura inicial da muda fica em cerca de meio metro, com porta-enxerto vigoroso - um pouco mais alto. Nos restantes quatro ramos mais fortes, à medida que crescem, sobram dois rebentos; em seguida, aumente sucessivamente o número total para vinte. Periodicamente, os ramos são renovados e desbastados, mantendo um número estável de brotos.

A escolha do método de formação da copa depende da preferência do jardineiro e das características climáticas da região.

poda de cereja

Preparação de ferramentas

O corte é feito usando a seguinte ferramenta:

  • tesouras de jardim - são usadas para remover brotos não lenhosos;
  • tesouras de poda - para galhos finos;
  • podador - retirar galhos localizados em locais de acesso inconveniente;
  • serra de jardim - para remover galhos grossos e secos;
  • faca de jardim - apara pequenos brotos, também utilizada em caso de enxertia.

A ferramenta deve ser pré-preparada e afiada. Os dentes da serra devem estar devidamente ajustados para que a lâmina não prenda durante o corte.

poda de cereja

O acesso à árvore em toda a sua altura será feito por escada. A escolha do tamanho da escada depende da altura da árvore.

Instruções de poda passo a passo

A poda das cerejas de acordo com o sistema envolve realizar a correta formação da copa, com redução da altura permitida da árvore:

  • ramos esqueléticos (cerca de quatro) direcionados em direções opostas são determinados, o restante é removido;
  • a formação das próximas camadas é realizada de forma semelhante;
  • a altura desejada é marcada no tronco, todos os galhos que ultrapassam o nível exigido são podados.

Na próxima etapa, começam a regular a altura do tronco principal:

  • quando o tronco central se aproxima da altura dos galhos da terceira fileira, ele é serrado;
  • depois que vários novos brotos principais aparecem, eles crescem até trinta centímetros e são cortados.

poda de cereja

Este procedimento permitirá que a árvore direcione o máximo de energia para a frutificação. Todos os rebentos centrais subsequentes não tenderão muito para cima, o que permitirá no futuro, ajustando o comprimento dos ramos laterais, garantir a altura estabelecida da árvore.

Nuances ao realizar um evento

Ao podar cerejas, é importante tentar causar o mínimo de danos possível à árvore. Se um broto for cortado próximo ao tronco, não toque na casca perto do bolso - o tamanho do ferimento será muito grande. Ao mesmo tempo, deve-se tentar não recuar muito da base, para não deixar um grande nó.Os ramos grossos são serrados primeiro no fundo - dada a fragilidade da cereja, existe o perigo de involuntária quebra com descascamento da casca.

poda de cereja

Formação de mudas jovens

Na hora de formar uma muda jovem, é importante calcular corretamente a altura do tronco. Isso é determinado por região:

  • setenta centímetros de altura do tronco central - para os do sul;
  • até sessenta - na Zona Média;
  • cerca de quarenta - nos do norte.

Caso a muda com um ano de idade não atinja a altura especificada, o evento é adiado para um período futuro. No primeiro ano de crescimento, a árvore deve atingir dois metros.

No segundo ano, a camada inferior é formada de acordo com o método descrito acima. No terceiro dia, todos os processos principais são alinhados ao nível do ramo esquelético mais fraco, e a coroa é desbastada com a remoção dos processos direcionados para dentro.

poda de cereja

O quarto ano é o último ano para a formação da coroa. O segundo e terceiro níveis são reduzidos para oitenta centímetros, o primeiro - para meio metro. Se os brotos se cruzarem, aquele direcionado na direção mais inconveniente é removido.

Uma árvore com mais de cinco anos só precisa de tratamento sanitário e desbaste de copa.

Podando cerejas velhas

Com a idade, a intensidade da frutificação da cereja diminui, por isso é importante realizar podas antienvelhecimento. Nas árvores com mais de três anos, os galhos são encurtados com a retirada dos brotos. Ao mesmo tempo, os brotos danificados e secos são removidos. Como resultado, aparecem rebentos novos e a árvore ganha uma segunda juventude.

Cuidados com a árvore após a poda

Ao realizar a poda é muito importante desinfetar os cortes e cortes. Para isso, utiliza-se uma solução de sulfato de cobre e piche. As feridas são tratadas imediatamente após a cirurgia. Também é necessário pré-desinfetar o instrumento. Tendo dominado as técnicas corretas de poda, o jardineiro será capaz de obter um rendimento alto e estável e modelar adequadamente a árvore.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim