A perene, que serve como símbolo do Império Celestial, é plantada na Europa e cultivada na Ásia e na América do Norte. As peônias florescem em um lugar há décadas. São cerca de 50 espécies de plantas ornamentais, que são despretensiosas e se adaptam rapidamente às diversas condições climáticas.
- Tipos de peônias por tempo de maturação
- Muito cedo
- Cedo
- Meio cedo
- Média
- Meio-tarde
- Tarde
- Muito tarde
- Por que eles não florescem
- Idade
- Local de pouso
- Violação da tecnologia agrícola
- Pouca massa verde
- Deficiências nutricionais
- Muito fertilizante
- Floração abundante na temporada anterior
- Falta de luz
- Causas de floração pobre ou escassa
- Doenças
- Solo muito ácido
- Falta de umidade
- Cuidados inadequados
- Não cumprimento dos prazos de plantio
- Sistema raiz não desenvolvido
- Poda excessiva
- Regras de cuidado
- Modo de rega
- Transferir
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Erros básicos
- Violação do corte tecnológico
- Removendo flores desbotadas, mas deixando pétalas
- Preservação de um grande número de botões laterais
- Dicas para produtores de flores
- Quando e como cortar
- Tratamento de folhas doentes
- Influência das condições climáticas
- Em que ano costumam florescer após o plantio?
- Quando eles geralmente florescem?
Quando as peônias florescem, o jardim se enche de um aroma delicado, e você pode assistir por muito tempo ao espetáculo deslumbrante. As plantas vêm em variedades precoces e tardias, ambas encantando com a beleza.
Tipos de peônias por tempo de maturação
A época de floração é afetada pela variedade da planta perene ornamental, pelo clima em que ela cresce e pelas características de cuidado.
Muito cedo
Nos híbridos americanos, que surpreendem com botões duplos ou uma magnífica coroa de pétalas, o período decorativo começa no final de maio. A variedade Velma tem caules avermelhados e grandes gorros lilases.
Cedo
Nos primeiros dez dias de junho, o Pearl Placer floresce. A peônia dá muitos brotos, crescendo até 80 cm de altura, e o tom perolado das pétalas nas pontas passa para um rosa escuro.
Ao mesmo tempo, a variedade híbrida América agrada com flores escarlates com estames dourados.
Meio cedo
Até 15 de junho, os botões da peônia Mirage florescem. Pétalas de framboesa mudam de tonalidade com diferentes iluminações e cheiram a jasmim.
A variedade Duquesa, criada por criadores franceses há muitos anos, continua a surpreender com as suas flores arejadas, brancas como a neve, com cerca de 20 cm de diâmetro.
O arbusto de peônia Miss América tem formato esférico.A planta tolera bem a geada, floresce no início de junho, grandes flores brancas e puras com estames amarelos parecem camomila.
Média
Pétalas rosa claro com borda de peônia dupla em Memória de Gagarin abrem no meio do primeiro mês de verão. Em seguida, aparecem os botões cor de vinho escuro da variedade Sable.
Meio-tarde
Depois de 25 de junho, florescem peônias Anchatress esféricas duplas, coletadas de pétalas de limão, decoradas com uma fina borda escarlate. No final do mês, a variedade John Peyton floresce botões lilases.
Tarde
Na década de trinta de junho, floresce a extensa peônia Arkady Gaidar com folhas decoradas com veios escarlates. Gladys Taylor agrada com bolas felpudas rosa escuro.
Muito tarde
Em julho, as flores brancas como a neve da variedade Swan se abrem e as perfumadas Adônis com dourado com reflexos nas pétalas, Moon River surpreende com seus delicados chapéus turcos, decorados com blush.
Por que eles não florescem
A planta perene não forma botões e, se aparecerem, secam e não abrem. Os residentes de verão novatos reclamam desses problemas.
Idade
A planta não floresce imediatamente após o plantio. Leva tempo para agradar com sua aparência decorativa:
- No primeiro ano, a peônia se adapta às novas condições e forma os caules.
- Nos 12 meses seguintes, o número de brotos aumenta, o tubérculo fica mais espesso e forte. Às vezes aparecem 1–2 botões, é recomendável retirá-los.
- No terceiro ano, a planta forma raízes poderosas e flores únicas.
Em mais algumas temporadas, a tonalidade das pétalas mudará, a peônia não ficará coberta de botões. Depois de um tempo, a planta responderá aos cuidados com aroma delicado e floração exuberante.
Local de pouso
O local da peônia é selecionado ao sol.A planta perene incomoda quando há uma árvore ou cerca por perto, a planta não cria raízes onde a água chega perto da superfície. A peônia não floresce se ficar coberta pela sombra do sol por apenas algumas horas ou se não estiver protegida de ventos cortantes e correntes de ar.
Violação da tecnologia agrícola
A planta perene não agrada pelo seu aspecto decorativo quando o ponto de crescimento está profundamente enterrado no solo. Se um buraco for cavado pouco antes do plantio, o solo se desintegra e arrasta consigo o rizoma. A peônia cresce e se desenvolve normalmente, mas não floresce.
O ponto de crescimento deve ser deixado a uma distância de 4–5 cm da superfície do solo. Se você não aprofundar, os botões congelam no inverno frio.
Pouca massa verde
Na ausência de rega durante a seca e o calor prolongados, as folhas secam e caem, e a peônia não tem força suficiente para formar botões.
Deficiências nutricionais
Para que uma planta perene decorativa se delicie com uma floração exuberante, o arbusto precisa de fósforo. Com quantidade insuficiente desse microelemento, como na deficiência de potássio, os botões se desenvolvem mal ou ressecam.
Muito fertilizante
O nitrogênio promove o crescimento da massa verde, que retira nutrientes do arbusto. Se houver excesso do mineral, a perene pode não formar botões.
Floração abundante na temporada anterior
Para que as peônias se deliciem com gorros delicados, nos primeiros 2 anos é preciso evitar que a planta forme botões ou os arranque. Os arbustos despendem muito esforço para uma floração abundante, a restauração requer uma grande quantidade de componentes nutricionais e o solo se esgota.
Se não houver alimentação e poda no próximo ano, a peônia não agradará com seu aspecto decorativo e não enfeitará o canteiro ou jardim.
Falta de luz
A planta adora o sol e, se os raios diretos não incidem sobre ela apenas algumas horas por dia, a planta perene não produz botões.
Causas de floração pobre ou escassa
Nem sempre as peônias agradam com uma grande quantidade de balões feitos de pétalas delicadas e de aroma único.
Doenças
A planta é resistente a pragas, não tem medo de insetos, mas é afetada por fungos, que quando ativados provocam:
- ferrugem;
- podridão cinzenta;
- verticílio;
- mosaico;
- oídio.
As folhas das peônias ficam cobertas de placas, listras ou manchas e secam. Mesmo que a planta consiga produzir botões, ela floresce com moderação.
Solo muito ácido
Perene precisa de grandes quantidades de fósforo e potássio. Para que uma planta agrade com seu aspecto decorativo, ela precisa de solo nutritivo levemente alcalino misturado com húmus. As peônias não toleram solos com alta acidez, para reduzi-la adiciona-se cal ao solo.
Falta de umidade
Se uma planta ornamental for plantada em solo seco e não for regada regularmente, ela não será capaz de absorver os nutrientes do solo seco. Os botões que aparecem não têm força suficiente para florescer abundantemente.
Cuidados inadequados
Embora a peônia seja considerada uma planta despretensiosa, é preciso cuidar dela - irrigar, alimentar e podar. Caso contrário, a planta perene perde o aspecto decorativo.
Não cumprimento dos prazos de plantio
Quando as peônias são enviadas para terreno aberto tarde demais, os arbustos congelam e demoram muito para se afastarem.
Sistema raiz não desenvolvido
Se uma peônia adulta não for bem cuidada, a flor decorativa cresce, se estende para cima, os botões ficam menores e mais fracos, pois a planta perene carece de componentes nutricionais e o sistema radicular se desenvolve mal.
Poda excessiva
Para formar uma bela coroa, os brotos da peônia são encurtados, mas você não deve ser muito zeloso. A planta não florescerá abundantemente quando tiver poucas folhas, o que se observa ao cortar os galhos em um terço.
Regras de cuidado
Para que as peônias sejam pontilhadas com gorros requintados de pétalas rosa, vermelhas ou brancas como a neve por pelo menos 10 a 15 anos, os arbustos devem ser alimentados, podados, a prevenção de doenças deve ser realizada e preparados para o inverno em um clima temperado.
Modo de rega
As peônias precisam ser irrigadas abundantemente; uma vez por semana é suficiente. 2 baldes de água são suficientes para uma planta. Durante a floração, a planta perene precisa ser menos regada. A peônia exige mais umidade quando os botões se formam e se formam.
Transferir
Variedades selvagens de plantas ornamentais sentem-se confortáveis em um lugar por muito tempo; os híbridos param de florescer após 12 anos porque as raízes crescem fortemente. Para não danificá-los durante o transplante, o arbusto é desenterrado com forcado por todos os lados e retirado do solo. A peônia é sacudida do solo, mantida na sombra por 5 a 6 horas e depois colocada no solo. Na primeira safra todos os botões são cortados, no segundo ano sobram um ou dois.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
As raízes da flor se desenvolverão apenas com quantidade suficiente de componentes nutricionais e acesso ao ar. Depois de regar e chover, o solo do canteiro precisa ser afrouxado, caso contrário formará uma crosta. Para evitar que as ervas daninhas afoguem os arbustos jovens, é necessário remover ervas daninhas do canteiro regularmente.
