O esquema de cores das diferentes peônias é variado. Peônias com tonalidade coral tornaram-se muito populares. Os jardineiros devem o aparecimento de peônias com um tom incomum aos cientistas L. Cousins, S. Wissing, A. Sanders. Agora, as peônias com tonalidade coral se espalharam pelo mundo e são populares entre os jardineiros. O nome “coral” significa o brilho da pedra; é uma mistura de tons rosa brilhante, laranja claro e fulvo, em diferentes combinações.
Descrição e recursos
As peônias são plantas perenes de espécies arbustivas, semi-arbustivas e herbáceas, sempre com vários caules densos não superiores a um metro. As conquistas dos cientistas na seleção proporcionam aos residentes do verão mais de 5 mil espécies de peônias.
A peculiaridade de todas as variedades é que devem ser plantadas no solo desde o início do outono, até meados de setembro. A essa altura, os botões das plantas têm tempo de se formar completamente. Todos tipos de peônias enraízam-se bem na zona intermediária, toleram geadas de inverno, chuvas de verão e secas. É importante plantar os arbustos corretamente e cuidar bem deles.
O que eles parecem
Seu sistema radicular é bem desenvolvido para sustentar um arbusto poderoso. A folhagem é trifoliada ou dividida pinnately, disposta alternadamente ao longo do caule. A cor das folhas distingue-se pelo verde escuro, roxo escuro e azulado. No outono a folhagem fica amarela e vermelha. Os botões variam em diâmetro de 17 a 25 centímetros. As inflorescências são multifolhadas, em algumas variedades apresentam formato de estrela. Quando florescem, produzem uma caixa com sementes arredondadas.
Observação! Os jardineiros valorizam todas as variedades de peônias por sua facilidade de cuidado, formatos diferentes e aroma único.
Que variedades existem?
Período de floração da peônia determinado pela formação de grandes botões, todas as variedades de plantas florescem aproximadamente ao mesmo tempo, e então um aroma incrível se espalha por todo o aldeamento turístico. Os jardineiros observam que cada variedade de peônias tem seu aroma, mas, em geral, é um cheiro único que ficará na memória para o resto da vida.
Rosa
Acima de tudo, os jardineiros valorizam as peônias da variedade Pink. Esta é uma variedade intraespecífica criada por criadores americanos. Suas inflorescências têm formato anemóide e suas folhas são duplas. As flores são rosa claro, coral. Um botão totalmente aberto atinge um diâmetro médio de até 12 centímetros. O arbusto cresce até 70 centímetros.
O principal significado desta espécie é que possui caules fortes que não se quebram com o vento ou quando cortados em buquês. A cor da folha é verde claro. É uma casta meio-tardia, o seu aroma é fracamente expresso.
havaiano
As peônias da variedade havaiana recebem apenas críticas positivas dos jardineiros. É classificada como uma planta herbácea universal, floresce uma vez, mas abundantemente. É uma variedade intraespecífica do Pink Hawaiian, seu arbusto atinge um metro de altura. O botão aberto tem diâmetro de 20 centímetros. As pétalas são semiduplas, a cor principal é leitosa, cor de damasco. No centro a inflorescência é decorada com estames de tonalidade cremosa brilhante. As peônias havaianas cheiram a feno fresco. Os jardineiros valorizam muito esta variedade, destacando a sua boa resistência ao frio do inverno e à floração precoce.
Praia
As características da variedade Beach são delicados tons de coral. A variedade também apresenta floração leitosa. A altura do arbusto é de pelo menos 90 centímetros. As folhas ao longo de todo o caule são de cor verde escura. A flor aberta chega a 17 centímetros.
Esta variedade distingue-se por uma flor em forma de lótus aquático. Começa a florescer cedo e floresce por muito tempo. As pétalas da flor são semi-duplas, decoradas com um núcleo de tsé-tsé amarelo brilhante. Valorizado pelos jardineiros por sua resistência à geada e à seca.
Fey
A variedade Fairy peony é um híbrido de várias espécies. Trazido por criadores dos EUA em 1972. É uma planta arbustiva baixa, crescendo apenas até 75 centímetros. As flores são redondas e possuem pétalas semiduplas. A cor principal do Fay é o rosa, com tom coral pronunciado. As pétalas são de cor mais escura no centro da flor. O botão aberto atinge apenas 16 centímetros de diâmetro.
Fey tem um aroma delicado que confere ao bouquet uma verdadeira elegância. As folhas são verdes claras, esculpidas, semelhantes às decorativas.As fadas começam a florescer muito cedo, o que atrai todos os jardineiros.
Pôr do sol coral
Jardineiros iniciantes adoram a variedade Coral Sunset. A planta é perene, os caules são altos, retos, o arbusto é compacto, até 90 centímetros de altura. Flor em forma de taça, pétalas semiduplas. O diâmetro das flores chega a 20 centímetros. A cor da flor é incomum - pêssego, intercalado com tons rosa e vermelhos. À medida que as pétalas desaparecem, elas ficam amarelas.
Todos os tons do pôr do sol harmonizam-se perfeitamente com a folhagem verde brilhante. As folhas mantêm a cor durante toda a estação e têm um aspecto decorativo. As flores têm um aroma agradável. Este tipo de peônia é participante de diversas exposições, concursos e ganhadora de diversos prêmios.
Supremo
Os jardineiros ficaram satisfeitos com o aparecimento da variedade de peônia Supreme. Esta é uma variedade híbrida rara que se distingue pela sua aparência espetacular. A variedade arbustiva se distingue por caules poderosos com ricas folhas verdes.
A altura do arbusto chega a 90 centímetros.
As flores supremas têm pétalas semiduplas em forma de xícara, de uma interessante cor salmão, que produzem uma inflorescência rosa-coral. Quando maduras, as pétalas adquirem uma tonalidade bege perolada. O diâmetro das flores chega a 20 centímetros. O período de floração é intermediário.
Charme Coral
O arbusto herbáceo Coral Charm decora a dacha. Sua diferença está na coloração original das flores. Quando começa a florescer, a flor fica rosa escuro. À medida que as pétalas florescem, elas mudam de cor para coral claro, com uma borda clara aparecendo ao longo de suas bordas. A floração termina com outra transformação: as pétalas adquirem uma coloração amarela. Durante todo o período de floração, as pétalas são semi-duplas e grandes.
O tamanho da flor desabrochando chega a 20 centímetros de diâmetro. A estrutura do botão é interessante: é composto por 8 fiadas de pétalas. Isso torna a flor incrivelmente exuberante. Folhagem verde escura e caules avermelhados acrescentam luxo ao bouquet.Ao mesmo tempo, hastes fortes não quebram em buquês. O arbusto não cresce menos que um metro. Peony Coral Charm é uma variedade de floração precoce. Sua beleza encanta os jardineiros desde o início do verão.
Em ouro
A peônia En Gold encanta, tem uma cor interessante e flores grandes, decoradas com estames fofos de delicado tom coral. Esta variedade floresce cedo - a partir de março. As inflorescências têm formato de taça e atingem 20 centímetros quando totalmente expandidas. Eles se distinguem por um aroma rico e doce. A peônia floresce por muito tempo, densamente, as inflorescências permanecem em sua estrutura por cerca de duas semanas. A altura do arbusto chega a 90 centímetros. As folhas são muitas, distinguem-se pelos lóbulos estreitos e pela cor verde escura.
Magia
A variedade foi cultivada recentemente e surpreende pelas flores coloridas. Suas flores têm três fileiras, com pétalas semiduplas de cor viva. Sua circunferência chega a 15 centímetros, o meio é decorado com estames amarelos brilhantes. Um arbusto compacto e baixo cresce até 70 centímetros. Os caules são fortes, retos, cobertos por folhas de tom verde suave. Esta é uma variedade de floração precoce - os primeiros botões aparecem em abril.
