Características e descrição da variedade de cereja precoce Shpanka, polinizadores e variedades

Novas variedades de cerejas aparecem regularmente graças ao trabalho preciso dos criadores. Mas muitas pessoas preferem híbridos antigos e comprovados de frutas com caroço. Entre as variedades populares estão as cerejas Shpanka, cultivadas há mais de 200 anos. Este doce híbrido de cerejas e cerejas é popular entre os jardineiros das regiões sul e centro. As cerejas espanholas são valorizadas pelo aroma e sabor dos frutos grandes.


História de origem

A polinização cruzada natural de cerejeiras com cerejas doces foi o início do surgimento da variedade Shpanka. Através da ampla divulgação, a cultura tornou-se conhecida não só na sua terra natal, a Ucrânia, mas também nas regiões do sul da Rússia, na Moldávia. O trabalho dos criadores para melhorar a variedade levou ao surgimento de variedades de cerejas Shpanka, que se instalaram nos jardins da região do Volga, região de Moscou, e chegaram aos Urais e à Sibéria.

Cereja Shpanka

Descrição da variedade

A cereja Shpanka é uma cultura alta, podendo atingir 6 metros ou mais. Com uma extensa copa de formato redondo, formada por ramos retos e longos situados perpendicularmente ao tronco, torna-se uma verdadeira rainha do jardim. Mas notam a fragilidade dos brotos, atingindo 3 metros de comprimento. Ventos fortes podem quebrá-los.

Se o tronco e os ramos da cereja Shpanka forem castanho-escuros, os rebentos são mais claros. Portanto, na hora da poda é fácil remover os brotos velhos.

Nos pecíolos vermelho-escuros, folhas ovais, ligeiramente alongadas, fixam-se aos ramos. O aparecimento de inflorescências com 3 a 5 flores rosadas faz da árvore a principal decoração do jardim de maio. A estrutura dos estames e pistilos é tal que ocorre a polinização parcial da cereja.

colheita de frutas

A descrição da casta deve incluir o facto de a partir do 5º ao 6º ano de vida a árvore frutificar com frutos grandes com uma semente lenhosa no seu interior. E quanto mais antiga a colheita, mais frutos ela produz anualmente.

Vantagens e desvantagens

Uma das razões para escolher as cerejas Shpanka para cultivo no jardim é que as variedades da variedade podem:

boa variedade

  • crescem com sucesso em regiões com verões quentes e secos;
  • tolera geadas e quedas de temperatura no inverno até -20 graus;
  • polinizar parcialmente por conta própria;
  • dar frutos no final de junho;
  • produzir consistentemente 35-40 kg de frutas vermelhas de uma árvore;
  • resistente a doenças.

As desvantagens da variedade Shpanka incluem o fato de os bagos não serem armazenados por muito tempo e não tolerarem bem o transporte. Durante a estação de crescimento, a árvore costuma sofrer ventos fortes. Seus galhos quebram devido à fragilidade. As cerejas também têm casca fraca, que racha devido às geadas da primavera e durante os invernos frios.

frutas vermelhas

Característica

Para começar a cultivar cerejas Shpanka em seu terreno, o jardineiro deve conhecer todas as nuances das características da árvore.

Regiões em crescimento

Muitos jardineiros desejam cultivar em suas roças um híbrido com frutas maravilhosas, grandes e doces. A cereja Shpanka vem da Ucrânia, então a árvore cria raízes e cresce melhor nas regiões do sul. O clima da Moldávia e da Bielorrússia é preferível para isso. Os jardineiros da Ásia Central ficam felizes em cultivar frutas doces, porque Shpanka tolera facilmente a seca.

as bagas estão maduras

Uma árvore alta e extensa também é encontrada em jardins perto de Moscou. Uma variedade de frutas com caroço de amadurecimento precoce criou raízes nas regiões centrais com invernos frios e verões curtos. Além disso, os criadores tentaram desenvolver variedades de cerejas que frutificassem com sucesso nas regiões de Bryansk, Kursk e Leningrado.

Indicadores de qualidade e rendimento de frutas

O que mais se valoriza nas cerejas é a qualidade dos frutos. Para a variedade Shpanka, as características da fruta incluem:

indicadores de rendimento

  • pesa até 45 gramas;
  • a polpa é suculenta sob uma casca vermelha clara;
  • formato redondo com ligeiro achatamento;
  • a presença de um osso amarelado em seu interior, que se separa facilmente;
  • o sabor é doce com uma pequena quantidade de ácido.

A frutificação da cereja Shpanka começa no 2º ano de vida. Mas no início aparecem algumas bagas, só aos 4 anos o seu número aumenta acentuadamente. Uma árvore de nove anos tem todos os seus rebentos repletos de cachos de frutos.A produtividade aumenta para 40 quilos para uma planta adulta.

As falhas na frutificação ocorrem quando as inflorescências são danificadas pelas geadas da primavera.

leve planicidade

Polinizadores

A autopolinização parcial das cerejas ocorre em 40-50% das flores. O restante precisa de polinizadores de outras árvores. Para isso, são plantadas cerejeiras Griot Ostheimsky, Ucraniana, Stoykaya nas proximidades. A polinização pela variedade Lyubskaya ocorre com sucesso. A cereja cresce bem ao lado da sorveira, do sabugueiro e da ameixa. Ao mesmo tempo, a árvore é removida de outras culturas em 1,5-2 metros.

Variedades varietais populares

Os jardineiros precisam ter um bom conhecimento das variedades da variedade Shpanka para escolher a opção adequada para uma determinada região:

variedades varietais

  1. As cerejas Donetsk foram obtidas na estação experimental por cruzamento com cerejas doces. A Shpanka é valorizada pelos seus frutos grandes, já que os bagos podem atingir o peso de 6 a 7 gramas. O pico de frutificação da espécie ocorre no 9º ano de vida da árvore. A vantagem da variedade é a resistência à seca. Após os danos causados ​​pela geada, a colheita se recupera rapidamente. Para polinizar o Donetsk Shpanka, é recomendável plantar cerejas nas proximidades.
  2. Mais recentemente, a cereja Bryansk, especialmente criada para cultivo nas regiões Centrais, foi incluída no Cadastro Estadual. A árvore se distingue por um tronco curto e brotos retos que crescem para cima. O sabor das frutas de tamanho médio é doce e azedo. O rendimento corresponde a 30-40 kg por 1 árvore adulta.
  3. A cereja Shimskaya, atingindo 3 metros de altura, foi criada para as regiões Noroeste. Os primeiros frutos aparecem nos brotos 3-4 anos após o plantio. Atingem 3 gramas de peso, de cor vermelha, de cor clara. A cereja do tipo arbusto tem casca marrom escura.Para aumentar a produtividade, a variedade requer formação regular de copas.
  4. O híbrido Dwarf Shpanka foi obtido pela polinização de cerejas com cerejas doces. A árvore raramente atinge a altura de 3 metros. Tolera facilmente baixas temperaturas, por isso é cultivado ativamente nas regiões noroeste, nos Urais e na Sibéria. A tenaz e resistente variedade Shpanka é apreciada por sua resistência a doenças e pragas.
  5. As cerejas de sobremesa de frutos grandes destinam-se à preparação de preparações para o inverno e ao congelamento de frutos silvestres. A desvantagem dessa variedade é que os frutos não toleram bem o transporte, não podem ser armazenados por muito tempo, mas devem ser processados ​​​​imediatamente após a colheita.

Uma variedade interessante da variedade foi criada para distribuição na região de Kursk. Ao contrário de outros tipos de Spanka, é Cereja Amorel, que possui casca vermelha e suco incolor. A cereja Kursk não tolera bem as geadas, por isso deve ser protegida das baixas temperaturas com ramos de abeto.

polinização cereja

Características de plantio e cuidado

A variedade de frutas com caroço Shpanka prefere solos leves e soltos com acidez neutra. É melhor escolher áreas bem iluminadas com lençóis freáticos abaixo de 1,5 metros.

A cova para o plantio de cerejas é preparada com antecedência, com 2 a 5 semanas de antecedência. Eles cavam de acordo com a norma, com 60-70 centímetros de largura e 40-50 de profundidade. Os buracos são preenchidos com solo misturado com húmus e fertilizantes fosfatados e potássicos. No dia do plantio, pegue a camada superior de nutrientes do solo e despeje um monte no centro do buraco. Uma muda de cereja é colocada sobre ela. Depois disso, as raízes começam a adormecer, sem esquecer de aprofundar o colo da raiz. Não deve estar 5-6 centímetros acima do nível do solo.

Após preencher o buraco, pressione bem o solo e regue os arbustos.O círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada de serragem ou húmus.

muitas frutas

Cuidar do híbrido Shpanka inclui procedimentos regulares:

  • aparar a copa para sua formação e renovação;
  • rega, 5-6 vezes na estação seca;
  • fertilizar com fertilizantes orgânicos e minerais;
  • afrouxar a terra ao redor do tronco;
  • cobertura morta.

É necessário podar uma árvore, principalmente porque seus galhos costumam quebrar. Na primavera e no outono, os brotos danificados são removidos. Os antigos são cortados para aumentar o rendimento da colheita. Os rebentos jovens não são encurtados quando a frutificação começa. Para uma árvore de 9 anos, aplica-se o desbaste da copa, cortando os brotos doentes e pouco desenvolvidos.

coroa vermelha

Em áreas áridas, a cobertura morta é realizada na neve, então mais umidade será retida no solo. No outono, uma camada de cobertura morta é selada escavando-se o círculo do tronco da árvore. Durante todo o verão, a área ao redor do tronco da árvore deve ser mantida limpa e o solo solto. Todos os anos, na primavera, fertilizam com verbasco ou excrementos de pássaros, diluindo-os em água na proporção de 1:5 e 1:12, respectivamente.

Todos os tipos de trabalhos são realizados para que a árvore se desenvolva e se delicie com saborosos frutos.

pontas das folhas

Características de reprodução

Uma árvore envelhecida não pode ser produtiva, por isso é necessário começar a propagar a sua variedade preferida. Para fazer isso, os brotos das raízes não são cortados no chão, mas os brotos fortes e saudáveis ​​​​são deixados para trás.. Para propagação, é adequado um rebento com 2 anos e 60 centímetros de altura. Desenterre-o para deixar o maior número possível de raízes intactas. A muda deve ser cuidadosamente separada da raiz mãe, cortando-a com pá ou cortando-a com tesoura de poda. O trabalho é realizado com cuidado, sem violar a integridade do sistema radicular da árvore-mãe.

A cultura pode ser propagada por enxertia.Para o descendente, são escolhidas variedades resistentes de cerejas e cerejas doces. Este método deve ser executado por jardineiros experientes, para iniciantes é complicado e nem sempre dá certo.

propagar cultura

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim