O “herói” de hoje costuma ser encontrado em canteiros de flores e gramados, mas já aparece lá na forma de uma muda. A questão candente de como e onde propagar a clematite perene preocupa tanto jardineiros experientes quanto iniciantes. A planta pertence ao gênero das vinhas e decora gazebos, pátios e fachadas. A floração (dependendo da variedade) ocorre em diferentes períodos - de abril a agosto inclusive.
Qual é a melhor época para propagar uma planta?
As nuances do cultivo da vinha incluem a época exata do plantio em terreno aberto. Os jardineiros identificaram empiricamente 2 períodos de tempo adequados:
- Na primavera.
- No outono.
Ambas as opções exigem o cumprimento das condições anexas, uma combinação de temperatura do ar e umidade do solo. Na primavera é importante transferir a muda antes que o calor chegue, e no outono, antes que comece o frio. Ambos os métodos são equivalentes: se você seguir regras simples de plantio, eles dão o resultado esperado - uma planta com flores e saudável.
Os jardineiros praticam a imersão das mudas antes do plantio - por uma hora, em água, com adição de permanganato de potássio (permanganato de potássio). Um “local de residência” temporário de clematite é aceitável em qualquer local adequado no jardim ou terreno.
Amarrar a um suporte, assim como instalar uma camada de cobertura morta, é uma das principais condições de plantio.
A reprodução é feita na primavera ou no outono, à sua escolha. Mas os especialistas consideram o outono mais preferível. Clematis é propagada por meio de sementes, estratificação, estacas ou divisão do arbusto. O primeiro método é mais utilizado para plantas com inflorescências pequenas, para o restante utilizam-se estacas, divisão e estratificação.
na primavera
Para que o procedimento de plantio seja bem-sucedido, primeiro você precisa cavar um buraco com profundidade suficiente. Deve ser criada uma camada de drenagem (pelo menos 15 centímetros) na parte inferior. Tijolo quebrado ou pedra britada grande servirão. A própria mistura para mudas de clematite é preparada de diversas maneiras. Por exemplo, misturam solo fértil com esterco podre, cinza de madeira e areia. O superfosfato é adicionado ao solo como fertilizante. Tudo é bem misturado e colocado na cova.
A muda é imersa na mistura para que o colo da raiz fique escondido e polvilhada com terra. Ao final do processo, o arbusto deve ser regado abundantemente.Na primavera, a clematite às vezes é propagada usando um dos métodos existentes, mas a maioria dos jardineiros prefere adiar isso até o outono.
no outono
“clematistas” experientes chamam setembro, e não outubro, como o período para o plantio de outono, como é habitual para algumas outras plantas. Se o prazo exigido for perdido, não importa. A muda hibernará na despensa, adega ou porão e na primavera irá para o solo.
A planta é capaz de crescer continuamente em um local por 3 décadas se o ponto de plantio for determinado corretamente (e imediatamente). Tomar sol em espaços abertos é contra-indicado para mudas e até mesmo para clematites adultas. Também não deve ser plantada próximo a muros de edifícios (cercas ou cercas). O cipó não é durável - fortes rajadas de vento podem facilmente arrancar flores ou quebrar o caule.
Clematis também não gosta de solo excessivamente umedecido ou com alto nível de água subterrânea, solo inundado ou solo ácido (com valor de pH superior a 6,5 unidades). A mistura de solo escolhida é complexa, com drenagem obrigatória do fundo da vala ou buraco (profundidade - aproximadamente 2 vezes o comprimento da baioneta de uma pá).
É melhor polvilhar o colo da raiz com areia, não com terra, para que os 2 botões inferiores fiquem escondidos sob ela.
Uma planta plantada de maneira correta e oportuna ficará mais forte durante o inverno, ganhará força e, com a chegada do tempo mais quente, começará a se deliciar com inflorescências grandes e frequentes. No outono eles passam transplantar ou propagar clematis. Para fazer isso, divida os arbustos ou o método de estratificação.
No verão
O período de verão é utilizado para mudas de clematite. Isso é melhor do que comprar um “porco na mosca” - mudas de proprietários privados ou parcerias de jardinagem com futuro desconhecido. E mais barato também. Para isso, escolha o período de maio a julho (o período exato depende da zona climática).
Métodos para propagação de clematite
Clematis liana pode se reproduzir de diversas maneiras independentes. Isso inclui cortes, camadas e divisão de uma planta adulta. E ainda resta o método mais difícil e impopular - plantar com sementes. Se forem atendidos os requisitos mínimos necessários para o cultivo da clematite, o processo dará o resultado esperado.
Estacas verdes
Para cultivar uma planta madura e saudável, é importante não perder o período de início do corte das mudas. Para as regiões Sul este é o período de maio a junho, para as regiões Norte e Zona Média - junho, primeiros dez dias de julho. A prontidão para o corte é verificada da seguinte forma: o rebento, dobrado à mão, não quebra. O segundo sinal é a formação de botões na clematite (aparecimento de inflorescências únicas).
É igualmente importante preparar um substrato de terra para futuras mudas de clematis. Geralmente é misturado com areia de rio, turfa e terra preta. A reação é ligeiramente ácida.
Estacas lignificadas
Das estacas de clematite endurecidas, nem todas são adequadas, mas sim aquelas com 2 entrenós. Eles precisam ser cuidadosamente cortados e depois enraizados no solo. A mistura precisa estar solta, com boa permeabilidade. É aconselhável fertilizar com turfa ou complexos minerais.
As mudas são plantadas de forma especial: um entrenó é borrifado com terra, o outro fica na superfície. A muda precisa de rega regular, mas não excessiva. Ao atingir a altura de 10 cm, os brotos são pinçados para estimular o crescimento do sistema radicular. Após cerca de um ano, clematites mais fortes são plantadas em terreno aberto.
Em camadas
Este método é simples, mas bastante eficaz. Aplicar no outono. Os brotos crescidos da clematite são escavados e, com o tempo, brotam brotos frescos e se tornam plantas independentes.Na primavera, as mudas brotam, se fortalecem e no outono podem ser separadas do tronco-mãe da clematite e plantadas em novo local.
Dividindo o mato
Para aplicar este método, você precisará desenterrar todo o arbusto de clematite. Normalmente, esse procedimento é realizado quando a planta atinge os sete anos de idade. Aja com cuidado para não danificar as raízes do arbusto. A planta é lavada em água corrente até que o pedaço de terra seja removido.
A seguir, com uma ferramenta afiada (faca ou pá), divida o arbusto na quantidade desejada de partes para que as raízes e botões sejam preservados. Acredita-se que a divisão pode ser realizada sem restrições de estação - primavera, outono ou verão.
Sementes
O plantio por sementes requer a “seleção” dos frutos da clematite colhidos no outono para selecionar os grandes e saudáveis. Esta condição deve ser atendida, caso contrário nada funcionará. Em seguida, as sementes selecionadas são embebidas (por 10 dias, não mais). A semeadura é feita em caixas e vasos de mudas pré-selecionados.
Encha os recipientes com uma mistura de terra e areia. Deixe as sementes plantadas em estufa ou estufa (a temperatura deve ser de pelo menos 30 graus). As mudas são regadas regularmente e, quando aparecerem 2 folhas, colha-as.
Plantando sementes em casa
Cultivar clematis em casa não é problema para quem confia nas próprias habilidades e entende o que precisa ser feito. Será necessário prestar atenção a 2 pontos: a seleção das sementes e o preparo da mistura do solo. Se a semente for comprada, sua taxa de germinação pode ser imprevisível em uma ampla faixa.
A mistura é preparada com solo bem fertilizado e areia de rio, bem misturados. As sementes plantadas exigirão cuidados: rega e condições adequadas de temperatura.Portanto, é melhor cobri-los com filme, criando uma miniestufa.
Como plantar sementes no solo?
Para um plantio bem-sucedido de “desembarque”, utiliza-se a estratificação de sementes de clematis. Para isso, no início da primavera são plantadas separadamente (grandes - 2 centímetros de profundidade, médias - um centímetro de profundidade) em um recipiente. A mistura pode ser preparada com partes iguais de turfa, solo e areia.
A seguir, a caixa é mantida a uma temperatura não superior a 5 graus (mas não inferior a zero) em local fechado. Por exemplo, na geladeira. As plantações com idade de 1 a 3 meses são então colocadas no parapeito de uma janela (bem iluminada, temperatura não inferior a 21 graus) e regadas regularmente. O plantio em campo aberto é permitido, mas para isso é colocada uma camada de neve de pelo menos 20 centímetros sobre as sementes plantadas.
Qual método devo escolher?
A escolha do método de cultivo da clematite depende das metas e objetivos do produtor e de suas capacidades. A maneira mais difícil é a propagação por sementes. Se a clematite já estiver crescendo no local, você poderá praticar a propagação por estratificação, estacas ou divisão do arbusto. A decisão específica também está relacionada com a idade da videira. A divisão geralmente é realizada para plantas com sete anos de idade.
Regras para cuidar de flores
Clematis é considerada uma planta despretensiosa, mas requer alguns cuidados. A planta não gosta de solos ácidos e encharcados. As correntes de ar e o lado excessivamente ensolarado não são adequados para isso. A poda é realizada na primavera e no outono. Ao mesmo tempo, os rebentos fracos são removidos, a floração é controlada e a copa é formada. Os procedimentos de outono consistem na preparação para o inverno. O arbusto de clematite é podado e dobrado ao solo, ao abrigo do frio. Na primavera, assim que a videira estiver aberta, é permitida a aplicação de fertilizantes - matéria orgânica ou complexos minerais.