Muitos jardineiros cultivam não apenas variedades comuns de flores, mas também outras plantas mais exóticas. A Kniphofia, frequentemente encontrada em países africanos, é popular entre os jardineiros. Antes de plantar uma flor, é preciso entender as recomendações para plantar e cuidar da kniphofia em campo aberto.
- Descrição e recursos
- Tipos
- Taka
- Yagodnaia
- Híbrido
- Variedades
- Dr.
- Beleza Laranja
- Chama
- esquimó
- Abendzonne
- Cardeal
- Triunfo Bernox
- Ceifador Dourado
- Indiana
- Padrão Real
- Príncipe Maurito
- Téo
- Foguete
- Tocha Fleming Kniphofia hybrida
- Flamenco
- Makowana
- Surpresa
- Alcázar
- Convidado africano
- Fogo de Bengala
- Tocha Flamenga
- Fã incrível
- Tukka
- marciano
- Cobra
- Atlanta
- Como cultivar mudas
- Prazos
- Preparando o solo, recipiente e semente
- Semeadura
- Temperatura
- Rega e ventilação
- Mergulho
- Endurecimento
- Como plantar
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Prazos
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Transferir
- Doenças e pragas
- Pragas comedoras de folhas
- Podridão
- Reprodução
- Dividindo o mato
- Sementes
- Combinações com outras plantas
- Uso em paisagismo
- Conclusão
Descrição e recursos
Kniphofia é uma planta perene que pertence ao grupo das flores perenes. Essas mudas são frequentemente usadas para paisagismo de canteiros de flores. Portanto, com a ajuda deles você poderá decorar o local, mesmo que ainda não haja hastes de flores nos arbustos. Kniphofia floresce na década de 20 de julho e para de florescer em setembro. As pétalas são coloridas e podem ser amarelas, laranja ou vermelhas.
Tipos
Existem três variedades de kniphofia que são mais frequentemente encontradas em jardins.
Taka
Esta é uma muda sul-africana que foi descoberta na distante década de noventa do século XIX. Taka é considerada uma planta alta, pois a altura das mudas é de 80 a 100 centímetros. As inflorescências de Taki também são bastante grandes, com comprimento de 10 a 15 cm, as pétalas dos botões são completamente vermelhas e florescem em junho.
Yagodnaia
As variedades de frutas silvestres da Kniphofia são consideradas as mais altas: seus arbustos crescem até dois metros e meio. As lâminas das folhas são de cor verde, têm 40-60 cm de comprimento e a floração das bagas dura 2-3 meses.
Híbrido
Variedades híbridas da flor foram criadas com base em plantas de frutos silvestres. Suas características distintivas incluem resistência a doenças, floração longa e crescimento alto.Além disso, alguns híbridos são resistentes ao gelo.
Variedades
Antes de plantar kniphofia, você precisa entender as características das variedades comuns.
Dr.
Esta é uma variedade única cujos caules de flores crescem até um metro de comprimento. Ao mesmo tempo, a altura das inflorescências é de 25-30 cm.O Dr. Kerr distingue-se das outras variedades pelas cores vivas das pétalas, que apresentam um tom limão. As vantagens da variedade incluem:
- floração longa;
- resistência a baixas temperaturas;
- haste poderosa.
Beleza Laranja
Uma variedade alta, de dois metros, que costuma ser plantada em grandes canteiros de flores. As folhas da Orange Beauty são enormes, chegam a atingir cinquenta centímetros de comprimento. A flor desabrocha em julho e para de florescer após 60-70 dias.
Chama
Fire Flame, que tem uma cor vermelha intensa nas pétalas, é perfeita para decorar o jardim. A variedade pode ser cultivada tanto em campo aberto como em estufas. A muda, como muitas outras variedades, começa a florescer em julho.
esquimó
Uma muda alta que costuma ser cultivada em jardins floridos. Uma característica distintiva do esquimó é que suas flores estão dispostas em duas camadas. Abaixo há botões amarelos brilhantes e inflorescências de coral no topo.
Abendzonne
É uma planta com grandes caules florais que, quando cultivadas corretamente, crescem até 25-30 centímetros. A muda é muito alta e por isso precisa ser amarrada em suportes. Abendzonne floresce no final de junho.
Cardeal
Outra planta alta cujo pedúnculo chega a atingir um metro e meio. Para evitar que a muda plantada se quebre com ventos fortes, ela é amarrada em colunas de sustentação. Os botões do Cardinal são vermelhos brilhantes.
Triunfo Bernox
Muda de baixo crescimento que pode ser cultivada em vasos ou caixas.A altura máxima desta variedade é de apenas 45-55 centímetros. Bernox Triumph florescerá em junho, a floração dura um mês e meio. Os botões são laranja com tonalidade dourada.
Ceifador Dourado
Esta é uma muda alta que só é adequada para cultivo ao ar livre. O caule principal cresce até 120-140 centímetros. No verão aparecem grandes inflorescências, que se tornam amarelas brilhantes durante a floração.
Indiana
Flor de tamanho médio com caule poderoso que cresce até 80-90 cm.Entre as vantagens da Indiana está a resistência a mudanças de temperatura, doenças e ataques de pragas. Durante a floração, grandes flores laranjas podem ser vistas nos arbustos.
Padrão Real
Esta é uma variedade bastante antiga, que ainda hoje é popular entre os amantes de flores. Royal Standard distingue-se pelos arbustos de tamanho médio, cujo caule atinge os 75-80 cm, as mudas apresentam flores inferiores pintadas de amarelo e as superiores de vermelho vivo.
Príncipe Maurito
Este é um arbusto de flores incomum com grandes folhas verdes e um caule principal grosso. A principal diferença do Príncipe Maurito é a cor das inflorescências, que são marrons. Esta variedade floresce na primeira quinzena de julho.
Téo
Uma muda de tamanho médio que começa a florescer abundantemente entre 20 e 25 de junho. A floração do Teo dura 1-2 meses e termina antes do início do resfriamento do outono. As flores da variedade são de cor avermelhada com um leve tom laranja.
Foguete
É uma variedade exótica que raramente é encontrada nos canteiros dos veranistas. O foguete cresce até cinquenta centímetros, mas às vezes a altura das mudas chega a um metro. As flores da muda são pequenas e apresentam coloração avermelhada. Eles florescem 1-2 meses após o plantio em terreno aberto.
Tocha Fleming Kniphofia hybrida
Este híbrido de flores difere da maioria das outras variedades de kniphofia por sua compactação. Mudas baixas podem crescer até 55-65 centímetros. Graças a isso, alguns jardineiros cultivam Fleming Torch em vasos.
Flamenco
Uma flor alta, pintada nas cores vermelha e amarela. Externamente, o Flamenco se assemelha a tochas de chamas brilhantes. A floração da variedade começa em meados de julho e continua até os últimos dias de setembro.
Makowana
Planta com flores de tamanho médio que cresce até 75 centímetros durante o período de floração. Ao mesmo tempo, as inflorescências de Makowan crescem até 10-15 cm e os botões em flor são de cor laranja com um ligeiro tom dourado. Entre as vantagens da variedade está a resistência à alta umidade.
Surpresa
É uma bela planta cujas flores estão localizadas nas partes superior e inferior do arbusto. As flores localizadas abaixo são rosa escuro. Os botões superiores são mais brilhantes, pois são de cor dourada.
Alcázar
Uma flor exótica e perene, cujos arbustos chegam a atingir cem centímetros de altura. Esta planta não está protegida da geada e, portanto, é frequentemente cultivada em estufas. Floresce em julho e floresce até os primeiros dias de setembro.
Convidado africano
Essa variedade alta chama a atenção pela variedade de suas inflorescências. Eles diferem um do outro em sua cor. Alguns deles são pintados de rosa ou vermelho. Botões cor de vinho com tonalidade laranja também são comuns.
