Amores-perfeitos fofos e gentis decoram a maioria das casas de verão. Arbustos baixos com flores coloridas e brilhantes animam a vista e agradam aos olhos. A viola é a preferida dos floricultores, valorizada pela sua despretensão e propriedades decorativas duradouras. Vejamos os detalhes do cultivo de amores-perfeitos - plantio e cuidado, escolha da variedade, bem como os principais problemas dos jardineiros inexperientes.
- Descrição e recursos
- Cultivo de mudas
- Como plantar corretamente
- Seleção de solo
- Preparação de sementes
- Prazos
- Rega
- Cobertura
- Escolhendo
- Cobertura
- Plantar em terreno aberto
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Como plantar
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Aparar
- Cobertura
- Inverno
- Transferir
- Principais problemas
- As sementes não brotam
- Os brotos são finos e deitam-se
- As mudas murcharam assim que o vidro foi retirado
- Reprodução
- Estacas
- Auto-semeadura
- Doenças e pragas
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Perna Preta
- avistamento
- Lagartas da lagarta do cartucho do trevo e da mariposa pérola violeta
- Coleta e armazenamento de sementes
- Tipos
- Wittrock
- Única cor
- Bicolor
- Identificado
- Chifrudo
- Perfumado
- Mariposa
- Flor pequena
- Flor grande
- Cornuta
- Variedades populares
- Branco
- Menino azul
- Rua de Negri
- Vermelho
- Júpiter
- Beaconsfield
- São Canuto
- Shalom Purim
- Olhos de Tigre F1
- Cassis F1
- Arkwright Rubi
- Azul Balmont
- Dueto Roxo
- Rosina
- Charlotte
- Czar
- Sardas
- Manto Real
- Gigante vermelho
- Hansa
- César
- Charme vermelho
- A França
- Rumba
- Cataratas das Pérolas
- Brilhante
- Beijo âmbar
- Chocolate congelado
- Bebê
- Gatos
- Mamute
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Amores-perfeitos são flores chamadas viola, pertencentes à família das violetas. Outros nomes são violeta, viola tricolor, Ivan da Marya. Todos os nomes criaram raízes firmes: a flor é cultivada há muito tempo em chalés de verão, canteiros de flores, vasos e vasos de flores.
Os tipos naturais de viola vieram do hemisfério norte e são conhecidos desde a antiguidade. Os amores-perfeitos são apreciados por sua longa floração, despretensão, brilho e simplicidade requintada. Eles conseguem decorar um ambiente com um tapete colorido, seu aspecto alegre agrada aos olhos e levanta o ânimo.
Violetas de jardim são plantas herbáceas, cultivadas como anuais, bienais ou perenes.
O arbusto da viola cresce até 10-30 centímetros, as folhas são simples ou dissecadas. As flores são solitárias, ocasionalmente coletadas em pequenas inflorescências (pendão, panícula, espiga). O fruto é uma cápsula com grande número de sementes.
Ao cruzar espécies naturais, os criadores obtiveram muitas variedades e híbridos. Nos últimos anos, os híbridos F1 tornaram-se mais comuns.Florescem por muito tempo, adoecem menos e permanecem decorativas por vários meses. As flores são uniformes e de cor absolutamente idêntica.
As variedades antigas de viola, com um longo período de floração, tornaram-se gradualmente mais claras e menores; os híbridos são tão bons no outono como no início da estação.
Os tipos naturais de viola são coloridos em amarelo, branco e roxo e, como resultado da seleção, a cor das flores se expandiu. Surgiram variedades multicoloridas, com pinceladas, manchas e bordas. As cores das pétalas são muito diferentes - laranja, rosa (Aurora boreal), roxo (Red Giant), quase preto.
Durante o processo de seleção foram criadas variedades de viola com pétalas simples e onduladas, flores duplas e semiduplas. Ao remover botões desbotados, você pode prolongar o período de floração. A alta resistência à geada permite cultivar amores-perfeitos em qualquer região.
As variedades de viola com flores grandes (até 10 centímetros) são especialmente populares. As espécies de flores pequenas deliciam-se com um grande número de botões, que escondem quase completamente o verde.
Cultivo de mudas
Para a floração precoce, é melhor plantar amores-perfeitos como mudas. A maioria das espécies tolera o replantio mesmo com botões e flores. Muitos jardineiros, quando o plantio atrasa, admiram as violetas brilhantes em casa.
Como plantar corretamente
Para o plantio de violas, utilize recipientes novos ou usados com 10 centímetros de profundidade, cuidadosamente tratados com fungicidas. No fundo é colocada uma camada de drenagem, o solo é levemente compactado, derramado e deixado até que a umidade seja completamente absorvida. Pequenos sulcos (até 5 milímetros) são feitos na superfície. Sementes secas de viola são espalhadas a partir de uma pitada ou de uma folha de papel no solo, tentando manter uma distância de 0,6-1 centímetro.
Cubra com terra seca, esfregando nas palmas das mãos. Regue com água morna de um borrifador.O recipiente é coberto com filme ou vidro e deixado em local escuro a uma temperatura de 15-20 °. Os brotos de viola aparecem em 6 a 10 dias.
Seleção de solo
A mistura de solo pronta para violetas é a melhor escolha para o plantio. Ao preparar você mesmo o solo para a viola, combine húmus, turfa, areia e solo fértil em partes iguais. Antes de usar o seu próprio solo, ele é desinfetado por calcinação ou congelamento.
Preparação de sementes
As sementes de amor-perfeito são pequenas e difíceis de trabalhar. A maioria das pessoas planta sementes sem germinação, pois os brotos de viola são fáceis de quebrar. Antes do plantio, as sementes são embebidas por uma hora em solução de estimulante - Zircão ou Epin. Em seguida, são secos, dispostos sobre papel.
Prazos
Para o plantio precoce da viola no solo, a semeadura é realizada em fevereiro, para regiões frias - no início de março. Mesmo que seja necessário plantar amores-perfeitos com flores e botões, o enraizamento ocorrerá rapidamente. Para obter variedades de floração precoce, as sementes são semeadas no verão, diretamente no solo, para que os arbustos tenham tempo de criar raízes e se fortalecer. Nesse caso, em abril florescerão os amores-perfeitos do plantio do ano passado.
Rega
Após a germinação, os recipientes são transferidos para local iluminado. A rega é feita à medida que o solo seca - os amores-perfeitos não toleram excesso de umidade e poças. Regue cuidadosamente, pela raiz, com um pequeno regador ou pulverizador.
Cobertura
As violas não precisam de fertilização mais do que uma vez a cada 2 semanas. Use fertilizantes especiais para violetas ou complexos minerais comuns com potássio, fósforo e nitrogênio. É importante não ultrapassar os padrões recomendados nas instruções.
Escolhendo
A colheita dos amores-perfeitos é realizada durante o cultivo de 2 folhas. A muda é retirada do recipiente com um torrão de terra e a raiz central é cuidadosamente aparada.Isso estimula o crescimento das raízes laterais e o rápido estabelecimento.
Mudas crescidas podem ser picadas novamente, aprofundando-as até as folhas e sem dobrar as raízes.
Cobertura
Após o crescimento de 4-6 folhas permanentes, o topo da viola é pinçado para formar brotos laterais. Isso é feito na ausência de sol, a uma temperatura de 15-18°.
Plantar em terreno aberto
O momento do plantio de amores-perfeitos depende das condições climáticas e do clima. Para não destruir as mudas, espere um calor persistente. Para cultivo em galerias e varandas, podem ser plantadas em abril, as mudas de viola são transferidas para campo aberto em maio-junho.
Muitas pessoas semeiam amores-perfeitos diretamente no solo. Isto é aconselhável nos seguintes casos:
- para floração precoce no próximo ano - semeadura em julho-agosto;
- para floração no final do verão-outono - semeadura em maio-junho.
Quando semeadas no solo em maio, algumas variedades de amores-perfeitos florescem antes da neve e, no ano seguinte, florescem em abril.
Selecionando um local
Os amores-perfeitos florescem bem à sombra parcial e ao sol. Características do cultivo de viola em diferentes condições:
- sob sol constante, no calor, a floração pode parar até o outono;
- em locais sombreados as flores são menores, mas a floração não é interrompida, a área deve ficar ao sol por 5 a 6 horas.
Os amores-perfeitos adoram solos drenados sem água estagnada: em locais onde se acumulam poças, as raízes podem apodrecer.
Requisitos do solo
O solo para as violas é preparado com antecedência, os canteiros são desenterrados e regados com fungicidas. Húmus, areia e turfa são adicionados ao solo. Estrume fresco não é usado. A acidez do solo é neutra, os amores-perfeitos não gostam de excesso de areia.
Como plantar
As plantações de amores-perfeitos não devem ser espessadas - a distância recomendada entre as flores é de 15 a 30 centímetros, dependendo do tamanho do arbusto.Com maior proximidade, a aglomeração contribui para a má ventilação, o desenvolvimento de doenças fúngicas e as pragas se espalham mais facilmente. Ao plantar viola em recipientes, a planta necessita de 1 a 2 litros de solo.
Se você semear no solo, é importante não cobri-las com muita terra. A terra precisa ser bem amassada, é melhor peneirar.
Cuidado
Para que as flores da viola sejam grandes e brilhantes e os arbustos produzam muitos botões, é importante seguir as regras de cuidado.
Rega
A rega é feita com água morna pela manhã ou à noite. Em clima quente, os arbustos podem ser pulverizados quando não há sol. As violas não gostam de água estagnada - é preciso regá-las com moderação, esperando que o solo seque.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A remoção de ervas daninhas garante o fluxo de ar para as raízes da viola e melhora a estação de crescimento. Afrouxe regularmente o solo ao redor das plantas, removendo ervas daninhas e partes mortas dos arbustos.
Se o verão for quente, os canteiros de amores-perfeitos são cobertos com matéria orgânica para reter a umidade.
Aparar
Os velhos arbustos de viola precisam ser podados a tempo de iniciar uma nova estação de cultivo. Corte todos os brotos velhos, deixando 5 a 6 centímetros de folhas. O arbusto crescerá rapidamente e produzirá botões. Para garantir o crescimento contínuo dos botões, as flores murchas são removidas sem permitir que as vagens cresçam.
Cobertura
Os arbustos são alimentados 2 a 3 vezes por temporada. Escolha complexos minerais ou fertilizantes individuais com potássio (nitrato de potássio), fósforo (superfosfato) e nitrogênio. É útil usar produtos biológicos para alimentação radicular e foliar, Agrícola.
Importante: matéria orgânica não é utilizada para violetas.
Inverno
Preparar amores-perfeitos para o inverno não é difícil. Os arbustos precisam ser podados no início da onda de frio, não sendo necessária rega e fertilização. Variedades perenes de viola apresentam boa robustez no inverno. Para isolá-los, são cobertos com ramos de abeto, feno seco ou folhas.Não são utilizados materiais sintéticos. É importante remover o isolamento no início da primavera para evitar o apodrecimento.
Transferir
O transplante serve para rejuvenescer a cultura e transferi-la para um local mais conveniente e com melhores condições. A viola não deve ser cultivada no mesmo lugar por muito tempo.
Os arbustos de amores-perfeitos são desenterrados no início da primavera, quando não há crescimento ativo. Os canteiros e o solo precisam ser preparados com antecedência. Alguns jardineiros dividem os arbustos, embora haja o risco de destruir completamente a planta. No outono, a viola não é replantada para não enfraquecer antes das geadas.
Principais problemas
Vejamos os problemas mais comuns no cultivo de mudas de amor-perfeito.