Cora Louise
A incrível variedade Cora Louise é um híbrido interseccional, é um arbusto que chega a atingir um metro, seus caules são fortes, densamente cobertos por folhas decorativas de tonalidade verde escura. A cor das folhas dura até o frio do outono. As flores são grandes, até 25 centímetros de diâmetro, as pétalas são semiduplas.
A cor da flor é interessante - varia do branco-rosa, branco-creme ao lilás claro. Na base, as pétalas são coloridas com tonalidade violeta-lavanda, o que confere uma cor expressiva ao meio da flor. Os estames amarelos brilhantes aumentam o charme. Seu aroma é leve e doce. Cora Louise é uma variedade de floração média.
Topeka Coral
Arbusto híbrido que cresce até 70 centímetros, seus caules são fortes e cobertos por grande folhagem verde. As inflorescências têm formato lindamente esférico, com pétalas duplas rosa coral. A saturação máxima da cor da flor é alcançada em plena floração, depois ela clareia e adquire um tom pêssego. Em termos de floração, a variedade híbrida é precoce e média. O aroma tem um sabor suave e almiscarado. As flores Topeka Coral são grandes, perfeitamente compostas e totalmente repletas de pétalas.
Cora Louis
A floração da variedade híbrida Cora Louis, semelhante às peônias da montanha, é encantadora. Floresce cedo - a partir de abril, com grandes flores branco-rosadas, com manchas roxas e bordô na base das pétalas. O meio da flor é decorado com estames amarelos brilhantes. A flor aberta atinge um diâmetro de 25 centímetros. O arbusto floresce por 2 a 4 semanas e atinge uma altura de 90 centímetros. A folhagem rendada mantém uma rica cor verde até o frio do outono, depois a cor fica carmesim.
Rainha
Uma variedade herbácea com sistema radicular fechado cresce até 90 centímetros.
A flor é preenchida com pétalas duplas de interessantes cores multicoloridas - são branco-creme por fora, amarelas por dentro e claras e rosadas no meio. Os botões estão localizados no topo de caules fortes e florescem cedo.
Jardineiros sabem! A variedade de variedades permite escolher qualquer uma ao seu gosto, mas cada variedade requer cuidados próprios.
Como plantar
Variedades de peônias de coral são plantadas em áreas sombreadas, onde há proteção da luz solar direta. Porém, à sombra, os caules das peônias tendem a esticar, enfraquecer e cair sob o peso das flores desabrochando.
As regras de plantio são as mesmas para todas as peônias híbridas.Na hora de plantar é preciso estar atento à distância entre os brotos para deixar espaço para que se desenvolvam em largura. Neste caso, no 2º ano as plantas começarão a florescer e no 4º ano tornar-se-ão uma decoração decorativa da casa de veraneio. Sem replantar, os arbustos crescem até 10 anos, então o rizoma deve ser dividido e replantado.
Selecionando um local
Os rebentos jovens devem ser plantados em local com sombra, com acesso à luz solar e protegidos dos ventos. É melhor fazer isso perto de arbustos altos, sob árvores extensas. Ao plantar perto de casa, deve-se manter a distância necessária para o crescimento e desenvolvimento das raízes. Este espaço tem pelo menos 1,5-2 metros.
Precisa saber! O crescimento e desenvolvimento das peônias dependerão da escolha correta do local de plantio.
Preparação do terreno
As peônias requerem solo fértil. Para melhorá-lo, é introduzida a nutrição. As peônias crescem bem em solos argilosos. Se o solo for argiloso pesado, sua composição deve ser melhorada com a adição de húmus e turfa. O solo deve drenar bem e estar solto.
Se o solo da dacha for pesado, o proprietário constrói um canteiro especial, substituindo parcialmente a cobertura do solo. Para fazer isso, cave um buraco de até meio metro de profundidade, remova o solo inadequado e despeje uma mistura de areia, grama e fertilizantes orgânicos no buraco na proporção de 1: 2: 2. Arbustos de peônias jovens são plantados nessas covas.