Fogo de Bengala
Arbusto de flores de um metro e meio com pequenas inflorescências de cor amarela, coral ou bordô. Os botões do fogo de Bengala são em forma de espinhos e têm 15-20 cm de comprimento.
Tocha Flamenga
Uma kniphofia alta, cujas mudas adultas podem crescer até dois metros de altura. As inflorescências da Tocha Fleming também são longas - 20-30 centímetros.Os botões são de cor amarelada com tonalidade avermelhada ou laranja.
Fã incrível
Outra kniphofia, que pertence às plantas altas. Seus arbustos chegam a um metro. No início do verão aparecem pequenas flores nas mudas, de cor vermelha. Após a floração, os botões clareiam e ficam amarelos.
Tukka
Pessoas que vivem em regiões com climas desfavoráveis podem plantar a variedade Tukka. Esta flor é resistente a baixas temperaturas e alta umidade. A floração ativa começa nos primeiros dias do verão.
marciano
Flor perene com um poderoso sistema radicular. O marciano cresce até um metro e meio, as flores são rosadas e com tonalidade vermelha. Esta variedade adora o calor e, portanto, deve ser cultivada apenas em áreas iluminadas do jardim.
Cobra
Esta variedade é indicada para quem procura flores de floração tardia. Os botões da cobra florescem no início de agosto. A floração continua até a primeira geada noturna.
Atlanta
Uma kniphofia de tamanho médio, frequentemente usada na criação de arranjos de flores em um canteiro de flores. Atlanta tem botões grandes, de cor laranja. Eles florescem no verão e florescem até o final de agosto.
Como cultivar mudas
A Kniphofia é cultivada por meio de mudas, por isso é necessário entender com antecedência as peculiaridades de obtenção de mudas jovens.
Prazos
É necessário saber com antecedência quando é melhor plantar sementes para o cultivo posterior de mudas de flores. Os floricultores experientes recomendam o plantio no dia 20 de março. A Kniphofia não deve ser plantada antes.
Preparando o solo, recipiente e semente
Vasos de plástico são usados para plantar sementes e cultivar flores. Neles são feitos furos com antecedência para que não se acumule muita umidade no interior do recipiente.Em seguida, uma mistura de solo feita de grama, areia e turfa é colocada nos vasos preparados.
Depois de preparar os recipientes e a mistura de solo, preparam as sementes. São pré-desinfetados em líquido de manganês e lavados com água.
Semeadura
Semear sementes de kniphofia é bastante simples. Para isso, são feitos furos em recipientes cheios de terra. A profundidade de cada um deles deve ser de 10 a 12 milímetros. Uma semente é plantada em cada cova. Após o plantio, é coberto com terra e regado com água.
Temperatura
Antes que apareçam os primeiros brotos, é necessário monitorar a temperatura. Os especialistas aconselham a germinação das sementes em ambientes onde a temperatura é de vinte graus. Se as temperaturas caírem abaixo de 15 graus, as mudas germinarão lentamente.
Rega e ventilação
O desenvolvimento das mudas é afetado pela quantidade de rega. Mudas jovens de Kniphofia precisam ser regadas com frequência, mas cada arbusto requer 300-450 mililitros de água. É impossível umedecer demais o solo, pois isso favorece o desenvolvimento de doenças. A planta também precisa ser ventilada regularmente.
Mergulho
Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecerem nos arbustos plantados, comece a colher. Durante o procedimento, as mudas são plantadas em vasos separados.
Endurecimento
Para que a flor se acostume com as mudanças de temperatura externas é necessário endurecê-la. Para fazer isso, as plantas jovens são retiradas da sala por um dia. Você precisa endurecer duas semanas antes do transplante.
Como plantar
É necessário se familiarizar com as peculiaridades do plantio da kniphofia para plantá-la corretamente.
Selecionando um local
Na hora de escolher um local adequado para uma flor africana, é preciso estar atento ao nível de iluminação, pois disso depende o desenvolvimento da muda jovem.Os especialistas aconselham plantar a flor em uma parte iluminada do jardim, não sombreada por plantas altas.
Requisitos do solo
Além disso, o desenvolvimento dos arbustos depende do solo em que crescem. É necessário transplantar as mudas para solo arenoso e solto, pois permite melhor passagem da umidade. Além disso, antes do plantio, deve ser alimentado e saturado com componentes nutricionais.
Prazos
As mudas são transplantadas para terreno aberto quando a temperatura do ar aumenta para 10-15 graus. Portanto, você não deve plantar antes de maio ou final de abril.
Esquema de plantio
Para que as flores plantadas cresçam e floresçam normalmente, é necessário se familiarizar com antecedência com o esquema de plantio. Os buracos para as mudas são cavados a uma distância de 20 a 35 centímetros para que as flores não se sombreiem. A profundidade de cada furo é de 5 a 8 centímetros.
Cuidado
A Kniphofia requer cuidados adequados e, portanto, você terá que se familiarizar com os cuidados dela.
Rega
Embora seja uma planta perene tolerante à seca, ainda precisa ser regada regularmente. Eles irrigam duas vezes por semana e gasta pouca água em cada arbusto. Você não pode inundar as flores, pois isso afeta negativamente a floração.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Ao cultivar kniphofia, eles devem capinar e afrouxar. Isso ajuda a eliminar ervas daninhas e crostas espessas que podem ter se formado na superfície do solo.
Cobertura
Sem uma quantidade suficiente de componentes nutricionais no solo, a planta piorará e, portanto, será fertilizada periodicamente. As mudas são alimentadas com fertilizantes minerais e matéria orgânica.
Cobertura morta
Para evitar que a umidade do solo evapore por mais tempo, a área é coberta com cobertura morta.Para fazer isso, uma camada de serragem, turfa ou galhos de madeira é colocada perto das flores.
Preparando-se para o inverno
No outono, as flechas que já floresceram devem ser cortadas. No inverno, as flores não podem ser armazenadas sem proteção adicional contra geadas e, portanto, é feito um abrigo. As plantas são cobertas com filme plástico ou feltro.
Transferir
Uma vez a cada 2-3 anos, as flores precisam ser transplantadas para um novo local. Para isso, os arbustos adultos são cuidadosamente desenterrados com uma pá e transplantados para outro local bem iluminado do jardim.
Doenças e pragas
Existem doenças e pragas perigosas que afetam Kniphofia.
Pragas comedoras de folhas
Na maioria das vezes, insetos comedores de folhas aparecem nas mudas. Para preservar a planta e se livrar das pragas, é necessário borrifar as flores com inseticidas.
Podridão
A doença mais perigosa é considerada a podridão das raízes, que se desenvolve devido ao encharcamento do solo. Os arbustos afetados devem ser destruídos imediatamente para que a doença não se espalhe para as flores vizinhas.
Reprodução
Existem dois métodos de propagação da kniphofia.
Dividindo o mato
Na divisão de um arbusto, no início de maio, é desenterrada a muda-mãe, da qual são separadas as rosetas filhas. As partes separadas da planta são secas e plantadas no solo.
Sementes
A maioria dos jardineiros propaga arbustos usando sementes. Para fazer isso, as sementes maduras são coletadas do arbusto no início do outono. Em seguida, são armazenados até a primavera e plantados para germinação das mudas.
Combinações com outras plantas
Os especialistas recomendam plantar a flor africana próximo às seguintes plantas:
- dálias;
- sábio;
- cereais;
- íris;
- peônia.
Uso em paisagismo
Floristas e produtores de flores aconselham o plantio de kniphofia junto com outras flores grandes.Essas plantações ficam melhor perto de lagos, em gramados mistos e canteiros de flores.
Conclusão
Os amantes de flores exóticas costumam plantar kniphofia em seus jardins. Antes de plantar tal flor, é melhor se familiarizar com as variedades de variedades e recomendações de cultivo.