A variedade de cerejas Daibera é conhecida pelos jardineiros há mais de cem anos. Uma espécie antiga da família Rosaceae foi bem estudada e testada na prática. Apesar do surgimento de novas culturas de frutos silvestres, manteve-se competitivo em termos de rendimento e qualidade dos frutos. O tipo varietal é o bigarro, que significa as propriedades de mesa da fruta (consumida crua e processada). O valor nutricional reside no alto teor de nutrientes e no excelente sabor.
- Como a variedade foi criada
- Descrição
- descrição geral
- Vantagens
- Imperfeições
- Botão
- Folha e flor
- Feto
- Peso
- Altura
- Largura
- Grossura
- Cor
- pedúnculo
- Osso
- características gerais
- Qualidades de sabor
- Conteúdo de nutrientes
- Altura da árvore e taxa de crescimento
- Período de floração e amadurecimento
- Produtividade
- Transportabilidade
- Resistência à seca
- Resistência ao gelo
- Resistência a doenças
- Aplicação de frutas
- Requisitos básicos do solo
- Recursos de pouso
- Seleção de mudas
- Sistema radicular
- Porta-malas
- Idade
- Disponibilidade de vacinas
- Escolhendo um horário de pouso
- Seleção do local
- Preparação do poço
- Pousar
- Plantando um jardim
- O que pode e o que não pode ser plantado nas proximidades
- Pode
- É proibido
- Alguns arbustos de frutas
- Polinizadores
- Águia Negra
- Dourado
- Cassini cedo
- Bigarro Gaucher
- Gedelfinger
- Ramón Oliva
- Jaboulet
- Francisco
- Segredos de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Esquema de corte
- Preparando-se para o inverno
- Prevenção de doenças e pragas
- Local do buraco
- Mancha marrom
- Podridão de frutas
- Fluxo de comédia
- Crosta
- Queimadura monilial
- Mosca-serra viscosa cereja
- mosca cereja
- Bicho-da-seda anelado
- Pulgão cereja
- Gorgulho
- Mariposa
- Proteção contra congelamento
- Tratamento na primavera
- Colheita e armazenamento
- Avaliações
Como a variedade foi criada
A variedade foi obtida sem a participação de jardineiros, na segunda metade do século XIX, na Crimeia. A cerejeira recebeu o nome do jardineiro que descobriu e descreveu a variedade desconhecida. Nome oficial – Daibera A. Chernaya. Jardineiros amadores a conhecem como Daibera ou cereja da Crimeia.
Descrição
Sujeita às condições agrotécnicas, a árvore produz rendimentos consistentemente elevados.
A cultura está dividida em zonas nas regiões do Território de Krasnodar, Volgogrado e Astrakhan. O cultivo nas regiões norte provoca o congelamento dos botões dos frutos, flores e ovários, o que reduz a frutificação da Daibera.
descrição geral
A cereja Daibera é uma variedade de sobremesa de frutos grandes, de meia temporada. Possui requisitos aumentados de luz e solo, requisitos moderados de calor e umidade. Quando sombreada, a planta não cria raízes em solos argilosos.Nas primaveras frias e chuvosas, é suscetível à infecção viral de folhas e frutos.
A árvore é poderosa, alta, com copa arredondada, bem folheada e semi-espalhada. A Daibera produz seus primeiros frutos aos 5 anos. Para formar ovários, é necessária polinização cruzada.
Vantagens
Uma qualidade positiva da variedade Daibera é o seu amadurecimento amigável e estável. Os frutos silvestres são suculentos, têm sabor agradável, agridoce, são ricos em vitaminas e são bem armazenados e transportados.
As cerejas são produzidas de alta qualidade:
- suco;
- purê;
- compota.
O vinho e a compota são preparados adicionando cerejas e ameixas para dar acidez e aroma. Uma árvore florida decora a paisagem do jardim. Quando cultivada em regiões com clima e solos adequados, a Daibera requer cuidados mínimos.
Imperfeições
A cereja de Daiber sem polinizador permanece estéril e não forma ovários. Madeira, folhas e frutos são suscetíveis a infecções patogênicas. Em temperaturas abaixo de -24 graus, os botões das flores morrem. A geada de 30 graus faz com que a casca morra: o tronco, os galhos e os brotos congelam. Durante o período de maturação, tanto a seca como as fortes chuvas afetam negativamente a quantidade e a qualidade da colheita.
Botão
A frutificação concentra-se nos ramos do bouquet, em cujas extremidades se recolhem as flores e se forma um botão de crescimento. Os botões florais são redondos, o botão de crescimento está localizado no centro das inflorescências. Após o amadurecimento dos frutos, os botões florais morrem e um broto com 5 entrenós e 6 botões é formado a partir do botão de crescimento.
Folha e flor
A copa da Daibera tem boa folhagem. A folha é verde escura, grande, alongada e com ponta pontiaguda. A largura da lâmina foliar é de 8 centímetros e o comprimento é de 15 centímetros. O pecíolo é longo.
A árvore produz flores brancas bissexuais antes que as folhas apareçam.Existem 2 botões em uma inflorescência. Uma flor desabrochando é uma roseta de 5 pétalas onduladas, um pistilo e estames. O período desde o aparecimento dos botões até a queda das pétalas é de 2 a 3 semanas.
Feto
Os frutos das cerejas Daibera são grandes, redondos e mais largos no pedúnculo.
Peso
A baga, em média, pesa de 6 a 7 gramas.
Altura
A altura da fruta é de 2,5 a 2,7 centímetros.
Largura
A largura da baga é de 2,1 centímetros.
Grossura
O diâmetro do fruto é de 1,9 centímetros no pedúnculo.
Cor
A cor dos frutos silvestres é bordô, com tonalidade preta.
pedúnculo
O pedúnculo é grosso e firmemente preso ao fruto. Comprimento – 4-5 centímetros.
Osso
O caroço separa-se facilmente da polpa, redondo, pequeno.
características gerais
Os frutos da Daibera são grandes, vermelho-escuros e facilmente separados do pedúnculo. A polpa é densa, suculenta, de cor vermelha e facilmente removível do caroço.
Qualidades de sabor
Os benefícios nutricionais da variedade Daibera são determinados por:
- alto teor de açúcar (15-18%);
- a presença de ácidos (cítrico, málico, tartárico, láctico, salicílico);
- fibra;
- pectina
Comer cerejas tem um efeito benéfico no corpo em caso de doenças:
- nervoso;
- cardiovascular;
- digestivo;
- hematopoiético;
- sistema musculo-esquelético.
Os frutos têm sabor agradável, agridoce, com polpa suculenta, e saciam bem a sede e a fome.
Conteúdo de nutrientes
O efeito estimulante nos processos metabólicos é explicado pelo alto teor de vitaminas, macro e microelementos nas frutas Daibera:
- A, B, C, P, E.
- K, Ca, Mg, Zn, S, Cu.
A posição de liderança entre vitaminas e minerais é ocupada (em 100 gramas de cerejas):
- ácido ascórbico (C) – 15 miligramas;
- tocoferol (E) – 1 miligrama;
- potássio – 256 miligramas;
- cálcio – 37 miligramas;
- magnésio – 30 miligramas.
Basta ter 400 gramas de cerejas Daibera diariamente na dieta para normalizar o seu bem-estar.
Altura da árvore e taxa de crescimento
Altura da coroa – até 6 metros. O diâmetro do tronco é de 40 a 50 centímetros. O crescimento anual do tronco em condições favoráveis chega a 50-60 centímetros.
Período de floração e amadurecimento
As cerejeiras florescem a uma temperatura estável de +15, +20 graus, em abril e início de maio. O amadurecimento em massa dos frutos da Daibera ocorre no final de junho, início de julho.
Produtividade
Uma árvore adulta, sob condições climáticas favoráveis e tecnologia agrícola adequada, produz até 90 quilos de frutos por temporada. O rendimento máximo registrado é de 170 quilos. O rendimento do Daibera na Crimeia chega a 160 quilos.
Transportabilidade
A casca densa e a suculência moderada da polpa densa das cerejas Daibera permitem que os bagos sejam transportados e armazenados durante 3 dias após a colheita. O transporte a uma temperatura de cerca de 0 graus mantém a fruta fresca por 20 dias.
Resistência à seca
A localização profunda das raízes fornece umidade suficiente ao Daibera. A ocorrência próxima de águas subterrâneas leva ao apodrecimento das raízes e à formação de gomas. Com poucas chuvas em maio e início de junho, a planta necessita de regas abundantes. Caso contrário, a árvore perde os ovários e os frutos não ganham o peso e o tamanho necessários.
No outono seco, depois que as folhas caem, as cerejas também precisam de rega antes do inverno para proteger o sistema radicular do congelamento.
Resistência ao gelo
As cerejas plantadas nas regiões norte morrem quando a temperatura cai uma vez para -30 graus. O tempo frio prolongado leva ao congelamento das raízes na camada superior do solo e à morte da planta.
Invernos frios e primaveras longas reduzem a produtividade, pois alguns botões de flores morrem a -24 graus.Congelar no ar até -0,5 graus é destrutivo para os ovários e até -2 graus para as flores.
Resistência a doenças
As árvores da variedade Daibera apresentam imunidade reduzida contra infecções virais e fúngicas.
As principais doenças são manchas foliares furadas e marrons, sarna, coccomicose e moniliose. A moniliose se manifesta na forma de podridão de frutos e queimadura monilial. O clima frio e chuvoso e os nevoeiros no início da estação de cultivo aumentam várias vezes o risco de infecção.
Aplicação de frutas
As bagas de Daibera são utilizadas frescas, para preparar compotas de verão e conservas em forma de sumo, puré, compota.
Requisitos básicos do solo
As raízes da árvore atingem uma profundidade de 2 metros. A ocorrência próxima de águas subterrâneas prejudicará o sistema radicular da Daibera. Em solo solto e rico em húmus, as cerejas permanecem frutíferas durante décadas.
Recursos de pouso
Os requisitos agrotécnicos para o plantio da Daibera levam em consideração suas características varietais. O cumprimento das condições é necessário para o posterior crescimento da muda e frutificação.
Seleção de mudas
A árvore deve ter casca densa, elástica, de cor uniforme e sem danos. O material de plantio no outono é de melhor qualidade do que o adquirido na primavera.
Sistema radicular
As raízes não devem ter pontas quebradas ou sinais de podridão.
Porta-malas
A altura da muda pode variar de 70 centímetros a 1 metro (dependendo da idade).
Idade
As árvores criam raízes bem de 1 a 2 anos.
Disponibilidade de vacinas
A área do porta-enxerto deve estar discreta, seca e sem danos.
Escolhendo um horário de pouso
A época de plantio (primavera ou outono) depende da região. O plantio de outono é favorável se o clima permanecer quente em outubro e não houver queda acentuada da temperatura nos meses de inverno, o que corresponde às regiões do sul da Rússia.Em outros casos, a melhor época para o plantio das cerejas Daibera é a primavera.
Seleção do local
O local onde a Daibera crescerá deve ser ensolarado, protegido de ventos frios e plano. Solo argiloso e rochoso é preparado para o plantio no outono: é cavada uma área de pelo menos 1 metro quadrado até meio metro de profundidade.
Preparação do poço
Em solos pesados e arenosos, a cova é preparada no outono. No plantio de várias mudas de cereja, é realizada aração profunda.
Estrume, cinzas e cal são adicionados ao solo por 1 metro quadrado:
- 2 baldes de verbasco podre;
- 0,5 litros de cinza de madeira;
- 0,5 kg de cal apagada (reação ácida).
Argila, húmus e cinzas são adicionados ao arenito. Tamanho da cova de plantio: diâmetro – 80 e profundidade – 60 centímetros.
Na primavera, vários dias antes do plantio da muda, é cavado um buraco para que o solo assente e aqueça.
A mistura de solo preparada é colocada no fundo:
- estrume podre (2 baldes);
- sulfato de potássio (100 gramas) ou cinza de madeira (2 xícaras);
- superfosfato (400 gramas);
- solo de jardim (meio balde).
No topo é feita uma cama para isolar as raízes da cereja dos fertilizantes minerais e não causar queimaduras.
Pousar
As raízes da muda ficam embebidas em água por um dia. Em seguida, eles são mergulhados em uma mistura de lama, argila e água. Um tubérculo se forma na cova de plantio. Uma estaca é fixada no centro, 50 centímetros acima do limite do solo. A árvore Daibera é colocada verticalmente sobre o tubérculo, com as raízes esticadas.
Polvilhe com terra e aperte para que o colo da raiz fique 1-2 centímetros acima do solo. O padrão é preso ao pino com um curativo feito de materiais naturais. Para irrigação, use água sedimentada e não fria. 2 baldes de água são despejados no círculo do tronco da árvore e cobertos com turfa seca.
Plantando um jardim
As mudas de cereja Daiber devem ser plantadas levando-se em consideração sua exclusividade biológica: ramificação poderosa, crescimento rápido. A lacuna nas linhas é determinada a partir de 3 metros, nas linhas - a partir de 5 metros. Para evitar sombreamento, as árvores são colocadas em padrão xadrez, alternando com outras variedades para polinização. Você pode plantar uma variedade de cerejas ou várias, assim como cerejas.
O que pode e o que não pode ser plantado nas proximidades
Ao planejar um jardim, é fornecida a localização de outras plantas. Os antagonistas retardarão o crescimento das cerejas e inibirão a frutificação.
As copas de outras árvores não devem exceder ou sombrear a Daibera, e seus sistemas radiculares não devem ser concorrentes.
Pode
O plantio de frutos de caroço ao lado das cerejas Daibera não interfere no seu desenvolvimento se plantado corretamente. A proximidade das cerejas e das cerejas doces aumentará o rendimento de ambas as culturas devido à polinização cruzada. A proximidade da ameixa com a Daibera ajudará na proteção contra pragas.
Uva
A videira forma raízes nas camadas superiores do solo. Tolera bem próximo a árvores frutíferas. As uvas prejudicam as plantações de frutas se seus brotos se enrolarem na copa.
espinheiro
O arbusto ou árvore em forma de árvore floresce no mesmo período que a Daibera, atraindo insetos polinizadores com suas flores perfumadas. A planta é despretensiosa no cuidado.
Rowan
Uma planta que não requer cuidados especiais. Durante a floração atrai abelhas, o que promove a polinização das cerejas. No outono - pássaros.
Sabugueiro (proteção contra pulgões)
Sabugueiro, arbusto ou árvore (vermelha e preta) até 3 metros de altura. De maio a meados de junho, suas flores atuam como repelente de pulgões, que atacam as cerejas nesse período.
Madressilva
A altura das variedades de jardim não ultrapassa 1 metro. A planta cresce bem e frutifica a uma distância de 2 metros da Daibera, sem atrapalhar a árvore.
É proibido
Culturas portadoras de doenças perigosas ou que sombreiam a copa não devem ser plantadas ao lado das cerejas.
Culturas de erva-moura
Não é recomendado plantar todos os tipos de erva-moura perto das cerejas. Tomates, batatas, berinjelas e pimentões são suscetíveis à murcha verticilar, que afeta todos os tipos de plantas, inclusive as cerejas. A infecção ocorre através do solo. O fungo penetra pelo sistema radicular até a parte inferior do tronco e causa a morte do câmbio (células que garantem o crescimento da árvore).
Árvores
Plantar árvores florestais próximas a plantas frutíferas em um terreno pessoal terá um impacto negativo ao longo do tempo. As macieiras, pereiras e damasqueiros são plantadas a menos de 10 metros das cerejas Daibera para evitar a opressão.
tília
A árvore cresce até 10-30 metros, tem uma copa densa e de baixa permeabilidade à luz solar e um sistema radicular desenvolvido. Quando plantada ao lado de uma cerejeira, fará sombra e secará muito o solo.
Carvalho
O carvalho supera a cereja Daibera em altura, copa e sistema radicular quando atinge os 5-7 anos. A competição não será a favor da árvore frutífera. O número de besouros de maio no local aumentará significativamente.
bétula
A bétula protege a área, seca o solo e atrai besouros de maio.
Bordo
O bordo é uma das árvores preferidas dos cockchafers.
Alguns arbustos de frutas
Plantar a maioria dos arbustos frutíferos perto de cerejeiras é prejudicial às plantas. Alguns competem pelos nutrientes do solo, outros são incompatíveis devido às condições agrotécnicas.
Framboesas
As raízes da framboesa localizam-se a uma profundidade de até meio metro, formando numerosos brotos durante o período vegetativo. Os arbustos de frutos silvestres competem com a cereja pelos nutrientes do solo e se entrelaçam com suas raízes, dificultando a retirada dos brotos.As mesmas pragas são perigosas para framboesas e cerejas, o que aumenta o risco de infecção.
Groselha
Os rebentos espinhosos têm uma raiz que atinge 1,5-2 metros. Quando plantado próximo, o arbusto competirá por nutrientes com a Daibera. A tecnologia agrícola da groselha não coincide com o cuidado das cerejas, que requerem rega abundante e zona com muito vento.
