A melancia é considerada a planta mais popular entre os melões. A principal vantagem da melancia é a despretensão e a facilidade de cuidar dos arbustos plantados. Porém, apesar disso, é necessário se familiarizar com antecedência com as peculiaridades do cultivo de melancias em estufa para obter uma boa colheita.
- Vantagens de cultivar melancias em estufa
- Seleção e preparação de uma estufa
- As melhores variedades para cultivo em casa de vegetação
- Siberiano
- Carmesim
- Ogonyok
- Açúcar
- Semeando sementes e cultivando mudas
- Preparando sementes
- Recipientes e solo
- Regras para cuidar de melancias em estufa
- Frequência de rega
- Condições de luz e térmicas
- Fertilizante
- Formação de melões
- Tecnologia de amarração de melancia
- Colheita
- Conclusão
Vantagens de cultivar melancias em estufa
Não é nenhum segredo que o rendimento de melões e melões depende das condições climáticas e da umidade do solo. Portanto, muitos jardineiros preferem cultivá-los em estufas. Isso permite criar condições ideais para o cultivo de arbustos de melancia e manter de forma independente o nível de umidade e temperatura do solo. Ao cultivar em estufa, você pode melhorar o sabor das frutas e obter altos rendimentos. No entanto, estas não são as únicas vantagens da utilização de estufas.
Outras vantagens incluem o seguinte:
- Proteção de mudas contra geadas tardias. Os moradores das regiões norte e centro enfrentam frequentemente geadas noturnas, que impedem o desenvolvimento dos arbustos e afetam negativamente a quantidade de colheita. Ao usar estufas de policarbonato, você pode proteger completamente melões e melões das mudanças noturnas de temperatura.
- Controle de umidade. A alta umidade do ar ou do solo piora o sabor dos frutos da melancia. Eles ficam muito aguados e não são doces. Ao cultivar plantas em casa de vegetação, é possível controlar a umidade para preservar o sabor da colheita.
- Proteção contra danos. Às vezes, devido a danos mecânicos, as mudas de melancia pioram. Para preservar a integridade dos arbustos plantados, recomenda-se cultivá-los em estufas protegidas.
Seleção e preparação de uma estufa
Antes de começar a plantar melões, é necessário preparar uma estufa. Estruturas grandes são adequadas para o plantio, já que as melancias são plantadas a uma distância de pelo menos um metro uma da outra. Portanto, para plantar mais de dez arbustos, será necessário usar uma estufa de 5 metros de comprimento e 3-4 metros de largura.O material com que é feita a estrutura também é determinado antecipadamente.
Eles são feitos dos seguintes materiais:
- Filme. As estufas feitas de filme são consideradas as mais acessíveis para a maioria dos jardineiros. As desvantagens das estruturas de filme incluem o fato de não poderem ser equipadas com sistemas de aquecimento adicionais. Portanto, é impossível monitorar a temperatura do ar em estufas de filme. Na maioria das vezes, as estufas de filme são usadas para o cultivo de melões e melões no início do verão.
- Vidro. As estruturas de vidro são as maiores e mais pesadas. Para instalá-los no local, é feita uma base sólida. As estufas de vidro permitem instalar um sistema de aquecimento para o cultivo de plantas no inverno.
- Policarbonato. As estruturas de policarbonato estão entre as mais caras e confiáveis. Jardineiros experientes recomendam usá-los para o cultivo de arbustos de melancia. São ideais para plantio no inverno ou na primavera.
As melhores variedades para cultivo em casa de vegetação
A quantidade de colheita depende diretamente da variedade cultivada. Recomenda-se selecionar antecipadamente a variedade de melancia melhor que outras para o plantio em estufas.
Siberiano
Sibiryak é excelente para cultivo em estufas nas regiões norte. Esta variedade foi criada há vários anos pelos criadores dos Urais. As características distintivas do Sibiryak são a semeadura precoce e o rápido amadurecimento dos frutos da melancia.
A variedade cresce bem mesmo em estufas sem aquecimento, pois é resistente às mudanças de temperatura e alta umidade. As vantagens do Siberian incluem o peso dos frutos maduros, que chegam a cinco quilos.
Carmesim
Popular entre os produtores de vegetais dos Urais melancias carmesim, que crescem bem em estufas.
A planta pertence ao grupo das melancias de maturação precoce, que conseguem amadurecer em 40-50 dias.
Os frutos do Crimson são bastante grandes, pois crescem até 8 a 10 quilos. Distinguem-se por uma superfície lisa e durável e uma polpa suculenta com sabor adocicado. Pelo menos 40-50 kg de colheita são colhidos de um arbusto.
Ogonyok
Os jardineiros que planejam plantar melancias precoces em uma estufa devem prestar atenção ao Ogonyok. Seus frutos podem amadurecer totalmente em dois meses e meio. Para colher uma colheita madura na segunda quinzena de julho ou início de agosto, as sementes são plantadas em estufa em meados de maio.
As bagas Ogonek são redondas e de cor verde brilhante. Os frutos maduros ficam gradualmente cobertos por listras escuras. Ogonyok não pode se orgulhar de melancias grandes, pois elas crescem apenas de 3 a 4 quilos. Porém, são plantados de 4 a 5 frutos em cada arbusto, o que permite colher mais de 20 quilos de colheita.
Açúcar
Esta melancia é considerada uma variedade versátil porque resiste bem a climas frios e secos. Portanto, os jardineiros cultivam não apenas em estufas, mas também ao ar livre. Porém, em estufas, o açúcar cresce mais rápido e frutifica melhor.
Os frutos distinguem-se pelo formato oval e superfície lisa, de cor esverdeada.
Muitos jardineiros consideram que as vantagens do Açúcar são o seu sabor, caracterizado por um aroma e doçura agradáveis. Bagas de melancia crescem até cinco quilos quando cultivadas ao ar livre. Nas estufas, seu peso pode chegar a 7 a 8 kg.
Semeando sementes e cultivando mudas
Antes de começar a cultivar mudas de melancia, você deve se familiarizar com as características do plantio das sementes e sua germinação até o aparecimento dos primeiros brotos.
Preparando sementes
Somente sementes pré-preparadas e pré-tratadas devem ser plantadas no solo. Ao preparar as sementes antes de plantar, certifique-se de aquecê-las. O procedimento é realizado para remover todas as bactérias e patógenos da superfície da semente. Para aquecer, você terá que usar dispositivos de aquecimento especiais.
Por exemplo, você pode colocar as sementes no forno por 5 a 7 minutos. Nos primeiros minutos deve ser aquecido a 20-30 graus, após os quais a temperatura de aquecimento aumenta gradualmente para 60 graus. Durante o aquecimento, todas as sementes são mexidas periodicamente para que aqueçam melhor.
Além disso, para desinfetar sementes, use líquido de manganês. Para criar uma mistura, adicione 2-3 gramas de manganês a 100 mililitros de água. Em seguida, as sementes são colocadas em um recipiente e embebidas nele por cerca de meia hora. Alguns jardineiros adicionam cinzas de madeira à solução durante o procedimento para acelerar o processo de germinação das sementes. Após retirar as sementes da solução de manganês, elas são lavadas com água corrente e secas.
Recipientes e solo
Jardineiros experientes aconselham, para cultivar mudas de melancia, plantar as sementes em vasos a granel ou em vasos de turfa e húmus. Você também pode usar bandejas de papelão para ovos ou cassetes de plástico para plantar melões. No entanto, algumas pessoas usam potes de turfa.
Ao utilizar esses recipientes no futuro, você não precisará colher as plantas plantadas, pois elas podem ser colocadas no solo junto com o vaso.
Decidido o recipiente mais adequado para as melancias, começam a preparar a mistura de solo para o plantio. O plantio das sementes deve ser feito em solo previamente preparado e cheio de nutrientes. Ao criar uma mistura de solo, adiciona-se húmus ao solo, que é feito de plantas podres ou esterco. A turfa também é considerada um componente essencial, frequentemente usado para melhorar a fertilidade do solo. Torna o solo mais solto, permitindo que a umidade penetre mais rapidamente nas camadas superiores.
Depois de preparar o solo, plantam as sementes. Para isso, são feitas depressões rasas no solo, nas quais são colocadas 2 a 3 sementes. Quando as mudas crescem de 5 a 8 centímetros, elas são transplantadas para uma estufa.
Regras para cuidar de melancias em estufa
Não é segredo que todas as mudas plantadas devem ser cultivadas corretamente para a colheita de frutos grandes. Para fazer isso, você terá que cuidar regularmente das melancias, regar e fertilizar os arbustos. Além disso, durante o cuidado, as mudas devem ser amarradas em suportes.
Frequência de rega
As culturas de melão distinguem-se por um sistema radicular complexo, que lhes permite absorver eficazmente a humidade mesmo das camadas inferiores do solo. Portanto, você não deve regar os arbustos com muita frequência. Os jardineiros recomendam umedecer a área quando as folhas começarem a murchar. Ao regar, o líquido é derramado sob a raiz para proteger as folhas superiores da água.
Condições de luz e térmicas
A quantidade de luz e os parâmetros térmicos afetam o rendimento das melancias. As pessoas que cultivam melancias são aconselhadas a monitorar a iluminação e as condições climáticas nas estufas. A temperatura ideal é considerada em torno de 25-30 graus.
A duração do dia não deve ser inferior a 12 horas. Portanto, você terá que instalar lâmpadas perto das camas para iluminação adicional.
Fertilizante
Cada arbusto começa a ser alimentado quando a altura do caule atinge 20-30 centímetros. A planta atinge esse tamanho um mês após ser transplantada para uma estufa. Primeiro, apenas fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo. Da próxima vez, a área é fertilizada antes da floração e da formação dos frutos. Desta vez, os fertilizantes minerais são utilizados na forma de superfosfato e nitrato de amônio.
Formação de melões
A qualidade e quantidade da colheita dependem da formação do arbusto. Portanto, é recomendável se familiarizar com antecedência sobre como formar adequadamente as plantas em estufa.
Ao formar melancias, primeiro aperte os caules acima da quinta folha. Depois de alguns dias, aparecem brotos adicionais na parte inferior dos brotos, que precisam ser pinçados. Alguns jardineiros os cortam imediatamente após aparecerem. Os rebentos que não formaram ovários também são podados.
O esquema de poda descrito ajudará a cultivar arbustos fortes que darão frutos grandes e suculentos.
Tecnologia de amarração de melancia
Todo jardineiro deve saber amarrar melancias corretamente. A primeira liga das plantas é realizada duas semanas após o plantio no solo. Para isso, são instalados suportes ao longo de cada fileira por onde o fio é puxado. Quando a planta atinge 40 centímetros, ela é amarrada com fios a um arame.
Após a formação dos frutos, a liga é repetida. Neste caso, será necessário pendurar redes especiais na treliça onde são colocadas as melancias maduras.
Colheita
As melancias são colhidas depois de totalmente maduras.A maturidade da colheita é indicada pela secagem da videira próxima ao fruto. Além disso, os frutos maduros da melancia são cobertos por listras escuras de tom esverdeado. A colheita colhida é limpa de sujeira, lavada, seca e transferida para a adega para armazenamento.
Conclusão
Qualquer um pode lidar com o cultivo de arbustos de melancia em estufas. Para isso, você precisa se familiarizar com as características do plantio de melancias e as regras para cuidar delas.