Muitos jardineiros cultivam arbustos de frutas silvestres, como groselhas, em seus terrenos. Os frutos desta planta são frequentemente utilizados na medicina e na culinária para criar deliciosas geléias. Às vezes, as pessoas enfrentam doenças da groselha que afetam os arbustos de groselha e levam à morte. Recomenda-se familiarizar-se previamente com as características das principais doenças dos frutos silvestres, bem como com os métodos de tratamento.
- Causas de doenças de plantas
- Infeccioso
- Não infeccioso
- Termos e regras do tratamento preventivo
- na primavera
- No verão
- no outono
- Doenças da groselha preta e vermelha e seu controle
- Variedades de groselhas resistentes a doenças e pragas
- Oídio americano
- Septória
- Antracnose
- Crosta
- Reversão
- Mosaico listrado
- Ferrugem do vidro
- Ferrugem colunar
- Mosaico listrado de groselha
- Secagem de néctrica
- Necrose marginal da folha
- Pragas e medidas de tratamento
- Mariposa
- Ognevka
- Pulgão groselha
- Ácaro renal
- Vidraria
- Shchitovka
- Lagartas de mariposa
- Lagartas de dorso felpudo
- Cortador ranhurado
- Pulgão da galha
- Mosca-serra de groselha preta
- Rolo de folhas de rosa
- Carrapato vermelho
- Dicas de jardineiros para tratar e cuidar de arbustos
- Conclusão
Causas de doenças de plantas
Antes de tratar doenças, é necessário compreender as causas de sua ocorrência. Para isso, você deve se familiarizar com os dois principais grupos de patologias que aparecem com mais frequência nas plantas.
Infeccioso
As doenças infecciosas podem ser causadas pelos seguintes organismos:
- bactérias;
- fungos;
- vírus;
- ervas daninhas.
A infecção de arbustos saudáveis ocorre devido a um processo infeccioso, durante o qual os patógenos começam a interagir com uma planta saudável. A infecção não penetra imediatamente nas células, pois elas estão protegidas por uma membrana forte e difícil de superar. Na maioria das vezes, esta parede protetora é destruída por enzimas bacterianas, que permitem que a infecção penetre no tecido.
Não infeccioso
Essas doenças só aparecem se a planta for cultivada em condições desfavoráveis. As principais razões para o seu aparecimento incluem:
- alta umidade;
- solo inadequado;
- cuidado inadequado com mudas plantadas;
- clima desfavorável.
Para reduzir a probabilidade de infecção de arbustos de groselha com patologias não infecciosas, é necessário seguir as recomendações de plantio e cultivo.
Termos e regras do tratamento preventivo
Um dos métodos mais confiáveis de proteção dos frutos é o tratamento preventivo das mudas. Antes de proteger as groselhas de pragas e doenças, você precisa entender as regras e o momento dessa prevenção.
na primavera
O tratamento de primavera é realizado com diversos agentes preventivos. Entre os principais estão:
- Água fervida. Pulverizar com água quente ajuda a eliminar uma praga tão perigosa como o ácaro renal. Afeta os botões da planta, por isso eles não abrem e secam. Também por causa disso, o rendimento dos frutos silvestres diminui significativamente. Para evitar o aparecimento do ácaro dos botões, no início de março todos os arbustos de groselha são escaldados com água aquecida.
- Produtos químicos. Muitos jardineiros usam Karbofos, Clorofos e outras preparações semelhantes durante a prevenção. As mudas são pulverizadas com a mistura de trabalho em meados de abril.
No verão
No verão, quando os frutos amadurecem, os arbustos são borrifados com soluções que não podem fazer mal ao homem. Portanto, os jardineiros não recomendam tratar os arbustos com soluções químicas perigosas.
Uma solução feita de cinza de madeira e mostarda é considerada um remédio eficaz e seguro.
Para criá-lo, dois quilos de cinza são misturados com 80-90 gramas de mostarda em pó, após o que a mistura é despejada com dez litros de água aquecida. Antes da pulverização, a solução é infundida por 2-3 dias e filtrada. A planta é pulverizada 1 a 2 vezes no início de julho.
no outono
Após a colheita da colheita madura, os arbustos e fileiras são pulverizados com calda bordalesa. Para preparar de forma independente a mistura para processamento, cem gramas de sulfato de cobre são misturados com a mesma quantidade de cal e 8 a 10 litros de água. A solução é agitada até que o líquido fique turquesa.
Uma mistura devidamente preparada destrói patógenos de patologias infecciosas e ajuda a eliminar insetos que podem prejudicar os arbustos.
Doenças da groselha preta e vermelha e seu controle
Muitos jardineiros cujos arbustos de groselha estão doentes estão interessados no diagnóstico. É difícil determinar de forma independente o tipo de doença, especialmente para iniciantes.
Portanto, para fazer um diagnóstico preciso, é necessário estudar uma descrição detalhada das doenças comuns.
Variedades de groselhas resistentes a doenças e pragas
Existem diversas variedades de frutas silvestres que sofrem de doenças com menos frequência do que outras. Esses incluem:
- Kipiana. A variedade foi criada por criadores russos no início dos anos 2000. Suas vantagens incluem alto rendimento e imunidade aos ácaros do oídio.
- Katyusha. Variedade bielorrussa de alto rendimento que não sofre de antracnose e oídio.
- Kupalinka. Outra variedade de groselha bielorrussa com imunidade a infecções fúngicas comuns.
Oídio americano
A presença da doença é indicada por uma camada marrom que aparece nos frutos e manchas claras nas folhas. Os preparados químicos Funzadol e Topázio ajudam a eliminar o oídio.
Septória
Infecção fúngica que ocorre devido à falta de iluminação e alta umidade. O principal sintoma da septoria são manchas marrons nas folhas. Para evitar a propagação da patologia, as folhas infectadas são cortadas e queimadas.
Antracnose
Quando a antracnose se desenvolve, aparece mofo nos arbustos e as folhas ficam cobertas de manchas vermelhas. Com o tempo, as manchas escurecem e se espalham por todo o mato. A mistura de alirin ou bordalesa ajudará a eliminar os sintomas da antracnose.
Crosta
Após a infecção pela doença, os arbustos ficam cobertos de manchas marrons. Se a crosta não for tratada, a groselha murchará e morrerá. Portanto, quando aparecem os primeiros sinais de infecção, é necessário pulverizar as plantas com Akrex, Dnok ou Karatan.
Reversão
Uma das patologias mais perigosas que não podem ser curadas. Nas plantas infectadas com reversão, as folhas secam e aparecem flores deformadas. Jardineiros experientes aconselham a eliminação dos arbustos afetados para que o vírus não se espalhe por toda a área.
Mosaico listrado
O amarelecimento prematuro das folhas indica o desenvolvimento de um mosaico listrado. Primeiro, o amarelo aparece próximo às nervuras das folhas e gradualmente cobre todo o prato. O mosaico listrado não pode ser tratado e, portanto, os arbustos de groselha infectados terão que ser queimados.
Ferrugem do vidro
Após o aparecimento da ferrugem caliciforme, manchas amarelas ou marrons podem ser observadas na superfície das folhas. As folhas que ficaram amareladas enrolam-se e caem. A fitosporina e outros medicamentos fungicidas ajudam a eliminar sinais de patologia.
Ferrugem colunar
A doença afeta bagas plantadas perto de árvores coníferas. Pontos vermelhos aparecem nos galhos e no tronco das mudas de groselha infectadas, que aumentam gradativamente de tamanho. Para se livrar rapidamente da ferrugem colunar, os arbustos são borrifados com fungicidas ou calda bordalesa.
Mosaico listrado de groselha
A doença aparece devido a ácaros e pulgões, que muitas vezes se instalam nas groselhas. Para detectar a doença em tempo hábil, é necessário examinar cuidadosamente as folhas. Manchas padronizadas com tonalidade amarela aparecem ao redor das veias maiores. Entre os tratamentos eficazes estão o medicamento “Hom” e uma solução de vitríolo.
Secagem de néctrica
Uma infecção perigosa que leva à secagem prematura de brotos e galhos. Se a morte do néctar não for tratada, os arbustos secam completamente e morrem. A mistura bordalesa e soluções preparadas com fungicidas ajudam a preservar as mudas infectadas.
Necrose marginal da folha
Patologia não infecciosa que surge devido à grande quantidade de cloro no solo. Uma característica da necrose marginal é que as bordas dos folhetos escurecem e secam. As plantas podem ser curadas com “Fitosporin” ou “Alirin”.
Pragas e medidas de tratamento
Aqueles que comem e cultivam groselhas muitas vezes encontram pragas que pioram o rendimento dos frutos silvestres. Todo jardineiro deve descobrir com antecedência quais insetos perigosos existem, o que fazer para eliminá-los e quais remédios populares usar para combatê-los.
Mariposa
Esta praga afeta apenas arbustos de groselha branca e vermelha. A mariposa dos botões torna-se ativa no meio da primavera, quando os botões dos arbustos dos quais ela se alimenta incham. Para proteger os arbustos da praga, você deverá tomar medidas preventivas com antecedência:
- pulverizar com água fervente;
- tratamento fungicida.
Além disso, os métodos acima ajudarão a libertar as plantas plantadas das mariposas.
Ognevka
As borboletas atacam os arbustos no início do verão, quando começa a floração. Eles põem ovos nas folhas, de onde crescem as lagartas e comem as folhas e frutos. Para proteção contra a traça, as mudas são pulverizadas com Fufanon, Iskra e outros inseticidas.