As sementes não brotam
O motivo da falta de mudas de viola pode ser:
- sementes inviáveis;
- penetração excessiva no solo;
- solo pesado.
Você tem que ser paciente - às vezes os brotos aparecem dentro de um mês. Se você quiser semear novas sementes, é preciso levar esses erros em consideração.
Os brotos são finos e deitam-se
Os principais motivos do desbaste dos brotos de viola:
- Densidade de plantio. As plantas são apertadas e não há espaço suficiente. O desbaste é feito com muito cuidado.
- Falta de luz. Em condições de pouca luz, é necessário usar iluminação elétrica para mudas de amor-perfeito.
As plantas podem não ter nitrogênio suficiente, enfraquecem e caem. Fertilizar com nitrophoska (complexo NPK).
As mudas murcharam assim que o vidro foi retirado
Quando a cobertura da viola é retirada, o equilíbrio hídrico e a temperatura ao redor das mudas mudam. O microclima dentro da estufa é diferente do ambiente interno. É necessário estabelecer regas adequadas e levar os recipientes para local fresco e sem luz solar direta.
Outra causa do murchamento pode ser a podridão das raízes que se espalhou pelo solo contaminado. É necessário inspecionar os brotos de viola e, se necessário, regá-los com fungicidas.
Reprodução
Como a maioria das plantas, a viola é propagada por sementes e vegetativamente.
Estacas
O plantio de mudas de viola permite a propagação de variedades híbridas, preservando totalmente as propriedades maternas da cultura.
Para estacas, pegue brotos terminais com 2-3 nós. A cama é feita em local sombreado. O solo é preparado, enriquecido com húmus e fertilizantes minerais e bem umedecido. As mudas de viola são plantadas bem apertadas, aprofundadas um centímetro para que a folhagem dos vizinhos se toque. Aumente a umidade fazendo um abrigo de estufa.
O aparecimento de novas folhas indica enraizamento. Mudas de viola prontas são transferidas para local permanente. É assim que as antigas plantações de amores-perfeitos são rejuvenescidas.
Auto-semeadura
A vida de uma flor de viola termina com a formação de uma caixa de sementes. Ao espalhar as sementes, a plantação aumenta devido à auto-semeadura. Observe que os híbridos não se reproduzem dessa forma.
Os rebentos jovens de amores-perfeitos provenientes de sementes descartadas muitas vezes não apresentam propriedades decorativas elevadas. Muitos jardineiros arrancam botões desbotados para aumentar o tempo de floração e dar força à planta sem produzir sementes.
Doenças e pragas
A maioria das doenças da viola são de natureza fúngica e se desenvolvem com irrigação excessiva, local errado ou verão chuvoso.
Oídio
Manchas esbranquiçadas na folhagem dos amores-perfeitos indicam infecção por oídio. Eles aumentam gradualmente de tamanho e podem cobrir toda a planta. O arbusto doente é removido. As demais violas são tratadas com remédios populares ou fungicidas.
Podridão cinzenta
A infecção fúngica afeta caules, folhagens e flores. Primeiro, manchas marrom-acinzentadas aparecem nas folhas velhas inferiores e, se não tratadas, espalham-se por todo o arbusto da viola. Para eliminar, use fungicidas e regule as regas.
Perna Preta
Na maioria das vezes afeta arbustos jovens. Identificado por um anel escuro no caule próximo ao solo. O caule apodrece, o arbusto cai. As violas doentes são isoladas e tratadas com fungicidas e produtos biológicos.
avistamento
Manchas aparecem em diferentes partes da folha, ela enrola e seca. Um espécime doente de viola é desenterrado. O restante é tratado com calda bordalesa 2 a 3 vezes.
Lagartas da lagarta do cartucho do trevo e da mariposa pérola violeta
Se aparecerem buracos nas folhas da viola, são sinais de que a planta está sendo comida por pragas. Os arbustos são inspecionados e as lagartas removidas manualmente. Quando há um grande número de pragas, são utilizados inseticidas. A infusão de tabaco é usada como remédio popular.
Coleta e armazenamento de sementes
As sementes de viola são coletadas de vagens totalmente maduras. Eles aparecem no lugar dos botões desbotados em agosto-setembro. Você precisa esperar até que a caixa seque e abra. As sementes coletadas são secas em casa e armazenadas na geladeira.
Socorro: se as sementes não forem colhidas, a viola se reproduz por semeadura própria. As plantações ficam mais espessas e os arbustos interferem uns nos outros.
Tipos
Mais de 500 espécies de viola são conhecidas. Os criadores criaram muitas variedades e híbridos que apresentam flores grandes, cores brilhantes e resistência a geadas e doenças.
Wittrock
As espécies naturais são encontradas em zonas de clima temperado. A principal diferença é o olho real no centro, que dá nome às flores. Um pequeno arbusto cresce até 15-40 centímetros, o diâmetro das flores é de 5 a 10 centímetros. São cultivadas variedades Terry e simples desta espécie. Muitas vezes crescem como bienais.
Única cor
É encontrada naturalmente no Extremo Oriente e na Sibéria. Possui um rizoma ligeiramente recuado, de onde crescem folhas e flores amarelas brilhantes na primavera. A flor vive 2 semanas, o arbusto continua a se desenvolver até meados de agosto, depois se aposenta até a primavera.As variedades populares são Blue Boy, Viola White.
Bicolor
As violas bicolores combinam tons de cores semelhantes, as pétalas têm cores diferentes, as superiores costumam ser mais claras que as inferiores. Variedades - Júpiter, São Canuto.
Identificado
As espécies manchadas são frequentemente distinguidas por sua coloração estranha com manchas e listras individuais ao longo das bordas. As cores das pétalas são as mais inusitadas, muitas vezes contrastantes. Existem muitos híbridos populares entre os jardineiros.
Chifrudo
Os arbustos se espalham pelo chão e formam um tapete. Os caules são triangulares, a folhagem serrilhada, até 6 centímetros. A principal característica é uma pequena pétala curvada (chifre) na parte inferior da flor. Existem muitas flores, diâmetro - 3-5 centímetros, cor - lilás-violeta com centro amarelo.
Informação: a floração de muitas variedades de viola vai de maio a setembro.
Perfumado
Planta perene de aroma agradável. A folhagem é arredondada e muito grande. Flores em tons roxos. Na natureza, ela floresce em maio por cerca de 20 dias, e muitas vezes floresce novamente no outono, após o repouso.
Mariposa
A mariposa viola produz flores únicas. A cor de todas as pétalas, exceto a superior, é roxa, o centro é branco-amarelo. A pétala superior é branca, com uma faixa lilás no centro. Floração longa - abril-junho.
Flor pequena
Espécies e variedades com flores pequenas geralmente florescem profusamente, os arbustos estão repletos de botões. Existem até 15-20 flores na planta. Eles são fofos, ficam ótimos em vasos altos e floreiras e criam campos com muitos pontos brilhantes.
Flor grande
Variedades com flores grandes são prioridade para muitos veranistas. Os criadores trabalharam para criar variedades e híbridos de flores grandes:
- Mistura de blocos de matriz de primavera;
- Morfeu;
- Branco;
- Gatos.
As flores crescem até 9-11 centímetros e decoram bem as bordas e os slides alpinos.
Cornuta
A viola cornuta, também conhecida como cornuta, distingue-se pela presença de um esporão localizado separadamente na parte inferior posterior da flor. Alguns híbridos não passam bem no inverno e não suportam geadas severas. Os híbridos são coloridos em vermelho, laranja, amarelo; as variedades são geralmente em tons roxos.
Variedades populares
As variedades mais populares incluem amores-perfeitos com um longo período de floração e flores brilhantes e de cores complexas.
