Clematis grandiflora Rouge Cardinal é uma trepadeira com flores grandes, aveludadas e de um vermelho profundo. Esta planta perene floresce na segunda metade do verão. Clematis Rouge Cardinal é cultivado a partir de uma muda comprada, um arbusto de flores grandes não pode ser obtido a partir de sementes. Após a floração, antes do início do frio, todos os brotos são cortados ao solo. Na primavera seguinte, novos caules crescem e os botões aparecem novamente.
- Descrição e recursos
- História de criação do Rouge Cardinal
- Pousar
- Requisitos de localização
- Seleção e preparação do solo
- Datas de desembarque
- Esquema de plantio
- Regras de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Capina e afrouxamento
- Cortando grupos
- Primeiro
- Segundo
- Terceiro
- Abrigo para o inverno
- Doenças e principais pragas
- Fusarium
- Murcha
- Ácaro aranha
- Visão frontal
- Tripes
- Nematóides
- Reprodução
- Dividindo o mato
- Em camadas
- Estacas
- Aplicação em paisagismo
- Avaliações
Descrição e recursos
Clematis Rouge Cardinal (Red Cardinal) é uma planta herbácea trepadeira da família Ranunculaceae. Pertence ao grupo Jacqueman. Este é um arbusto de flores grandes e de floração tardia. Uma característica distintiva desta cultura é o seu rápido crescimento - em um dia os brotos atingem de 6 a 10 centímetros de comprimento.
As gavinhas da videira são muito tenazes. Clematis sobe facilmente em um suporte por conta própria, agarra-se a qualquer saliência, fixa-se e se estende para cima. É uma planta perene que permanece no solo para hibernar. É verdade que antes da geada, os brotos são cortados 20 centímetros acima do nível do solo.
A cada nova estação, a clematite cresce até 1,8-3 metros de comprimento. A raiz penetra 1 metro de profundidade no solo. A cor dos rebentos jovens é verde claro. As folhas são verde-escuras, pequenas, coriáceas, pinadas e complexas e consistem em 3-5 folíolos. Rouge Cardinal floresce de julho a setembro. As flores aparecem nos brotos do ano em curso. A floração da clematite é interrompida pelas primeiras geadas de outono.
As flores são vermelho-escuras, com 6 pétalas, aveludadas, com 10-16 centímetros de diâmetro. No centro estão filamentos de estames de cor creme com anteras acastanhadas.
História de criação do Rouge Cardinal
Clematis Rouge Cardinal é um híbrido criado por criadores franceses em 1968. A nova planta foi obtida pelo cruzamento de duas clematites - Vititsella e Lanuginosa. A variedade já recebeu diversos prêmios em prestigiosas exposições internacionais e foi premiada com medalha de ouro em concurso na Holanda.
Pousar
O híbrido Rouge Cardinal pode ser cultivado a partir de uma estaca com rizoma e um rebento de vinte centímetros remanescente após a poda com 2-3 botões vegetativos ou de uma muda plantada em vaso. É mais fácil comprar clematite jovem em um recipiente na primavera e transferi-la junto com um pedaço de terra para um canteiro de flores.
Requisitos de localização
Clematis Rouge Cardinal é uma cultura que adora luz, mas pode crescer em sombra parcial clara. É preferível plantar mudas em canteiros bem iluminados, em locais protegidos do vento e das correntes de ar. O arbusto não tolera água estagnada, o solo onde é plantado deve ter boa drenagem.
Seleção e preparação do solo
O terreno onde está previsto o plantio pode ser neutro ou levemente ácido. Clematis pode ser plantada em solo argiloso ou arenoso. Solo muito ácido precisa ser corrigido. Solo pesado, argiloso e pobre pode ser diluído com turfa, areia e húmus podre. O solo é preparado vários dias antes do plantio da clematite. Eles cavam um buraco, removem a terra e adicionam aditivos.
Além de matéria orgânica, turfa ou areia, adicione superfosfato (100 gramas), 200 gramas de cinza de madeira, 100 gramas de farinha de ossos. Todos os ingredientes são misturados e colocados de volta na cova, deixando um pequeno buraco para o plantio da própria planta.
Datas de desembarque
Uma muda de clematite cultivada em um recipiente é plantada em um canteiro de flores em maio, quando o solo aquece até 10 graus Celsius, o clima lá fora está quente e a ameaça de geadas noturnas já passou. O rizoma com rebento de 20 centímetros de comprimento remanescente após a poda com 2 a 3 gemas pode ser plantado no final de abril. Nas regiões do sul, a delenka é plantada em canteiro no outono (do final de setembro ao início de novembro), 1 mês antes do início da geada.
Esquema de plantio
2-4 semanas antes de plantar clematis Rouge Cardinal, prepare um buraco.Leva algum tempo para a terra se estabilizar um pouco. Um buraco é cavado com 65 centímetros de profundidade e 55 centímetros de largura. O solo é enriquecido com húmus e diluído com turfa ou areia. Uma camada de pedras de dez centímetros é colocada no fundo do buraco como drenagem. Em seguida, é colocado solo fértil.
Antes de plantar é necessário instalar suporte para trepadeiras. Apoiará a clematite em caso de ventos fortes. Não é aconselhável plantar a planta perto da parede da casa, é melhor a uma distância de 30-50 centímetros. A água que flui do telhado não deve cair nos arbustos. Deixe de 1 a 1,5 metros de espaço livre para a planta vizinha.
A muda do vaso, junto com um torrão de terra, é cuidadosamente transferida para uma cova previamente preparada. O caule é coberto com terra até o primeiro entrenó. Após o plantio, coloque um balde de água embaixo do arbusto. Se o solo próximo ao arbusto ceder com o tempo, será necessário adicionar um pouco de solo. Quando uma divisão é plantada, as raízes, junto com o broto, ficam profundamente imersas no solo. O colo da raiz deve estar 5 a 8 centímetros abaixo da superfície do solo. Apenas a parte superior da muda deve permanecer no topo.
Regras de cuidado
Clematis Rouge Cardinal é uma cultura despretensiosa. Porém, se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas, ela pode florescer mal, murchar ou perder botões. Na primavera, no início do crescimento, as vinhas são direcionadas na direção desejada, forçadas a enrolar-se em torno de um suporte e amarradas. Se isso não for feito, os galhos em crescimento irão se entrelaçar ou se esticar na direção errada.
Rega
Após o plantio, a clematite deve ser regada regularmente. Uma vez por semana você precisa colocar um balde de água debaixo do arbusto. Uma planta adulta é regada apenas em tempo seco. Ao regar, é aconselhável não permitir que um jato de água entre no centro do arbusto.
Cobertura
Clematis Rouge Cardinal responde de forma excelente à aplicação de matéria orgânica e todo tipo de fertilizantes minerais. O arbusto é alimentado de 3 a 5 vezes por temporada. Se a clematite crescer em solo pobre, você pode adicionar composto ou húmus podre sob o arbusto na primavera. Os fertilizantes orgânicos e minerais não são aplicados ao mesmo tempo, mantendo-se um intervalo de 10 a 14 dias.
No verão, uma vez por mês, a folhagem é borrifada com uma solução de uréia (1 colher de chá para cada 10 litros de água decantada). Antes da floração, os arbustos podem ser irrigados com uma solução de ácido bórico (2 gramas por 10 litros de líquido) e adicionados com uma solução fraca de permanganato de potássio. No verão, a clematite é fertilizada com superfosfato e sulfato de potássio (35 gramas por 10 litros de água).
Capina e afrouxamento
Após a rega, o solo ao redor do arbusto precisa ser um pouco solto e o mato removido. Em climas quentes, para proteger as raízes do superaquecimento, recomenda-se cobrir o solo próximo à clematite com turfa ou serragem.
Cortando grupos
Clematis precisa de cuidados constantes. Durante todo o verão, remova os brotos secos ou quebrados. Por meio da poda, a altura do arbusto é ajustada. Se você apertar o caule principal, poderá interromper seu crescimento e estimular o desenvolvimento de brotos laterais. A poda adequada de arbustos no outono é de grande importância. Todas as variedades clematis de acordo com o método de poda de outono são divididos em 3 grupos. Rouge Cardinal pertence ao terceiro grupo.
Primeiro
As clematis que florescem nos brotos do ano passado não são podadas antes do início do inverno. Essas plantas são apenas ligeiramente encurtadas no outono. Afinal, os ramos cultivados na nova estação raramente formam botões. O primeiro grupo inclui clematis de pétalas grandes, alpinas, montanhosas e siberianas. Para o inverno, as variedades resistentes à geada são deixadas em um suporte sem abrigo e os híbridos são dobrados ao solo e isolados.
Segundo
As clematites, que florescem nos rebentos do ano passado e nos ramos novos, pertencem ao segundo grupo de podas. No verão, os brotos velhos são removidos após o término da floração e, no final do outono, os ramos jovens são encurtados em um terço. Antes do inverno, a planta é dobrada ao solo e isolada. O segundo grupo inclui clematis Patens, Flórida, Lanuginosa.
Terceiro
Este método de poda é adequado para clematis Rouge Cardinal. No outono, os rebentos são completamente cortados. Restam apenas pequenos caules de 20 centímetros de comprimento, com um par de botões. Na próxima primavera, novos brotos crescem e flores desabrocham neles no meio do verão. Clematis completamente cortadas antes do inverno são mais duráveis. Os brotos dessas plantas não precisam ser preservados até a próxima temporada ou isolados. O terceiro grupo inclui clematis Jacquemman, Intergrifolia, Vititsella.
Abrigo para o inverno
As raízes e caules curtos que permanecem no solo são cobertos antes do inverno. A temperatura externa deve estar abaixo de zero. A base do arbusto é polvilhada com turfa com húmus, serragem e folhas secas. No inverno, adicione mais neve ao local onde a clematite hiberna. Remova a tampa na primavera, depois que a neve derreter.
Doenças e principais pragas
Clematis Rouge Cardinal pode sofrer de antracnose, podridão, fusarium, oídio e ferrugem. Doenças fúngicas e bacterianas podem ser causadas por cuidados inadequados, falta de nutrientes no solo e clima chuvoso e frio. É aconselhável realizar o tratamento preventivo das plantas com produtos químicos na primavera.
Após o derretimento da neve, antes do aparecimento dos brotos, o solo pode ser regado com leite de cal (210 gramas de cal por 10 litros de água).
Para proteção contra doenças fúngicas, são utilizados fungicidas: Maxim, Skor, Horus, Quadris, Radomil. Em climas quentes, o arbusto está sujeito ao ataque de insetos-praga.O tratamento preventivo com inseticidas (Aktellik, Aktara) salva você deles.
Fusarium
A murcha de Fusarium é causada por fungos que vivem no solo. Eles infectam as raízes, penetram no sistema vascular, crescem e obstruem-no com micélio. Uma planta doente perde rapidamente o frescor, murcha e seca. Para prevenir doenças na primavera, o solo é regado com uma solução de cobre ou sulfato de ferro, no verão coloca-se uma solução de Trichodermin debaixo do arbusto.
Murcha
Infecção fúngica que afeta as raízes e brotos da clematite. O patógeno está localizado no solo, penetrando pelas raízes até o caule, obstruindo os vasos internos e prejudicando sua patência. Os nutrientes não chegam ao topo, a planta começa a murchar e secar. Uma planta afetada por um fungo não pode ser salva.
Na primavera, são tomadas medidas preventivas para reduzir a probabilidade de doenças fúngicas. O solo é regado com solução de permanganato de potássio, Fundazol, Trichodermin, sulfato de cobre ou calda bordalesa.
Ácaro aranha
Pequeno inseto avermelhado que tece uma teia na parte inferior de uma folha. Ativado em dias quentes. Alimenta-se da seiva da planta, fazendo com que as folhas amarelem e os botões sequem. Inseticidas que salvam dos ácaros: Actellik, Karbofos, Inta-Vir.
Visão frontal
Pequeno inseto de duas asas, cujas larvas se alimentam de folhas de clematite, criando nelas um extenso sistema de passagens. A integridade das placas foliares fica comprometida, fazendo com que as folhas murchem e caiam. Você pode salvar a clematite das moscas usando uma armadilha (fita adesiva). Como medida preventiva, as folhas são pulverizadas com inseticidas (Aktara, Konfidor, Mospilan).
Tripes
Este é um pequeno inseto com corpo oblongo marrom escuro.Larvas e adultos se alimentam da seiva das plantas. Os insetos vivem no solo. Em busca de alimento sobem na clematite. A atividade vital dos insetos é indicada por manchas nas folhas e amarelecimento da folhagem. Inseticidas que salvam tripes: Actellik, Fufanon, Aktara, Marathon, Ortin.
Nematóides
Vermes microscópicos que vivem no solo. Os insetos danificam o sistema radicular da clematite. Inchaços marrons aparecem nas raízes, causando apodrecimento, e é por isso que o arbusto parece caído, para de crescer e murcha. As folhas da Clematis podem ser atacadas por outro tipo desses insetos - os nematóides das folhas. A atividade das pragas leva ao ressecamento e morte da folhagem. Medicamentos que salvam dos nematóides: BI-58, Rogor, Dimetoato.
Reprodução
Clematis Rouge Cardinal é propagado principalmente vegetativamente. As variedades de flores grandes não podem ser cultivadas a partir de sementes, uma vez que as novas plantas não retêm as características hereditárias da cultura mãe.
Dividindo o mato
Este método é usado para rejuvenescer o arbusto. Com a idade, a clematis Rouge Cardinal começa a florescer mal e perde o efeito decorativo. O arbusto é dividido na primavera, antes dos botões começarem a crescer, ou no outono - após a floração. Para divisão, escolha um arbusto de 5 a 8 anos. Corte toda a parte aérea, deixando apenas brotos curtos com botões vegetativos na base.
O arbusto é desenterrado, as raízes são separadas do solo e divididas em várias seções com uma faca. Em cada parte deve haver um broto com botões e raízes suficientes. Cada divisão produz uma planta independente.
Em camadas
No verão, o caule lateral inferior crescido é dobrado até a superfície do solo e coberto com terra. O topo é trazido para fora.No segundo ano, o galho criará raízes, poderá ser cortado da planta-mãe e o rebento emergente com raízes deverá ser transplantado para um novo local.
Estacas
No verão, estacas levemente lenhosas de 10 a 12 centímetros de comprimento são cortadas da planta, as folhas são arrancadas e colocadas em água com Kornevin ou Heteroauxin. Em seguida, os galhos são presos em um substrato úmido de turfa arenosa e cobertos com uma garrafa de plástico. Quando as mudas criam raízes, são transplantadas para um local permanente.
Aplicação em paisagismo
Clematis Rouge Cardinal é cultivado para jardinagem vertical de jardins, paredes de casas, cercas, varandas, terraços, pérgulas e gazebos. Uma videira tenaz pode agarrar-se a qualquer suporte, arco ou subir em uma árvore. A planta pode ser cultivada em recipientes, em varandas e galerias. Com os devidos cuidados, a clematite pode crescer em um local por 10 a 20 anos.
Avaliações
Valentina, 47 anos.
“Tenho cultivado clematis Rouge Cardinal há cerca de 9 anos. Durante o verão, a videira atinge uma altura de 2,45 metros e floresce abundantemente. No outono, corto os caules, deixo os brotos com 20 centímetros de altura e borrifo terra. A flor hiberna bem e, na primavera, para estimular o crescimento, eu a alimento com nitrogênio.”