As árvores frutíferas são plantadas em dachas, áreas suburbanas e cultivadas de forma industrial. Embora as cerejas se enraízem em diferentes condições climáticas, sejam despretensiosas para a estrutura do solo, para que produzam uma boa colheita e os bagos não diminuam, além de regar e fertilizar, controlar insetos e prevenir doenças, é necessário formar corretamente a copa da árvore. A poda das cerejas promove o surgimento e desenvolvimento de novos brotos e o rejuvenescimento da planta. Durante o procedimento, são retirados os ramos excedentes que sombreiam a copa, permitindo que ela receba mais luz solar.
Por que você precisa podar uma árvore?
A cereja é uma das culturas de maturação precoce, produz os primeiros frutos com bastante rapidez, mas já aos 12-15 anos deixa de produzir uma boa colheita, ou mesmo deixa de dar frutos.
Aparar uma árvore velha ajuda a rejuvenescê-la. Se você realizar o procedimento corretamente e dentro do prazo:
- Acontece uma linda coroa simétrica.
- O sabor e o tamanho dos frutos silvestres melhoram.
- A planta adoece menos e é menos afetada por insetos.
Se você simplesmente remover galhos secos de cerejas frutíferas, não deverá contar com altos rendimentos. As culturas hortícolas são podadas de 3 maneiras. O encurtamento dos rebentos fortalece a árvore e acelera o seu crescimento. No desbaste, a copa da cerejeira fica mais iluminada e recebe mais ar.
Antes de iniciar a poda, você precisa conhecer todos os tipos de brotos. Os frutos se formam nos galhos do buquê. A variedade vegetativa forma o esqueleto da cereja. Durante todo o período de desenvolvimento, o comprimento dos ramos em crescimento aumenta.
No desbaste, alguns brotos são removidos completamente, enquanto a poda seletiva os remove apenas parcialmente. Para deixar a cereja mais volumosa, novos brotos aparecem e os galhos acima do botão são removidos.
Tempo de trabalho
Especialistas afirmam que o momento em que uma colheita de frutas com caroço é podada afeta seu crescimento, desenvolvimento, floração, formação de ovários, número e tamanho dos frutos. O procedimento é realizado tanto no outono quanto no verão, e os locais cortados são sempre untados com verniz de jardim e tratados com cola para que não infeccionem e não cresçam novos brotos.
Na região Sul, as cerejas começam a ser podadas em março ou mesmo em fevereiro.Nas áreas onde o outono chega mais cedo, os trabalhos são concluídos no final de setembro; no Território de Krasnodar e na Transcaucásia, os procedimentos continuam até dezembro, se a temperatura permanecer acima de zero à noite.
Circuncisão de primavera
Para que a copa se forme bem, a cerejeira irá deliciar-se com uma colheita de frutos silvestres durante muito tempo; não será necessário retirar os rebentos no inverno ou no verão; os trabalhos de poda são realizados na primavera. É melhor fazer isso quando os botões não estiverem mais dormentes, mas ainda não estiverem totalmente abertos. Normalmente esse fenômeno é observado no segundo mês da primavera, nas regiões norte - em maio.
Durante a operação, é cortado o topo, constituído por ramos, que engrossam a copa. São retirados os rebentos que crescem perpendicularmente à superfície da terra, deixando-se os rebentos com menos de 30 cm. O próprio tronco também deve ser aparado. Deve ser apenas um pouco mais alto que o quadro - cerca de 20 centímetros.
No primeiro ano após o plantio das cerejas de feltro, os ramos são encurtados para 0,5 m e ¼ dos rebentos laterais são removidos na primavera seguinte.
Verão
É melhor não tocar na árvore com frutos silvestres, pois as áreas cortadas demoram muito para cicatrizar durante o período de frutificação. Em julho e agosto, apenas os ramos secos ou doentes são removidos. Eles devem ser queimados para que a infecção não se espalhe para as cerejas saudáveis. Às vezes no verão é necessário cortar brotos que atrapalham o crescimento dos outros, mas eles encurtam só um pouco.
Outono
Após a frutificação, os jardineiros devem preparar as cerejas para o frio. O trabalho é realizado quando o movimento do suco fica mais lento. A poda de inverno deve ser concluída antes que as temperaturas noturnas caiam abaixo de zero. Não se deve encurtar os brotos mesmo durante geadas leves, pois a planta pode não sobreviver ao inverno frio.
No outono, as cerejas jovens plantadas na primavera não são podadas.Em tão pouco tempo, a árvore não tem tempo para se adaptar bem às condições ambientais e pode morrer durante as geadas.
Quais ferramentas você precisará?
Para realizar trabalhos de poda no jardim, é necessário adquirir equipamentos especiais. Para retirar galhos finos é adequado um podador, para se livrar de um broto grosso é necessária uma serra. Todos os equipamentos devem ser bem afiados para que não fiquem cortes na cereja após o corte.
Ao remover ramos afetados por uma doença fúngica, a ferramenta deve ser cuidadosamente limpa e tratada com um anti-séptico. Se os requisitos não forem atendidos, uma planta saudável é infectada e microorganismos patogênicos são transmitidos junto com o suco.
Características de poda de acordo com a variedade
A copa das cerejas arbóreas e arbustivas é formada de forma idêntica. Para ambos os tipos é necessário deixar ramos esqueléticos, graças aos quais a planta se desenvolverá bem. A poda de diferentes variedades tem suas próprias nuances.
A copa das cerejas de baixo crescimento fica muito mais espessa, por isso muitas vezes é formada pelo método do fuso delgado, no qual sobram apenas os rebentos jovens até aos 2 anos de idade. Aqueles que já tinham bagas são removidos.
As cerejas de baixo crescimento crescem rapidamente e para que frutifiquem bem:
- Os ramos que ficam nus nas pontas são encurtados em 1/3 do seu comprimento.
- A coroa é regularmente desbastada.
- Com um crescimento significativo, todos os brotos não são podados ao mesmo tempo, o procedimento é realizado várias vezes.
Os insetos infestam áreas secas e, para evitar que isso aconteça, esses galhos são queimados. Em mudas anuais de baixo crescimento, os brotos são encurtados.
As cerejeiras anãs são podadas no início da primavera, antes que os botões se abram. Graças a isso, consegue ficar mais forte antes da floração.A copa é formada imediatamente após o plantio da planta. Os brotos são encurtados a uma distância de até 40 cm do solo.
A cerejeira também requer desbaste da copa. Se os brotos forem aparados corretamente, os ramos dos frutos ficam fortalecidos e não se formam garfos.
Quando o comprimento de crescimento ultrapassa 15 cm e a árvore atinge os 5 anos de idade, os ramos do esqueleto ficam expostos e são realizadas podas rejuvenescedoras. Para cerejas com 3 metros de altura, o crescimento adicional é limitado.
Esquemas e tecnologia de formação de coroa
O rendimento das culturas de frutas com caroço diminui com o tempo. Para evitar o esmagamento dos bagos e para melhorar a frutificação das cerejas, é necessária a formação de uma coroa, pois engrossa muito rapidamente. Para iniciantes esse procedimento parece complicado, mas é possível aprender a podar. Para formar a coroa são utilizadas diferentes tecnologias, um dos métodos é o encurtamento:
- fraco;
- média;
- forte.
Na 1ª opção corta-se 1/4 do crescimento dos brotos por ano, na segunda - 1/3, e na terceira - metade.
A copa também é formada por desbaste, o que permite reduzir seu diâmetro, evitar espessamentos e aumentar o número de frutos.
Outro método que exige habilidade e conhecimento, a palmeta em leque, consiste em fixar os brotos com uma treliça, galhos velhos são desamarrados todos os anos.
Mudas jovens
As cerejas que vão invernar pela primeira vez não são podadas no outono, apenas são retirados os brotos que impedem o desenvolvimento da árvore ou se estendem do tronco em ângulo agudo. A copa da muda é formada na primavera. Para isso, separe o galho mais forte que cresce verticalmente. Restam mais 5 brotos, direcionados em direções diferentes e separados por 10 cm.
cerejeira
A coroa dessas variedades de culturas hortícolas tem o formato de uma tigela.Os galhos que estiverem localizados a uma altura de 70 cm ou menos devem ser removidos. Para que os rebentos anuais desenvolvam ramos laterais, estes são ligeiramente encurtados. Nem todo mundo sabe podar cerejeiras adequadamente. Isso deve ser feito em ângulo, liberando a planta dos brotos que se entrelaçam.
Arbusto
Esta variedade de cerejas engrossa rapidamente, o que leva ao esmagamento dos bagos e à deterioração da frutificação. A copa é formada em torno de um esqueleto poderoso, os brotos são podados e colocados próximos ao tronco principal.
Nas plantas arbustivas de dois anos, os galhos que se curvam são encurtados, assim como os brotos com mais de 50 cm de comprimento.
Nuances de rejuvenescimento
Para aumentar o rendimento das cerejas maduras, os brotos são podados na primavera, mas não há necessidade de tocar em grande número de uma vez, pois a colheita não tem força suficiente para dar frutos. A poda das cerejas velhas é realizada com os ramos expostos. Eles são encurtados pela metade ou um terço, e os brotos esqueléticos são encurtados até os botões.
Para rejuvenescer a variedade arbórea, removem-se os rebentos secos e podam-se ligeiramente os ramos anuais onde se fixam os frutos.
Cuidados pós-procedimento
Na primavera, o trabalho de formação da copa e encurtamento dos brotos deve ser concluído antes que a seiva comece a fluir. No outono, as cerejas são podadas em temperaturas acima de zero durante todo o mês de setembro; no sul - outubro e novembro. No segundo dia após o procedimento, os locais cortados são tratados com desinfetante, lubrificados com piche ou tinta a óleo. No inverno, as plantas são regadas abundantemente, alimentadas durante o período vegetativo, borrifadas com calda bordalesa para prevenir doenças e combater insetos.