As clematis são especialmente apreciadas pelos floricultores por suas propriedades decorativas e cores vivas das inflorescências. Um dos representantes populares dos botões de ouro, que se enraizou com sucesso nos jardins e chalés de verão russos, é a variedade de clematis Ville de Lyon. A cultura se diferencia pelas flores grandes, floração longa e resistência a doenças fúngicas.
- Descrição e recursos
- História da origem da Ville de Lyon
- Pousar
- Requisitos de localização
- Seleção e preparação do solo
- Esquema de plantio
- Apoiar
- Cobertura morta
- Regras de cuidado
- Cobertura
- Rega
- Preparando-se para o inverno
- Aparar
- Doenças e pragas
- Fusarium
- Oídio
- Murcha
- Nematóide
- Borboletas e mariposas
- Caracóis e lesmas
- Pulgões e ácaros
- Reprodução
- Dividindo o mato
- Camadas
- Estacas
- Sementes
- Aplicação em paisagismo
Descrição e recursos
A videira do “rei” da clematis Ville de Lyon cresce até 4 m e os rebentos castanhos tornam-se castanhos com a idade. As flores são vermelho-carmim e depois roxas, e consistem em 5–7 pétalas com estames amarelos fofos no centro. Atingem 16 cm de diâmetro e as folhas verdes em formato de coração são bem menores que as inflorescências.
A floração da cultura começa em julho e vai até o início do frio do outono. Hybrid Ville de Lyon é uma variedade arbustiva e produz até 15 brotos.
Pelas características da planta, o jardineiro destaca a resistência às geadas, que determina a invernada no local de plantio. O arbusto perene é imune a esporos de fungos e é valorizado pelos amantes das flores por sua natureza pouco exigente na hora de regar e dar um visual único à área.
História da origem da Ville de Lyon
Na Europa, os produtores de flores criam clematis há cinco séculos. Na Rússia, a moda das culturas com flores grandes surgiu na década de 50 do século passado.
Brilhante representante da clematite, a variedade Ville de Lyon foi obtida pelo criador francês Morel há mais de 120 anos, mas ainda permanece relevante e é encontrada em jardins europeus, russos, bielorrussos e ucranianos.
Pousar
Antes do plantio, as plantas escolhem um local adequado no local, preparam o solo e cuidam do suporte por onde a videira vai subir. Para a vegetação e floração normais da cultura, é necessário o cumprimento da tecnologia de plantio.
Requisitos de localização
Clematis Ville de Lyon prospera em solos soltos e férteis com equilíbrio ácido-base neutro. A planta adora a luz solar da manhã e da tarde, mas é intolerante ao meio-dia. Ao sol, as pétalas desbotam e perdem o brilho.
Para cultivar clematis Ville de Lyon, selecione um local próximo a um suporte, protegido de rajadas de vento que podem quebrar a videira. Na região sul, recomenda-se criar sombra parcial para a cultura no solo e na parte inferior do mato, plantando plantas baixas nas proximidades.
Seleção e preparação do solo
Para o plantio de clematis, escolha uma argila ligeiramente alcalina ou neutra. A alta acidez é neutralizada com cal apagada na proporção de 25–50 kg por cem metros quadrados, farinha de dolomita - 350–500 g por 1 m². m.
Solo pesado com predominância de turfa e fonte de água subterrânea localizada acima de 1,5 metros da superfície não é adequado para a cultura.
O substrato ideal para arbustos perenes consiste em quatro partes de solo de jardim, composto e uma parte de areia.
Esquema de plantio
Clematis Ville de Lyon é plantada de abril a maio, antes do início da estação de crescimento, ou no outono, após o término do crescimento da massa verde, no final de setembro e início de outubro.
Com um mês de antecedência, prepare uma cova de plantio em forma de cubo de 60 cm de profundidade e 50 cm de largura.A camada fértil é misturada com um balde de composto ou húmus, adicione 2 colheres de sopa. eu. sulfato de potássio, a mesma quantidade de superfosfato.
Tecnologia de plantio de Clematis:
- um monte de terra é construído no fundo da cova;
- a muda é baixada, espalhando as raízes pelas encostas do morro;
- aprofundar a planta para que o botão de crescimento do entrenó inferior fique enterrado 8 cm;
- regado;
- polvilhe as raízes com areia misturada com cinzas, adicione um substrato fertilizado preparado por cima;
- água novamente.
Ao plantar várias plantas ao mesmo tempo, mantenha uma distância entre elas de 80 a 100 cm, afaste-se 50 cm da parede e certifique-se de que a água que flui do telhado não caia sobre a cultura.
Se o solo do local for pesado e o solo preparado para o plantio estiver solto, não é possível colocar uma camada adicional de drenagem na cova, pois a umidade de todo o jardim se acumulará neste local.
Apoiar
Para não danificar as raízes da clematis Ville de Lyon, o suporte é instalado antes do plantio. O dispositivo pode ser adquirido pronto ou construído de forma independente.
Requisitos para o suporte:
- altura de dois, largura de um metro e meio;
- força, confiabilidade;
- sustentabilidade;
- encaixar no design geral;
- decoratividade.
Se treliças para clematis forem instaladas ao longo da fachada da casa, no inverno, quando a planta está dormente, elas não devem prejudicar a aparência do edifício. Além das treliças, os arcos são construídos com tubos de PVC. Os suportes de metal forjado são duráveis.
Uma das opções menos trabalhosas é cavar dois postes de madeira, esticar e prender uma malha de arame galvanizado entre eles. Eles fazem isso ainda mais simples - eles cravam pregos na parede do gazebo e esticam um fio forte ao longo do qual as vinhas serão tecidas.
Cobertura morta
Para reter o calor e a umidade, a cultura é coberta com cobertura morta após o plantio e na primavera, após soltar e remover as ervas daninhas. No Sul, protegem o solo do superaquecimento com uma camada de feno e areia de 5 centímetros, e em regiões de clima temperado e verões insuficientemente quentes, usam vermiculita e húmus como cobertura morta.
Regras de cuidado
Cuidar da clematis Ville de Lyon inclui fertilização durante o período vegetativo, irrigação, poda, proteção contra pragas e doenças. Em áreas onde as geadas ultrapassam a marca de temperatura de -20°C, a cultura necessita de isolamento.
Cobertura
Os fertilizantes aplicados durante o plantio são suficientes para a cultura nos primeiros 3 anos. A partir do quarto ano, alimento clematis quatro vezes durante a temporada.
Na primavera, no início do período vegetativo, são utilizadas soluções de verbasco ou excrementos de frango para o rápido crescimento dos brotos. Após duas semanas, use uréia.
Antes do florescimento da clematite, fertilizantes complexos são adicionados ao solo, incluindo nitrogênio, potássio e fósforo. Nitrophoska é adequado para alimentação da cultura no verão.
Para aumentar a robustez do inverno no outono, 500 g de cinza misturada com húmus são colocados sob cada arbusto de clematite.
Rega
Irrigue a clematite uma vez por semana. A necessidade de umidade é determinada pelo nível de secura do substrato na profundidade de 20 cm. Para que a água chegue às raízes, enterradas a 60 cm, elas recuam 30 cm do arbusto da base e cavam um pequeno sulco no qual a umidade é fornecida.
Outra maneira de irrigar uma plantação com eficácia é regar vasos de flores vazios enterrados em um círculo rente à superfície através de orifícios de drenagem.
Preparando-se para o inverno
Os caules da clematis Ville de Lyon são totalmente cortados no outono, não havendo necessidade de construção de molduras. Se os invernos na região forem amenos, basta cobrir o solo ao redor do toco perene com folhas caídas, feno e húmus.
Se no inverno o termômetro cair abaixo de -20°C, uma caixa de madeira ou plástico virada de cabeça para baixo é colocada sobre a raiz da cultura e o topo é isolado com estopa e ramos de abeto. Para evitar que a raiz escape, são feitos furos na caixa para ventilação.
Aparar
Como a clematite floresce nas vinhas do ano em curso, todos os brotos do arbusto são removidos no outono. Deixe a parte da raiz com 15 cm de altura.
Na primavera é realizada poda para estimular a floração. Os caules crescidos da cultura são encurtados, deixando 7 cm dos botões superiores.
Clematis floresce totalmente no terceiro ano. Portanto, nos primeiros dois anos do período vegetativo, recomenda-se a retirada dos botões formados para melhor desenvolvimento do sistema radicular.
Doenças e pragas
Apesar da resistência da clematite a vírus e esporos de fungos, a planta é suscetível ao fusarium, oídio e murcha. Das pragas, a cultura é mais frequentemente atacada por lesmas, pulgões e ácaros. Larvas de borboletas e nematóides causam danos significativos à planta.
Fusarium
Com a murcha de Fusarium, a infecção da cultura começa na parte inferior da videira. O micélio resultante obstrui os canais condutores da clematite, o metabolismo é perturbado e as folhas secam ao longo de todo o rebento. Primeiro, as bordas das lâminas das folhas ficam marrons, depois o fungo toma conta de toda a folha.
Para o desenvolvimento dos esporos é necessária uma temperatura estável acima de +20°C e alta umidade, portanto os sinais de fusarium são visíveis na segunda quinzena de junho ou julho.
Para combater a doença, a videira danificada é cortada e removida e a planta tratada com Previkur.
Oídio
Uma camada branca, semelhante à farinha espalhada, cobre as folhas, flores e brotos da clematite. Os órgãos das plantas apodrecem e morrem. A colheita para de crescer e florescer.
Para tratar o híbrido Ville de Lyon, é preparada uma solução. Coloque uma barra de sabão em pó amassada em um balde com água e adicione 30 g de sulfato de cobre. Após a retirada das partes mortas, a planta é pulverizada com o produto preparado.
Murcha
O murchamento de uma cultura por Phomopsis começa com o apodrecimento da raiz, bloqueando os canais do caule para levar nutrientes a outros órgãos. Pequenos pontos pretos aparecem nas folhas da clematite onde os esporos estão concentrados. O fungo oculto se desenvolve e se multiplica ativamente na planta durante a floração, afetando flores, vinhas e folhagens.
A doença é contagiosa e não tem cura. As vinhas mortas são cortadas pela raiz, as restantes são tratadas com baseazol. Antes de plantar arbustos jovens, o solo é tratado com Trichodermin.
Nematóide
Lombrigas microscópicas medindo 1 mm infectam toda a clematis Ville de Lyon - as raízes morrem, as folhas e flores ficam menores.
Métodos eficazes de controle de pragas ainda não foram desenvolvidos, então a colheita é removida e queimada. A substituição do solo não oferece 100% de garantia de que as jovens clematites não sofrerão o mesmo destino.
Borboletas e mariposas
A planta não tem medo das próprias borboletas, mas de suas larvas, que comem as folhas verdes, que depois se enrolam. Os danos causados por borboletas e vermes inibem o desenvolvimento normal da clematite.
Tratar a cultura com inseticidas antes do período de brotação ajuda a prevenir a invasão de lagartas.
Caracóis e lesmas
As pragas parasitam a clematite durante todo o período de cultivo, comendo folhas e botões, inibindo o desenvolvimento da planta. Caracóis e lesmas são coletados manualmente e armadilhas e iscas são colocadas.
Para dificultar a subida dos moluscos à videira, as ervas daninhas são arrancadas regularmente. Metaldeído, cinza, cal e superfosfato estão espalhados sob o arbusto.
Pulgões e ácaros
Devido ao pequeno tamanho dos pulgões e dos ácaros, sua presença na clematis Ville de Lyon é determinada pela camada pegajosa e pela teia nas folhas, respectivamente.
Para repelir insetos, os arbustos da cultura são borrifados com infusão de alho ou absinto, e piretro, cebola e alho são plantados nas proximidades. Dos preparados prontos, o seguro Fitoverm ou os de ação rápida Actellik, Antiklesch, Akarin são eficazes.
Reprodução
Clematis é propagada sexualmente e vegetativamente. Plantar sementes não garante que uma cultura cresça com as propriedades varietais inerentes à planta-mãe. Mais frequentemente, os jardineiros usam o método vegetativo, que é menos trabalhoso e confiável.
Dividindo o mato
A clematite com sistema radicular crescido é desenterrada de um lado e uma parte da raiz com dois ou três brotos é separada com uma pá. A planta jovem é completamente removida do solo antes da propagação.
A delenka é imediatamente plantada na cova preparada.
O método é considerado o mais simples e rápido, mas não é possível obter muitas plantas novas de um arbusto adulto.
Camadas
Cave sulcos de 5 cm para os brotos de clematite selecionados. As vinhas são colocadas ao longo das reentrâncias, fixadas com suportes de metal ou madeira, cobertas com substrato fértil e regadas.
Durante a temporada, os rebentos da clematis Ville de Lyon crescem com as raízes, que são cobertas com cobertura morta no outono. O transplante para local permanente é feito de abril a maio do próximo ano.
O método de propagação por estratificação é longo, mas produz várias plantas ao mesmo tempo.
Estacas
Clematis é propagada por estacas em junho, durante o período de brotação. Corte a parte central do broto de um arbusto jovem de 2 a 3 anos. Corte segmentos ligeiramente maiores que um entrenó, de modo que haja 2 cm na parte superior e 3–4 cm abaixo do entrenó.
O pecíolo é colocado na solução de Kornevin e plantado em copo separado. O processo de enraizamento dura três meses.
Sementes
As sementes amadurecem 90 dias após o término da floração. Na maioria das regiões russas, as condições climáticas impedem a formação de material de plantio adequado. Nesse caso, o galho com frutos é colocado em um recipiente com água e colocado no parapeito da janela até que se formem sementes qualificadas.
Após a coleta, as sementes de clematite são colocadas na geladeira para estratificação por 3 meses. Plantado em terreno aberto na primavera ou outono. Neste último caso, o local de plantio é coberto com cobertura morta. Clematis Ville de Lyon floresce no terceiro ano.
Aplicação em paisagismo
Tradicionalmente, os jardins e chalés de verão são decorados com clematis subindo em pérgulas e treliças. Plantas com flores grandes decoram fachadas de casas, gazebos e arcos especialmente construídos. Clematis Ville de Lyon é utilizado como sebe, espalhando a cultura ao longo de uma malha de arame e plantando as plantas a uma distância de 80 cm umas das outras.
Ao selecionar diversas variedades que florescem em épocas diferentes, você poderá admirar as cores variadas das inflorescências e o verde exuberante da folhagem da primavera ao final do outono.
Clematis é usada não apenas como planta de fundo, mas também em arranjos de flores feitos com ela..
Rosas, subindo de diferentes lados em arcos, pirâmides e plantadas como sebe, ficam harmoniosas ao lado dela.
A colheita é combinada com uva, madressilva, capim-limão e hortênsia. Clematis camufla velhos troncos de árvores murchas. A planta com flores parece vantajosa no contexto das coníferas.
Os produtores de flores reconhecem com mais frequência clematis de flores grandes em suas parcelas. Ville de Lyon é uma delas, atraindo com flores grandes, do tamanho de pires, que não deixam ninguém indiferente.