Plantar e cuidar da clematite nos Urais exige certas habilidades dos jardineiros. Para conseguir uma floração exuberante e um bom desenvolvimento da cultura, deve-se escolher a variedade certa. O cumprimento das regras de plantio não é de pouca importância. Além disso, a cultura precisa receber os devidos cuidados. Consiste em regar, podar e fertilizar em tempo hábil.
- Características climáticas da região
- Espécies resistentes ao inverno
- Grupo Viticela
- Híbridos Jacquemman
- Grupo Integrifólia
- Grupo Flámula
- Variedades populares
- Pequena Sereia
- Kaen
- Kakyo
- Daniel Deronda
- Alba Plena
- Cardeal Vermelho
- Rainha Cigana
- Bela
- Estrela roxa
- Duran
- Cidade de Lyon
- Danuta
- Pequena Nell
- Masúria
- Veludo Real
- Anjo azul
- Condes de Boucho
- Melodia espacial
- Chama Azul
- Luar
- Alyonushka
- Hakura
- Doce outono
- Terniflora
- Plantar em terreno aberto
- Prazos
- Selecionando um local
- Seleção e armazenamento de material de plantio
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Aparar
- Liga
- Preparando-se para o inverno
- Quando abrir após o inverno
- Doenças e pragas
- Murchar
- Ferrugem
- Nematóide
- Reprodução
- Sementes
- Estacas
- Camadas
- Dividindo o mato
- Parceiros de fábrica
- Avaliações
Características climáticas da região
Os Urais são caracterizados por um clima bastante rigoroso. Esta região apresenta distribuição desigual de precipitação, invernos frios e condições climáticas instáveis na primavera e no outono. Para ter sucesso no cultivo de clematite, você deve adotar uma abordagem responsável na escolha da variedade..
Espécies resistentes ao inverno
Existem várias categorias de culturas resistentes ao inverno, cada uma com certas características.
Grupo Viticela
Estas vinhas distinguem-se pela sua forma espessa. A planta é caracterizada por brotos de 3,5 metros. Aparecem com folhas complexas e lindas flores grandes com diâmetro de 12 centímetros. Eles geralmente são caracterizados por tons de vermelho, roxo e rosa.
Híbridos Jacquemman
Esta categoria de plantas possui flores grandes e é caracterizada pelo formato arbustivo. O comprimento dos brotos chega a 4 metros. Eles se distinguem por lindas folhas emplumadas. Este grupo também é caracterizado por raízes desenvolvidas.
O diâmetro das flores chega a 20 centímetros. Eles são predominantemente de cor lilás.
Grupo Integrifólia
São plantas de folhas inteiras que constituem arbustos de até 2,5 metros. O diâmetro das flores chega a 12 centímetros. Na aparência eles se assemelham a sinos. Os botões aparecem nos galhos deste ano. Portanto, com a chegada das geadas, é realizada a poda completa.
Grupo Flámula
Esta categoria inclui culturas de seleção japonesa. Eles têm flores brancas cremosas em formato de estrelas. O cipó pode atingir 3 metros e resistir a geadas de até -34 graus. Não é recomendável podar a safra para o inverno - basta cobrir os galhos.
Variedades populares
Hoje existem muitas variedades de clematite que podem ser cultivadas nos Urais. Isso permite que cada jardineiro escolha a solução ideal.
Pequena Sereia
Esta é uma planta com flores grandes. É caracterizada por inflorescências rosadas.
Kaen
É uma variedade japonesa com flores duplas de tonalidade vermelha.
Kakyo
Clematis tem ricas flores rosa com listras roxas.
Daniel Deronda
A planta é caracterizada por inflorescências roxas.
Alba Plena
A cultura possui flores verdes claras incomuns, que ficam brancas ao sol.
Cardeal Vermelho
Clematis é caracterizada por grandes inflorescências roxas escuras.
Rainha Cigana
A planta tem flores grandes de rica cor roxa.
Bela
A cultura se distingue pelas inflorescências de tamanho médio. Eles têm o formato de uma estrela e uma tonalidade amarela.
Estrela roxa
A cultura é caracterizada por flores exuberantes e grandes inflorescências roxas.
Duran
A variedade possui flores com 4 pétalas de cor roxa brilhante.
Cidade de Lyon
A planta é caracterizada por grandes flores de cor vermelho escuro.
Danuta
A cultura possui delicadas flores rosa.
Pequena Nell
A variedade possui flores com pétalas brancas e delicada borda roxa.
Masúria
A cultura é caracterizada por inflorescências duplas de delicada tonalidade azul.
Veludo Real
A flor tem pétalas vermelho-púrpura. Na parte central você pode ver uma tonalidade cremosa.
Anjo azul
A planta é caracterizada por inflorescências roxas claras.
Condes de Boucho
Clematis desta variedade possui delicadas flores rosa.
Melodia espacial
A planta é caracterizada por flores roxas cereja.
Chama Azul
A cultura possui inflorescências bastante ricas de tonalidade roxa.
Luar
Esta variedade é caracterizada por um delicado tom de pétalas lilases.
Alyonushka
A planta tem flores de um rosa profundo.
Hakura
Esta planta de seleção japonesa é caracterizada por flores brancas e lilases.
Doce outono
Esta cultura floresce no outono e é coberta por inflorescências brancas e perfumadas.
Terniflora
Esta trepadeira é caracterizada por um crescimento rápido e muitas flores brancas.
Plantar em terreno aberto
Para cultivar uma cultura nos Urais, é recomendável seguir rigorosamente as regras de plantio. Para fazer isso, você precisa escolher o local e a composição do solo corretos.
Prazos
O cipó deve ser plantado em solo aberto no outono ou na primavera. Se a muda foi comprada no final do outono, é recomendável escavá-la até a primavera e plantá-la com o início do tempo quente. Se o broto foi adquirido no verão e suas raízes estão em recipiente fechado, o trabalho de plantio pode ser feito no outono.
Selecionando um local
Ao plantar uma planta nos Urais, você deve considerar cuidadosamente a escolha do local. A cultura tem medo de correntes de ar e ventos frios. Na hora de escolher um local, deve-se dar preferência a áreas secas e sem água estagnada.
Se houver um nível elevado de água subterrânea, é necessária uma altura de drenagem de pelo menos 20 centímetros. Para tanto, utiliza-se tijolo quebrado ou brita. Clematis gosta de áreas iluminadas. Portanto, é plantada em local ensolarado e bem protegido do vento.
Seleção e armazenamento de material de plantio
Na hora de escolher as mudas, vale a pena estudar o estado do sistema radicular e das partes aéreas. A planta não deve apresentar danos mecânicos ou vestígios de doenças infecciosas.Se houver uma ferida que não cicatriza na colheita, pode-se suspeitar de danos ao fungo tinder. É melhor recusar tal compra.
Os rizomas das mudas devem ser examinados cuidadosamente. As raízes centrais devem estar cobertas por raízes pequenas e não ressecadas. Eles não podem apresentar podridão, mofo ou danos mecânicos.
Se a raiz principal não contiver ramos laterais, tal planta não criará raízes. Se isso acontecer, a cultura ficará constantemente doente.
Esquema de plantio
Para plantar, a planta deve ser colocada no centro da cova. Isso é feito em uma colina de drenagem. Depois disso, recomenda-se distribuir cuidadosamente as raízes e polvilhar com terra preparada. Após o plantio da planta, vale compactar um pouco o solo na região do tronco da árvore e amarrá-lo em um suporte.
Quanto maior a muda, mais profundo deve ser o buraco. Após o plantio, recomenda-se regar a lavoura com água morna. Para evitar danos ao sistema radicular da clematite pela podridão, a cultura é primeiro regada com água à temperatura ambiente..
Cuidado
Para garantir o pleno desenvolvimento da planta, ela precisa de cuidados adequados. Para isso, vale a pena realizar uma série de atividades.
Rega
Para o pleno desenvolvimento da clematite é necessária uma rega adequada. Se este procedimento for realizado incorretamente, existe o risco de a bucha morrer. A cultura não gosta de regas frequentes e superficiais.
A entrada de líquidos na parte central do arbusto é especialmente perigosa. Isso causará danos ao colo da raiz da planta por apodrecimento. Além disso, a umidade não entrará na estrutura do solo onde estão localizadas as raízes do arbusto.
O sistema radicular da clematite é considerado bastante massivo. Está localizado profundamente e, portanto, a cultura requer rega de alta qualidade. Ao mesmo tempo, uma planta adulta deve receber pelo menos 3 baldes de água.
Vale a pena regar a lavoura em intervalos de 4 dias.Neste caso, a água não deve se espalhar, mas sim aprofundar-se. Para isso, é necessário fazer um furo redondo ao redor da planta a uma distância de 40 centímetros do tronco.
Cobertura
A floração prolongada da planta requer a aplicação de grandes quantidades de fertilizantes. Além disso, a cultura necessita de força para renovar anualmente seus brotos. Vale considerar que é recomendado o uso de adubação com frequência, mas em pequenos volumes. Uma única introdução de uma grande quantidade de fertilizante leva a queimaduras químicas no sistema radicular.
Na criação de clematis, recomenda-se alternar matéria orgânica e fertilizantes minerais. O arbusto deve ser alimentado pelo menos 4 vezes durante a temporada. Antes de usar fertilizantes, a cultura é bem regada. Isso ajuda a evitar queimaduras químicas.
Antes de se preparar para o inverno, vale adicionar farinha de ossos. Para 1 metro quadrado serão necessários 200 gramas da substância. Durante a estação de crescimento ativo, a planta necessita do uso de nitrogênio. Se houver deficiência desta substância, as flores e folhas ficarão muito pequenas e amarelarão.
A planta necessita do uso de uréia, Nitroammofoska ou nitrato de amônio. O nitrato de potássio pode ser adicionado na primavera. Em climas quentes, utiliza-se leite de cal, que ajuda a prevenir a acidificação do solo.
Aparar
A planta deve ser podada. Isso ajuda a evitar a densidade excessiva dos arbustos e a conseguir o seu rejuvenescimento. A poda também torna a floração mais abundante. No verão, os brotos secundários são cortados da colheita. Isto ativa o aparecimento de novos ramos e prolonga a floração.
Quase todas as variedades de plantas estendem-se para cima após o plantio. Portanto, é recomendável aparar o caule principal, deixando apenas alguns botões fortes. Isso ativa o surgimento de hastes basais.
Liga
Para garantir o desenvolvimento normal da planta, são utilizados suportes.Eles podem ter designs diferentes. Para isso, utilizam-se arcos, pirâmides ou composições em leque.
Em qualquer caso, a espessura dos elementos não deve ultrapassar 1-1,2 centímetros.
À medida que os rebentos crescem, aumentam de peso. Nem todos os materiais podem suportar isso. Na hora de escolher um suporte, não é recomendável plantar clematis a menos de 0,5 metros de uma parede de tijolos. A planta deve ser ainda mais afastada da cerca metálica. Tais estruturas têm um impacto negativo no desenvolvimento da cultura.
Preparando-se para o inverno
Ao plantar clematis nos Urais, você deve se preocupar em proteger a planta no inverno. Com a chegada do frio, é necessário colocar um balde de húmus na parte central do arbusto. Porém, primeiro você deve remover as folhas inferiores da planta e tratar o colo da raiz com sulfato de cobre. Em seguida, o arbusto é amontoado a uma altura de cerca de 15 centímetros. Cinza e areia são utilizadas para realizar o procedimento.
A cobertura da clematite só é permitida de forma seca. Para isso, recomenda-se dobrar ou torcer os brotos e depois colocá-los na base. Em seguida, os galhos são cobertos com folhas secas de carvalho, poliestireno expandido ou ramos de abeto.
O topo do arbusto é coberto com uma caixa e um pedaço de feltro. Você também pode usar outro material impermeável. A estrutura pode ser fixada com tijolos ou pedras. Deve ser polvilhado com terra por cima.
Quando abrir após o inverno
À medida que a neve derrete, a clematite deve ser aberta. Caso contrário, os rins podem secar. Primeiro você deve remover a tampa adicional - uma caixa e feltro. Quando o tempo quente e estável chega, você pode se livrar dos ramos de abeto.
Imediatamente após a retirada da tampa, a clematite deve ser regada. 1 arbusto exigirá de 10 a 15 litros de água. Em vez disso, você pode usar uma solução com 50 gramas de giz.
Doenças e pragas
Ao cultivar uma planta, vale considerar que ela pode encontrar diversas doenças ou ataques de insetos nocivos.
Murchar
Esta doença fúngica afeta frequentemente as plantas. Durante o seu desenvolvimento observa-se murchamento e ressecamento de folhas e brotos. Meios especiais ajudam a lidar com o problema - por exemplo, Fundazol. Em caso de danos graves, a planta deve ser retirada com um pedaço de terra. Após isso é recomendável desinfetar a área de plantio.
Ferrugem
Esta é uma patologia bastante desagradável, que é acompanhada pelo aparecimento de manchas amarelas e marrons nas folhas. A mistura bordalesa ajuda a enfrentar a doença.
Nematóide
Essas pragas causam danos a brotos, folhas e flores. Os inseticidas sistêmicos ajudam a lidar com eles.
Reprodução
Clematis pode ser propagada de diferentes maneiras - por sementes, divisão do arbusto, camadas ou estacas.
Sementes
Este método é adequado para propagar apenas flores pequenas. Outras plantas requerem o uso de métodos vegetativos.
As sementes devem ser colhidas este ano ou você pode adquirir o material em lojas especializadas. Antes de plantar no solo, as sementes devem ficar de molho em água por 10 dias. A água deve ser trocada constantemente. Caso contrário, não será possível alcançar um crescimento estável.
Então você deve preparar recipientes para semear. Eles são preenchidos com uma mistura de alta qualidade à base de solo, turfa e areia. O solo deve ser umedecido, a seguir as sementes espalhadas na superfície e polvilhadas com areia.
Cubra os recipientes com filme ou vidro e coloque em local aquecido. Quando aparecem 2 folhas verdadeiras, as plantas são transplantadas para recipientes separados. Após 3 anos, a muda pode ser transferida para local definitivo.
Estacas
Para propagar a cultura por meio de estacas, é necessário preparar material de plantio com 8 a 12 centímetros de comprimento. Mergulhe as mudas em um estimulador de crescimento por 24 horas. Plante o material na estufa e cubra com potes. Antes que as raízes apareçam, o solo deve ser umedecido. Quando as raízes se formam, as mudas são plantadas em terreno aberto.
Camadas
Para realizar o procedimento com sucesso no outono, deve-se selecionar os brotos mais saudáveis da parte inferior do arbusto e tirar as folhas. Recolha vários galhos, dobre-os e coloque-os na vala. Prenda-os com cuidado e cubra-os com terra.
Para o inverno, cubra a planta com folhas e ramos de abeto. Na primavera, a cultura deve receber cuidados redobrados e, no outono, os brotos devem ser separados da planta-mãe.
Dividindo o mato
Este método vale a pena propagar variedades com rizomas fibrosos. Você pode dividir o arbusto na primavera. No entanto, é melhor fazer isso no outono. Para realizar o procedimento, deve-se desenterrar o arbusto com movimentos cuidadosos para não machucar as raízes. Sacuda a terra e use uma faca afiada para dividir em vários fragmentos.
Parceiros de fábrica
Clematis combina bem com outras culturas trepadeiras. Podem ser combinados com uvas virgens ou campsis. Você também pode usar vinhas anuais - thunbergia, moonflower.
Clematis também combina bem com rosas. Abaixo você pode plantar plantas anuais baixas e arbustos perenes. A grama parece impressionante ou brilhanteprímulas amarelas.
Avaliações
Numerosas análises indicam a popularidade desta planta nos Urais:
- Anna: “Plantei a variedade Duran no jardim. Gostei muito do resultado. A flor é bastante despretensiosa. Tenho que cobrir para o inverno, mas fora isso não há problemas.”
- Svetlana: “Escolhi a variedade mais popular dos Urais - Ville de Lyon.Na verdade, uma planta muito boa, resistente à geada e às doenças.”
Clematis são plantas espetaculares que podem ser cultivadas nos Urais. Para obter bons resultados, é preciso escolher a variedade certa e atendê-la de forma completa e integral.