A groselha é um arbusto da família das groselhas. As bagas de groselha são suculentas e têm um sabor agridoce pronunciado. Os proprietários de jardins e hortas se esforçam muito para conseguir uma boa colheita. Freqüentemente, as folhas da groselha começam a amarelar. Isto é uma prova do surgimento de problemas, um sinal de que as técnicas de tratamento das culturas necessitam de ajustes.
- sinais e sintomas
- Causas comuns
- Pragas de insetos e métodos para controlá-los
- Ácaro aranha
- Ácaro renal
- Copo de groselha
- Pulgão
- Doenças e tratamento
- Antracnose
- Ferrugem colunar
- Esferoteca
- Condições climáticas inadequadas
- Falta de minerais
- Como alimentar os arbustos
- Como e como processar a groselha para que as folhas não amarelem
- Regras de cuidado do jardim
sinais e sintomas
As variedades de groselha diferem umas das outras nas características externas e no sabor. Os mais populares são os arbustos de groselha preta, branca e vermelha.
Arbustos saudáveis têm galhos fortes, folhas verdes e casca marrom-clara ou marrom. Existem sinais que indicam a presença de problemas no crescimento e desenvolvimento da groselha. A necessidade de tratamento adicional de arbustos surge se:
- as folhas começaram a amarelar;
- os galhos crescem mal;
- as folhas caem dos arbustos;
- as folhas secam nas bordas.
Nesse caso, podem aparecer pontos claros na groselha preta, o que indica a presença de pragas.
Causas comuns
Para saber por que as folhas estão secando e por que amarelaram, é feita uma inspeção minuciosa de todos os arbustos jovens.
Os fatores que provocam o aparecimento de danos externos são denominados:
- o aparecimento de parasitas e sua propagação;
- doenças de arbustos (neste caso o ramo pode secar completamente);
- violações das regras de cuidado.
Pragas de insetos e métodos para controlá-los
Os parasitas são uma causa comum de amarelecimento, queda ou ressecamento das folhas da groselha. Eles podem se deslocar de plantações vizinhas ou emergir de larvas formadas como resultado do solo apodrecido.
Ácaro aranha
Este tipo de praga é reconhecido pela presença de uma teia que envolve os ramos. Distingue-se pela tonalidade vermelha do corpo e é bem visível na folhagem verde. O ácaro se espalha principalmente em arbustos jovens. Alimenta-se dos elementos benéficos contidos nas folhas. Após o seu aparecimento, as folhas ficam pálidas, secas e amareladas.
As medidas para combater os ácaros incluem a pulverização oportuna com substâncias especiais e a limpeza de galhos de teias de aranha.
Ácaro renal
Este parasita afeta variedades de groselha preta. Vive em botões fechados. Sinal de sua presença no mato:
- amarelecimento das folhas;
- aumento no tamanho dos rins.
O ácaro renal é perigoso porque se espalha rapidamente. A fêmea produz 4 ou 5 gerações de larvas por ano. O arbusto pode morrer em uma temporada. As plantas infectadas são destruídas e é quase impossível curá-las.
Copo de groselha
As borboletas de vidro depositam suas larvas no meio da casca. Eles são descobertos ao cortar um galho. As larvas parecem pontos pretos. O perigo de propagação deste parasita reside nos rápidos danos a todo o mato.
Pulgão
Quando os pulgões aparecem, as folhas da groselha começam a inchar por dentro e depois essas protuberâncias ficam vermelhas. A última etapa é o amarelecimento das folhas. No final de julho, os pulgões passam para outras culturas, pois nesse período retiram da groselha as substâncias mais valiosas para a existência.
Para se livrar dos pulgões, as árvores são tratadas com soluções especiais.
Doenças e tratamento
As doenças da groselha são uma causa comum de amarelecimento. Eles podem afetar arbustos adultos e mudas jovens. A infecção ocorre independentemente das condições; estas podem ser epidemias que se espalham a partir das superfícies de outras culturas.
Antracnose
Doença do tipo fúngico. Manchas marrons se espalham rapidamente por toda a superfície das folhas, depois ficam amarelas e caem. A antracnose afeta uma planta jovem durante o período de crescimento ativo, sendo especialmente perigosa porque pode levar à perda de toda a colheita.
O tratamento e as medidas preventivas incluem o tratamento e remoção das áreas danificadas.
Ferrugem colunar
Se as culturas de cereais estiverem localizadas próximas às groselhas, as doenças às quais são suscetíveis provavelmente se espalharão para os arbustos de groselha preta. O primeiro sinal de dano é a vermelhidão das folhas inferiores, então as bordas de todas as folhas começam a amarelar e cair.
O tratamento e as medidas preventivas incluem o tratamento dos arbustos e o planejamento adequado do plantio.
Esferoteca
Uma doença fúngica que afeta não só a folhagem, mas também os frutos. Os frutos ficam cobertos por uma camada esbranquiçada e, depois que as folhas ficam amareladas, caem no chão. Tais danos fazem com que a cultura se torne imprópria para consumo.
Se a doença se espalhou por todo o arbusto, as manchas brancas ficam cobertas de pontos pretos, então o arbusto não tem cura, os galhos são cortados e depois queimados.
Condições climáticas inadequadas
Muitos jardineiros citam as condições desfavoráveis de desenvolvimento do arbusto como uma das razões para o amarelecimento das folhas da groselha. Em junho, as folhas da groselha começam a amarelar devido ao excesso de encharcamento do solo. Isso acontece se chover forte no início do verão. Este sinal é reconhecido pelo solo encharcado, podridão nas folhas inferiores e amarelecimento nas superiores. No verão, o arbusto deve ser cuidado com cuidado.
