Mirabilis é uma planta com flores encontrada com mais frequência na América do Sul. No entanto, os produtores de flores podem cultivar esta flor em qualquer lugar do mundo. Antes de plantar, é preciso entender o plantio e os cuidados com a Mirabilis.
- Descrição e recursos
- Tipos
- Jalapa
- Multifloral
- Folhas redondas
- Sangue vermelho
- Vermelho brilhante
- Tolet
- Variedades populares
- Iolanta
- pirulito vermelho
- Elvira
- T Tempo Vermelho
- T-Time Fomyula Miksche
- Mármores
- Serenata
- Mármore
- Mathis
- Dragão
- Cavalheiro
- pirulito branco
- pirulito amarelo
- Pirulito roxo
- Champanhe de toranja
- Como cultivar mudas
- Preparação de material de plantio
- Como preparar o recipiente e o solo
- Caixa de pouso
- Potes ou cassetes
- Comprimidos de turfa
- Prazos
- Semeadura
- Temperatura
- Iluminação
- Desbaste
- Rega
- Cobertura
- Nitrato de cálcio – “fertilizantes Buyskie”
- Kit de fertilizante BioThrive Grow + BioThrive Bloom
- "Gumistar"
- "Tsitovit"
- Alimentação em pó com cálcio
- Mergulho
- Endurecimento
- Como plantar em terreno aberto
- Prazos
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Pragas e doenças
- Podridão da raiz
- Ferrugem
- avistamento
- Reprodução
- Sementes
- Estacas
- tubérculo
- Depois da floração
- Erros durante o cultivo
- Uso em paisagismo
- Recursos benéficos
- Conclusão
Descrição e recursos
Mirabilis, ou beleza noturna, é uma planta perene frequentemente plantada em jardins e canteiros de flores. Essas flores têm um sistema radicular tuberoso. Os arbustos de flores têm formato arredondado e crescem até 70-90 centímetros. As flores podem ser amareladas, roxas, carmesim e vermelhas.
Tipos
Existem seis variedades comuns de mirabilis, frequentemente cultivadas por jardineiros.
Jalapa
Esta é uma espécie popular, adequada para decorar grandes canteiros de flores. As vantagens do Yalapa incluem o seguinte:
- pétalas coloridas;
- facilidade de atendimento;
- floração abundante.
Esta flor é plantada no início de abril para que no verão você possa desfrutar do florescimento da mirabilis.
Multifloral
Muda herbácea perene que cresce até oitenta centímetros. A planta com múltiplas flores tem caules poderosos e eretos, cobertos por folhas ovóides. No final da primavera, formam-se inflorescências com diâmetro de 4 a 7 cm nos arbustos mirabilis.
Folhas redondas
Um arbusto compacto que cresce bem mesmo em vasos pequenos. A altura da flor de folhas redondas não ultrapassa trinta centímetros. As folhas desta mirabilis têm formato oval, comprimento de 7 a 8 cm e as flores se formam na parte superior das mudas, florescendo ao entardecer.
Sangue vermelho
É uma planta com flores avermelhadas perfumadas que só abrem à noite, depois das três horas. O arbusto mirabilis é de tamanho médio, tem 85 cm de altura e os caules da muda vermelho-sangue são ramificados e ao mesmo tempo eretos.
Vermelho brilhante
Este é um arbusto de flores largas e frondosas com caules grossos e uma superfície perfeitamente lisa. Com os devidos cuidados, a muda cresce até noventa centímetros. As folhas da planta são ovais e de cor verde. A floração da muda começa em junho.
Tolet
Esta é uma variedade de mirabilis de tamanho médio que pode ser plantada tanto no exterior como no interior. A principal diferença de outros tipos de mudas de flores é a cor roxa brilhante das pétalas. As flores desabrocham no final da primavera e em junho.
Variedades populares
Existem várias variedades de plantas populares que são mais frequentemente plantadas em canteiros de flores.
Iolanta
Um arbusto baixo, compacto e esférico que cresce até cinquenta centímetros. Iolanta tem flores multicoloridas, em cujas pétalas se podem ver traços e listras coloridas. A floração do Mirabilis começa em meados de julho e continua até outubro.
pirulito vermelho
Arbusto largo e arredondado, destinado ao plantio e posterior cultivo ao ar livre. O caule principal do Pirulito Vermelho cresce até 80-95 cm e as folhas da variedade são verdes e de formato oval. O diâmetro de cada flor é de 6 a 8 centímetros.
