As plantas com múltiplas flores são apreciadas por todos os jardineiros. As clematis florescem por muito tempo, os arbustos estão simplesmente repletos de botões e um aroma delicado aumenta sua beleza. Clematis é usada para decorar gazebos e paredes, de todas as vinhas, é a que melhor se enraizou nos nossos canteiros de flores. Vejamos as principais variedades e tipos de clematite para saber o que escolher para o seu local.
- Descrição botânica da diversidade de espécies de clematis
- Variedades de vinhas dependendo do local de formação das flores
- Flores em brotos do passado e do presente (grupo I)
- Clematite lanosa
- Clematis se espalhando
- Flores nos brotos do ano em curso (grupo II)
- Clematis Jacquemand
- Clematis viticela
- Clematite de folha inteira
- Flores nos brotos do ano passado (grupo III)
- Clematite Alpina
- Clematis Flórida
- Clematite da montanha
- Herbáceas, arbustos e subarbustos
- Herbáceo
- Clematite reta
- Arbustos
- Clematite Patens
- Clematis Lanuginosa
- Clematis queimando
- Subarbustos
- Clematite Texas
- Clematis Tangutsky
- Porca Clematis
- Clematis Integrifólia
- Clematite marrom
- Como as clematis são diferenciadas pelo tamanho da flor
- Flor grande
- Flor pequena
- Variedade de cores de variedades de clematite
- Variedades brancas de clematite
- Variedade João Paulo II
- Variedade Joana D'Arc
- Variedade Rainha do Ártico
- Variedade Bella
- Variedades de clematite azul
- Variedade Luz Azul
- Variedade Clematis Durana
- Variedade Geral Sikorsky
- Variedade H. F. Young
- Variedades amarelas de clematite
- Variedade Clematite Azul
- Variedade Redera
- Variedade Serrilhada
- Variedades rosa de clematite
- Variedade Josefina
- Variedade Madame Barão Vilar
- Variedade Rosa Fantasia
- Variedade Asao
- Variedades de clematis tolerantes à sombra
- Vanguarda Clematis
- Clematis Anastasia Anisimova
- Bailarina Clematite
- Rainha Cigana Clematis
- Variedades de Clematis que florescem durante todo o verão
- Arabela
- General Sikorski
- Romântico
Descrição botânica da diversidade de espécies de clematis
Clematis são plantas perenes que pertencem ao gênero Clematis (como são frequentemente chamadas) da família Ranunculaceae. Entre as espécies estão as perenes e as caducas.
A maioria das clematites são trepadeiras que se agarram a suportes com pecíolos de folhas. Existem espécies com caules eretos em que as folhas não conseguem agarrar o suporte. Na maioria das espécies, os rebentos são herbáceos e morrem durante o inverno; em outras, os rebentos jovens são lenhosos e permanecem durante o inverno.
As flores não têm pétalas; as folhas do perianto (sépalas) têm cores diferentes. Distinguem-se espécies e variedades de flores grandes de clematite, a divisão também é feita de acordo com a cor das sépalas.Outra característica da espécie é o ponto de germinação das sementes – acima do solo, intermediário e subterrâneo.
O local de formação dos botões é uma característica importante da espécie, falaremos sobre isso separadamente. A classificação também é feita de acordo com a época de floração - tardiamente, as clematis encantam os olhos até o final do outono.
Importante: muitas clematis apresentam notável robustez invernal, o que permite seu cultivo em qualquer região.
Variedades de vinhas dependendo do local de formação das flores
O local de formação dos botões e floração é uma das principais características das variedades. Determina as regras de poda do arbusto para que a planta tenha floração abundante. Clematis são divididos em 3 grupos de acordo com este critério.
Flores em brotos do passado e do presente (grupo I)
O grupo inclui variedades que florescem em brotos invernados. Quando os rebentos ganham força, aparecem botões. A primeira floração é em junho, a segunda em agosto-setembro.