Pulgão groselha
Manchas pretas ou ligeiramente escuras com tonalidade avermelhada aparecem nas folhas das plantas que foram atacadas por pulgões da groselha. Jardineiros experientes aconselham o uso de água fervente ou o medicamento “Decis” no combate aos pulgões.
Ácaro renal
Se os arbustos de groselha forem afetados por ácaros, suas folhas ficarão cobertas com manchas inchadas onde vive a praga. Sem tratamento oportuno, os ácaros irão para as frutas e começarão a se alimentar delas. Portanto, na primavera e no verão, os arbustos são pulverizados com soluções inseticidas.
Vidraria
A lagarta do vidro é uma lagarta branca e fofa que se alimenta de folhas e brotos jovens de groselha. Todos os arbustos afetados pela lagarta secam gradativamente. Para proteger as groselhas da morte, elas são pulverizadas com fungicidas uma vez por semana.
Shchitovka
Esta é uma praga perigosa que é capaz de sugar completamente a seiva celular não só dos brotos com folhas, mas também dos frutos. Quando surge uma cochonilha, medidas devem ser tomadas imediatamente para combatê-la, a fim de preservar as mudas. Colorado, Tanrek e Apache são considerados remédios eficazes para cochonilhas.
Lagartas de mariposa
As larvas e lagartas desta praga são capazes de roer completamente as folhas verdes. Para combater as mariposas, eles usam remédios e medicamentos populares. Entre os inseticidas que vão te ajudar a se livrar rapidamente das pragas estão o “Lepidocida” e a “Bitoxibacilina”.
Lagartas de dorso felpudo
O dorso peludo e peludo, como outros vermes, se alimenta de caules e folhas. Essas lagartas aparecem nos arbustos em maio, quando fica mais quente lá fora. Os remédios populares não ajudam a eliminar a penugem das costas e por isso é necessário preparar soluções a partir de inseticidas.
Cortador ranhurado
Esse pequeno inseto é muito perigoso, pois danifica todas as áreas dos arbustos. O cortador sulcado se alimenta de brotos, caules e folhas jovens. Para prevenção, os especialistas aconselham tratar os arbustos com Actellik ou Kemifos.
Pulgão da galha
A doença gala infecta mudas de groselha cujas folhas foram comidas por enxames de pulgões.Após o aparecimento desta praga, pequenos buracos e inchaços, de cor amarela ou avermelhada, permanecem em todas as folhas. No verão, os pulgões são encontrados na grama e, no início do outono, voltam às groselhas para botar ovos. Água quente e fervida ajudará a eliminar os ovos postos.
Mosca-serra de groselha preta
Alguns jardineiros consideram as moscas as pragas mais perigosas, pois comem completamente as folhas. Por causa disso, o crescimento dos frutos diminui e o rendimento se deteriora. O preventivo mais eficaz contra a mosca-serra é o Lepidocida.
Rolo de folhas de rosa
As lagartas do rolo de folhas envolvem as folhas com teias de aranha e as enrolam em um tubo. Em seguida, corroem as bordas, o que leva ao amarelecimento e ao ressecamento das folhas. No verão, quando as flores aparecem nos arbustos, elas se alimentam de pétalas de flores. Para afastar o rolo de folhas dos frutos, basta borrifá-lo com água fervente.
Carrapato vermelho
Insetos vermelhos aparecem nos caules da groselha no início de junho. A princípio alimentam-se das folhas localizadas abaixo, mas aos poucos vão passando para as superiores. Misturas inseticidas e remédios populares feitos de sulfato de cobre ajudam a eliminar os carrapatos.
Dicas de jardineiros para tratar e cuidar de arbustos
Para evitar que as groselhas adoeçam e sofram ataques de pragas, é necessário cuidar bem delas. Portanto, é recomendável que você se familiarize com as dicas de cultivo de frutas silvestres com antecedência, para que os cuidados com os iniciantes não pareçam muito complicados. Ao cultivar arbustos de groselha, eles praticam regularmente:
- Rega. Os especialistas recomendam regar generosamente os arbustos pelo menos duas vezes por mês. Se os bagos não tiverem humidade suficiente, o seu amadurecimento diminuirá significativamente.
- Alimentando.É necessário adicionar fertilizantes minerais e orgânicos ao solo 2 a 3 vezes na primavera para que a planta tenha componentes nutricionais suficientes.
- Capina. A área onde crescem as groselhas é regularmente capinada e limpa de ervas daninhas.
Conclusão
Os jardineiros costumam cultivar arbustos de groselha em suas casas de verão. Para protegê-los de insetos e doenças perigosas, você precisa se familiarizar com medidas preventivas e métodos de combate a patologias e pragas comuns.