Elvira
Arbusto redondo, de tamanho médio, com caules eretos e que chega a atingir 70 cm de altura. As lâminas das folhas são ovais, têm ponta afiada e oblonga. As inflorescências desta mirabilis não são muito grandes, apresentam pétalas onduladas de cor vermelha com tonalidade roxa.
T Tempo Vermelho
Esta é uma variedade resistente ao gelo que resiste às quedas noturnas de temperatura. Os arbustos Ti Time Red distinguem-se pela folhagem densa e formato oval. A variedade possui caules altos e poderosos que não necessitam de estaqueamento. T Time Red floresce no verão.
T-Time Fomyula Miksche
Um arbusto esférico com 0,8 metros de altura. Na primavera, folhas oblongas se formam em seus caules. Sua superfície é pintada de verde escuro. As inflorescências se formam no início de maio e florescem em duas semanas e meia.
Mármores
São flores únicas com pétalas bicolores. Os arbustos da variedade Marbles são considerados altos, pois a altura do caule principal é de 80 a 85 centímetros. Os caules são de cor vermelha, sua superfície é lenhosa e durável. Os mármores florescem na primavera e no verão.
Serenata
A serenata é considerada uma variedade comum de mirabilis, cultivada para decorar canteiros de flores. As pétalas desta variedade podem ser coloridas em lilás, amarelo, vermelho e branco. Entre as vantagens do Serenade estão a resistência às geadas e às conhecidas patologias fúngicas.
Mármore
É uma flor com pétalas de cores vivas, em cuja superfície existem finas veias escuras. A variedade mármore é classificada como uma variedade mirabilis de tamanho médio. Sua floração começa no dia vinte de julho e termina em agosto.
Mathis
Muitas pessoas plantam Matis para decorar jardins e gramados.A principal característica distintiva desta variedade é a rica paleta de cores das flores. Eles podem ser pintados de rosa brilhante, vermelho, carmesim, amarelado e até lilás.
Dragão
Ao decorar cumes e canteiros de flores, você pode plantar a flor Drakosha. É uma variedade de baixo crescimento que pode crescer até quarenta centímetros em terreno aberto. As flores de Drakosha são de tamanho médio, seu diâmetro não ultrapassa 5 a 6 cm e florescem à noite, após 15 a 16 horas.
Cavalheiro
Esta é uma das variedades mais comuns de Mirabilis. Os botões Cavalier são pintados simultaneamente em duas cores - amarelo e laranja. A planta, como muitas outras variedades, floresce no verão. As flores abrem apenas ao entardecer, após o pôr do sol.
pirulito branco
Muda de tamanho médio, cuja altura, quando cultivada ao ar livre, é de 65 a 70 centímetros. White Candy apresenta rebentos ramificados e poderosos com folhagem oval esverdeada. No final da primavera, flores com diâmetro de 6 a 7 cm aparecem nos arbustos mirabilis e começam a florescer de 10 a 20 de junho.
pirulito amarelo
É um arbusto florido com rebentos ramificados e com muitas folhas alongadas. O pirulito amarelo recebe esse nome pela cor de suas pétalas, que possuem tonalidade dourada. Os botões de flores Mirabilis abrem à noite e fecham no início da manhã.
Pirulito roxo
Esta é uma das variedades mais altas, cujos arbustos chegam a atingir um metro. Os caules da cana Purple Candy são grossos e têm uma superfície lisa. As folhas são ovais, com superfície verde. As pétalas da flor são onduladas e roxas.
Champanhe de toranja
Essa variedade possui arbustos alongados e arredondados com cerca de sessenta e cinco centímetros de altura. A toranja Champagne tem um caule lenhoso com rebentos laterais eretos.As flores são avermelhadas e exalam um aroma agradável quando desabrocham.
Como cultivar mudas
Antes de plantar Mirabilis em terreno aberto, é necessário cultivar mudas fortes.
Preparação de material de plantio
Para evitar que as mudas adoeçam, é necessário preparar com antecedência a semente para o plantio. Primeiramente, as sementes devem ser embebidas em líquido de manganês por meia hora. Em seguida, as sementes mirabilis são secas e embebidas em água morna por um dia.
Como preparar o recipiente e o solo
Você pode cultivar mudas de flores em três recipientes.
Caixa de pouso
Alguns jardineiros cultivam mudas em caixas especiais. Eles são preenchidos até a metade com mistura de solo, que consiste em composto, areia e terra. Nessa mistura de plantas, as mudas germinarão muitas vezes mais rápido.
Potes ou cassetes
Para cultivar variedades pouco compactas, use cassetes ou vasos. Os recipientes estão completamente cheios de mistura de solo. Neste caso, o solo deve ser compactado de forma que fique 5 a 8 milímetros abaixo da lateral do recipiente.
Comprimidos de turfa
Os tabletes de turfa são populares entre os jardineiros. Eles são enchidos com água morna para que o tamanho do recipiente aumente ligeiramente. Em seguida, os comprimidos são preenchidos com solo fertilizado.
Prazos
Pessoas que vão cultivar mirabilis com mudas devem determinar com antecedência o momento do plantio das sementes. Os floricultores experientes aconselham fazer isso no início de abril, para que após 20 a 30 dias as mudas possam ser transplantadas.
Semeadura
Depois de preparar os recipientes e as sementes, você pode começar o plantio. As sementes de flores devem ser plantadas em buracos rasos de 5 a 8 milímetros de profundidade. As sementes plantadas são borrifadas com terra e regadas com água.
Temperatura
Ao cultivar mirabilis, você terá que monitorar cuidadosamente os indicadores de temperatura.A temperatura mais adequada é de 18 a 20 graus. No entanto, algumas variedades podem tolerar valores mais baixos.
Iluminação
Esta é uma flor que adora luz e precisa ser cultivada em ambientes bem iluminados. Portanto, será necessário instalar lâmpadas próximas a recipientes com mudas.
Desbaste
Para que as mudas de Mirabilis cresçam melhor, será necessário desbastá-las. Recomenda-se retirar as mudas mais fragilizadas, que podem morrer após serem transplantadas para fora.
Rega
Mirabilis é classificada como uma planta que aguenta a seca sem problemas. Portanto, não é necessário regar com muita frequência as mudas plantadas. Basta fazer isso três vezes por semana. Para regar, é preferível utilizar líquido aquecido à temperatura ambiente.
Cobertura
Para alimentar Mirabilis, vários fertilizantes são usados.
Nitrato de cálcio – “fertilizantes Buyskie”
Muitos jardineiros usam fertilizantes de nitrogênio e cálcio para alimentar as mudas. Eles se dissolvem em água na proporção de um para três. Este fertilizante é adequado não só para flores, mas também para muitas hortaliças.
Kit de fertilizante BioThrive Grow + BioThrive Bloom
Para saturar o solo com componentes nutricionais, você pode usar fertilizantes complexos BioThrive. O uso regular de tais misturas fertilizantes fortalece o sistema radicular das plantas, promove o seu crescimento e posterior floração.
"Gumistar"
Este é um fertilizante biológico frequentemente usado no cultivo de mudas de mirabilis. Essa alimentação deve ser feita no verão, antes do florescimento das mudas.
"Tsitovit"
Para estimular o desenvolvimento e a floração das mudas, utiliza-se a mistura de fertilizante mineral “Tsitovit”. Contém aditivos biológicos que Mirabilis necessita. “Tsitovit” é usado 2 a 3 vezes por temporada.
Alimentação em pó com cálcio
Este é um fertilizante em pó usado para enriquecer o solo com cálcio. Antes do uso, o pó é dissolvido em água, após o que a mistura preparada é despejada sob a raiz das mudas de mirabilis.
Mergulho
Quando as mudas de Mirabilis começam a crescer, é feito um mergulho. Um vaso separado é preparado para cada flor. Os recipientes são totalmente preenchidos com mistura de solo, após o que neles são plantadas as mudas.
Endurecimento
As mudas ficam endurecidas na segunda quinzena de maio, quando a temperatura sobe para 15-17 graus. As mudas são levadas para fora todos os dias e trazidas para dentro de casa após o pôr do sol.
Como plantar em terreno aberto
Existem várias recomendações que o ajudarão a transplantar as mudas corretamente.
Prazos
É necessário decidir com antecedência o momento do plantio da flor. Os especialistas não aconselham o replantio de mudas de mirabilis muito cedo. Por isso, é transplantado para um novo local no final de maio, após o aquecimento do clima.
Selecionando um local
Para que a Mirabilis floresça melhor, ela deve ser plantada no local mais adequado. É necessário plantá-lo em canteiro ensolarado e sem sombra durante o dia. Além disso, a área selecionada deve estar bem protegida do vento.
