Esta videira de floração espectacular, bela e variada é, sem exagero, a decoração de qualquer jardim ou casa de veraneio. Os criadores desenvolveram muitas variedades para todos os gostos e novas são criadas constantemente. Mas há aqueles que foram cultivados com sucesso durante vários séculos. É exatamente a isso que pertence a clematite chamada Miss Bateman.
- Descrição e características da clematite Miss Bateman
- Resistência à geada, resistência à seca
- Resistência a doenças e pragas
- Principais aspectos positivos e negativos
- As nuances de plantar uma flor
- Escolhendo um local e horário para pousar
- Seleção de mudas
- Requisitos do solo
- Como plantar
- Regras de cuidado
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Cobertura morta e afrouxamento
- Preparando-se para o inverno
- Doenças, pragas, prevenção
- Métodos de reprodução
- Em camadas
- Estacas
- Dividindo o mato
- Aplicação em paisagismo
Descrição e características da clematite Miss Bateman
Esta é uma variedade clássica e antiga de clematis, criada por criadores ingleses. O requerente é Charles Noble, a clematis foi criada em 1871. Ele foi nomeado em homenagem à filha do famoso botânico britânico, James Bateman. É uma trepadeira vigorosa e caducifólia, com até 2 a 3 metros de altura, com folhas trifolioladas e de um verde exuberante.
Pode escalar treliças e suportes, agarrando-se a eles com a ajuda de antenas. Distingue-se por flores grandes (até 15 centímetros de diâmetro), suaves e brancas com um leve tom rosado e núcleo bordô. A clematite adulta é caracterizada por uma floração abundante de junho a setembro.
Resistência à geada, resistência à seca
A variedade Miss Bateman é caracterizada por alta resistência à seca e geadas. Clematis pode resistir a geadas de até -35 graus C, zona 4 do USDA.
Resistência a doenças e pragas
Clematis Miss Bateman é moderadamente resistente a doenças e pragas. Para manter a saúde, é aconselhável realizar tratamentos preventivos.
Principais aspectos positivos e negativos
Clematis Miss Bateman não tem apenas pontos fortes, mas também pontos fracos que os jardineiros precisam conhecer.
Forças:
- despretensioso para diversas condições de cultivo, resistente ao calor extremo e à seca;
- altas qualidades decorativas da clematite;
- alta vitalidade, resistência ao gelo e resistência a doenças;
- uma variedade de clematite com floração abundante e longa;
- apresenta altas propriedades decorativas mesmo em solos pobres;
- capacidade de agarrar-se a suportes;
- poderosa força de crescimento.
Lados fracos:
- durante os primeiros 3 anos de vida, o arbusto desenvolve sistema radicular e massa vegetativa, e só então começa a floração abundante;
- na estação quente, principalmente no sul, folhas e flores podem queimar.
As nuances de plantar uma flor
Para um rápido crescimento da massa vegetativa, bom desenvolvimento radicular e saúde geral, a clematite deve ser plantada corretamente.
Escolhendo um local e horário para pousar
O plantio de clematis com OCS (sistema radicular aberto) é realizado a partir de abril, início de maio, dependendo da região. Mas, em qualquer caso, é aconselhável fazer isso antes que o calor chegue. No outono, a planta é plantada a partir do início de setembro. Com sistema radicular fechado, a clematite pode ser plantada durante toda a temporada.
A videira é plantada em locais bem iluminados pelo sol, na região sul é possível o plantio em sombra difusa e até sombra parcial.
Mas variedades de cores claras, como Miss Bateman, preferem ser cultivadas a pleno sol ou à sombra clara no sul. Eles podem ser plantados perto de gazebos, cercas e paredes de casas. Mas é importante colocar a clematite de forma que a água do telhado não escorra durante a chuva - isso levará à sua morte. A área de estar deve estar bem protegida dos ventos.
Seleção de mudas
Ao selecionar mudas com sistema radicular aberto, elas são inspecionadas quanto a doenças e podridão. As raízes devem ser marrom-amareladas ou laranja, saudáveis, elásticas e ter mais de 10 centímetros de comprimento. As estacas devem ter pelo menos vários botões de raiz. Ao comprar mudas com sistema radicular fechado, escolha aquelas cujas raízes já estão emergindo pelos orifícios de drenagem e tenham 2 a 3 brotos fortes.
Requisitos do solo
Clematis prefere solos permeáveis ao ar e à água, leves e nutritivos, com um nível de pH neutro ou ligeiramente ácido.Solos argilosos e pesados não são absolutamente adequados. Eles absolutamente não toleram água estagnada, o que levará ao aparecimento de podridão das raízes e à morte rápida de toda a videira.
Como plantar
Ao plantar mudas enraizadas ou mudas com raiz aberta, cave um buraco de plantio com 40-50 centímetros de profundidade. Um monte é colocado no fundo de tal altura que, após o plantio, o ponto de crescimento da clematite fica enterrado de 7 a 10 centímetros. Isso é feito para garantir o crescimento abundante de brotos de raízes dormentes. A muda é colocada no topo do monte, as raízes espalhadas nas laterais. Ao plantar, eles não devem ficar emaranhados ou dobrados.
Em seguida, o buraco é preenchido com substrato, levemente compactado e bem derramado com água. Seria uma boa ideia cobrir o solo imediatamente após o plantio. No plantio de mudas com raiz fechada, após retirada do vaso, as raízes de baixo são desembaraçadas e esticadas. Toda a bola de barro é colocada na cova de plantio, também aprofundada em 10 centímetros, borrifada com terra, compactada e regada.
Regras de cuidado
Para uma floração abundante e duradoura, a clematite Miss Bateman exige o cumprimento de certas regras de cuidado.
Regar e fertilizar
Clematis responde positivamente à adição de matéria orgânica (estrume podre, composto), apresentando aumento ativo da massa vegetativa. Será útil adicionar cinzas de madeira à cova de plantio e espanar o sistema radicular, bem como os pontos de crescimento antes do plantio. Este não é apenas um fertilizante potássico, mas também um meio de prevenir várias podridões.
As clematites, especialmente as de flores grandes e abundantes, requerem alimentação regular e adequada para manter o alto valor decorativo.No início da safra, a videira necessita de mais nitrogênio para um início ativo, e antes e na época da floração, mais fósforo e potássio. Por exemplo, Plantafol 10.30.10 é bom para usar no início da estação de cultivo. O potássio é especialmente importante para a riqueza e expressividade das cores. São utilizados Plantafol 5.15.45 e 0.25.50. É útil combinar a alimentação das raízes com a pulverização das folhas das plantas.
Aparar
Clematis Miss Bateman está no grupo de poda II. É a chamada poda parcial ou fraca - consiste em encurtar os brotos invernados na primavera. Normalmente deixe 10-15 nós do nível do solo.
Cobertura morta e afrouxamento
Clematis gosta de manter a “cabeça” ao sol e as “pernas” à sombra. Simplificando, eles não gostam muito da luz solar direta atingindo a zona radicular, secando e superaquecendo o solo. Uma excelente opção seria cobrir o solo com uma espessa camada de matéria orgânica na zona radicular.
Além de proteger contra ervas daninhas, superaquecimento e rápida evaporação da umidade, a cobertura morta, à medida que apodrece, enriquece o solo com substâncias úteis. Será útil plantar plantas e flores de cobertura do solo com raízes rasas nas “pernas” da clematite. Por exemplo, os malmequeres, além do prazer estético, também beneficiam a clematite, cobrindo a zona radicular e protegendo contra nematóides.
Preparando-se para o inverno
O preparo pré-inverno consiste na poda sanitária, que é realizada no final de outubro, início de novembro. Corte todas as folhas secas e doentes e restos de flores. Em seguida, são tratados com fungicidas contendo cobre, por exemplo, sulfato de cobre. Em seguida, o arbusto é retirado da treliça ou desenganchado dos suportes e colocado no solo.
Clematis não tem tanto medo de geada quanto de umidade e umidade, então você não deve se esforçar muito com abrigo.É aconselhável não colocar os cílios no chão descoberto, mas sim fazer um piso com galhos, tábuas, serapilheira ou colocar agrofibra. A parte superior dos cílios clematis é coberta com um material respirável, como a agrofibra, para evitar o amortecimento. Antes do abrigo, o veneno dos ratos é espalhado sob os arbustos.
Doenças, pragas, prevenção
Clematis é afetada por várias doenças. Isso inclui murcha de verticillium, várias pragas, oídio cinzento e pulverulento, fusarium, cancro da raiz e ferrugem. Para prevenir a ocorrência de doenças, são realizadas regularmente limpezas sanitárias e podas, evitando-se também a rega excessiva das vinhas. É necessário realizar 2 a 3 tratamentos com fungicidas por temporada.
Por exemplo, alterne a pulverização da videira com sulfato de cobre, o medicamento Ridomil Gold e o derramamento de uma solução de Fundazol sob a raiz. Clematis também é atacada por várias pragas. Estes incluem pulgões, ácaros, várias lagartas, lesmas, besouros e grilos-toupeira. Para controle e prevenção, são pulverizados várias vezes por temporada com Actellik, Calypso, Confidor, Actofit e despejados sob a raiz com uma solução de Aktara, Nurell D, Antikhrushch.
Métodos de reprodução
Clematis Miss Bateman se propaga de várias maneiras, além do plantio de sementes. Com esta opção a nota não é preservada.
Em camadas
Para a obtenção das mudas, o chicote de clematite da Srta. Bateman, após o início de sua arborização (desde o início do verão), é enterrado a uma profundidade de 5 a 7 centímetros próximo ao arbusto. O chicote é fixado ao solo, coberto com terra, derramado com água e coberto com cobertura morta. No outono, uma nova muda aparece em cada nó do chicote. É importante para a formação das raízes umedecer regularmente o solo.
Estacas
O método de propagação da clematite é utilizado tanto em grandes viveiros quanto na jardinagem amadora.Estacas com um, menos frequentemente dois nós, são cortadas de cílios lenhosos maduros. O corte inferior é feito em ângulo, a uma distância de 5 a 7 centímetros do nó. O superior tem 1-2 centímetros em ângulo reto. O corte inferior é mergulhado em estimulantes de enraizamento em pó, como Kornevin ou um novo e eficaz estimulador em forma de gel - Klonex.
As folhas da videira são cortadas em dois terços, após o que as estacas são imersas até o início do nó em substrato leve e arejado com adição de agroperlita (até 30% do volume). O enraizamento da clematite ocorre em estufa ou estufa. Freqüentemente, os jardineiros simplesmente colocam uma garrafa de plástico cortada em cima de uma muda plantada..
Dividindo o mato
Este tipo de propagação é bastante trabalhoso, devido à retirada de um grande volume de raízes do solo. Após a escavação, o arbusto Miss Bateman é dividido em várias partes - você deve pegar um pedaço de caule com um monte de raízes. Com essa propagação, embora não surjam muitas mudas, elas acabam sendo bastante fortes.
Aplicação em paisagismo
A variedade clematis é amplamente utilizada para decorar jardins e projetos paisagísticos. A videira parece impressionante tanto em plantações individuais como em grupo. Miss Bateman fica especialmente bonita quando combinada com clematite, flores azuis, vermelhas e escuras, além de rosas. É usado para tecer pérgulas, gazebos, arcos e decorar locais ou edifícios feios. Compatível com muitas plantas ornamentais - spirea, hosta, lilás, heuchera e bérberis.