A bexiga tem esse nome devido à sua aparência. Após a floração, as inflorescências de um arbusto de folha caduca assemelham-se a bolhas. A planta, originária da América do Norte, é plantada em parques russos desde o século XIX. É utilizado na criação de sebes e composições de grupos. Decorar o jardim é a principal tarefa da bexiga, por isso a poda é uma etapa importante no cuidado dos arbustos ornamentais.
Por que fazer isso
A poda da bexiga é obrigatória a partir do segundo ano após o plantio em campo aberto. A remoção de galhos crescidos é necessária para manter a forma e prevenir doenças do arbusto.
A bexiga é podada pelos seguintes motivos:
- a copa densa retém a umidade da precipitação e evaporação do solo;
- a luz não penetra no arbusto através da folhagem densa;
- em ambiente escuro e úmido, os insetos infestam e fungos se desenvolvem nos galhos emaranhados da planta;
- um arbusto não podado retarda o crescimento e floresce pior;
- Sem poda, uma sebe ou composição parece desleixada.
A bexiga cresce em sombra parcial e sob luz forte, dependendo da cor das folhas. As variedades douradas e roxas requerem bastante sol para evitar que desbotem. A estagnação da umidade é mal tolerada por todos os tipos de bexiga. A poda mantém condições favoráveis à vida das plantas.
O arbusto é resistente a geadas até -23 graus. A poda é necessária antes e depois do inverno. Em regiões com invernos amenos, a bexiga não é coberta. Um arbusto não podado se tornará um refúgio para insetos durante os meses frios.
Em regiões com invernos rigorosos e neve, a bexiga terá galhos congelados e quebrados na primavera. Eles precisam ser removidos para que novos brotos se desenvolvam sem interferências. Beliscar na primavera ajuda a deixar as plantas jovens exuberantes. Uma vez a cada 5 anos, a bexiga passa por uma poda anti-envelhecimento - o arbusto é encurtado em dois terços. Flores pequenas e folhas esparsas significam que é hora de rejuvenescer a planta.
Tempo
A frequência e o momento da poda da vesícula dependem do grau de sua decoratividade. Uma sebe num parque da cidade ou numa composição paisagística estrita numa propriedade é aparada na primavera e no outono, e a sua forma deve ser corrigida no verão. Se o arbusto cresce espontaneamente no campo e não desempenha uma função decorativa especial, a poda de verão pode ser negligenciada ou apenas os ramos danificados podem ser aparados.
A poda de outono é realizada depois que a bexiga perde as folhas.O arbusto cai de setembro a novembro, dependendo do clima em que cresce. Não há prazos claros para cortes de cabelo no outono. O marco principal é o fim da queda das folhas. Isso significa que o ciclo vegetativo foi concluído e a planta não perderá suco.
Não adie a poda de outono, pois o arbusto precisa de duas semanas para se recuperar antes da geada.
Também não há prazos claros para a poda na primavera. Você precisa se concentrar no clima e nas condições da planta - o fim da geada antes do início do fluxo de seiva e do aparecimento dos botões. Dependendo do clima, esta época cai no final de março e abril. A melhor hora do dia e clima para podar a planta é uma manhã nublada e seca.
No verão, a bexiga é podada após o término da floração. As flores aparecem nas plantas com 4-5 anos de idade. Os meses de floração vão de junho a julho, durante três semanas. A época da poda de verão ocorre por volta do final de julho, início de agosto. Para manter a forma, os arbustos da carpa vesicular são podados adicionalmente após a queda dos frutos dos folhetos - em setembro.
Quais ferramentas preparar
A bexiga forma uma coroa arredondada de brotos retos. A casca da planta é dura, marrom, nas plantas maduras de algumas variedades fica coberta de rachaduras e descasca em alguns lugares.
Para aparar ramos lignificados e jovens você precisará de um conjunto de ferramentas:
- podador - algo entre uma tesoura e um alicate, corta brotos de até 25 milímetros de espessura. Os ramos secos e verdes do ano em curso são aparados com tesoura de poda;
- podador - semelhante à tesoura de poda, só que com cabo longo, corta galhos com 30-50 milímetros de espessura. A ferramenta é útil para desbaste de copas e podas antienvelhecimento, é utilizada onde a tesoura de poda não pode ser alcançada;
- roçadora - lembra uma tesoura grande, tem lâmina inferior romba e lâmina superior afiada.Use um corta-sebes para aparar os topos e dar à sebe uma forma plana;
- serra de jardim - difere de uma serra normal pelos dentes grandes. Use uma serra de jardim para remover galhos grossos de dentro do arbusto, na base.
Existem diferentes tipos de ferramentas de poda - mecânicas, elétricas, a gasolina. Cada jardineiro escolhe o equipamento com base em sua própria experiência. Para remover galhos, não use uma roçadeira com afiação em forma de onda. É adequado para cortar arbustos e ramos coníferos com 1 centímetro de espessura.
Uma ferramenta adicional no arsenal é uma faca de jardim. É utilizado para corrigir cortes e aparar galhos finos. Você também precisará de luvas para o trabalho, para proteger as mãos de arranhões e cortes acidentais.
Processo de formação
Antes da poda, os arbustos de fungo precisam ser preparados: remova a cobertura morta e as folhas do círculo do tronco da árvore e remova a folhagem restante dos galhos no outono. Então você precisa delinear visualmente a forma e quais lugares dentro da coroa devem ser desbastados.
Nos arbustos jovens é útil estudar a estrutura da copa, como estão localizados os ramos principais e periféricos. Posteriormente, isso vai te ajudar a perceber a direção de crescimento do arbusto, o aparecimento de pequenos galhos que precisam ser retirados.
Métodos para cortar bexiga:
Nome | Descrição |
Sanitário | Apare todos os galhos danificados ou partes deles, independentemente do formato do arbusto.
Faça o corte 0,5 centímetros além do dano para que o restante do galho fique completamente saudável.
|
Formativo | No segundo ano após o plantio, o arbusto é reduzido pela metade. Nos anos seguintes, um terço do comprimento dos ramos é removido. |
Rejuvenescedor | Resta um terço do comprimento do arbusto, até os galhos principais são cortados. |
A forma original de podar a vesícula é em forma de padrão. Como resultado, o arbusto parece uma pequena árvore. Para fazer isso você precisa:
- deixe um ramo principal como tronco;
- corte os galhos mais baixos, deixe os de cima;
- apare periodicamente os brotos do tronco.
O topo é plano ou arredondado. Outra forma de aparar é em formato de fonte. É semelhante ao padrão, apenas os ramos principais não são removidos, mas apenas os periféricos são cortados por baixo e um volume maior fica no topo. Além disso, a bexiga é aparada em forma de sebe e ganha um formato encaracolado por meio de molduras.
Cobertura
Uma barreira verde de bexiga começa a se formar após o plantio. Para garantir que o arbusto tenha espaço suficiente para o desenvolvimento da copa, as mudas são colocadas em duas fileiras em padrão xadrez com intervalo de 35 a 40 centímetros. A planta é plantada em uma fileira, mas a distância entre as mudas é mantida a mesma.
A primeira poda é realizada no ano seguinte após o plantio de acordo com o seguinte esquema:
- na primavera os galhos são encurtados para 15 centímetros;
- no verão, se desejar, os topos são nivelados;
- na próxima primavera, os galhos superiores serão cortados ao meio e os laterais em 5 a 10 centímetros.
O topo da sebe da bexiga é aparado por dois anos. Quando a planta tem quatro anos, é feita uma pausa na poda da moldagem para permitir o crescimento da copa.
A forma e a altura da sebe são determinadas nos primeiros dois anos de crescimento do arbusto em terreno aberto. Nos anos seguintes, a planta não precisa ser poupada, cortando-se apenas os ramos superiores. A barreira verde deve ser encurtada para a altura especificada.
Para fixar a altura, os jardineiros usam estacas com arame tensionado. Gradualmente, a estrutura desaparecerá na folhagem. Quando chegar a hora de remover a massa verde crescida, o arame ajudará a uniformizar os arbustos.
Aparar a bexiga usando um contorno de arame será conveniente para jardineiros novatos.Se a clareza das linhas não for importante, o arbusto é encurtado a olho nu.
Quadro
Armações de arame são usadas para dar aos arbustos de carpa vesicular formas regulares e irregulares. Com a ajuda deles são criados animais, labirintos, espirais, até móveis e uma figura humana. Tal como acontece com uma sebe, a preparação para a modelagem começa no plantio de uma muda de acordo com o seguinte esquema:
- uma moldura é instalada no círculo do tronco da árvore ao redor da planta jovem;
- na próxima primavera, os galhos serão aparados no formato da moldura;
- nos cortes de cabelo subsequentes, os galhos que se projetam além do fio são aparados;
- No quinto ano de vida do arbusto, a poda modeladora é ignorada e apenas os galhos danificados são podados.
A moldura para formas geométricas é eventualmente removida e o arbusto é cortado a olho nu ou um modelo é usado.
A bexiga é adequada para formar uma bola com diâmetro de 1 metro ou mais. Os viveiros vendem arbustos já redondos e que só terão de manter a sua forma. Você também pode fazer uma bola com uma planta de dois ou três anos. Após um corte de cabelo rejuvenescedor, a bexiga também consegue adquirir um formato encaracolado.
Aparar arbustos usando uma moldura é chamado de modelagem topiária e está ganhando popularidade entre os residentes de verão e proprietários de terrenos particulares. Os arbustos crespos ocupam menos espaço do que aqueles com copa cheia. Composições com bexiga topiária são boas para pequenos jardins.
O que fazer após a poda
Cuidar da bexiga aparada inclui tratamento fertilizante e anti-séptico. Galhos grossos nos cortes devem ser tratados com um anti-séptico, por exemplo, verniz de jardim. Sem desinfecção, a planta ficará vulnerável a infecções e, após a cauterização, os cortes crescerão mais rapidamente.O tratamento anti-séptico é feito após podas antienvelhecimento e sanitárias.
Depois de todos os tipos de poda, a bexiga precisa de nutrientes. Os arbustos aparados são alimentados de acordo com a estação:
- na primavera - com fertilizantes orgânicos, infusão de verbasco diluído em água (5 quilos por 10 litros). Antes da alimentação, a planta precisa ser regada;
- no verão, outono - com fertilizantes minerais, solução de potássio e fósforo.
A poda é estressante para as plantas. Para que a carpa vesicular tolere mais facilmente a separação dos ramos, ela é tratada com medicamentos para fortalecer e estimular o crescimento, por exemplo, “Zircon”, “Epin Extra”, “Radifarm”.
Após a poda, também é necessário limpar e desinfetar os utensílios de jardinagem. Tesouras e serras são lavadas em água e tratadas com lubrificantes para preservar o metal. É importante manter os equipamentos de poda em ordem, pois as lâminas cegas e enferrujadas danificam a planta.