Cobertura
Durante o plantio são aplicados fertilizantes, o que é suficiente para a perene até começar a florescer. Na terceira primavera, os arbustos são regados com permanganato de potássio, misturando 2 a 3 g de pó em um balde de água. As peônias precisam de complexos orgânicos e minerais.Após a floração, os arbustos são alimentados com verbasco ou excrementos de pássaros, o que ajuda a fortalecer as raízes. Em agosto, são aplicados fertilizantes contendo potássio e fósforo.
Aparar
Não é recomendável encurtar os brotos das peônias logo após a floração, para que a planta não adoeça. É melhor fazer isso no final de junho, não toque nas folhas, mas corte parte do caule e do botão seco. Galhos secos e quebrados de variedades semelhantes a árvores são removidos em abril, os brotos saudáveis são encurtados após a abertura dos botões. As peônias herbáceas são podadas em outubro.
Preparando-se para o inverno
No final do outono, os caules das flores são encurtados, deixando até 2 cm do toco. Em climas temperados, a planta fica coberta para o inverno:
- ramos de abeto;
- composto;
- turfa;
- serragem.
Não use galhos cortados como cobertura morta porque eles abrigam larvas de insetos. As peônias das árvores fornecem isolamento apenas em áreas onde sopram ventos fortes no inverno e não há neve. Os brotos são dobrados ao solo e cobertos com spunbond e agrofibra.
Proteção contra doenças e pragas
Para evitar danos fúngicos à flor, a planta transplantada é mergulhada em sulfato de cobre. Este medicamento previne o desenvolvimento de manchas e podridão cinzenta, mata larvas de lagartas e cochonilhas. Na primavera, as peônias são regadas com uma solução de permanganato de potássio, as raízes são embebidas no preparado “Fitosporin-M” antes do plantio. Para fortalecer a imunidade da planta, use o fungicida “Maxim”.
Erros básicos
Uma planta perene não floresce não só se as regras e os prazos de plantio não forem seguidos, ou por falta de cuidados adequados, mas também por outros motivos.
Violação do corte tecnológico
Os residentes de verão às vezes encurtam bastante os brotos para dar ao arbusto um formato bonito. Uma planta ornamental não tem força suficiente para formar botões se houver menos de 3 folhas no caule quando cortada.
Removendo flores desbotadas, mas deixando pétalas
Microrganismos patogênicos provocam o desenvolvimento de doenças nas quais os brotos e as verduras ressecam. Esporos de fungos e larvas de pragas prosperam nas pétalas, por isso precisam ser coletados e queimados.
Preservação de um grande número de botões laterais
Embora as peônias sejam plantas despretensiosas, qualquer erro no cuidado faz com que a planta perene perca seu aspecto decorativo. A peônia não terá força suficiente para uma floração abundante se não cortar os botões laterais, cujo desenvolvimento requer nutrientes.
Dicas para produtores de flores
Para que uma planta perene se delicie com sua beleza, a planta deve ser alimentada, regada em tempo hábil e o arbusto deve estar bem formado.
Quando e como cortar
Não é recomendável deixar os botões nos primeiros 2 anos, então a planta irá deliciar-se com sua beleza na terceira temporada. Para manter as flores no vaso por mais tempo, os galhos são cortados com uma tesoura de poda afiada no início da manhã ou após o pôr do sol.
Tratamento de folhas doentes
As plantas sofrem de infecções fúngicas e são afetadas por vírus. Microorganismos patogênicos são transmitidos através de ferramentas de jardinagem; esporos e larvas se formam nas pétalas. Se as folhas do arbusto começarem a amarelar, a planta é tratada com uma solução de permanganato de potássio ou fungicidas.
Influência das condições climáticas
Se estiver calor lá fora e não chover, a floração da perene dura de 10 a 12 dias, no calor, que no sul começa em maio, as pétalas caem mais rápido e o período decorativo é encurtado.
Em que ano costumam florescer após o plantio?
As peônias produzem 2-3 botões já na terceira temporada. Recomenda-se cortá-los, pois o arbusto ainda não tem força suficiente para agradar com bolinhas exuberantes.A floração abundante começa no 4º ao 5º ano, mas para isso é necessário escolher um local ensolarado para o plantio, alimentar e regar regularmente e podar a planta corretamente.
Quando eles geralmente florescem?
Nas primeiras peônias, os botões abrem em maio e, se o tempo estiver favorável, as pétalas caem dez dias depois. Variedades esféricas tardias de plantas perenes florescem a partir de 25 de junho e deliciam-se com sofisticação e beleza até 5 de julho.