Regras para plantar e cuidar da peônia das árvores, crescer e por que ela não floresce

Arbustos de peônia podem decorar qualquer jardim ou horta. Grandes flores esféricas de cores brilhantes florescem em hastes estáveis. As peônias de árvores somam mais de vários milhares de variedades híbridas, que são cultivadas com sucesso nos países asiáticos, na Europa e no sudeste da América. Os jardineiros coletam variedades raras e obtêm variedades incomuns por meio do autocruzamento.


Descrição e recursos

A peônia arbórea é um arbusto de folha caduca que pode crescer até 2 metros

  • caules: eretos, parcialmente lenhosos;
  • folhas: fixadas em longos pecíolos ao caule, têm formato de penas, a tonalidade depende da variedade e pode variar do verde ao verde escuro;
  • flores: localizadas uma de cada vez nos arbustos, crescem até 30 centímetros de diâmetro, cada flor tem de 5 a 12 pétalas, a tonalidade das pétalas depende da variedade.

História de criação

A peônia da árvore começou a existir nas províncias da China. A flor silvestre crescia principalmente no sopé e habitava as encostas das montanhas localizadas acima das águas do mar.

Desde o início do século V, a peônia do mato tornou-se um símbolo de harmonia, beleza e vitalidade para os chineses. As peônias selvagens são protegidas pelo estado e estão incluídas na lista de plantas raras e úteis.

peônia do mato

Como é diferente do herbáceo

A peônia das árvores é frequentemente confundida com a peônia herbácea. Na verdade, culturas de aparência semelhante apresentam diferenças significativas.

semelhante a uma árvore Gramíneo
Lignificação de brotos Hastes verdes suaves
A altura do arbusto chega a 2 metros Cresce até 1 metro
O diâmetro das flores pode chegar a 30 centímetros As flores crescem até 20 centímetros
Não requer pinçar os primeiros botões para estimular a floração Necessariamente beliscando
As cortinas de pétalas podem ser de dois componentes Os tons das flores podem ser listados: variam do rosa, branco ao vermelho, roxo
Pode crescer em um lugar por várias décadas Vida útil – cerca de 3-4 anos

Tipos

A classificação das peônias inclui a presença de tipos principais. Eles são divididos por origem e características das espécies.

flor de peônia

Sino-Europeu

As variedades destas espécies são caracterizadas pela presença de grandes botões do tipo turco. As flores são pesadas e muitas vezes caem com o próprio peso.

japonês

É uma espécie que combina variedades com flores grandes mas leves. As pétalas podem ser translúcidas e lembram gaze. Os tons das variedades japonesas impressionam pela diversidade.

Híbrido

Variedades desta espécie são representadas por diversos arbustos com flores leves e pesadas. Podem ser duplas ou semi-duplas, florescem em diferentes épocas da estação e apresentam diferentes propriedades adaptativas.

variedades híbridas

Variedades populares

A peônia das árvores é cultivada com sucesso em todo o mundo. Algumas variedades são especialmente famosas e crescem com sucesso na Ásia, Europa e América.

Irmãs Kiao

Esta é a variedade mais famosa de peônias de árvores. Foi criado por criadores chineses, mas as informações sobre os autores não foram preservadas. O arbusto tem folhas verde-escuras e densas e cresce até 1,5 metros. O diâmetro das flores é de 17 a 19 centímetros. A peculiaridade da variedade está na cor das pétalas: o centro da flor é vermelho vivo, nas pontas a cor torna-se rosa suave.

Safira

O arbusto cresce até 1,5 metros, os brotos laterais se espalham para os lados, as pétalas são de cor rosa suave ou lilás. O meio do botão permanece amarelo. O arbusto floresce durante todo o mês de junho.

Altar Coral

As folhas dos caules são densamente espaçadas, a flor tem pontas afiadas e a estrutura lembra um cravo. A cor das pétalas varia do coral ao creme claro. O diâmetro da flor é de 18 centímetros.

altar de coral

Jade Verde

Uma flor única que se diferencia na tonalidade das pétalas. Os botões verdes claros podem atingir 15-17 centímetros de diâmetro.

gigante vermelho

O segundo nome da variedade é Silk Road. Os arbustos chegam a 1,5 metros. As flores são vermelhas ou rosa escuro, tipo coroa. As pétalas superiores estendem-se para cima, as inferiores caem.

Amarelo

Pequenos arbustos de peônias amarelas semelhantes a árvores se estendem por até 1 metro. As flores são pequenas, com pétalas finas, crescem até 15 centímetros e são leves.

Kinko's

A variedade pertence ao grupo imperial. As pétalas lembram uma rosa chá em cor e formato. O diâmetro de um botão é de cerca de 17 centímetros.

Kinko amarelo

Fênix Branca

Muitos produtores de flores acreditam que esta variedade de peônia é semelhante a um lótus branco. Os botões brancos como a neve ficam ligeiramente rosados ​​​​no centro, mas com o tempo a tonalidade desaparece. Poucas peônias florescem em um arbusto - cerca de 10 peças.