Espinheiro-mar
O arbusto tem um sistema radicular poderoso e ramificado, com uma profundidade de 40 a 50 centímetros, 2 a 2,5 vezes o diâmetro da copa. Quando plantadas juntas, as cerejas carecem de nutrientes.
Groselha
As groselhas têm numerosos brotos de raízes nas camadas superiores do solo e requerem umidade frequente, o que é incompatível com o cuidado das cerejas. Na sombra, sem movimentação de ar, é afetado por fungos e vírus que são transmitidos às plantas vizinhas.
Polinizadores
Para a polinização cruzada, os Daibers plantam cerejas com frutos de qualidade semelhante na mesma linha.
Águia Negra
Variedade da Europa Ocidental. Bagas até 3 gramas, vermelhas. A polpa é macia, suculenta, doce e levemente azeda. As árvores são resistentes à geada e apresentam resistência média a pragas.
Dourado
A altura máxima da cerejeira é de 4 metros. Floresce em abril. Os frutos são cor de limão, até 7 gramas, agridoces. A variedade é resistente ao frio do inverno e às pragas.
Cassini cedo
Árvore alta com copa redonda. O início do amadurecimento é no final de maio. Os frutos são marrom-bordô, até 5 gramas, agridoces. A variedade é suscetível a danos por geadas e pragas.
Bigarro Gaucher
As cerejas doces são de meia temporada e de alto rendimento. Bagas - até 4 gramas, de cor vermelho escuro, com polpa doce, densa e suculenta. O suco é vermelho rubi. As árvores são resistentes às condições climáticas desfavoráveis.
Gedelfinger
Uma antiga variedade de alto rendimento. As árvores são altas.Frutas – 6 gramas, pretas quando maduras. A polpa é densa, vermelha, doce. O suco é vermelho. A resistência ao gelo é baixa.
Ramón Oliva
As cerejas foram cultivadas na França. Em termos de maturação – maturação precoce. A variedade é resistente ao inverno e a pragas. Os frutos são vermelho-escuros, pesando de 5 a 6 gramas, com polpa delicada e rosada.
Jaboulet
Amadurecimento precoce francês, variedade de sobremesa. Resistente a pragas e baixas temperaturas do inverno. Os bagos são de tamanho médio, polpa solta, cor vermelha escura e sabor adocicado.
Francisco
Variedade de cereja da Europa Ocidental. Os frutos são grandes - até 6 gramas, com polpa cremosa, densa, doce, com leve acidez. A pedra é semi-retardada. Resistente contra pragas. Resistente ao inverno.
Segredos de cuidado
Os requisitos agrotécnicos incluem a manutenção de um estado de equilíbrio:
- coroas de cereja;
- níveis de umidade;
- teor de nutrientes no solo.
Capina e afrouxamento são necessários.
Rega
Nos verões secos, as cerejas jovens precisam ser regadas uma vez por semana. Para Daibera com mais de 10 anos, bastam 3 regas abundantes por temporada.
Cobertura
No outono, após a queda das folhas, são adicionados fertilizantes nitrogenados e húmus durante a escavação. Na primavera, quando todas as flores desabrocham, as cerejas precisam de suplementos de potássio e fósforo na forma de cinzas e superfosfato. A alimentação é feita em torno da circunferência do tronco da árvore.
Esquema de corte
A coroa da cereja Daibera é formada em 2 camadas: 9 ramos esqueléticos do primeiro e 3 do segundo nível. O condutor central é cortado em um ramo lateral a uma altura de 3,5 metros. Na primavera, os galhos que crescem dentro da copa, copas e competidores acima do condutor são removidos.
Preparando-se para o inverno
A rega no outono, a caiação dos troncos e a cobertura com ramos de abeto protegerão as raízes e o tronco da Daibera do congelamento. Ramos de ruberoide, malha e abeto protegerão as cerejas dos roedores.
Prevenção de doenças e pragas
A Daibera é afetada por vírus e fungos, principalmente nos períodos chuvosos. A prevenção do vírus consiste em destruir os esporos do tronco e galhos da árvore antes do início do período de crescimento. Os fungos hibernam nos galhos afetados das cerejeiras, nos frutos mumificados caídos e nas folhas.
A diminuição da temperatura durante o período de floração enfraquece a imunidade da cereja e promove infecções..