Clematite lanosa
Clematis lanosa floresce duas vezes por temporada, dependendo de onde os botões se formam. As flores são grandes (até 20 centímetros) e fortemente abertas, os rebentos são finos e delicados. As variedades lanosas não toleram bem a geada. A cor das pétalas é clara, do azul ao rosa.
Representantes – Lawsoniana, Hybrida Sieboldii.
Clematis se espalhando
Também chamado de Patens. O comprimento da videira chega a 3,5 metros. As flores são geralmente únicas, de cores variadas - do branco ao azul profundo. A forma geralmente é em forma de estrela, às vezes dupla.
As mais bonitas são Joan Pikton, Multi Blue.
Flores nos brotos do ano em curso (grupo II)
A floração deste grupo ocorre apenas nos rebentos do ano em curso.
Clematis Jacquemand
Híbrido interespecífico. O caule da clematite de Jacquemman cresce até 4-5 metros. Florescem abundantemente de julho a setembro.As flores são fortemente abertas, as sépalas são lisas, às vezes empilhadas umas sobre as outras. A cor é brilhante, as cores predominantes são o violeta-azulado. As pétalas às vezes apresentam veias, alterações de tom e pinceladas.
A maioria das variedades Jacqueman cresce bem na Rússia. Os mais famosos são Gypsy Queen, Lilac Star, Hagley Hybrid.
Clematis viticela
Vinhas arbustivas que crescem até 3-4 metros. As flores deste grupo estão abertas ou caídas. As cores predominantes são rosa, roxo, vermelho. Eles florescem em brotos jovens a partir de maio.
Os melhores são Madame Grange, Ville de Lyon, Forest Opera.
Clematite de folha inteira
Na natureza cresce nas encostas, perto da água. Os caules ficam eretos e de cor avermelhada. As flores têm aparência semelhante a sinos, as cabeças são abaixadas e não diferem no tamanho grande (6 centímetros). Variedades – clematis Durand, Memória do Coração.
Flores nos brotos do ano passado (grupo III)
A floração abundante e amigável é observada em brotos de clematis durante o inverno.
Clematite Alpina
As variedades alpinas distinguem-se pelo caule longo (até 3 metros) e pelo amor pelas zonas semi-sombreadas. As flores são sinos largos e entreabertos. Cor: rosa, roxo, branco.
Variedades - Albina Plena, Pamela Jackman.
Clematis Flórida
As videiras da Flórida crescem até 1,5-2 metros. As flores são grandes, em forma de cruz ou estrela. Nos rebentos do ano passado, a floração começa em maio, nos jovens - em junho, e continua até outubro com clima favorável. Em brotos antigos, a maioria das flores é dupla ou ligeiramente dupla.
As melhores variedades são Mrs. Cholmondeley, Joana d'Arc, Daniel Deronda, Baby.
Clematite da montanha
Clematite da montanha foi descoberto no Himalaia. É uma trepadeira caducifólia que floresce na natureza em branco ou rosa claro.As variedades cultivadas podem ter cores diferentes - do branco ao rosa escuro e lilás.
A clematite da montanha pode suportar temperaturas de até -40° com abrigo.
Herbáceas, arbustos e subarbustos
Uma das características da clematite é o grau de amadeiramento dos brotos. A aparência da planta depende disso. Vejamos os grupos principais.
Herbáceo
Essas plantas são decorativas, despretensiosas e crescem no mesmo lugar por muito tempo. Sem apoio, cobrem rapidamente toda a área com um tapete verde. Cuidado fácil - poda completa pela raiz.
Clematite reta
O caule cresce até 1,5 metro, não gruda sozinho e precisa ser amarrado a um suporte. Floresce com pequenas flores brancas muito perfumadas, que cheiram ainda mais forte ao sol. Ela floresce por cerca de um mês.
Arbustos
O caule duro e lenhoso cresce até um metro. Pode ser moldado para dar a aparência desejada. Decorativo não menos herbáceo. Eles invernam bem em terreno aberto e são resistentes ao inverno.
Dica: variedades arbustivas são indicadas para jardineiros que não querem que as plantas subam nas paredes e não querem fazer suportes.
Clematite Patens
O grupo Patens é derivado da espécie natural Clematis patens. O caule cresce até 3,5 metros. Flores duplas são obtidas em brotos velhos e flores simples em brotos jovens.
Excelentes variedades - Diamantina, Doctor Rappel, Arctic Queen.
Clematis Lanuginosa
O formato das flores deste grupo é em forma de cruzes, estrelas ou discos. As flores são solitárias, em longos caules. Os tons principais das cores são rosa ou levemente roxos. O cipó cresce até 2,5 metros, os brotos são ralos. O diâmetro da flor é de 10 a 20 centímetros.
Variedades - Bailarina, Baile de Flores, Olimpíadas-80.
Clematis queimando
As lianas desta espécie crescem até 5 metros e apresentam folhagem decorativa densa e densa. As flores parecem pequenas cruzes porque têm 4 pétalas.Eles florescem profusamente, cobrindo uma densa parede de folhas. As flores cheiram docemente a mel e amêndoas. Muito resistente ao gelo.
Subarbustos
Clematis allifolia possui vinhas não aderentes que crescem até 3 metros. A parte inferior é lenhosa e herbácea e necessita de poda para o inverno. As flores são entreabertas e caídas (até 12 centímetros) em forma de sinos.
Variedades - Alyonushka, Aromático, Pássaro Cinzento.
Clematite Texas
Ela cresce naturalmente na parte sul da América do Norte. Espécie subarbustiva ou herbácea com uma trepadeira poderosa. As flores lembram tulipas com pétalas tortas e hastes finas de até 15 centímetros de comprimento. Floresce em rebentos jovens.
Clematis Tangutsky
As espécies de clematite Tangut possuem flores de tamanho médio (até 5 centímetros), com cabeças semelhantes a tulipas. Possuem caules angulares com grande número de brotos, crescendo até 3-6 metros. A folhagem é esparsa e coberta de flores. Os principais tons da cor dos botões são o branco e o amarelo.
Variedades populares são Anita, Bill McKenzie, Grace, Radar of Love.
Porca Clematis
Esta espécie é nativa da China e da Coréia. Possui folhagem decorativa - densa, brilhante, coriácea. As inflorescências são panículas, as flores lembram jacintos, os tons são branco-azul-azul. Os botões não são grandes, mas em massa ficam lindos.
Clematis Integrifólia
A espécie de folhas inteiras Clematis integrifolia é classificada em um grupo separado. Os botões são únicos ou conectados em grupos de 3, em forma de sino. Existem 4-5 sépalas, elas se enrolam e dobram durante o processo de crescimento. A melhor floração ocorre nos rebentos jovens, onde os botões crescem até 12 centímetros.
As vinhas tecem-se fortemente e aderem fracamente, por isso precisam ser amarradas. Eles passam bem o inverno em regiões frias, depois de cortar o crescimento jovem.
Clematite marrom
Este tipo de clematite veio da região asiática e cresce no Extremo Oriente, Kamchatka.As flores lembram copos com superfície nervurada, as cabeças são abaixadas. As pontas são ligeiramente curvadas. O tamanho é pequeno - apenas 4 centímetros.
O nome clematis foi dado pela cor das flores - marrom, roxo, marrom. Sépalas são pubescentes. Floração – julho-agosto. O cipó é longo - 4 metros.
A clematite marrom cresce bem na maioria das regiões, incluindo Yakutia. Parece impressionante próximo a plantas coníferas e é frequentemente usado em plantações em grupo.
Como as clematis são diferenciadas pelo tamanho da flor
Clematis é cultivada em áreas por suas flores, que são muito diversas. Os tamanhos das flores variam muito - pequenas (3-5 centímetros), as grandes chegam a 25 centímetros.
Flor grande
As plantas com flores grandes são uma verdadeira decoração do jardim. A maioria dos residentes de verão tende a escolher exatamente essas espécies.
A grande floração é a principal diferença entre os híbridos dos seguintes grupos:
- Jaqueman. As xícaras crescem até 12-20 centímetros. Os melhores representantes são Zhakmani, Queen, Luther Burbank (até 25 centímetros), Blue Flame.
- Flórida. A Sra. Cholmondeley tem uma cabeça de até 12 centímetros, Terry.
- Patenas. Representantes - Andrômeda, Presidente. Flores únicas crescem até 22 centímetros, em formato de estrela.
- Lanuginose. Geralmente tons de azul e roxo. O melhor - Olimpíadas-80, Príncipe Hendrik.
- Viticela. As xícaras crescem até 12 centímetros. Representantes: Alexandrite, Ville de Lyon.
Muitas das espécies listadas florescem abundantemente e por muito tempo.
Flor pequena
As clematites, que possuem flores pequenas, costumam florescer abundantemente e por muito tempo. Os arbustos estão literalmente repletos de botões, que muitas vezes apresentam um formato requintado e um aroma agradável.
Avangard é multiflorada, com sépalas de tonalidade vermelha (até 5 centímetros) e centro rosa. Botões brilhantes escondem completamente a folhagem, tornando o arbusto rosa-avermelhado.
Outras clematites populares de flores pequenas são Vitalba, Memm, Maydwell Hall.
Variedade de cores de variedades de clematite
É mais agradável para o jardineiro simples dividir as plantas de acordo com a cor das pétalas. Isso não está de acordo com as regras botânicas, mas é mais conveniente selecionar uma variedade usando este método. Clematis possui uma grande variedade de cores.
A intensidade da cor e até mesmo seu tom são afetados pelas condições climáticas, iluminação forte ou fraca do arbusto. Isso é especialmente perceptível nas listras e traços das pétalas. Algumas espécies florescem em uma cor e terminam em outra.
Variedades brancas de clematite
A cor branca das sépalas é considerada requintada, os arbustos elegantes no verão lembram a primavera.
Variedade João Paulo II
O orgulho da seleção polaca é um dos mais populares entre os residentes de verão. Floresce por muito tempo (junho-setembro). Sépalas brancas como a neve com uma leve faixa rosada no centro, mais brilhantes no final do verão. A antera é vermelha.
A planta é persistente e hiberna bem. Excelente decoração para treliças e mandris devido ao longo caule que chega a atingir 4 metros.
Variedade Joana D'Arc
Quando Zhanna floresce, ela esconde completamente o verde com a espuma branca como a neve das pétalas. Diâmetro - 20 centímetros, turco pronunciado (24 pétalas). As xícaras grandes são decoradas com anteras amarelas. Uma planta de uma beleza extraordinária. Entrelaça arbustos verdes, criando uma magnífica decoração de jardim.
Variedade Rainha do Ártico
Floresce com exuberantes flores duplas de cor branca, a antera é amarela. Criado na Inglaterra. Em junho, a floração ocorre em brotos antigos; em agosto, os botões florescem em novos brotos.
Variedade Bella
Flores requintadas, semelhantes a estrelas (15 centímetros), as pétalas são estreitas e não fecham. As sépalas são inicialmente amarelas cremosas e gradualmente tornam-se brancas. Haste – até 2,5 metros. Não suscetível a infecções fúngicas.
Variedades de clematite azul
As cores azuis são expressivas, contrastam com o fundo verde geral das casas de veraneio. Os azuis também pertencem a este grupo, pois a intensidade da cor depende muito das condições climáticas, da iluminação e dos cuidados. Notamos também que durante a temporada a cor azul pode virar azul e vice-versa.
Variedade Luz Azul
As flores desta variedade são famosas pela sua duplicidade, que se observa nos rebentos de qualquer idade. As pétalas são azul-lavanda, brilhantes e expressivas. O baixo tamanho da videira permite cultivar Blue Light em pequenas áreas e varandas. As flores crescem até 15 centímetros, as sépalas superiores são estreitas e em forma de flecha.
Variedade Clematis Durana
As sépalas da clematite têm uma rica cor azul, o diâmetro da flor aberta chega a 12 centímetros. As anteras são amarelo-azuladas. O número de sépalas é 4, muito raramente até 6. O arbusto cresce até 2 metros, a folhagem é verde densa e suculenta.
Variedade Geral Sikorsky
Grandes flores de pronunciada cor azul-violeta ou lilás cobrem gazebos e cercas com uma manta contínua. As pétalas são largas, toda a flor é plana, atingindo 20 centímetros de diâmetro. Floresce duas vezes por temporada, prefere áreas sombreadas sem excesso de sol.
Variedade H. F. Young
O tamanho das flores chega a 18 centímetros. Floresce duas vezes, na primeira onda - com flores simples semi-duplas, no outono - com flores simples. A cor das sépalas é azul-azulada, a antera é branco-amarelada.
Variedades amarelas de clematite
As variedades amarelas criam um clima alegre, os botões são visíveis a qualquer distância e agradam aos olhos.
Variedade Clematite Azul
As folhas desta clematite são azuladas. As flores têm tonalidade verde-amarelada, assentam sobre um caule fino, o número de sépalas é 4, são ligeiramente enroladas para fora. Distribuído na China e na Mongólia, encontrado no sul da Sibéria.O cipó cresce até 5 metros, na Zona Média a clematite pode congelar.
Variedade Redera
Pequenos sinos caídos (comprimento - 2 centímetros) de tom amarelo claro são coletados nas inflorescências. Eles têm um leve odor agradável. Redera é um subarbusto e cresce até 3 metros. Floresce bem em climas amenos e úmidos.
Variedade Serrilhada
As espécies naturais vêm do Extremo Oriente. Na natureza, o serratifolium não se distingue pela floração abundante, seu formato é em forma de sino, as sépalas abrem fortemente com o tempo e assentam em pedicelos finos (4-6 centímetros). Têm formato pontiagudo, a parte interna com rebordo. Cor: amarelo claro.
O representante mais brilhante do grupo é Golden Tiara, com lindas pétalas amarelas brilhantes e um centro amarelo-lilás.
Variedades rosa de clematite
As flores rosa são apreciadas por todos os jardineiros, são fofas e delicadas.
Variedade Josefina
As flores atingem 20 centímetros de diâmetro e são muito duplas. As pétalas inferiores são mais largas e abertas. As pétalas superiores são enroladas firmemente e abertas uma a uma. Eles são mais estreitos que os inferiores e possuem uma faixa mais brilhante no centro. Cor – lilás-rosa.
Quando cultivada em área sombreada, não há listras nas pétalas. Quando totalmente aberta, a flor se transforma em um pompom exuberante e denso de cores requintadas.
Variedade Madame Barão Vilar
Caracteriza-se pela alta robustez invernal, o arbusto permanece viável por muito tempo. Floresce profusamente. As pétalas são de cor lilás-rosa, tornando-se gradualmente mais claras. O número de sépalas é 5-6. O cipó se estende até 3 metros. Clematis floresce a partir de meados do verão nos rebentos jovens.
Variedade Rosa Fantasia
Uma bela variedade com flores rosa suave. Uma faixa mais escura corre ao longo das pétalas, estames de cereja realçam as pétalas rosa.Floresce em um grande número de flores. Pode ser cultivada em vasos. O caule cresce até 3 metros.
A época de floração é de julho a setembro.
Variedade Asao
A variedade japonesa foi introduzida no mercado em 1971. As flores são ligeiramente duplas, pronunciadas em rosa (alguns consideram vermelhas), o meio das pétalas é menos colorido. Os estames são finos e amarelos.