Tolet

A tonalidade roxa escura dos botões torna a flor incomum. Muitos colecionadores de peônias compram essa variedade para sua coleção. Os arbustos chegam a 1,5 metros, o diâmetro da flor é de 20 a 25 centímetros.

Pantera negra

O arbusto cresce até 2 metros, o diâmetro dos botões chega a 30 centímetros. A cor das pétalas torna-se bordô escuro no final da floração. O centro amarelo torna incomum.

Colocador de ouro

A variedade pertence ao tipo com flores densamente duplas.Pétalas perfuradas de cor amarelo-laranja são delimitadas por uma faixa fina rosa.

colocador de ouro

Jade branco

Tipo clássico de espécie japonesa. Um arbusto com flores brancas como a neve cresce até 1,5 metros.

Shima Nishiki

Peônia semidupla com diâmetro de flor de 15 a 20 centímetros. A tonalidade das pétalas pode ser vermelha, rosa, branca ou bicolor.

Vagens

Até 70 botões aparecem em um arbusto por temporada. O período de floração dura apenas 1,5 semanas. As pétalas das flores adquirem uma tonalidade verde clara.

Orvalho Fantasma

O arbusto cresce até 2 metros, as flores são grandes e pesadas. Depois da chuva, o peso das gotas faz com que elas caiam. A cor das pétalas é rosa lilás, uniforme.

orvalho fantasma

Velas Escarlates

As pétalas dos botões do tipo coroa são vermelhas brilhantes. O arbusto chega a 2 metros, se não apertar ele cresce em largura.

Gêmeos

Peônias rosa semi-duplas. O diâmetro da flor chega a 15 centímetros. A floração dura cerca de um mês.

Primavera tenra

Pétalas de tom rosa suave são caracterizadas por maior ondulação. O botão é densamente repleto de pétalas, pesadas e grandes. O arbusto chega a 2 metros, a floração dura mais de 2 semanas.

primavera suave

Plantar em terreno aberto

O crescimento e a floração da peônia das árvores dependem do plantio correto e oportuno. Esta cultura pode crescer no local por muitos anos, por isso é necessário escolher o local certo e levar em consideração as características da flor.

Prazos

Os jardineiros consideram os meses de outono a melhor opção para o plantio. No outono, o sistema radicular da peônia consegue adquirir os pêlos de sucção necessários, que desempenham um papel importante no estado geral do sistema radicular.

Se a muda foi comprada no verão, se forem observadas certas nuances, a peônia pode ser plantada em terreno aberto imediatamente após a compra.

pousando no chão

Selecionando um local

Ao escolher um local para uma peônia, várias regras são seguidas:

  • falta de ventos diretos;
  • leve sombreamento da área com fornecimento estável de luz solar necessária para a peônia;
  • vizinhos devidamente selecionados que permitirão que os arbustos cresçam livremente.

Preparação do solo

Para peônias, escolha solo leve e solto com a camada de drenagem necessária. O nível de acidez do solo para peônias é constantemente mantido sob controle, devendo estar entre 6 e 6,5 pH.

Como preparar sementes

No plantio por semente, o material de plantio é preparado com antecedência. As sementes devem passar por vários estágios sucessivos:

  • germinação em areia molhada;
  • estratificação ou exposição a diferentes temperaturas por 4-5 dias;
  • imersão antes de plantar.

Para evitar infecções, recomenda-se desinfetar adicionalmente as sementes com solução de manganês.

sementes de peônia

Esquema de plantio

A distância mínima entre os arbustos deve ser de cerca de 1 metro. Existem variedades que se caracterizam pelo crescimento abundante de arbustos, para os quais a distância aumenta para 120 centímetros.

Cuidado e cultivo

Após o plantio, a planta ativa suas forças adaptativas. Ao cuidar, as necessidades da cultura devem ser levadas em consideração.

plantas germinadas

Rega

A técnica específica de rega depende da floração. Antes da formação dos botões, o arbusto é regado abundantemente, com o início da floração o número de regas é significativamente reduzido.

Capina e afrouxamento

Após rega abundante, o solo fica solto. Isso protege contra o aparecimento de ervas daninhas e promove saturação adicional de ar.

Cobertura morta

Para evitar a propagação de ervas daninhas, o solo é coberto com cobertura morta. Para fazer isso, escolha grama fresca, agulhas de pinheiro ou serragem.

Cobertura

Durante a fase de floração, a planta necessita de alimentação adicional.Para isso, escolha misturas líquidas com alto teor de potássio e fósforo. Enquanto cresce, acrescentando massa verde, necessita de complexos contendo nitrogênio.

alimentando em baldes

Recursos de corte

Quando ocorre a floração, os botões são removidos. Desta forma, estimula-se ainda mais a floração. Antes do inverno, os arbustos são podados, retirando-se os brotos fracos e danificados.

Transferir

As peônias das árvores são plantadas em um local onde crescerão continuamente. Após transplantes forçados, a planta pode ficar doente por cerca de 2 anos, por isso não é recomendado transferi-la.

Reprodução

Para criar peônias, escolha um dos métodos. O tempo depende da condição do arbusto.

Dividindo o mato

A peônia é facilmente propagada por divisão. O sistema radicular de um arbusto crescido é escavado no solo, uma parte é desconectada com uma faca afiada e a planta-mãe é devolvida ao buraco. A planta separada é replantada como uma muda independente.

divisão de mato

Estacas

As peônias são propagadas por estacas no outono. Durante o inverno, as mudas criam raízes em casa. Na primavera ou no verão são plantadas em áreas abertas.

Em camadas

Este método é adequado para a propagação de uma determinada variedade. Selecione um broto inferior do arbusto, corte-o e dobre-o no chão e polvilhe-o com terra. Desta forma, criará raízes durante a primavera e o verão, e no outono poderá ser replantada como planta separada.

Vacinação

Este método é adequado para criar uma variedade híbrida. Eles aproveitam parte da raiz, quebram, colocam uma muda na fratura e fixam com verniz de jardim. A estrutura está enraizada, quando aparecem os brotos, as partes mortas são retiradas e a muda cresce.

parte da raiz

Pragas e doenças

As peônias das árvores têm resistência média a doenças e pragas. O principal perigo são as doenças fúngicas.

Podridão cinzenta

Afeta o arbusto quando o solo está umedecido demais.As folhas ficam amarelas e cobertas de manchas lacrimejantes. Fungicidas são usados ​​​​para tratamento e o solo também é coberto com cobertura morta.

Mancha marrom

Uma infecção fúngica, devido à qual as lâminas das folhas ficam marrons e os botões caem antes da floração. Os arbustos afetados são tratados com anti-sépticos e fungicidas.

Ferrugem

A doença pode aparecer após a estação chuvosa devido à umidade. O tratamento com solução de tabaco ajuda a devolver ao arbusto uma aparência saudável.

ferrugem nas folhas

Mosaico de folhagem em forma de anel

O vírus é transmitido por insetos, por isso na fase de prevenção é necessário combatê-los. As plantas afetadas não podem ser tratadas e devem ser destruídas. A doença se desenvolve lentamente. Anéis de mosaico aparecem nas folhas, as flores ficam menores e as folhas ficam amarelas.

Preparando-se para o inverno após a floração

No inverno, as peônias precisam de abrigo adicional durante os primeiros anos de existência. São revestidos com material industrial, amarrados com barbante.

Por que não floresce

As peônias não são consideradas uma cultura caprichosa, mas se as regras de cuidado forem violadas, a flor certamente reagirá e não florescerá. É importante levar em consideração as necessidades básicas da cultura, pois ela vai enfeitar o local por muitos anos.

Cuidados inadequados

O amarelecimento das folhas indica uma alteração na acidez do solo. Para estabilizar o estado do solo, adiciona-se farinha de dolomita.

algumas folhas

Aviso! A formação de uma crosta dura no solo indica que as peônias não estão suficientemente soltas.

Escolha errada do local de pouso

A falta de floração pode ser uma reação à falta de espaço. As peônias não gostam de correntes de ar, por isso ficarão desconfortáveis ​​em uma área aberta no lado norte.

A luz solar direta pode fazer com que as cores das flores desbotem e apareçam queimaduras solares nas lâminas das folhas.

Planta muito jovem ou muito velha

As peônias após o plantio podem reduzir sua taxa de crescimento. Eles podem crescer lentamente ao longo de várias temporadas. Isso se aplica à parte acima do solo. Ao contrário das peônias herbáceas, as peônias das árvores desenvolvem primeiro um sistema radicular.

As plantas mais velhas também diminuem a sua taxa de crescimento, isto porque necessitam de um período de descanso mais longo do que antes.

um botão apareceu

Não gosta de transplantes

As peônias são difíceis de tolerar a mudança de seu local de crescimento permanente, por isso os produtores de flores aconselham a escolha imediata de um local adequado. Se for necessário deslocar o arbusto para outro local, é necessário alimentá-lo adicionalmente durante o verão. superfosfatos e fertilizantes potássicos.

Modo de rega

Um dos motivos pode ser a falta de rega. Na primavera, o arbusto precisa de muita rega. No verão, é regado somente quando a camada superficial do solo está seca.

Como escolher a muda certa

Mudas de peônia são adquiridas em viveiros especiais, onde a planta chega a uma certa idade quando pode ser plantada em áreas abertas. Principais critérios de seleção:

  • os caules devem ser duros, lisos e lenhosos;
  • o sistema radicular é desenvolvido, um botão completo se desenvolve na base de cada caule;
  • não há placa nas raízes, os cortes são justos, sem marcas de umidade.

Uma muda corretamente selecionada será a chave para o crescimento bem-sucedido de um arbusto exuberante e com flores abundantes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim