Regras para plantar e cuidar da prímula em campo aberto, descrição das variedades

A prímula decorativa atrai jardineiros e paisagistas pela sua simplicidade e variedade de espécies. A flor perene apresenta um grande número de variedades que se encontram tanto no sul como no norte. A maioria deles é de origem seletiva, mas invariavelmente inclui características como inflorescências numerosas e brilhantes. A popular flor de prímula, cujo plantio e cuidado serão descritos a seguir, é chamada de prímula botânica. Além disso, a planta é chamada de vela noturna ou prímula.


Descrição e recursos

As inflorescências de prímula são a principal vantagem da planta, as flores têm tonalidade branca, amarela, vermelha ou azul, podendo também ser listradas. O rizoma rasteiro produz rebentos duros e pubescentes, cuja altura depende da variedade. As folhas estão sempre dispostas de forma alternada e apresentam formatos variados. A peculiaridade é que a floração ocorre ao entardecer e os botões não fecham mesmo em tempo nublado e chuvoso. As variedades de prímula têm uma estação de crescimento de um ano, dois anos ou vários anos.

Crescendo no jardim

A prímula pode ser cultivada sem esforço em canteiros de jardins. O arbusto não precisa ser replantado com frequência, a planta não requer alimentação especial ou cuidados sofisticados. A flor convive bem com outras culturas, tem forte imunidade e tolera bem as intempéries.

Método de muda

Sementes pequenas de prímula são mais adequadas para o método de semeadura de mudas. Coloque a mistura regular de solo para mudas em recipientes pequenos. Em cada uma é feita uma pequena depressão de até 5 mm e despejadas as sementes misturadas com areia e terra. O solo é borrifado com água para evitar encharcamento e apodrecimento.Demora até 14 dias para que as mudas apareçam.

Sementes de flores

Prazos

Você pode semear prímula para mudas de janeiro a março. O momento exato estará indicado na embalagem da semente, pois depende da variedade. As mudas não são plantadas antes do início de maio. O solo deve aquecer bem, umedecer com água derretida e ter tempo para secar. É aconselhável proteger as plantas jovens de possíveis geadas..

Requisitos do solo

A composição do solo não é particularmente importante para o cultivo de prímula. As variedades florescem lindamente em qualquer tipo de solo, com exceção de argilas pobres e pesadas. A planta responde normalmente à acidez, mas cresce mais ativamente em margas neutras e soltas, ricas em nutrientes.

Temperatura

Imediatamente após a semeadura da prímula, os recipientes devem ser bem cobertos com polietileno para que as mudas recebam calor suficiente.

regando a panela

Ventilação

8 a 10 semanas após a semeadura, as mudas devem começar a endurecer. Para isso, é necessário levar os recipientes para fora durante o dia. As condições necessárias são tempo ensolarado e sem geadas. Você pode começar com 10-15 minutos e aumentar gradualmente o tempo gasto no ar.

Desbaste

Após 10-15 dias, as mudas precisam ser desbastadas. O excesso de brotos é retirado com cuidado, mas recomenda-se simplesmente plantá-los em outro recipiente. Alguns deles criarão raízes e serão usados ​​​​para plantio no futuro. O desbaste das plantas semeadas em um recipiente grande é especialmente importante.

Transplante para terreno aberto

Em maio, as mudas cresceram o número necessário de folhas verdadeiras e têm um sistema radicular desenvolvido. As plantas são plantadas em covas umedecidas, uma de cada vez, mergulhando completamente as raízes na cova de plantio. A distância entre os arbustos é de pelo menos 50 cm.

terreno aberto

Método sem sementes

Em solos leves, como solos arenosos, é possível cultivar prímula a partir de sementes em terreno aberto. Antes do plantio, deve-se desenterrar o solo, adicionar areia e, se desejar, adicionar fertilizantes orgânicos. No primeiro ano de plantio, a planta desenvolverá seu sistema radicular e é improvável que floresça.

Prazos

O tempo de plantio depende significativamente da temperatura ambiente. Quando o ar aquece até 16 °C, você pode preparar o solo para o plantio de sementes. Após 14 dias, iniciam a semeadura caso o frio da primavera não volte.

Seleção do local

O principal critério para a escolha do local para o plantio de flores é a iluminação. O grau depende da variedade, pois há plantas que preferem sol, sombra parcial e sombra máxima. A umidade do solo não deve ser muito alta, a flor tolera a seca de curto prazo com mais conforto do que a água estagnada.

crescendo no local

Esquema de plantio de sementes

As sementes são semeadas em grupos a uma distância de até meio metro umas das outras, pois a prímula cresce com o tempo. A segunda opção de plantio é a fita. Para isso, é necessário fazer sulcos de até 50 mm de profundidade no solo solto, regá-los com água, polvilhar as sementes uniformemente e cobri-las com terra. Depois disso, a terra é levemente compactada.

Desbaste

Mudas densas precisam ser desbastadas para dar às plantas espaço para crescer. Os brotos são retirados com faca fina para não danificar as raízes. Neste caso, o excesso de plantas pode ser plantado em outro lugar.

Cuidado

A prímula não é uma planta que exige muita manutenção, mas o arbusto deve receber condições básicas. Esses incluem:

  • rega abundante e oportuna;
  • capina;
  • fertilização;
  • poda de partes secas da planta;
  • afrouxando o solo;
  • cobertura morta;
  • amarrando.

fertilização

Rega

A prímula prefere solo bem umedecido e reage negativamente ao tempo seco e ensolarado. Para atingir o nível máximo de floração, é necessário regar as plantas pelo menos 2 vezes durante o período vegetativo. Para cada metro quadrado de plantio são necessários 15 a 20 litros de água.

Capina

É regularmente necessário afrouxar o círculo radicular da prímula para remover ervas daninhas e aumentar o acesso de oxigênio às raízes. A abundância de ervas daninhas leva a um crescimento e floração deficientes e também contribui para a propagação de infecções fúngicas e pragas.

Cobertura

Os baixos requisitos de fertilidade do solo tornam possível fertilizar a prímula uma vez durante o período de crescimento. Existem 2 opções para fertilizar o solo:

  1. Durante a floração, o solo é enriquecido com sulfato de potássio e superfosfato na proporção de 15 mg de matéria seca por metro quadrado.
  2. Na fase de formação dos botões, adicione pó de cinza de madeira ou nitrophoska ao solo.

sachê de potássio

Aparar

Imediatamente após a floração, é necessário remover os caules lentos das flores das plantas. Isso aumenta o nível nutricional da vegetação e ajuda a manter a atratividade do canteiro de flores. No final da estação de crescimento, que geralmente ocorre no final do outono, os brotos murchados são cortados ao longo da linha do solo.

Transferir

O cultivo prolongado de prímula em um local leva à degeneração e destruição das flores nos arbustos em crescimento. Aos primeiros sinais de deterioração do aspecto das inflorescências, a planta deve ser dividida dividindo o arbusto e plantada em outro local. O procedimento é realizado com pouca frequência, o período de crescimento estável deve ser de no mínimo 4 e no máximo 5 anos.

Preparando-se para o inverno

Não é necessário abrigo adicional para a prímula no inverno, pois a flor é resistente à geada. Antes do início da geada, a parte aérea das plantas é cortada e, em seguida, a área plantada é abundantemente coberta com cobertura morta.A altura da camada protetora deve ser de 50 mm. Turfa triturada, composto, ramos de abeto ou folhas caídas preservarão as raízes de maneira ideal..

poda no inverno

Doenças e pragas

A prímula tem boa imunidade e raramente é suscetível a infecções fúngicas. Quando aparecem manchas, é necessário retirar a folha danificada e destruir a planta vizinha que foi a origem da doença. Não são necessários tratamento com fungicida e pulverização preventiva. Os insetos atacam a prímula com muito mais frequência. O principal perigo são os pulgões, que devem ser destruídos com inseticidas imediatamente após seu aparecimento.

Reprodução

Existem vários tipos de reprodução da prímula: semente e vegetativa. Para obter suas próprias sementes, é necessário guardar as inflorescências até que os frutos se formem e a semente amadureça. No entanto, se o horário de coleta for perdido, a prímula se dispersará naturalmente. No outono é recomendado propagar o arbusto vegetativamente.

Auto-semeadura

A prímula se reproduz bem sozinha, dispersando as sementes. Este método é natural para espécies anuais. Os frutos liberam sementes ao redor da planta no outono e brotos frescos aparecem na primavera. É necessário desbastá-los ou transplantá-los para o lugar certo.
Dividindo o mato

prímula florescendo

Esta é a maneira mais fácil de propagar a prímula que já cresce no jardim. Nesse caso, não é necessário desenterrar o arbusto inteiro, pode-se cortar uma parte com uma pá e transferi-la para um novo local. Para um enraizamento rápido, é necessário preservar um pedaço de terra no rizoma cortado. A reprodução é possível tanto na primavera quanto no outono.

Aplicação em paisagismo

Na jardinagem, variedades de prímula de aparência distinta são plantadas em combinações contrastantes. Os arbustos criarão áreas claras em gramados verdes e ficarão bem em canteiros de flores com sombra parcial constante.As plantas decoram as encostas norte das colinas alpinas, preenchendo bem e mascarando imperfeições. No desenho das bordas e do primeiro plano dos canteiros de flores, são utilizadas variedades de oslinnik de baixo crescimento.

projeto de etapas

Vizinhos

Para criar um efeito de brilho contrastante, é preferível plantar próximo à prímula:

  • lobélia;
  • agerato;
  • Verônica;
  • astilbe;
  • sinos.

Essas flores têm tons diferentes quando florescem em álamo tremedor, e as folhas diferem significativamente em textura.

Propriedades medicinais

A prímula é frequentemente usada na medicina popular devido à sua rica composição química. O rizoma serve de base para o preparo de decocções contra doenças respiratórias e tuberculose. Das sementes da planta é extraído um óleo que previne a trombose vascular, sendo também utilizado no tratamento de eczemas, dermatites, diabetes, cirrose e reumatismo.

Uma infusão da parte verde da prímula é um anticonvulsivante eficaz, faz parte dos remédios populares para doenças cardíacas e renais e tem efeito antimicrobiano quando usado externamente.

floração para tratamento

Use na culinária

Os índios americanos usavam prímula como alimento. Os pratos eram preparados tanto com brotos e flores quanto com rizomas densos. Este último é rico em amido, proteínas e compostos minerais. A raiz é descascada e a polpa resultante é consumida temperada com vinagre ou cozida como parte de um guisado.

Tipos

O gênero Evening Primrose ou Oslinnik inclui pelo menos 150 espécies de plantas. A maioria delas são plantas ornamentais usadas ativamente em paisagismo e medicina alternativa. Algumas variedades também são utilizadas na culinária.

Missouri

Este tipo de prímula também é conhecido pelo epíteto de frutos grandes; é caracterizado por:

  • altura não superior a 40 cm;
  • as folhas são ovais ou fortemente afiladas;
  • flores grandes de até 10 cm de diâmetro;
  • as inflorescências em tons dourados estão localizadas muito abaixo do solo.

Espécies do Missouri

Sem haste

Uma das espécies mais marcantes de prímula é caracterizada por:

  • as folhas lanceoladas formam uma roseta agrupada;
  • as flores em forma de funil são grandes, com até 7 cm de diâmetro;
  • as inflorescências apresentam uma tonalidade amarelada clara.

Arbusto

Características da prímula:

  • altura até 120 cm;
  • folhas verdes ricas com formato oval longo;
  • As flores amarelas são grandes, com pelo menos 5 cm.

Perene

A espécie, difundida na América do Norte, é cultivada desde meados do século XVIII. e tem as seguintes diferenças:

  • altura muito pequena de 25 cm;
  • folhas estreitas lanceoladas de até 1,5 cm de largura;
  • as inflorescências são formadas como uma ponta;
  • pequenas flores amarelas não ultrapassam 1,5 cm.

variedade perene

Quadrangular

Uma espécie também nativa do leste dos Estados Unidos é conhecida como prímula noturna de Fraser. A planta possui características naturais:

  • altura média do arbusto 70 cm;
  • as folhas ovais têm uma tonalidade azul esverdeada;
  • no outono a planta adquire tonalidade avermelhada;
  • as inflorescências são muito perfumadas;
  • flores amarelas.

Lindo

Características da bela prímula:

  • arbusto de baixo crescimento com 40 cm de altura;
  • as folhas são oblongas com uma borda serrilhada esculpida;
  • as flores são em forma de taça com raio de 2,5 cm;
  • as inflorescências perfumadas são brancas ou rosadas.

arbusto de baixo crescimento

Bienal

Características da prímula bienal:

  • altura até 120 cm;
  • folhas com 2 cm de comprimento possuem dentes esparsos ao longo da borda;
  • diâmetro da flor 5 cm;
  • inflorescências em paleta amarelo-limão.

Perfumado

Esta espécie é caracterizada não apenas por um aroma brilhante, mas também pelas seguintes características:

  • amante da sombra;
  • altura até 100 cm;
  • as flores são grandes, de cor amarela;
  • as inflorescências não se enrolam durante o dia.

Pálido

Características da prímula:

  • grandes flores brancas como a neve;
  • altura do arbusto dentro de 50 cm;
  • a floração noturna é acompanhada de um aroma agradável;
  • cultivada em climas frios.

 prímula

Multicolorido

Características da prímula:

  • altura até 120 cm;
  • flores de tom laranja brilhante;
  • tamanho compacto do arbusto.

Lamarck

A prímula Lamarck também é chamada de sépala vermelha e tem diferenças:

  • altura até 100 cm;
  • as folhas são ovais em vez de lanceoladas;
  • as plantas de tonalidade esverdeada têm rebentos retos ramificados;
  • as flores são exclusivamente amarelas.

Drumond

Características da prímula Drummond:

  • altura 30-80 cm;
  • caule grande e forte com forte ramificação;
  • folhas lanceoladas pontiagudas;
  • a cor da planta é verde escuro;
  • as inflorescências são amarelas, grandes e perfumadas.

caule forte

Variedades populares

Cada tipo de prímula possui de 5 a 6 variedades. Essa diversidade significativa faz com que a flor se destaque das demais plantas de jardim. Você pode escolher facilmente o certo com base no tamanho do arbusto e na tonalidade das inflorescências.

Amanhecer da noite

A variedade é de baixo crescimento, atingindo 30 cm de altura, a planta é perene, despretensiosa, prefere argila leve e com boa drenagem. A variedade é plantada em local ensolarado. A floração com grandes botões amarelos dura de julho a setembro.

Pinóquio

Uma variedade alta de até 120 cm prefere sol e sombra parcial. As flores de formato regular são de cor amarelo-limão e de tamanho grande. A prímula perene é resistente à seca e às geadas e é propagada por mudas.

folhas grandes

Solveig

Arbustos despretensiosos com 30-40 cm de altura têm grandes flores douradas únicas que florescem à tarde e à noite.A variedade é resistente às geadas e à seca, não perde crescimento em terras calcárias pobres.

Dourado

Arbustos baixos de até 25 cm de altura destinam-se ao plantio à sombra parcial. A cor das flores é amarela e o diâmetro é de 7 a 10 cm, no momento do plantio da variedade basta manter uma distância de 30 cm entre as plantas.

Vela noturna

Uma prímula baixa, com 30-40 cm de altura, com flores amarelo-claras, prefere sombra parcial. A variedade requer abrigo denso para o inverno, floresce de junho a agosto apenas à noite. As sementes são plantadas em terreno aberto.

vela noturna

Rio Amarelo

Variedade bienal de pequena estatura não ultrapassa os 25 cm e o arbusto floresce no segundo ano, de junho a setembro. As inflorescências são amarelas brilhantes e consistem em 5-7 botões.

Sonho rosa

O arbusto com altura de 25 a 40 cm distingue-se por um pequeno número de flores rosas ou brancas em botão. As sementes podem ser plantadas em terreno aberto ou em estufa fria. A variedade tolera facilmente o inverno sob leve cobertura de folhas caídas e ramos de abeto.

Jugo orquídea rosa

Esta variedade perene e de baixo crescimento não atinge mais de 40 cm.As flores branco-rosadas em forma de taça aparecem a partir do final de junho e desaparecem a partir de meados de agosto. Para o inverno, recomenda-se fazer cobertura morta e cobrir com filme.

Rosa da noite

O arbusto perene atinge 40 cm de altura e no segundo ano é coberto por flores brancas com tonalidade rosada. A variedade é cultivada em mudas e é fácil de cuidar, mas requer drenagem de boa qualidade.

rosa da noite

Vento livre

A variedade é classificada como de médio porte, possui caule reto de até meio metro de altura. As flores brancas florescem isoladamente à tarde e à noite. A planta é adequada para plantio em colinas alpinas.

Segredos de cuidado

Características de cuidar de arbustos de prímula:

  1. Um alto grau de resistência à seca permite regar a planta no máximo 3 vezes por ano.
  2. Antes de regar, é permitida a aplicação de fertilizantes minerais.
  3. A cada 4 anos os arbustos precisam ser rejuvenescidos.
  4. A prímula pode ser replantada mesmo durante o período de floração.

A alta imunidade da flor dispensa pulverização preventiva com agrotóxicos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim