A poda da groselha é a técnica agrotécnica mais importante realizada para o bom desenvolvimento dos arbustos. Antes de remover os brotos de groselha, você precisa se familiarizar mais com os recursos desse processo.
- A viabilidade da poda
- Quais ferramentas são necessárias
- Termos e regras
- Poda de outono
- Formação de arbustos de verão
- Primavera
- Quando é melhor podar as groselhas: no outono ou na primavera?
- A regionalização afeta o tempo?
- Instruções passo a passo para poda
- Pré-pouso
- O sanitário mais simples
- Radical
- Michurinskaya
- Formulários padrão
- Como rejuvenescer um arbusto velho
- Qual é a diferença entre podar groselhas vermelhas, pretas e brancas?
- As nuances da poda de diferentes variedades
- Altai
- Arbustos com formação de rebentos ativos
- Com formação de rebentos passivos
- É necessário alimentar a planta após o procedimento?
- Os principais erros cometidos na modelagem de um arbusto
- Conclusão
A viabilidade da poda
Primeiro, você precisa descobrir por que os arbustos com frutas são podados. Existem dois tipos principais deste procedimento, que têm objetivos diferentes:
- Formativo. Os jardineiros aconselham fazer podas formativas nos arbustos para que não tenham muitos brotos e a copa tenha o formato correto. Se você remover periodicamente os galhos velhos, começarão a aparecer na planta galhos mais jovens e férteis, o que contribui para o aumento da frutificação. O procedimento é realizado na primeira metade da primavera, antes que os primeiros botões cresçam.
- Sanitário. O cuidado adequado com a planta deve ser acompanhado de podas sanitárias. É realizada para limpar o arbusto de folhas secas e galhos secos, aos quais a planta dá parte de seus componentes nutricionais. Os especialistas aconselham a eliminação imediata dos ramos secos com folhas, pois promovem o crescimento de fungos e atraem patógenos. Na maioria das vezes, o oídio se desenvolve por causa disso, o que leva à morte das groselhas plantadas.
Quais ferramentas são necessárias
Antes de retirar os brotos dos arbustos de groselha, você precisará primeiro preparar seu equipamento. Para realizar o trabalho, utilize as seguintes ferramentas:
- tesouras de jardim para cortar folhas e galhos finos;
- cortador de escova;
- bypass ou tesoura de poda normal;
- podador
Alguns especialistas aconselham o uso de uma serra se você precisar cortar galhos grossos e secos. Todos os elementos do equipamento devem ser afiados e, portanto, se necessário, são afiados.
Termos e regras
Recomenda-se determinar com antecedência o momento do procedimento para saber quando é melhor se livrar dos galhos antigos.
Poda de outono
Para que o arbusto sobreviva normalmente ao inverno, ele é podado no outono. Neste caso, o procedimento é realizado 1 a 2 semanas após a queda de todas as folhas da planta. As principais vantagens da poda no outono incluem:
- aumento da produtividade;
- fortalecimento da imunidade;
- ativação do desenvolvimento de brotos.
Formação de arbustos de verão
Algumas pessoas preferem podar os arbustos no verão, depois de colher os frutos silvestres. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado em agosto ou julho, quando a colheita está totalmente madura.
No verão, os brotos verdes são presos nos arbustos e os galhos secos são cortados.
Primavera
Os especialistas aconselham a poda dos arbustos na primavera, antes do início da estação de crescimento. A poda é feita depois que as geadas desaparecem lá fora e a temperatura estará sempre acima de zero.
Quando é melhor podar as groselhas: no outono ou na primavera?
Alguns jardineiros não conseguem descobrir quando podar seus arbustos. Para ter uma boa colheita no verão, é melhor cortar os rebentos em meados ou início do outono.
A regionalização afeta o tempo?
Ao determinar o momento da poda dos arbustos de groselha, preste atenção à região em que são cultivados. Por exemplo, os jardineiros siberianos devem fazer isso apenas na primavera ou no verão, quando não há geadas severas. É muito mais fácil para os moradores da região sul, pois as condições climáticas de sua região permitem que eles escolham de forma independente o momento da poda.
Instruções passo a passo para poda
Não é fácil podar plantas sem preparação prévia e, portanto, o jardineiro deverá se familiarizar com antecedência com as peculiaridades desse trabalho.Durante o preparo, é estudado um diagrama de poda, bem como o passo a passo para a realização do procedimento.
Pré-pouso
Muitos jardineiros plantam mudas de groselha um mês e meio antes da primeira geada. É nesse período que é realizada a poda pré-plantio da planta. Os topos de todos os brotos são cuidadosamente cortados, após o que três botões permanecem nos galhos. No ano seguinte, pelo menos cinco rebentos se formarão nos arbustos.
O sanitário mais simples
Ao realizar podas sanitárias de arbustos, é realizada a seguinte sequência de ações:
- remoção de galhos secos e quebrados;
- cortar brotos que crescem lentamente;
- cortar brotos com formato deformado;
- eliminação de galhos entrelaçados;
- poda de brotos infectados com doenças infecciosas.
Radical
A poda radical é feita caso seja necessário cortar completamente o caule central com todos os rebentos laterais. Este método é usado quando arbustos velhos de 10 a 15 anos são rejuvenescidos. O rejuvenescimento é realizado no início da primavera ou no final do outono, antes do início da geada. Após o corte do arbusto, o toco restante é coberto com serragem ou palha.
Michurinskaya
O método Michurin é usado por pessoas que plantam groselhas para vender frutos maduros.
Se você podar os arbustos de groselha corretamente, com o tempo seu rendimento aumentará significativamente.
O procedimento é realizado no máximo cinco anos após o plantio dos frutos no local. A planta é podada pela raiz, após o que o solo próximo ao corte é fertilizado com fertilizantes orgânicos. Em um ano, jovens ramos frutíferos aparecerão no local do corte.
Formulários padrão
Ao cultivar groselhas padrão, você terá que aparar periodicamente os arbustos para que seu sistema radicular se desenvolva normalmente. Para fazer isso, todos os brotos são encurtados de modo que não restem mais do que três botões jovens.
Como rejuvenescer um arbusto velho
Sem rejuvenescimento periódico, os arbustos de groselha começarão a dar frutos piores. Portanto, precisamos descobrir como rejuvenescer adequadamente os arbustos durante o cultivo. Ao rejuvenescer, você precisa se livrar de:
- crescimentos enfraquecidos que crescem mal;
- galhos estéreis sem frutos;
- brotos quebrados ou galhos caídos no chão.
Ao podar, você precisa garantir que os galhos sejam cortados em madeira madura, da qual crescerão galhos poderosos e férteis.
Qual é a diferença entre podar groselhas vermelhas, pretas e brancas?
Alguns jardineiros inexperientes pensam que não há diferenças na poda de diferentes tipos de arbustos de groselha, mas não é o caso. O rejuvenescimento das groselhas brancas e vermelhas é ligeiramente diferente do rejuvenescimento das groselhas pretas. As diferenças estão relacionadas às características de frutificação e crescimento das plantas.
Nas variedades brancas e vermelhas, os botões dos frutos se formam perto da base dos brotos ou perto dos cachos. Graças a isso, seus galhos velhos dão frutos tão bem quanto os novos. Portanto, jardineiros experientes não aconselham a poda frequente desses arbustos. Os ramos velhos da groselha preta, pelo contrário, dão frutos piores e têm de ser cortados.
As nuances da poda de diferentes variedades
Existem certas nuances na poda de brotos de diferentes variedades de groselha. É necessário familiarizar-se com eles com antecedência para rejuvenescer adequadamente os arbustos.
Altai
A principal característica das variedades de groselha Altai é que elas frutificam apenas na parte média e superior do caule. Portanto, se você cortá-los, a quantidade de colheita obtida cairá várias vezes.
Os jardineiros que cultivam bagas de Altai há vários anos são aconselhados a cortar ramos velhos, pois dão frutos piores do que outros. Você também pode se livrar de brotos doentes e ressecados.
Arbustos com formação de rebentos ativos
Bagas com frutificação ativa são populares entre os jardineiros, pois são as mais produtivas. Uma característica distintiva desses arbustos é a alta taxa de surgimento de novos brotos na parte inferior das plantas. Eles ramificam mal e, portanto, alguns deles são completamente cortados. Os rebentos com mais de 35 centímetros são encurtados para eliminar os botões jovens e enfraquecidos.
Com formação de rebentos passivos
As plantas que apresentam formação passiva de rebentos são plantadas com muito menos frequência do que outras variedades, pois crescem lentamente. Os jardineiros aconselham cortar galhos com mais de seis anos porque param de dar frutos.
É necessário alimentar a planta após o procedimento?
Alguns jardineiros estão interessados em saber se é possível fertilizar as groselhas após a poda. A fertilização é obrigatória, pois satura o solo com componentes nutricionais necessários ao desenvolvimento dos arbustos de groselha.
Às vezes, após o rejuvenescimento, os arbustos ficam esgotados e enfraquecem. Nesse caso, são alimentados com nitrophoska e outros fertilizantes minerais. Você também pode adicionar misturas fertilizantes que contenham nitrogênio ao solo. Para prepará-los, adicione uma colher de sopa de uréia a dez litros de água e, em seguida, despeje a mistura sob as passas.
Não se esqueça dos fertilizantes orgânicos, de que as bagas também precisam. O fertilizante feito com excrementos de pássaros é considerado eficaz. Para criá-lo, adiciona-se lixo com verbasco a um barril de água em quantidades iguais.A mistura é infundida por uma semana e meia, após a qual é colocada embaixo de cada arbusto. Para não perder tempo criando misturas fertilizantes, você pode adicionar composto ao solo.
Os principais erros cometidos na modelagem de um arbusto
A correta formação do arbusto é muito importante, pois disso depende o rendimento. Porém, nem todas as pessoas conseguem podar suas plantas perfeitamente devido a erros cometidos. Erros comuns incluem:
- Não cumprimento dos prazos de trabalho. Alguns jardineiros removem os brotos na hora errada. Isso pode levar à morte de groselhas.
- Desatenção. Há casos em que as pessoas podam arbustos desatentamente e ficam com galhos secos ou afetados por doenças.
- Usando ferramentas não afiadas. Todos os equipamentos utilizados no corte de galhos devem ser afiados.
- Violação da frequência de poda. É necessário cortar brotos velhos e secos anualmente. Se isso não for feito, os arbustos engrossarão rapidamente e começarão a se desenvolver mais lentamente.
Conclusão
Muitos jardineiros plantam arbustos de groselha em suas casas de verão. Durante o seu cultivo, recomenda-se aparar periodicamente os brotos. Porém, antes disso, é necessário se familiarizar com a finalidade da remoção de galhos, bem como com as principais características deste trabalho.