Requisitos do solo
A planta é muito exigente com o solo. Não deve ser plantado em áreas com solo excessivamente ácido. Solos secos e com bom nível de soltura são considerados ideais.
Esquema de plantio
Antes de plantar mirabilis, são feitos buracos no local com 8 a 10 centímetros de profundidade. A distância entre elas deve ser de 25 a 35 cm, não sendo plantada mais do que uma muda em cada cova.
Cuidado
Mirabilis, como outras flores, deve ser bem cuidada.
Rega
Embora a flor mirabilis resista à seca, ela ainda precisa ser regada. Isso é feito uma vez a cada quatro dias.Para cada arbusto são consumidos 2 a 3 litros de água aquecida. No verão, a planta terá que ser regada com mais frequência devido à seca.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo devem ser feitos regularmente. Os especialistas recomendam afrouxar o solo após chuvas e regas prolongadas, após o que pode formar-se uma crosta na superfície. A remoção de ervas daninhas é feita uma vez a cada 3-4 semanas.
Cobertura
Para um crescimento normal, a planta necessita de componentes nutricionais. Durante a temporada, cada arbusto é alimentado quatro vezes. Compostos orgânicos e minerais são usados como fertilizante para mirabilis.
Aparar
Não é necessário podar a flor, pois ela crescerá bem sem ela. No entanto, se aparecerem galhos secos no caule, eles podem ser cuidadosamente cortados com uma tesoura.
Preparando-se para o inverno
Antes do início do inverno, os tubérculos das flores deverão ser retirados do solo e colocados em recipientes cheios de turfa e areia. Os tubérculos são umedecidos periodicamente e armazenados até a primavera. Quando esquenta, eles são replantados no local antigo.
Pragas e doenças
Às vezes, Mirabilis sofre de doenças perigosas que precisam ser tratadas imediatamente.
Podridão da raiz
Esta é uma doença perigosa devido à qual o sistema radicular da planta começa a apodrecer. É impossível curar a podridão das raízes e, portanto, os arbustos infectados terão que ser queimados. Para prevenir a ocorrência da doença, deve-se observar a rotação de culturas.
Ferrugem
Devido à ferrugem, aparece uma mancha avermelhada na superfície das folhas. Para se livrar da ferrugem, é necessário retirar todas as folhas afetadas e tratar as mudas de Mirabilis com fungicida.
avistamento
Com o desenvolvimento dessa doença, a folhagem do Mirabilis fica coberta de manchas marrons. Se você não se livrar da doença em tempo hábil, as mudas infectadas morrerão.Para eliminar manchas, são utilizados medicamentos contendo mancozebe.
Reprodução
Existem três maneiras de propagar Mirabilis.
Sementes
A maneira mais fácil de propagar uma flor é por meio de sementes. Para isso, no verão, são coletadas sementes maduras de arbustos adultos, que podem ser plantadas no jardim na primavera.
Estacas
Às vezes, as mudas são propagadas por meio de estacas. Antes do plantio, são mantidos em uma mistura de turfa por várias semanas para o enraizamento, após o que são transplantados para o jardim.
tubérculo
Alguns jardineiros propagam mirabilis por meio de tubérculos. Eles são cuidadosamente retirados do solo no final do verão e armazenados em local fresco até a primavera. Os tubérculos devem ser plantados no final de abril ou início de maio.
Depois da floração
Após o término da floração, os tubérculos da planta são desenterrados. Em seguida, seus brotos são cortados, após o que os tubérculos são embrulhados em papel e colocados em uma caixa para posterior armazenamento.
Erros durante o cultivo
Erros comuns incluem o seguinte:
- escolha incorreta do local de plantio e cultivo de flor à sombra;
- alagamento do solo;
- aplicação irregular de fertilizantes;
- uso de recipientes apertados no cultivo de mudas.
Uso em paisagismo
Os produtores de flores recomendam o uso de mirabilis altos em projetos paisagísticos. Devem ser combinados com cravo, petúnias, mil-folhas e margaridas.
Recursos benéficos
Os medicamentos antiinflamatórios são preparados a partir de tubérculos de flores. Você também pode preparar soluções com folhas de Mirabilis que ajudam a eliminar abscessos e furúnculos. Para melhor cicatrização de feridas, use suco espremido de caules de flores.
Conclusão
Para decorar canteiros de flores e chalés de verão, algumas pessoas usam mirabilis.Antes de plantar esta planta, é necessário conhecer as variedades mais conhecidas e recomendações para seu cultivo.