Branco
Uma flor elegantemente simples com pétalas brancas como a neve. É animado por um pequeno núcleo amarelo. O representante da espécie é Wittrock. Floresce bem ao sol e à sombra. Sobrevive facilmente ao transplante no estado de floração.
Menino azul
Em arbustos baixos (até 15 centímetros) há flores azul-azuladas com núcleo amarelo.
Rua de Negri
Caracteriza-se pela floração longa que, em condições favoráveis, vai de maio a outubro. O olho amarelo no centro destaca-se intensamente contra o fundo aveludado muito escuro. O tamanho da flor é de 4 a 6 centímetros, as pétalas apresentam uma pequena babada ao longo da borda.
Vermelho
Os amantes das flores vermelhas irão apreciar esta variedade de amores-perfeitos. As pétalas são de uma rica cor vermelha, nas quais o centro escuro é quase invisível. O tamanho é impressionante - quase 7 centímetros.
Júpiter
Pequenos arbustos estão repletos de flores (até 12-17 peças). O centro roxo brilhante das pétalas é cercado por uma borda branca que se alarga no topo da flor. É agradável aos olhos durante todo o verão e sobrevive bem ao inverno.
Beaconsfield
Lord Beaconsfield tem dois tipos de pétalas. Os inferiores são roxos profundos, com o centro ainda mais escuro, os superiores são brancos, com veios lilases. Florescem por muito tempo, mantendo brilho e contraste.
São Canuto
O arbusto floresce com grande número de flores (até 20). A cor das pétalas é diferente - uma combinação de diferentes tons de laranja e vermelho.
Shalom Purim
Uma violeta extravagante que combina tons laranja-vermelho e roxo.Flores com pétalas franzidas, grossas e cheias. Mais exuberante quando cultivada à sombra.
Olhos de Tigre F1
Flores tigradas incríveis. Sobre fundo amarelo-laranja apresentam listras escuras que cobrem densamente todas as pétalas. O núcleo amarelo está rodeado por um círculo igualmente escuro. Flores com diâmetro de 3-4 centímetros espalham-se pelo pequeno arbusto.
Cassis F1
Os amantes dos tons escuros irão apreciar o híbrido Cassis. Uma fina borda branca corre ao longo das bordas das pétalas roxas escuras, dando vida à flor. Híbrido resistente ao inverno.
Arkwright Rubi
A flor é de cor vermelha brilhante com uma mancha muito escura nas pétalas inferiores. Fica ótimo em combinação com amores-perfeitos leves.
Azul Balmont
Uma excelente opção para os amantes das violetas azuis. A cor das pétalas varia do azul ao azul brilhante. Existem veias de tom mais escuro ou mais claro. Um belo arbusto trepador com grande número de rebentos.
Dueto Roxo
As pétalas superiores e inferiores da viola diferem em cores. Juntos, eles formam uma linda flor rosa-bordô.
Rosina
Uma flor elegante com pétalas dobradas, parecendo um pequeno pássaro voando. Cor – rosa, engrossando na base. Cheira bem.
Charlotte
Uma planta perene com arbusto baixo que cresce até 15 centímetros. A cor das pétalas é roxa. Floresce melhor em áreas ensolaradas, na sombra o número de botões diminui.
Czar
Uma variedade popular com flores roxas claras perfumadas. Nos canteiros são cultivadas em grupo com outras violas simples.
Sardas
Uma das variedades mais despretensiosas de amores-perfeitos. Floresce em maio. Manchas roxas percorrem o campo branco de pétalas. Os arbustos crescem até 20 centímetros.
Manto Real
A cor das pétalas desta variedade de viola varia do roxo claro ao roxo profundo.O centro das pétalas é sombreado com linhas claras e escuras. As pétalas são ligeiramente dobradas em direção ao caule.
Gigante vermelho
Viola Red Giant é indicada para os amantes dos tons vermelho-púrpura. A floração começa em junho e dura todo o verão, até setembro. Os amores-perfeitos ficam lindos em hastes longas, elevando-se acima do arbusto.
Hansa
Os arbustos de Hansa de tamanho médio são pontilhados por flores azuis brilhantes de formato simples, finas e graciosas.
César
As flores perfumadas de César têm pétalas roxas, o arbusto é baixo e o período de floração é longo.
Charme vermelho
As pétalas são de uma cor vermelho-púrpura distinta, com pequenas nervuras de tom mais escuro, o meio é amarelo. O caule é rasteiro, enraíza-se facilmente e os arbustos jovens desenvolvem-se rapidamente. Tem um cheiro agradável e pode crescer à sombra das árvores. Floresce no final da primavera e no outono.
A França
As flores La France têm formato clássico, tonalidade roxa profunda e centro amarelo. Ocupam rapidamente toda a área do vaso e crescem bem.
Rumba
Os arbustos crescem até 25 centímetros. A flor é grande, a cor das pétalas varia e as sementes costumam ser vendidas em mistura.
Cataratas das Pérolas
Uma excelente opção para pendurar em vasos. Uma abundância de flores e folhagens brilhantes preenchem as paredes dos vasos. A cor das pétalas é branca e roxa. As bordas e o meio são manchas brancas escuras no centro das pétalas. Floresce até o final do outono.
Brilhante
Uma variedade ampelosa, fica bem em vasos e slides alpinos. A cor das pétalas é amarela e bordô.
Beijo âmbar
Líder em popularidade entre os amantes de tons quentes. Viola Amber Kiss é pintada em uma cor laranja-bronze incomum. Tem um longo período de floração e é utilizada para cultivo durante todo o ano. Flores - 3,5-4,2 centímetros.
Chocolate congelado
As flores deste híbrido são de cor amarelo-chocolate e crescem até 3 centímetros. Os arbustos são uniformes, não se estendem para cima e formam um tapete grosso nos canteiros. Eles toleram bem altas temperaturas e florescem abundantemente na sombra.
Bebê
As crianças vão adorar as flores alegres da Bambini. No campo claro das pétalas, os cílios são desenhados em forma de pinceladas escuras. A cor das pétalas varia em branco e amarelo. As flores são pequenas e florescem de maio a junho.
Gatos
Os amores-perfeitos azuis dos gatos têm uma coloração azul complexa. As pétalas superiores são de tom mais claro, as pétalas inferiores apresentam pinceladas azuis que parecem veias. O centro amarelo brilhante anima a paleta azul. As flores são grandes - 9 a 10 centímetros, a floração vai de junho a outubro.
Mamute
A série de violas Mammoth distingue-se por uma grande variedade de cores. Todas as espécies têm flores grandes e crescem até 9 a 10 centímetros. Entre os representantes estão amores-perfeitos de uma cor (branco, vermelho, roxo) e com estampas extravagantes (Pink Berry).
As flores da série Mammoth são resistentes, crescem rapidamente e toleram facilmente a seca.
Uso em paisagismo
Prados brilhantes de amores-perfeitos podem decorar qualquer canteiro de flores ou área livre do país. Eles animam a área e ficam ótimos em vasos de flores em varandas e galerias.
Variedades com flores pequenas são plantadas em grandes tapetes, combinadas com outras plantas no tom. As violas brancas harmonizam-se com peônias e açafrões vermelhos, as lilases com margaridas. Escorregamentos alpinos, cumes e jardins ornamentais tornam-se mais alegres com os amores-perfeitos. As violas são plantadas como bordadura. Eles são combinados com o verde de arbustos ornamentais e coníferas anãs.
Viola é uma decoração maravilhosa para o site.Crescer não requer conhecimentos especiais: pessoas ocupadas que vêm à dacha uma vez por semana e trabalhadores que trabalham todos os dias podem cuidar dos amores-perfeitos. Uma grande variedade de cores, aparência divertida e despretensão fazem da viola uma favorita universal.