As melancias são consideradas uma planta comum, apreciada por quase todos os jardineiros. Ao cultivar abóboras, muitas pessoas prestam atenção aos cuidados adequados com os arbustos e praticamente não prestam atenção às doenças da melancia. Porém, é preciso ter cuidado para que as mudas não sejam infectadas com nada, pois o desenvolvimento e a produtividade das plantas doentes se deterioram.
- Que medidas devem ser tomadas para proteger plantas e frutos de pragas?
- Biológico
- Químico
- Principais sinais de doenças de plantas
- Tipos de pragas da melancia e formas de combatê-las
- pulgão melão
- Verme
- Ácaro aranha
- Tripes
- Broto mosca
- Nematóide de raiz
- Borboletas coruja
- Gafanhoto
- Pássaros
- Descrições de sintomas e métodos de tratamento de doenças da melancia
- Fusarium
- Antracnose
- Podridão da raiz
- Mancha bacteriana
- Oídio
- Míldio
- Podridão branca
- Podridão cinzenta
- Doença do mosaico
- Ferrugem da folha
- Mancha de azeitona
- Medidas preventivas
- Conclusão
Que medidas devem ser tomadas para proteger plantas e frutos de pragas?
Muitas vezes, devido ao aparecimento de pragas perigosas, os arbustos de melancia param de dar frutos e morrem. Para proteger as mudas dos insetos, é recomendável tomar previamente as medidas de proteção necessárias. Eles são realizados em três etapas sucessivas:
- Primavera. A primeira etapa é realizada em meados da primavera, após o plantio das sementes na horta. É nesse período que todos os insetos acordam depois do inverno e ficam mais ativos. Durante a fase de proteção das mudas na primavera, todos os arbustos são tratados com agentes protetores especiais.
- Verão. A próxima etapa começa no verão, quando a safra plantada começa a florescer e a frutificar gradativamente. O tratamento das mudas no verão é obrigatório, pois os insetos ficam mais agressivos no verão.
- Verão outono. Se os dois tratamentos anteriores não tiveram sucesso, você terá que tratar cada ovário uma terceira vez. Você não deve pulverizar os arbustos antes de 20 a 30 dias antes da colheita dos frutos maduros.
Antes de começar a processar mudas de melancia, você precisa se familiarizar com meios eficazes de proteção.
Biológico
Para proteger as plantas do jardim, são frequentemente utilizados agentes biológicos. Se surgirem nos arbustos os primeiros sinais da presença de insetos, deve-se livrar-se imediatamente das folhas onde estão depositados os ovos.As folhas rasgadas não devem ser deixadas no local, pois nelas ainda se desenvolverão ovos. Portanto, jardineiros experientes aconselham queimá-los.
Também entre os agentes de proteção biológica estão as tinturas de cebola e alho, que podem prevenir a morte de melancias por insetos.
Para preparar a mistura, adicione 300 gramas de alho picado a dez litros de água. Em seguida, o produto é infundido por 30-40 minutos, após o qual é filtrado. A solução preparada é suficiente para tratar cinco metros quadrados de jardim.
Químico
Quando os agentes biológicos não ajudam a proteger os arbustos de melancia, são utilizados produtos químicos. Os jardineiros aconselham usá-los se o número de pragas nos arbustos estiver aumentando constantemente. Por exemplo, você precisa usar essas preparações se houver mais de cinco ácaros, mosquitos ou pulgões em cada folha. Para limpar completamente as mudas de pragas, é necessário tratá-las com uma solução preparada a partir de Keltan. Você pode borrifar as plantas com o produto químico antes de os frutos frutificarem.
Principais sinais de doenças de plantas
Determinar que uma melancia está doente com alguma coisa é bastante simples. Para isso, basta conhecer as principais características da manifestação das doenças da melancia.
Existem vários sinais que aparecem com mais frequência em arbustos doentes:
- Murchando. O sintoma mais comum da maioria das patologias é o murchamento das folhas das mudas. No início, apenas as folhas murcham, mas depois se espalha para os caules. Na maioria das vezes, as folhas secam devido à falta de umidade ou à exposição a patógenos. O sintoma aparece depois que bactérias ou fungos entram nas folhas da planta.
- Apodrecendo.Sinais comuns de oídio e outras patologias que se desenvolvem em melancias incluem apodrecimento. Nos primeiros dias do início dos sintomas, as folhas dos arbustos enrolam-se, após o que os seus tecidos começam a decompor-se e amolecer. Com o tempo, o apodrecimento se espalha para o sistema radicular e para os frutos da melancia.
- Necrose. Os sinais mais perigosos de patologias incluem o desenvolvimento de necrose, que leva à morte das plantas. Primeiro, as folhas da melancia ficam amarelas e cobertas de manchas escuras. As manchas nas folhas podem diferir em cor, tamanho, forma, borda e velocidade de desenvolvimento. Se não tratar a doença que causou a necrose, as mudas murcham e os arbustos morrem.
- Deformação. Sob a influência de certas doenças, as mudas de melancia começam a se deformar. Primeiro, a forma muda nas folhas jovens. Gradualmente, frutos, caules e até mesmo o sistema radicular estão sujeitos a deformações. Devido aos danos nas raízes, os arbustos retardam o seu crescimento e começam a secar.
- Neoplasias. Há casos em que aparecem tumores nos arbustos devido a patógenos bacterianos ou fúngicos. Esses novos crescimentos podem aparecer em qualquer parte dos arbustos.
Tipos de pragas da melancia e formas de combatê-las
No cultivo de melancias em terreno aberto, e mesmo em condições de estufa, os jardineiros frequentemente encontram pragas perigosas que retardam o desenvolvimento das mudas e pioram a produtividade.
Recomenda-se familiarizar-se com antecedência com os insetos mais perigosos e os métodos de combatê-los para se livrar rapidamente das pragas.
pulgão melão
Ao cultivar melancias no jardim, os jardineiros muitas vezes precisam lidar com insetos perigosos como os pulgões. Essas pragas podem ser observadas em frutas, folhas, flores e caules.É muito difícil não notar os pulgões, pois cobrem densamente a superfície das plantas. As áreas onde os insetos estão presentes há muito tempo ficam cobertas por um líquido espesso e transparente.
Se você não tratar o arbusto com pulgões em tempo hábil, ele começará a secar e morrer gradualmente. Para se livrar dos insetos, eles usam remédios populares eficazes que podem ser preparados em casa. Os pulgões não gostam do aroma de plantas como alho e cebola. Portanto, é melhor combater a praga com soluções preparadas a partir desses ingredientes.
Verme
Jardineiros inexperientes têm certeza de que essa praga aparece apenas em arbustos jovens de batata. No entanto, as abóboras também são suscetíveis ao ataque de vermes, que podem destruir completamente a cultura. Esse besouro é perigoso porque faz buracos nos frutos da melancia, iniciando o processo de apodrecimento.
Os vermes costumam aparecer em solos ácidos e, portanto, antes do plantio de melancias, a área é minuciosamente tratada com cinza e farinha. Isso reduzirá várias vezes a acidez da área e reduzirá a probabilidade de aparecimento de besouros.
Ácaro aranha
É muito difícil perceber os ácaros, pois são pequenos e a princípio se instalam apenas na parte interna da folha. Após o aparecimento da praga, formam-se manchas marrons na superfície das folhas, cujo diâmetro aumenta gradativamente. Então aparecem neles fios quase imperceptíveis, que parecem uma teia de aranha. Recomenda-se limpar imediatamente os carrapatos dos arbustos, pois as plantas afetadas morrerão. Métodos populares e remédios feitos com cabeças de alho ajudam a combater os ácaros. Mudas infectadas devem ser tratadas pelo menos duas vezes a cada 10-15 dias.
Tripes
Os tripes parecem linhas finas de cor escura que são difíceis de notar.Os insetos aparecem na superfície das folhas e se alimentam de seu suco. Uma semana após o aparecimento dos tripes, todas as folhas danificadas murcham e caem. Gradualmente, as pragas se movem para os caules dos arbustos de melancia, fazendo com que fiquem descoloridos. Para se livrar dos tripes, você precisa usar decocções de camomila ou tomate.
Preparações biológicas, incluindo Karate, Spintor e Vermitec, também ajudarão a lidar com o inseto. Os arbustos são tratados com esses meios pelo menos três vezes por semana.
Broto mosca
A mosca do broto é considerada a praga mais perigosa para os arbustos jovens de melancia. É capaz de mastigar completamente o interior dos caules, o que leva ao ressecamento dos arbustos. A mosca se alimenta primeiro de mudas recém-plantadas. Depois de alguns meses, o inseto começa a destruir os arbustos crescidos.
Para proteger as plantas das moscas, você precisa cavar a área com antecedência e limpar as ervas daninhas. Além disso, para prevenção, são utilizados desinfetantes especiais nos quais o material da semente é tratado.
Nematóide de raiz
Entre os parasitas perigosos que levam à morte dos frutos da melancia está o nematóide das galhas. Externamente, assemelha-se a um pequeno verme medindo 2 a 3 centímetros. O nematóide se desenvolve em altas temperaturas de cerca de 35 graus e alta umidade. Primeiro, o parasita danifica o sistema radicular, o que faz com que o arbusto absorva pior os nutrientes e a umidade. Isso leva ao enrolamento das folhas e ao ressecamento das mudas. É impossível se livrar dos nematóides com remédios populares e, portanto, os jardineiros precisam usar produtos químicos. Os arbustos são tratados com produtos químicos 2 a 3 vezes por semana.
Borboletas coruja
As abóboras são frequentemente atacadas por lagartas que se alimentam das folhas.Durante o dia, suas lagartas ficam no solo e à noite sobem à superfície para comer folhas com brotos. Manchas amareladas e ovais aparecem em áreas danificadas por lagartas.
Para se livrar das lagartas, você terá que borrifar regularmente os arbustos com uma solução feita de absinto jovem. Ao preparar essa tintura, 400 gramas de ervas são misturados com 80 gramas de sabão e 60 gramas de cinzas. Em seguida, todos os ingredientes são despejados em 8 a 10 litros de água e levados ao fogo para ferver. A solução é infundida por 3-4 horas, após as quais as mudas infectadas são pulverizadas com ela.
Gafanhoto
As plantas cultivadas no jardim são frequentemente atacadas por gafanhotos, que são considerados uma praga perigosa.
Para as culturas de melão, não só os gafanhotos são perigosos, mas também as suas larvas, que penetram no sistema radicular e o destroem gradualmente.
As larvas de gafanhotos podem ser armazenadas no solo, portanto, para se livrar delas com antecedência, é necessário cavar a área e desinfetá-la com água quente. Produtos químicos como Zeon e Taran também ajudam a proteger as mudas dos gafanhotos.
Pássaros
A melancia atrai não só insetos, mas também pássaros. Pombos, corvos e estorninhos adoram comê-los. Os pássaros costumam bicar as frutas, o que faz com que bactérias perigosas entrem nelas e a melancia apodreça. Para proteger as mudas, são utilizadas redes têxteis para cobrir os arbustos de melancia. Além disso, cada muda pode ser coberta com uma caixa, o que impedirá que os pássaros cheguem aos frutos.
Descrições de sintomas e métodos de tratamento de doenças da melancia
Fungos e bactérias costumam causar o aparecimento e desenvolvimento de doenças, levando à morte das melancias plantadas. Para identificá-los em tempo hábil e se livrar deles, você precisa se familiarizar com antecedência com a lista de doenças comuns.
Fusarium
A murcha de Fusarium ocorre devido aos efeitos de um fungo que entrou na abóbora pelas raízes. Os arbustos infectados ficam cobertos de manchas ovais com uma leve camada na superfície. A infecção então se espalha para os rizomas, fazendo com que apodreçam e parem de funcionar.
Para eliminar a doença, as mudas são tratadas com Krezacin ou utiliza-se qualquer outro medicamento com o mesmo efeito.
Antracnose
A antracnose é uma infecção que faz com que todas as folhas fiquem cobertas de manchas amareladas. Gradualmente, as manchas aumentam de tamanho e uma protuberância aparece em sua superfície. Se a antracnose não for tratada, as manchas escurecerão e os arbustos começarão a deformar-se e a apodrecer. Para eliminar os sinais de antracnose, os melões são tratados com uma mistura bordalesa fracamente concentrada. Neste caso, a pulverização deve ser feita com muito cuidado para que o líquido cubra a superfície de cada bucha.
Podridão da raiz
O aumento da umidade do solo promove o desenvolvimento de uma doença fúngica, como a podridão das raízes. É difícil não notar os sinais da patologia, pois as mudas infectadas ficam cobertas de manchas escuras. Quando a podridão das raízes se torna ativa, as raízes do solo aumentam de tamanho e ficam cobertas de rachaduras, o que leva à morte das melancias.
Você só pode se livrar da podridão das raízes no estágio inicial de seu desenvolvimento. Para isso, reduza a irrigação do local e trate o solo com cinza e vitríolo.
Mancha bacteriana
A doença é transmitida a arbustos saudáveis por insetos. Os agentes causadores das manchas tornam-se ativos na primeira metade do verão, quando o ar aquece até trinta graus Celsius. Os arbustos infectados ficam amarelos, ficam cobertos com pequenas manchas oblongas e secam. Quando aparecem sinais de manchas, todas as folhas infectadas são arrancadas e queimadas.Isso impedirá o desenvolvimento da doença bacteriana.
Oídio
É difícil confundir o oídio com outra doença, pois as melancias infectadas ficam cobertas por uma camada branca que parece farinha. Quando a doença passa para o próximo estágio de desenvolvimento, a placa escurece e fica marrom. Os arbustos com oídio murcham e seus frutos escurecem.
Após detectar sinais de patologia, as plantas devem ser imediatamente pulverizadas com Karatan ou Topázio. Os jardineiros aconselham colher e queimar frutas e folhas infectadas antes de pulverizar.
Míldio
Para ter certeza de que uma melancia está infectada com míldio, é necessário examinar cuidadosamente as folhas. Seu interior é coberto por uma camada roxa e pontos redondos e claros se formam na parte superior. Gradualmente, as folhas secam e ficam enrugadas. A doença também se espalha para as frutas, que ficam descoloridas e sem sabor.
Uma solução de enxofre, pulverizada no solo e nas folhas das melancias, ajudará a eliminar o míldio.
Podridão branca
Sinais de podridão branca aparecem nas plantas com alta umidade do ar e baixas temperaturas. Primeiro, os caules e as folhas são cobertos por uma fina camada branca. Depois escurece e leva ao apodrecimento dos brotos. É impossível curar áreas infectadas, então você terá que cortá-las. Posteriormente, os cortes são tratados com solução de carvão ativado ou enxofre.
Podridão cinzenta
Os agentes causadores desta doença são encontrados em restos de ervas daninhas e outras plantas. Portanto, as melancias costumam sofrer de podridão cinzenta se forem plantadas em áreas sujas. As folhas infectadas ficam cobertas com manchas cinzentas e uma camada escura. Você só pode se livrar da podridão cinzenta no estágio inicial de seu desenvolvimento. Para isso, todas as plantas são tratadas com Topázio ou Teldor.
Doença do mosaico
O desenvolvimento da doença do mosaico é indicado pelo aparecimento de manchas claras na lâmina foliar. Quando o mosaico começa a se desenvolver, as folhas mudam de formato, secam e caem. Além disso, sinais da doença aparecem nas frutas que ficam cobertas de caroços. Para prevenir o mosaico, recomenda-se tratar as mudas duas vezes por mês com Karbofos.
Ferrugem da folha
A ferrugem das folhas afeta as plantas devido à influência da ferrugem das plantas nos arbustos. A doença é acompanhada pela formação de tubérculos nas folhas e caules. Após 2-3 dias, eles racham e esporos se espalham, podendo infectar as plantas vizinhas. Somente preparações fungicidas ajudarão a eliminar a ferrugem.
Mancha de azeitona
Sinais de patologia aparecem nos frutos jovens, cuja superfície é coberta por manchas profundas de cor oliva. Em seguida, a mancha se espalha para os caules e folhas, que começam a secar. Para eliminar as manifestações da mancha verde-oliva, as melancias são tratadas com solução bordalesa.
Medidas preventivas
Melões e melões têm maior probabilidade do que outras plantas de serem atacados por pragas e infectados com doenças. Recomenda-se tomar medidas preventivas com antecedência para proteger as mudas. Para isso, todo horticultor deve inspecionar cuidadosamente os arbustos todos os dias, o que permitirá detectar a tempo quaisquer alterações. A desinfecção pré-semeadura do solo e do material de plantio também ajudará a prevenir muitas doenças. Para isso, todas as sementes são embebidas em solução de manganês e o solo é derramado com água fervida.
Conclusão
A maioria dos jardineiros cultiva melancias e outros melões. Ao cultivar essas plantas, muitas vezes você tem que lidar com insetos e doenças perigosas. Para se livrar deles, você precisa se familiarizar com a descrição de pragas e enfermidades, e também estudar formas de combatê-las.