Fertilizante
Os fertilizantes são aplicados diretamente no plantio dos brotos. Uma mistura de cinzas, sulfato de potássio e superfosfato em quantidades iguais é despejada no buraco, com um volume total não superior a ½ balde. Em seguida, a planta plantada é regada com uma solução fraca de permanganato de potássio. Os fertilizantes devem ser aplicados nos arbustos das plantas adultas. Para fazer isso, use complexos adquiridos no volume de 80 gramas por uma temporada.
As peônias são alimentadas três vezes por temporada. A primeira vez é no início da primavera, os fertilizantes são despejados em uma vala cavada antecipadamente ao redor dos arbustos. A segunda alimentação com fertilizantes é realizada durante a formação dos botões, a terceira vez - 2 semanas após a floração. Uma dose única de fertilizante é de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água.
Como plantar
Novos brotos de peônias são transplantados e plantados do final de agosto a meados de outubro. Nesta altura, o ar arrefece até +12 graus - temperatura mais adequada para a formação de raízes de sucção, o seu crescimento é importante para a boa sobrevivência dos rebentos jovens. Os arbustos também são plantados na primavera, mas neste caso as mudas têm dificuldade em suportar o calor do verão e não produzem flores.
O plantio é feito na seguinte ordem:
- preparar primeiro furos com profundidade não superior a 60 centímetros, com distância entre eles de pelo menos 1 metro;
- se o solo estiver muito úmido, aprofunde um pouco mais os buracos para despejar a mistura de drenagem e cascalho no fundo;
- a raiz é posicionada de forma que os primeiros botões fiquem 5 centímetros abaixo da borda do buraco. A posição profunda ou alta dos botões não permite que o arbusto floresça na primeira estação;
- a parte da raiz é cuidadosamente coberta com terra, eliminando a formação de vazios, isso é importante para a alimentação das raízes;
- o solo é pisoteado, solo não compactado é espalhado ao redor do arbusto até uma altura de até 5 centímetros.
A borda de terra do arbusto retém água durante a rega. A umidade deve ser mantida constantemente sob as peônias jovens, evitando que a água transborde.
Irrigação
É importante manter o solo úmido, principalmente na primavera, durante a formação dos botões e sua floração. A irrigação adequada do terreno sob as peônias é necessária no outono, quando os botões das futuras flores são lançados.A rega é feita à razão de 2 baldes de água por arbusto, para que irrigue suficientemente o solo em profundidade, até às raízes. Nos verões secos, as peônias adultas precisam ser regadas uma vez por semana.
Atenção! Os arbustos jovens raramente precisam ser regados, mas abundantemente. O principal é que o solo não seque.
Cobertura morta
O solo sob os arbustos de peônia deve ser coberto com cobertura morta durante o período de dormência. Para isso, utiliza-se capim seco, palha e serragem. A mistura é despejada no solo do canteiro de outono, quando as peônias terminam de florescer. Na primavera, a camada de cobertura morta deve ser removida para dar espaço ao crescimento de novos brotos.
Como e quando replantar
No primeiro ano, é importante que a planta forme um sistema radicular forte, por isso os botões jovens são cortados. O arbusto amadurece e após 4 anos de floração ativa pode ser desenterrado e dividido. A divisão é realizada de meados de agosto até o final de setembro. O broto separado deve ter 2 a 3 botões bem formados e um rizoma de pelo menos 15 centímetros. Antes do plantio, os brotos separados são desinfetados com solução saturada de manganês e o local do corte é tratado com carvão.
Agora os brotos podem ser plantados em um novo local. Eles precisam ser regados abundantemente e o solo deve ser coberto com composto para o inverno. Na primavera, a camada de cobertura morta é removida e o solo liberado é cuidadosamente solto..