Local do buraco
Para evitar um surto de infecção viral, no início da primavera, antes da abertura dos botões da Daibera, ela é pulverizada com uma solução de sulfato de cobre a 5%. Os sinais da doença aparecem na forma de manchas marrons nas folhas.
Mancha marrom
Nas lâminas das folhas da cerejeira, notam-se manchas arredondadas com necrose nas bordas e pontos pretos no centro. Como medida preventiva, pulverize a árvore com uma solução de sulfato de cobre a 5% antes que a seiva comece a fluir.
Podridão de frutas
A fonte da infecção é um fungo ascomiceto. O micélio sobrevive em frutos caídos e em galhos danificados. O aparecimento de protuberâncias esbranquiçadas simétricas nos bagos indica que a cereja está afetada pela moniliose. Você pode evitar a propagação do fungo no Daiber:
- Removendo e queimando portadores de esporos:
- frutas meio secas;
- galhos;
- folhas;
- brotos com casca escurecida.
- Pulverizar a árvore com fungicida.
Ao final da frutificação, não deve sobrar nenhum fruto na cerejeira. Na primavera, os galhos secos são removidos.
Fluxo de comédia
A liberação de resina cria um terreno fértil para infecções bacterianas no tronco da Daibera. Os crescimentos secos são removidos para tecidos saudáveis, tratados com uma solução de sulfato de cobre a 1% e cobertos com piche.
Crosta
A prevenção de danos à crosta de cereja é:
- na colheita e queima de folhas e frutos caídos no outono;
- cavar círculos de troncos de árvores no outono;
- pulverizar com Nitrafen antes da abertura dos botões;
- 1% de calda bordalesa na abertura dos botões;
- repetido – 20 dias após o término da floração;
- após a colheita.
Com alto grau de infecção, os Daibers realizam 4 pulverizações a cada 2 semanas.
Queimadura monilial
A secagem repentina de folhas, ovários e galhos jovens de Daibera é causada por um fungo ascomiceto que aparece após uma forte onda de frio com vento. A árvore é pulverizada com fungicidas em intervalos de 7 dias.
Mosca-serra viscosa cereja
Destruição de larvas que comem folhas de cereja usando preparações inseticidas: Decisom, Karate.
mosca cereja
Tratamento de cerejas Daibera após formação de ovários com Decis, com pulverização repetida após 2 semanas.
Bicho-da-seda anelado
Para fins preventivos - pulverização no início da primavera de Daibera Karate, Zalon.
Pulgão cereja
Tratamento de Daibera com inseticidas contra pulgões quando aparecem insetos.
Gorgulho
Para combater as larvas, a árvore é pulverizada com Astellik após a queda das pétalas.
Mariposa
A prevenção consiste em destruir as pupas antes que delas saiam as borboletas. Para isso, na primavera, as cerejas são inspecionadas, os ninhos de aranha da casca são removidos e pulverizados com inseticidas piretróides.
Proteção contra congelamento
Com o aparecimento de cobertura de neve, vale ainda a pena isolar o círculo do tronco da árvore Daibera com um monte de neve compactado.
Tratamento na primavera
Antes do início do escoamento da seiva na cerejeira, é realizada a poda sanitária dos galhos secos e danificados em anéis, e os troncos são caiados para proteção contra pragas e geadas primaveris.
Colheita e armazenamento
Retire as bagas junto com os talos. Para evitar que as frutas sejam esmagadas pelo próprio peso, coloque-as em recipientes largos e planos.O melhor lugar para guardar as cerejas é na gaveta de frutas da geladeira. Em temperaturas mais baixas, as cerejas ficam marrons. O período para consumo é de 3 dias. A essa altura, a vitamina C atingirá seu valor máximo na fruta.
Avaliações
Margarita, Rostov:
“Variedade maravilhosa. A cerejeira já tem mais de 8 anos. Todos os anos ficamos satisfeitos com a colheita. Suficiente para alimentos e conservas. Uma cerejeira cresce a 5 metros de distância. Não há problemas com polinização."
Vasily, Voronej:
“Plantei uma muda de cereja Daibera há um ano. Não houve muito crescimento, devido ao verão seco. Espero que dentro de três ou quatro anos haja a primeira colheita.”
Svetlana, Taganrog:
“Adoro quando a cerejeira Daibera floresce. Ainda não há folhas, tudo floresce, como uma espuma branca. Só para isso precisamos cultivar cerejas.”