Esta flor pertence ao grupo Patens. O uso de Clematis Nelly Moser é comum na decoração de gazebos, paredes de casas e outros elementos verticais. Fica bem na decoração de arcos. Esta Clematis foi desenvolvida há mais de cem anos na França.
- Descrição e recursos
- Pousar
- Requisitos de localização
- Prazos
- Seleção e preparação do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Grupo de corte
- Abrigo para o inverno
- Pragas e doenças
- Murcha
- Oídio
- Ferrugem
- Podridão cinzenta
- Praga de Ascochyta
- Afrouxamento e cobertura morta
- Reprodução
- Dividindo o mato
- Fixando brotos na primavera
- Em camadas
- Estacas
- Sementes
- Uso em paisagismo
- Avaliações
Descrição e recursos
Clematis Nelly Moser existe desde 1897.Sua videira pode atingir 3,5 metros de comprimento. Uma das características é a capacidade de formar brotos de forma intensiva. Em uma temporada, seu número pode chegar a 17 peças. A distância entre eles é de 18 centímetros.
As folhas que crescem nas dez primeiras têm um formato complexo. Eles têm formato de camiseta e o tamanho chega a 21 centímetros. Em seguida, cresça folhas de formato simples. Seu comprimento não ultrapassa 11 centímetros.
Clematis Nelly Moser tem uma poderosa raiz ramificada.
Os botões aparecem nos brotos que apareceram nesta ou na última temporada. Seu comprimento é de 16 centímetros. Deles crescem flores grandes, cujo diâmetro chega a 18 centímetros.
Quando as flores crescem nos brotos do ano passado, elas são um pouco menores em tamanho. Um broto pode ter até 10 botões. A floração ocorre a partir de julho.
Pousar
Para que Clematis Nelly Moser fique bonita, é preciso plantar de acordo com as regras.
Requisitos de localização
Clematis adora quando há boa luz solar no local, mas no meio do dia a sombra pode proteger contra o pico de calor. Se a planta for cultivada em um clima quente, é mais adequada para a parte do local que fica no lado leste.
As raízes da flor crescem muito em largura, permanecendo próximas à superfície do solo.
Precisam de sombra durante os horários mais quentes do dia, caso contrário correm o risco de superaquecimento.
É indesejável que o local onde cresce Clematis Nelly Moser seja soprado por ventos fortes. Uma das razões para isso é a fragilidade do caule. Fortes rajadas de vento podem quebrá-lo.
Não é recomendado cultivar essas flores nas terras baixas. O acúmulo de precipitação e umidade pode ter um efeito prejudicial à saúde da Clematis Nelly Moser.Você também precisa garantir que não haja inclinação do telhado perto das plantações de onde a água da chuva possa fluir para ele. Neste caso, a flor pode morrer.
Prazos
A época escolhida para o plantio depende das condições climáticas do local. Nas regiões do norte, isso é feito do final de abril ao início de maio. É permitido plantar Clematis em setembro.
Em climas mais quentes, a melhor época para plantar é no início de outubro.
Seleção e preparação do solo
Para esta Clematis Nelly Moser, recomenda-se a utilização de solo fértil misturado com húmus. É importante que o solo esteja solto.
Esquema de plantio
A distância entre as plantas deve ser de pelo menos um metro. Recomenda-se adquirir mudas de Clematis em vasos. Se, no momento do plantio, a raiz estiver dentro de um torrão de terra, ela enraizará melhor em um novo local.
Para a videira é necessário preparar um buraco com 60 centímetros de profundidade. Uma camada de drenagem é colocada em 15 centímetros. Então você precisa adicionar a mistura de nutrientes. Consiste nos seguintes elementos:
- dois baldes de turfa;
- 500 gramas de cinzas;
- dois baldes de húmus;
- 200 gramas de fertilizante complexo;
- para solo pesado, você precisará de um balde de areia.
Esta composição é colocada no buraco um mês antes de Clematis ser plantada lá.
No momento do plantio, parte da mistura de nutrientes é retirada da cova preparada para que a raiz da muda possa ser colocada na cova. Neste caso, um pequeno monte é derramado no fundo e a raiz é cuidadosamente esticada em torno dele. Regue generosamente e polvilhe a raiz com areia e uma mistura de nutrientes.
O pescoço deve estar 5 a 8 centímetros abaixo da superfície do solo. No momento do plantio é instalada uma estaca à qual é amarrada a Clematis. O solo é coberto com turfa.
Cuidado
As regras para cuidar da Clematis Nelly Moser são padrão, mas para obter uma planta com lindas flores, elas devem ser seguidas à risca.
Rega
Se não houver clima quente e seco, regar uma vez por semana é suficiente. Deve-se levar em consideração que as raízes da Clematis Nelly Moser estão localizadas próximas à superfície do solo. Portanto, não há necessidade de utilizar grande volume de líquido. A rega é feita pela manhã. Neste dia, à noite, o solo pode ser coberto com cobertura morta.
Cobertura
Na fase inicial, na primavera, a fertilização é feita com matéria orgânica. Uma infusão feita com uma mistura de verbasco e excrementos de frango é adequada para isso. Para prepará-lo, basta misturar 1 litro do líquido em um balde com água. A mistura é colocada sob a raiz da flor.
Quando começa a formação dos botões, utiliza-se para esse fim uma mistura de fertilizantes potássicos e fosfatados, tomados em partes iguais de 60 gramas. É repetido imediatamente após o término da floração.
Grupo de corte
Clematis Nelly Moser pertence ao segundo grupo de podas. Para se preparar para o inverno, a planta é cortada até a metade da altura. O procedimento consiste em duas etapas:
- Após o término da primeira onda de floração, os brotos desbotados do ano passado são podados.
- Quando a segunda onda termina, os rebentos jovens e desbotados são podados.
Abrigo para o inverno
Se se espera que o solo congele a uma profundidade de 5 centímetros ou mais, devem ser tomadas medidas especiais para fornecer abrigo durante as geadas.
O sistema radicular da Clematis Nelly Moser deve ser coberto com turfa, criando um pequeno monte.
As vinhas são enroladas em anel e cobertas com agrofibra ou ramos de pinheiro.
Pragas e doenças
Para que esta flor agrade aos olhos, não deve doer.O seguinte explica o que você precisa fazer para protegê-lo.
Murcha
Clematis Nellie Moser é vulnerável à murcha. Se ocorrer infecção, a planta doente deve ser destruída. Depois disso, é necessário realizar o cultivo do solo. Para isso, é tratado com oxicloreto de cobre ou sulfato de cobre.
Oídio
Uma solução contra o oídio para esta flor pode ser uma solução de refrigerante. Você também pode usar uma composição de 30 gramas de sulfato de cobre e 300 gramas de sabão em pó dissolvidos em um balde de água.
Ferrugem
Para combater a ferrugem, basta tratar a flor com uma solução de calda bordalesa a 2%.
Podridão cinzenta
Com esta doença, Clematis Nelly Moser pode ser salva tratando-a com uma solução de Fundazol.
Praga de Ascochyta
Com esta doença aparecem manchas escuras nas folhas, tornam-se frágeis e danificam-se facilmente. Se detectado, é necessário retirar as folhas danificadas e tratar a flor com uma solução de sulfato de cobre.
Afrouxamento e cobertura morta
Após cada rega, é necessário afrouxar. É feito em pouca profundidade para não danificar as raízes. Para cobertura morta, turfa ou serragem é colocada ao redor da videira. Isto é importante para reduzir a evaporação e proteger as raízes.
Reprodução
Usar sementes é o método mais trabalhoso. Ao dividir as raízes, existe um alto risco de danos acidentais às raízes. Os demais métodos propostos aqui são considerados os mais eficazes.
Dividindo o mato
Para isso, é necessário usar a videira aos 6 anos. Depois de desenterrar a raiz, ela é cortada em pedaços. Cada um deles deve ter um broto com botão no colo da raiz.
Fixando brotos na primavera
Ao usar este método, são usados rebentos lenhosos de videiras.Onde há nó, eles são fixados ao solo e acrescenta-se um pouco de terra. À medida que cresce, adicione um pouco mais de terra. No outono, a nova muda pode ser plantada em local permanente.
Em camadas
Esta opção é usada no outono. Um botão forte é encontrado na videira. Todas as folhas acima são removidas. As estacas são colocadas numa ranhura e cobertas com turfa. As folhas caídas são colocadas por cima. Na primavera, regue generosamente. No outono, uma muda madura crescerá a partir das mudas.
Estacas
Isso é iniciado quando os botões começam a se formar. Os brotos são cortados e depois divididos em várias partes. Cada um deles deve ter um nó. Metade das folhas são cortadas. As estacas são colocadas em substrato nutritivo e colocadas em local aquecido. É necessária rega constante. Depois de um ano podem ser plantadas em terreno aberto.
Sementes
As sementes são obtidas de flores e plantadas em terreno aberto quando o tempo está quente. Antes do plantio, precisam ser colocados em água por três dias. Os brotos de Clematis aparecerão no máximo em 2 meses.
Uso em paisagismo
Uma forma de decorar uma casa particular é plantar Clematis ao lado de viburno ou lilás. Esta videira fica bem perto de árvores coníferas. A flor pode ser usada como elemento de design vertical.
Avaliações
Liliya 39 anos, Lipetsk
Plantei ao longo da tela de arame na divisa da propriedade. Uma parede viva incrivelmente bonita apareceu. Vou tentar podar, depois disso as inflorescências vão ficar mais grossas.
Anna 46 anos, Cherepovets
Tenho cultivado Clematis Nelly Moser há cinco anos. A flor é despretensiosa e não requer cuidados especiais. Faço podas duas vezes por temporada.
Oksana 50 anos, Volgodonsk
Esta flor cresce perto do portão. Não só decora a entrada, mas também cria um clima.Eu vejo isso florescendo o tempo todo. Ele resiste bem ao gelo, mas é necessário removê-lo do suporte. Durante a temporada faço várias mamadas para que floresça ainda melhor.
Tamara 29 anos, Saratov
Há quatro anos, um vizinho me deu. As flores estreladas da Clematis são grandes e bonitas, mas ao mesmo tempo discretas. Tolera bem o inverno. Um dia não foi coberto, mas hibernou e floresceu como antes.