Já na hora do plantio, uma muda de groselha precisa de poda. Existem regras sobre quando e como fazê-lo corretamente. Os arbustos de bagas desperdiçam espaço no jardim se não formarem a sua copa todos os anos. O rendimento desses arbustos é baixo, os frutos são pequenos. Para obter uma boa colheita, não basta regar e fertilizar as groselhas.
- Por que as groselhas precisam de poda?
- Ferramentas de jardinagem necessárias para o trabalho
- Quando o procedimento deve ser realizado?
- Formação primaveril do arbusto
- Poda nos meses de verão
- Como podar groselhas no outono: diagrama
- Você deve podar no inverno?
- Princípios da poda formativa dependendo da idade do arbusto
- Especificidades dos diferentes tipos de poda
- Como podar groselhas velhas e negligenciadas
- Podando groselhas após a colheita
- Técnica de rejuvenescimento de groselha
- Maneiras não padronizadas de formar um arbusto
- Treliça
- Padrão
- Cuidados após a poda
- Erros comuns de jardineiros novatos
Por que as groselhas precisam de poda?
Os arbustos de groselha consistem em ramos de diferentes idades. Os ramos de ordem zero são brotos basais jovens. Depois de um ano, formam-se ramos laterais - brotos de 1ª ordem. Em um galho de groselha, formam-se de 5 a 6 ramos.
Os frutos mais curtos são os que se formam na madeira com 2 anos. Neles se formam botões de flores e frutos. A idade do galho pode ser determinada pelos joelhos da fruta. A árvore frutífera funciona de 5 a 6 anos. A frutificação máxima ocorre aos 2-3 anos de idade.
A copa do arbusto deve ter ramos de 1ª, 2ª, 3ª ordem. Neles se forma o número máximo de bagas. Leva 1 temporada para uma fuga passar de uma ordem para outra. Durante a estação de crescimento, os ramos crescem de 8 a 30 cm.
Um galho de groselha pode dar frutos por até 10 anos, mas os de 5 anos têm o rendimento máximo. Galhos velhos se desfazem e caem no chão. Os arbustos, especialmente aqueles com espinhos, ficam cobertos de vegetação. O cuidado fica mais difícil. A produtividade diminui se o estado da copa não for controlado: a idade dos ramos, o seu número.
Para manter uma frutificação abundante ao longo da vida, as groselhas são submetidas a diferentes tipos de podas:
- rejuvenescedor;
- formativo;
- sanitário
Podemos delinear resumidamente os objetivos perseguidos na poda de groselhas:
- desarmar a copa do arbusto, equilibrar as partes aéreas e subterrâneas do arbusto para a distribuição uniforme de nutrientes e luz - tarefa da poda formativa;
- remover ramos velhos e pouco frutíferos e estimular o novo crescimento é tarefa da poda rejuvenescedora;
- cortar brotos doentes e danificados, prevenir doenças fúngicas (oídio) é tarefa da poda sanitária.
O arbusto se forma pela primeira vez no transplante de uma muda. A poda precoce estabelece a base para a futura copa do arbusto.
Ferramentas de jardinagem necessárias para o trabalho
Os arbustos de groselha sem espinhos são mais fáceis de cuidar do que os espinhosos. Para trabalhos de jardinagem, é necessário adquirir luvas especiais para as mãos que protejam contra espinhos e galhos pontiagudos. Ferramentas que você precisa ter:
- tesouras de poda para brotos com diâmetro de até 10 mm;
- podador para galhos grossos de 20 a 50 mm;
- serra de jardim para cortar galhos velhos e grossos.
Quando o procedimento deve ser realizado?
Recomenda-se planejar trabalhos em grande escala para o outono. Esta época do ano é mais favorável para a formação de copas.
Formação primaveril do arbusto
Você precisa chegar lá antes que os botões se abram. Após o aparecimento das folhas, os galhos não devem ser cortados. Há pouco trabalho na primavera se o arbusto estiver devidamente preparado para o inverno. Imediatamente após o derretimento da neve, é necessário realizar 3 tipos de operações em etapas:
- corte todos os galhos congelados;
- encurte os ramos enfraquecidos em um terço do seu comprimento;
- brotos fortes, mas com danos mecânicos, corte-os, deixando uma área sã.
Poda nos meses de verão
O trabalho de verão é realizado com um objetivo - melhorar a qualidade dos frutos silvestres (sabor, tamanho). Com o auxílio da poda, a quantidade máxima de nutrientes é direcionada para a frutificação:
- os rebentos jovens (zero) deste ano que crescem a partir da raiz são completamente cortados;
- encurte os ramos não frutíferos, deixando pelo menos 7 a 8 folhas em cada um.
Como podar groselhas no outono: diagrama
Eles começam o trabalho inspecionando o mato. O primeiro passo é remover galhos danificados por doenças, mau tempo ou insetos. O próximo passo é cortar galhos com 5 anos ou mais.Se todas as filiais forem antigas, remova no máximo ⅓ do número total.
O terceiro da fila são os galhos caídos no chão. Eles têm má frutificação e adoecem com mais frequência. No outono, todos os brotos imaturos são removidos. Além disso, é realizado o desbaste das coroas espessadas. Corte todos os galhos desnecessários que interfiram na iluminação e ventilação normais da parte central do arbusto.
Você deve podar no inverno?
Não há trabalhos planejados de inverno com a coroa, apenas emergenciais. Sob uma espessa camada de neve ou devido a forte formação de gelo, galhos grandes podem quebrar. Neste caso, a primavera não é esperada. O tempo é ajustado, a poda sanitária é feita no inverno. Eles fazem isso se a temperatura média diária não cair abaixo de -5 °C.
Princípios da poda formativa dependendo da idade do arbusto
Uma muda de groselha é formada antes do plantio em uma cova. Brotos fracos e finos são cortados na área do colo da raiz. Os ramos restantes são encurtados. Os mais potentes ficam acima do 3-4º rim, os mais finos ficam acima do 2º. Os rins são contados de baixo para cima.
No 2º ano, a muda apresenta pelo menos 3 ramos bienais e vários anuais. Você precisa selecionar 7 ramos verticais e fortes que crescem a partir do colo da raiz, encurtá-los até uma altura de 30 cm. Os brotos horizontais e os brotos das raízes precisam ser cortados na base. Encurte os restantes para 20 cm.
No outono do terceiro ano de vida, o arbusto de groselha está crescendo. É necessário deixar de 12 a 18 filiais de diferentes idades. Eles serão a base da copa do arbusto frutífero. Este ano o jardineiro deve:
- corte os brotos que crescem horizontalmente e todos os fracos;
- encurte todos os ramos restantes em 12-15 cm.
A partir do 4º ano, os trabalhos previstos serão os mesmos. Os arbustos de 4 anos são considerados adultos e já estão dando frutos. A copa deve ter de 15 a 20 ramos de diferentes idades. Todos os anos você precisa cortar todos os galhos de 5 anos.Para substituição, deixe 3-5 pedaços do crescimento jovem mais forte.
Especificidades dos diferentes tipos de poda
Os arbustos jovens frutíferos são submetidos a podas formativas e sanitárias ao longo da temporada. Arbustos velhos com poucos frutos estão sujeitos a rejuvenescimento. Na formação da copa, eles se orientam pela idade do arbusto, pela quantidade de ramos das diferentes idades e pelo grau de iluminação. Ao realizar a limpeza sanitária da copa, avalia-se a saúde dos brotos:
- presença de danos mecânicos;
- Queimadura por frio;
- a presença de focos de infecção e insetos.
Como podar groselhas velhas e negligenciadas
É possível restaurar completamente a frutificação de groselhas negligenciadas em 2 a 4 anos. Em primeiro lugar, o arbusto precisa ser desbastado. Os seguintes ramos se enquadram no corte completo:
- crescendo horizontalmente;
- velhos, podem ser identificados pela cor escura, quase preta da casca;
- quebrado e dobrado.
Os ramos que crescem verticalmente devem ser inspecionados. Deixe 5 peças. Corte o topo de suas cabeças. Faça cortes acima do primeiro galho lateral forte. Nos anos subsequentes, é necessário formar uma coroa no sistema e evitar que ela engrosse.
Podando groselhas após a colheita
Em agosto, quando termina a colheita dos frutos, é avaliado o estado do arbusto. No verão, após a colheita, raramente é realizada a poda sanitária das groselhas. É aconselhável realizá-la se houver sintomas de doença fúngica ou de insetos nas folhas, brotos.
Remova todos os ramos doentes. O arbusto é tratado com fungicida. O solo ao redor das groselhas é limpo de detritos, solto e coberto com cobertura morta. A remoção dos ramos doentes deve ser adiada por um mês se surgirem sinais da doença em julho.
Técnica de rejuvenescimento de groselha
Arbustos com 5 anos ou mais requerem rejuvenescimento. Não é realizado de forma aleatória.Primeiramente, são avaliados o número de ramos, sua idade e nível de frutificação. Os primeiros a serem removidos são os ramos de 3 a 5 anos que tinham menos frutos. Recomenda-se apará-los pela base, sem deixar tocos.
Em seguida, todos os galhos pouco promissores, finos e enfraquecidos são cortados. Os 5 brotos verticais mais fortes sobraram do novo crescimento. Eles serão a nova base do mato. Todos os outros ramos são encurtados, apenas os topos são aparados. Isso estimula a ramificação.
Maneiras não padronizadas de formar um arbusto
As opções originais de formação de copas atraem jardineiros experientes que cultivam variedades vigorosas de groselhas e que gostam de decorar o jardim com arbustos de formatos atípicos.
Treliça
Este método é adequado para variedades arbustivas vigorosas. Você precisa fazer uma treliça ao longo das plantações de arbustos. O projeto mais simples consiste em 2 pilares e 3 fileiras de arame esticadas entre eles em incrementos de 25 cm.
Mudas de groselha quando cultivadas em treliça devem ser plantadas de acordo com um determinado padrão:
- espaçamento entre linhas - 1,5 m;
- o intervalo entre arbustos que crescem na mesma fileira é de 0,7 m.
Em cada arbusto você precisa deixar 4-5 pedaços de galhos novos em crescimento, amarrá-los a um arame esticado entre os postes. Corte os rebentos emergentes. As filiais do ano passado devem ser encurtadas em ⅓ do seu comprimento.
Padrão
Os jardineiros obtêm uma groselha original formando a copa de uma maneira especial. Ao mesmo tempo, eles desejam obter um elemento decorativo do jardim, em vez de um elemento ricamente frutífero. É necessário começar a trabalhar no primeiro ano após o plantio da muda.
Deixe apenas 1 broto mais poderoso, retire o restante bem na base. No 2º ano, corte todos os ramos laterais. A altura (recomendada) do tronco resultante é de 50-70 cm.Esta seção do tronco pode ser embrulhada com um pano macio para que os botões do sono não acordem. A partir do 3º ano, forme a copa da árvore, recorte todos os brotos que aparecem na área de 0 a 100 cm.
Cuidados após a poda
Todo jardineiro deve ter em mãos jardim var. Na primavera e no outono a sua presença é obrigatória. É nessa época que os arbustos são cortados radicalmente. Brotos finos não são tratados com ele. Seus cortes secam rapidamente. As feridas com diâmetro de 2 a 5 cm são envernizadas.
O verniz de jardim é uma substância viscosa que cria uma película durável que não permite a passagem de infecções e insetos nocivos. Alguns jardineiros fazem seu próprio verniz para jardim. Acredita-se que os produtos comprados em lojas contenham componentes prejudiciais. Usado na produção doméstica:
- resina;
- terebintina;
- resina;
- cera de abelha.
Após a poda, as groselhas são alimentadas, regadas e o círculo do tronco é coberto com cobertura morta.
Erros comuns de jardineiros novatos
Os erros dos jardineiros novatos são os mesmos. Muitas pessoas passam por eles. Aqui está uma lista dos mais tradicionais:
- Ao realizar podas anti-envelhecimento, cortar ramos de grande diâmetro, deixando tocos. As pragas se instalam neles e se tornam uma fonte constante de infecção.
- Eles têm medo de cortar muitos galhos, embora isso seja necessário para formar a copa correta. A parte aérea da groselha se recupera rapidamente, portanto, galhos desnecessários devem ser cortados. O arbusto se recuperará dos botões localizados no subsolo.
- Formam um arbusto sem analisar a idade dos brotos. Direcionam os seus esforços para a componente decorativa.
- Os cortes são feitos de forma arbitrária, esquecem que a linha deve passar por cima do rim.
- Eles usam ferramentas de jardim rombas e não desinfetam as lâminas de corte antes do trabalho. Eles espalham infecções por todo o jardim.
Antes de realizar o trabalho, vale atualizar seus conhecimentos e relembrar as características da groselha. Cada arbusto que recebeu os cuidados necessários certamente colherá os frutos com uma colheita, se não neste ano, então no próximo.