Clematis são arbustos do tipo liana. Os produtores de flores falam delas como culturas especiais. Clematis decoram gazebos, varandas, sebes e ajudam a decorar o espaço do jardim. As clematites Tangut tornaram-se especialmente populares devido à sua capacidade de florescer repetidamente. Além disso, o aspecto desta variedade é interessante. Os botões abertos e fechados estão localizados simultaneamente na mesma videira.
- Descrição e recursos
- Crescente
- Prazos
- Seleção e preparação de material de plantio
- Requisitos de localização
- Seleção e preparação do solo
- Esquema de plantio
- Regras de cuidado
- Rega
- Apoiar
- Grupo de corte
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Ferrugem
- Pulgão
- Nematóide de raiz
- Murcha
- Afrouxamento e cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Reprodução
- Sementes
- Estacas
- Em camadas
- Uso em paisagismo
- Variedades populares
- Anitta
- Bill McKenzie
- Aureolina
- Graça
- Parque Lambton
- Radar do amor
- Tiara dourada
- Última dança
Descrição e recursos
Clematis Tangut é uma variedade híbrida obtida pelo cruzamento de espécies silvestres. A pátria de Tangutik é a Ásia Central ou Menor, o início do cultivo remonta a 1890. Na aparência, repete as características das lianas clematis clássicas, mas possui características próprias:
- Arbustos. As espécies silvestres estendem-se até 30 centímetros, as vinhas cultivadas crescem até 3 metros.
- Folhas. Na maioria das vezes assumem uma forma semi-oval, a cor das placas foliares é verde claro.
- Flores. Têm formato semelhante às inflorescências em sino, a cor das pétalas pode ser amarelo claro ou amarelo escuro, quase laranja, depende da variedade. O diâmetro da flor é de 4 a 7 centímetros.
As inflorescências em forma de sino consistem em 4 pétalas, caindo quando estão totalmente floridas. Clematis floresce por muito tempo, floresce no início do verão e floresce por 2 meses. Com os devidos cuidados, pode voltar a florescer em regiões de clima quente..
A remontabilidade não aparece em todas as variedades. Lianas com altura superior a 1,5 metros estão sujeitas a isso. Depois que as pétalas desbotadas caem, as sementes formam brotos brancos, o que as faz parecer flores de formato incomum.
Crescente
A clematite perene é cultivada de acordo com os requisitos básicos. Uma condição importante é a poda oportuna de acordo com o esquema do terceiro grupo. Para a floração abundante da clematite, são importantes suportes adicionais e a escolha correta do local no momento do plantio.
Prazos
Para o cultivo da cultura, utiliza-se o método da muda.As sementes são semeadas para que as mudas atinjam a idade de 45 a 60 dias no momento do plantio em campo aberto. Normalmente as mudas são semeadas em meados de março. São plantadas em local permanente quando o solo aquece até +15 graus, o momento exato depende das condições climáticas da região.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o plantio, use sementes coletadas ou materiais comprados em lojas. Para a clematite, o material de plantio é preparado de forma inusitada. As sementes são distribuídas sobre a superfície da turfa, polvilhadas com a camada superior e colocadas na prateleira inferior da geladeira por 3 meses.
No início de março, as sementes são retiradas e preparadas para o plantio. São embebidos, desinfetados e semeados. As mudas são plantadas quando o solo aquece e as raízes atingem pelo menos 10 centímetros de comprimento.
Na hora de comprar mudas prontas preste atenção ao sistema radicular, que deve estar seco, intacto e desenvolvido.
Requisitos de localização
O desenvolvimento adicional da planta perene depende da escolha do local. Deve atender a vários requisitos:
- locais abertos e iluminados com acesso à luz solar;
- as terras baixas com alto fluxo de água subterrânea são excluídas;
- falta de ventos diretos;
- permitir a colocação perto ou ao redor de árvores de troncos grossos.
É importante que a clematite receba 6 horas de luz solar todos os dias. Em áreas sombreadas, as flores podem reagir encolhendo os botões.
Seleção e preparação do solo
Clematis cresce em solo fértil saturado de ar. Antes do plantio, o solo é desenterrado, acrescentando-se complexos orgânicos. Além disso, as raízes da videira requerem uma densa camada de drenagem. Argila expandida e vermiculita são adequadas para isso.
Esquema de plantio
As clematis são geralmente plantadas ao longo de sebes ou para decorar gazebos.Em seguida, deixa-se uma distância de cerca de 1,2-1,5 metros entre os arbustos para o crescimento das vinhas.
Conselho! O buraco para a bucha é cavado levando em consideração a colocação da camada de drenagem.
Regras de cuidado
Após o plantio no solo, a planta jovem deve ser monitorada cuidadosamente. Se uma das condições de cuidado não for atendida, as vinhas começam a murchar e não esticam bem.
Rega
Tangut clematis não tolera a seca. A rega semanal é considerada obrigatória. Quando chegam os dias quentes, a quantidade de rega é duplicada.
A camada de drenagem protege a clematite de transbordar, mas a umidade do solo deve ser monitorada constantemente. Quando regado em excesso, o sistema radicular começa a apodrecer.
A rega é feita com água morna e sedimentada para não provocar doenças no sistema radicular. Quando a composição do solo muda e há forte acidificação, são adicionadas soluções de cal.
Apoiar
As liana clematis são plantadas junto a suportes. As cercas de madeira são consideradas a solução ideal. Uma árvore de tronco grosso pode ser uma opção de suporte. Durante os primeiros meses de existência formam-se rebentos, guiando-se e distribuindo-se ao longo do suporte. Você pode impedir o crescimento indesejado simplesmente apertando-o.
Grupo de corte
Tangut clematis pertence ao terceiro grupo de poda. Isso significa que os ovários não se formam nos brotos do ano passado, por isso são podados no outono e na primavera. A poda completa dos rebentos do ano passado estimula a floração abundante.
Conselho! Na fase de floração da clematite, as inflorescências desbotadas são podadas regularmente para não inibir a formação de novos botões.
Cobertura
O esquema para Tangut clematis exclui a aplicação de fertilizantes no primeiro ano após o plantio. Isso se deve ao fato de que durante o plantio o solo foi fertilizado com o máximo de matéria orgânica nutritiva.Durante o segundo ano de existência e subsequentes, fertilize de acordo com o seguinte esquema:
- no início da primavera, o nitrogênio é adicionado para cultivar a vegetação;
- no verão alimentam-se com complexos de potássio-fósforo.
A alimentação é possível conforme necessário, quando as folhas começam a amarelar ou secar sem motivo aparente.
Aviso! Durante o período de floração, os fertilizantes orgânicos não são adicionados ao solo ao redor da clematite. Eles podem prejudicar o desenvolvimento do sistema radicular.
Doenças e pragas
Para a clematite, as doenças fúngicas representam um perigo. Eles inibem a formação de brotos e podem afetar o tamanho das flores.
Oídio
O fungo ataca as raízes, provoca o apodrecimento e retarda o crescimento da clematite. Nos caules e folhas surge uma camada branca e, ao amadurecer, formam-se gotículas de umidade que lembram o orvalho da manhã.
O fungo pode ser prevenido com o preparo constante do solo, bem como com o controle da quantidade de rega. Quando surge uma doença, os caules são tratados com água e sabão e o solo é desinfetado com manganês.
Podridão cinzenta
Plantas fracas são suscetíveis à doença. As raízes começam a apodrecer, os caules e as folhas ficam cobertos por uma camada cinza e depois apodrecem.
Ferrugem
Uma doença perigosa que leva ao amarelecimento e queda das folhas e depois à morte do caule. A ferrugem pode ser interrompida no primeiro estágio - tratando com produtos químicos especiais. Nas fases posteriores, a planta não pode ser salva.
Pulgão
Os pulgões comem clematis no início do verão. Eles se reproduzem ativamente, deixando ninhadas de ovos. O tratamento dos caules e folhas é feito em etapas: primeiro são destruídos os indivíduos adultos e depois as larvas remanescentes após a primeira etapa.
Nematóide de raiz
São lombrigas que se espalham rapidamente por todas as vinhas. Eles destroem a parte principal do caule, após o que a clematite morre.As principais medidas de controle são o tratamento preventivo de primavera e a desinfecção do solo antes do plantio.
Murcha
A murcha de Verticillium ocorre lentamente e é quase impossível de detectar numa fase inicial. Se as folhas forem danificadas, a planta é completamente destruída para evitar a propagação aos arbustos vizinhos. O solo é desinfetado após a destruição.
Afrouxamento e cobertura morta
As clematis são plantadas, deixando um círculo estreito ao redor do tronco. Ele deve ser afrouxado após rega abundante e remoção de ervas daninhas. Além disso, o círculo do tronco da árvore costuma ser coberto com lascas coloridas decorativas. Se necessário, deixe uma camada densa de agulhas de pinheiro, grama cortada ou serragem.
Abrigo para o inverno
Antes da geada, a planta é podada. As vinhas jovens são cobertas com materiais adicionais. A clematite adulta não precisa de abrigo.
Reprodução
A criação de clematis é possível de diferentes maneiras. A autopropagação por estratificação ou estacas é considerada o método mais comum.
Sementes
As sementes são semeadas em vidro ou polietileno em solo preparado. As sementes germinam por cerca de uma semana, depois o vidro é retirado da superfície. As mudas crescem até uma certa idade.
Estacas
As estacas são cortadas da planta-mãe no outono. Durante os meses de inverno, eles criam raízes em casa com sucesso. Na primavera, as mudas são plantadas de acordo com o padrão planejado.
Em camadas
Ao usar o método de propagação em camadas, é importante escolher o broto certo. É cavado um broto com botões desenvolvidos e, no outono, se o enraizamento for bem-sucedido, é separado da planta-mãe e plantado como planta independente..
Uso em paisagismo
Variedades altas de clematite ficam ótimas em suportes altos de madeira e são usadas para decorar terraços e gazebos. Variedades baixas de clematis podem crescer ao longo das fronteiras, definindo ou limitando o espaço.
Variedades populares
Entre as diversas variedades de clematis, existem variedades incomuns. Dependendo das características, são utilizados em terrenos ou áreas de parques.
Anitta
A clematis Tangut desta variedade cresce até 5 metros, produzindo flores de pequeno diâmetro - até 5 centímetros. A tonalidade das pétalas pode ser branca ou creme. Neste caso, os estames permanecem amarelos.
Bill McKenzie
O comprimento dos brotos chega a 6 metros, as flores são amarelas e caídas. Durante a floração não abrem completamente.
Aureolina
Clematite holandesa com ramos de videira de até 3 metros de comprimento. As flores são amarelas brilhantes, florescem por muito tempo: desde o início do verão até o início das geadas.
Graça
A clematite tem até 3,5 metros de altura, o diâmetro das flores chega a 4 centímetros. A tonalidade das pétalas é bege, creme.
Parque Lambton
Uma das variedades mais populares de clematite arbustiva. O cipó cresce até 4 metros, o diâmetro dos botões chega a 5 centímetros. A tonalidade das pétalas é amarela, no pico da floração - amarelo brilhante.
Radar do amor
Uma variedade popular plantada em varandas, ao longo das paredes de terraços e gazebos. O arbusto se estende até 3 metros. As flores são amarelas e parecem lanternas caídas.
Tiara dourada
As vinhas são do tipo alto, podendo atingir os 6 metros. As flores são grandes, crescendo até 6 centímetros. Na primeira fase da floração, as inflorescências parecem sinos caídos, mas no final desta fase abrem-se completamente.
Última dança
Clematis desta variedade são de baixo crescimento. Os tons das pétalas são amarelo escuro, quase laranja.