O plantio irracional pode causar amarelecimento das folhas da groselha. A cultura adora assentos gratuitos. Ao planejar, é recomendável seguir as regras básicas:
- o acesso à luz não deve ser bloqueado;
- o território não deve se limitar a canteiros de hortaliças;
- não deve ser plantada perto de culturas de cereais.
Nos meses de julho e agosto, devido ao clima quente e às altas temperaturas, o mato costuma secar. Isso é determinado pelas folhas inferiores secas, amarelecimento nas bordas e uma aparência fraca e atrofiada.As primeiras geadas do outono podem destruir a colheita futura se o arbusto não estiver isolado. O motivo geralmente são as geadas tardias da primavera, se os jardineiros já prepararam o arbusto para sair da fase de sono para a fase de crescimento, soltaram o solo e expuseram as folhas inferiores.
Falta de minerais
Dada a escassez de solo e a ausência de condições climáticas favoráveis, os jardineiros amadores se perguntam: como alimentar os arbustos de groselha se lhes falta nutrição. Os fertilizantes ajudam a melhorar as condições do arbusto e a enriquecer o solo. Dele o sistema radicular recebe nutrientes e entra na fase de crescimento. Um sistema radicular desenvolvido transfere alguns nutrientes para as folhas, elas ficam verdes e formam ovários.
Como alimentar os arbustos
Os arbustos, independentemente da variedade, são fertilizados várias vezes durante a temporada. No outono costuma-se fertilizar o solo com húmus misturado com compostos de potássio e fósforo. No início do verão, nutrem o solo sob o arbusto com cinza de madeira, o que ajuda a ativar o crescimento do sistema radicular e ajuda a proteger contra danos causados por pragas.
Após a colheita, o solo é alimentado com fertilizantes líquidos que contêm potássio e fosfatos, neste período são especialmente escassos. A alimentação é necessária para garantir um maior crescimento do arbusto e a transição para uma fase tranquila de sono.
Como e como processar a groselha para que as folhas não amarelem
Jardineiros que cultivam groselhas há várias décadas usam receitas caseiras. Esses remédios populares envolvem o tratamento de arbustos durante períodos de doenças e pragas.
- Topos de tomate. Este produto é adequado para tratar danos nas folhas causados por colônias de pulgões. Os topos são coletados e infundidos. A solução é pulverizada nos arbustos 2 vezes por semana, durante sete dias.
- Soluções de camomila ou mil-folhas. Os arbustos são pulverizados com esses líquidos usando equipamento especial uma vez por semana. As soluções são adequadas para processamento em dias secos. Quando afetados por doenças graves ou infestações de pragas, as medidas preventivas não trazem nenhum benefício.
- Para tratar arbustos contra pulgões e ácaros, as soluções de tabaco ajudam. As folhas de tabaco são preparadas com água fervente, a solução é resfriada e o processamento é realizado.
- A mostarda está seca. Mostarda em pó é usada para polvilhar. Para este procedimento opte por dias nublados e não quentes, caso contrário o produto pode queimar as pontas das folhas. Os locais onde os ácaros ou pulgões vivem são generosamente polvilhados com pó e deixados sem água por 2 dias.
- Tratamento com sabão em pó. Este produto ajuda nas invasões de pragas e evita que os arbustos sejam danificados pela ferrugem e esferóides. Uma barra de sabão é aplainada e um balde de água morna é adicionado. Folhas e galhos são tratados com água e sabão.
Regras de cuidado do jardim
As groselhas exigem o cumprimento das regras mínimas de rega, processamento e fertilização:
- a poda é realizada 2 vezes por ano;
- A rega é realizada conforme necessário;
- a alimentação deve ser regular;
- o afrouxamento do solo é feito no verão.
A poda é realizada na primavera ou no outono. Os principais objetivos do procedimento de outono são a formação de arbustos, bem como a retirada de galhos velhos que atrapalham o desenvolvimento. A poda de primavera é um método de ajuste.
Atenção! Os ramos afetados e doentes são queimados após a poda.
Em condições favoráveis de cultivo, quando a primavera e o verão são abençoados com chuvas regulares, as groselhas precisam ser regadas apenas 3 vezes:
- A rega abundante é realizada durante o período de formação dos ovários e crescimento ativo das folhas verdes.Este período cai no final de maio - início de junho.
- A segunda rega é realizada durante a formação ativa dos bagos.
- Na terceira vez é necessário regar o arbusto na hora da colheita.
O que fazer se chover com muita frequência ou se o tempo estiver seco – estas são as perguntas que vêm à mente dos jardineiros quando as previsões meteorológicas são desfavoráveis. Após fortes chuvas, recomenda-se fertilizar o solo com turfa. A seca exige auto-irrigação mais frequente.
A alimentação é regular; cada período requer uma abordagem específica:
- durante o período de crescimento, os arbustos precisam de fertilização com potássio e nitrogênio;
- para a formação dos frutos são alimentados com fosfatos;
- Após a colheita, a planta necessita de fertilizante potássico para repor a energia gasta.
Afrouxar o solo ao redor do arbusto satura-o de oxigênio, por isso é recomendável realizar este procedimento pelo menos 3 vezes durante o verão. A fertilização adequada e oportuna, a rega necessária e a prevenção do controle de pragas ajudam os jardineiros a ter uma boa colheita.