Quando cultivadas sob sol forte, perdem o efeito decorativo e desintegram-se rapidamente, sendo preferível mantê-las à sombra parcial. Eles rapidamente envolvem suportes verticais - árvores, arbustos. Haste – até 3 metros. Frequentemente cultivado em recipientes.
Variedades de clematis tolerantes à sombra
Muitas espécies e variedades de clematis crescem bem em condições de sombra e não precisam de sol forte. Alguns, quando expostos à luz forte, desintegram-se e perdem o efeito decorativo. Eles são cultivados sob árvores, perto de cercas.
Vanguarda Clematis
Clematis tem uma aparência alegre e festiva - as sépalas inferiores são vermelhas brilhantes, as superiores formam uma flor separada de tom rosa claro. A flor é dupla e densa, com diâmetro de 10 centímetros. Existem muitos botões, são brilhantes e visíveis. Liana - 2,5 metros.
A floração dura todo o verão.
Clematis Anastasia Anisimova
Clematis floresce nos brotos do ano em curso com flores abertas com 4-7 sépalas. A cor é azul claro, mais clara no meio, as anteras refrescam a flor com um tom amarelo. As pétalas são brilhantes e curvam-se para fora no final da floração. A clematite desta variedade pode ser classificada como amante da sombra, pois não necessita de luz constante para uma floração abundante.
Ela floresce em junho e novos botões aparecem no final do verão.
Bailarina Clematite
As flores brancas abertas da clematite parecem um tutu. O número de sépalas é 5-8. No centro estão anteras cereja cinza escuro.A variedade é conhecida desde 1967 e é popular entre os amantes da clematite. Ela floresce em junho, nos brotos do ano passado e novamente nos brotos jovens em agosto e setembro.
Rainha Cigana Clematis
A maravilhosa clematis Gipsy Queen não perde a cor brilhante durante a floração prolongada e permanece roxo-violeta. A superfície das sépalas é aveludada. O broto produz até 20 botões. A floração continua até a geada.
Uma das variedades de clematis mais antigas e populares da classe Jacqueman.
Variedades de Clematis que florescem durante todo o verão
Muitas espécies e híbridos de clematis encantam os jardineiros com floração constante durante todo o verão. Para alguns, existe alguma lacuna entre os períodos inicial e tardio. No final da temporada, as primeiras flores duplas podem ser substituídas por flores simples com uma fileira de sépalas.
Arabela
Arabellas resistentes à geada florescem durante todo o verão e na parte quente do outono. Os caules macios e sem liga espalham-se lindamente pelo solo, ocupando toda a área. As flores têm uma maravilhosa tonalidade azul brilhante ou azul-violeta. São muitos botões, cobrem completamente a folhagem com um tapete azul. Arabella fica bem se entrelaçar arbustos verdes de outras plantas.
General Sikorski
As largas sépalas desta variedade têm formato de pires, apresentam uma rica cor violeta-lilás e expressivas anteras amarelas. O caule denso é pesado, a clematite pode danificar as plantas vizinhas se estiver mal amarrada.
Crescem bem em sombra parcial, florescem em junho e florescem até meados do outono.
Romântico
A cor das sépalas da variedade Romantika é roxo escuro, na sombra as flores parecem pretas. A antera amarela brilhante refresca as pétalas. Pertence às variedades de floração longa, pelas quais os jardineiros adoram. O comprimento do caule é de 2,5 metros. Ela sobe bem, por isso é usada para cultivo vertical.
Clematis é uma excelente escolha para jardins. Arbustos brilhantes decoram a área com floração abundante durante toda a temporada. Plantas despretensiosas sobrevivem bem aos rigorosos invernos russos. Muitos híbridos não requerem pleno sol e florescem bem em sombra parcial.
Tendo dominado as regras de poda e formação de um arbusto, os floricultores recebem uma planta de uma beleza primorosa, que se torna uma verdadeira decoração do jardim, varanda ou apartamento.