Cultivar suas próprias frutas no jardim é o sonho de todo jardineiro. Mas muitas vezes acontece que a árvore não dá frutos. Que tipo de cereja é adequada para a região de Moscou, quais qualidades as árvores devem ter para dar frutos nesta região. Estas são as perguntas que um residente de verão faz quando procura uma variedade de cereja adequada em viveiros.
- Condições climáticas da região
- Características das cerejas para crescimento e frutificação bem-sucedidos
- As melhores cerejas para a região de Moscou
- Lyubskaia
- Apukhtinskaia
- Turgenevskaia
- Juventude
- Garota chocolate
- Robin
- Fada
- Sílvia
- Radonej
- Volochaevka
- Como e quando plantar cerejas na região de Moscou
- Selecionando o horário de pouso
- Selecionando um local
- Regras para cuidar de cerejas
- Rega
- Alimentando
- Aparar
- Preparando a árvore para o inverno
- Doenças características e métodos de combatê-las
Condições climáticas da região
A região de Moscou é caracterizada como uma região não muito bem-sucedida no cultivo de frutas e frutos silvestres. Mas, no entanto, graças ao esforço dos criadores, estão a ser desenvolvidas variedades de cerejas adaptadas às características climáticas da região. Os residentes de verão que vivem nesta região podem cultivar suas próprias frutas sem muito esforço.
O plantio em campo aberto envolve a escolha de variedades de árvores que não tenham medo do frio, das mudanças climáticas e de outras condições que não sejam as mais favoráveis ao crescimento de uma planta jovem.
O clima da região é caracterizado da seguinte forma:
- Diferença de temperatura. Alto no verão e baixo no inverno.
- Muito frio. Na estação fria, as geadas chegam a -35 ⁰С.
- Invernos sem neve. A falta de neve no inverno leva ao congelamento de plantas inadaptadas.
- Mudança de clima. Os dias quentes são substituídos por outros relativamente frios.
Para escolher uma variedade para plantar nesta região, é necessário estudar a fundo as características e descrição da espécie. Só então tome a decisão final.
Características das cerejas para crescimento e frutificação bem-sucedidos
Quais qualidades uma cereja deve ter para que seu cultivo na região de Moscou dê um resultado positivo:
- Autofertilidade. Uma qualidade importante das plantas, pois a polinização sem a participação de insetos é possível em qualquer clima. Exceto a chuva, é claro. As cerejas autopolinizadoras produzem uma colheita mais estável e não apresentam interrupções na frutificação. Esta é uma grande vantagem para qualquer jardineiro.
- As árvores de baixo crescimento congelam menos no inverno e podem ser embrulhadas. Dessa forma, eles passarão o inverno silenciosamente e continuarão a crescer e se desenvolver na primavera.
- Resistente ao inverno.Esta qualidade é uma das mais importantes; se as cerejas não toleram baixas temperaturas, nenhum rendimento cobrirá isso. As plantas simplesmente congelarão.
- Alta imunidade. Quanto mais resistente a árvore for às doenças, melhor. Uma muda saudável produz mais colheita.
- Resistência de botões e flores à geada. Na primavera, durante o período de retorno das geadas, uma árvore florida pode perder a colheita. Mas se as flores são resistentes às baixas temperaturas, o jardineiro não deve ter medo de perder a colheita.
Ao escolher uma variedade para cultivo na região de Moscou, é preciso levar em consideração todas essas qualidades. Só então é possível obter a colheita declarada.
As melhores cerejas para a região de Moscou
A lista de variedades adaptadas às condições climáticas ajudará o veranista a fazer uma escolha rápida. Ele só pode escolher entre as opções propostas. Depois de estudar cuidadosamente a descrição e compará-la com as necessidades da família, fazem a escolha final.
Lyubskaia
Cereja do povo. A variedade cultivada por jardineiros tem propriedades pelas quais sua popularidade não cai nem nos tempos modernos. A variedade tem um inconveniente: os frutos são muito azedos. Mas, apesar disso, continua a ser cultivado em parcelas.
A árvore não é alta, o que facilita a coleta de frutos. As cerejas começam a dar frutos aos 4 anos. Aumentando gradativamente, a colheita atinge seu pico, e esse indicador perdura por muito tempo. As variedades doces cultivadas no local são inferiores às Lyubskaya de acordo com outros critérios.
A grande vantagem da variedade é que ela é autofértil: a colheita amadurece de forma constante, sem interrupções.
Apukhtinskaia
Esta variedade de cereja amadurece tarde. A árvore não é alta, o rendimento aumenta a cada ano.
Um diferencial é que a árvore dá frutos pela primeira vez já no 2º ano após o plantio.
A cereja é resistente à geada e autofértil.As características gustativas distinguem os frutos silvestres de outras variedades. Eles são azedos e às vezes têm sabor amargo. Graças a essas características, quando utilizado no processamento, confere sabor picante à sobremesa.
Outra característica é o formato de coração da fruta e a cor escura dos bagos. Eles amadurecem em meados de agosto. O volume de colheita por planta é de 10 kg de frutos silvestres.
Se todos os padrões de plantio e cuidados forem observados, o jardineiro terá a garantia de um alto rendimento estável. A espécie é considerada moderadamente resistente a doenças, mas com certeza tratamentos preventivos não farão mal.
Turgenevskaia
A variedade é conhecida dos veranistas há muito tempo. Sua popularidade é alta. O tamanho de uma árvore adulta é de 3 M. Os jardineiros apreciam a cereja Turgenev por uma série de qualidades positivas:
- fruta grande (6 g);
- robustez do inverno;
- alta imunidade;
- despretensão;
- pouco exigente;
- produtividade e muito mais.
Os frutos silvestres têm sabor padrão, podendo ser utilizados em qualquer método de processamento, congelamento e consumo in natura. Os frutos são facilmente transportados sem perder a apresentação.
A cereja é polinizada universalmente, ou seja, a árvore é parcialmente autofértil. Para aumentar o volume da colheita, recomenda-se plantar variedades polinizadoras nas proximidades. Os bagos amadurecem ao mesmo tempo, o que facilita o trabalho do veranista, já que toda a colheita é colhida de uma só vez.
Juventude
Se esta cerejeira cresce na forma de um arbusto ou de uma árvore depende de como ela é formada. O tamanho de uma planta adulta não ultrapassa 2,5 M. A variedade é autofértil e começa a frutificar pela primeira vez no 4º ano de vida.
O volume de colheita de 1 árvore é de 12 kg de frutos silvestres. A cereja jovem dá frutos há 18 anos, mais ou menos 2 anos. A árvore possui resistência média a baixas temperaturas. Os botões das flores podem resistir a geadas leves na primavera.
Os frutos são saborosos e saudáveis, o caroço sai facilmente.As bagas são utilizadas para qualquer método de processamento.
Garota chocolate
As árvores deste tipo de cerejeira são pequenas, baixas e compactas. A chocolateira não precisa de insetos para a polinização, pois ela faz essa tarefa perfeitamente sozinha. Os frutos têm sabor padrão e são fáceis de colher, já que a árvore atinge apenas 2,5 m de altura.
A frutificação começa no 4º ano e dura de 18 a 20 anos. Ao criar as condições necessárias e cumprir os requisitos agrotécnicos, os jardineiros obtêm um rendimento elevado e estável de frutos silvestres. São utilizados na elaboração de vinhos, sumos, conservas, compotas e outras formas de processamento de frutos silvestres frescos.
O sabor agridoce inerente a muitas variedades de cereja permite que sejam consumidas frescas. O rendimento médio por planta é de 9,5 kg. O volume máximo é de 15kg.
A chocolateira é despretensiosa e fácil de cuidar. O investimento mínimo de esforço e tempo compensa com quilos de deliciosas frutas silvestres.
Robin
Atinge 3,5 m de altura e os frutos se formam nos galhos do ano passado. A sobremesa fresca mais deliciosa e também saudável. O peso do fruto é pequeno, 4 g, mas as características gustativas são excelentes. Graças a isso, as cerejas são utilizadas em todos os tipos de preparações para o inverno.
Uma planta despretensiosa que praticamente não requer cuidados. Você só precisa seguir as práticas agrotécnicas padrão para as culturas frutíferas.
O volume de colheita chega a 14 kg por 1 árvore. Se você seguir todas as regras e requisitos de cultivo, o Robin não ficará doente. A realização de tratamentos preventivos, a remoção de ervas daninhas, o afrouxamento e a rega normalizada em tempo hábil ajudarão a evitar o aparecimento de pragas de insetos e algumas doenças.
Fada
As árvores são baixas, de 2 a 3 m, após 3-4 anos a cereja dará a primeira colheita. Os frutos são médios, pesam 3,5 g.Seu sabor é adocicado, com acidez característica. A árvore dá frutos todos os anos, sem quebras. É preciso seguir todos os detalhes de cuidado e plantio, assim a planta apresentará os melhores resultados.
A fada tolera bem invernos longos e frios e também é imune a doenças. Graças às suas características positivas e às críticas dos jardineiros, é muito procurada pelos veranistas. Cereja do mato e pequenos, por isso a colheita é rápida e sem complicações.
Sílvia
Um tipo comum de cereja, muito procurado pelos veranistas. A altura da planta é de 3 m, possui características positivas e avaliações dos jardineiros e do fabricante. Alta robustez invernal e grande volume de colheita são garantidos. É resistente a infecções fúngicas.
Os frutos amadurecem precocemente e toleram bem o transporte por longas distâncias. O sabor é azedo, por isso os frutos silvestres são utilizados para processamento e raramente consumidos frescos. O peso das frutas é de apenas 2 g, mas isso não impede que sejam cozidas em compotas, geléias, conservas e congeladas para armazenamento no inverno.
Os residentes de verão aconselham embrulhar as cerejas para o inverno, por segurança.
A variedade tem algumas desvantagens, para alguns veranistas são insignificantes, mas ainda é preciso ficar atento:
- imunidade fraca;
- Rendimento médio;
- fruta pequena.
O cultivo da cereja Silva não causará dificuldades, se seguir as técnicas agrícolas obterá um volume de colheita estável de aproximadamente 12 kg.
Radonej
Variedades relativamente novas costumam causar preocupação entre os residentes de verão se vale a pena plantar árvores que não foram testadas pelo tempo. Mas Radonezh mostrou o seu melhor lado: muitos jardineiros experientes falam positivamente sobre isso.
A árvore cresce até 3,5 m, a copa é densa e com brotos poderosos. Os frutos são pequenos, pesando até 5 g.A cor dos bagos é vermelho escuro, as características gustativas são excelentes, características das cerejas. Consumido in natura, utilizado na preparação de sucos, geléias, compotas e outros tipos de preparações de inverno.
Esta variedade de cereja é frequentemente utilizada para cultivo em escala industrial. A planta é resistente a geadas, secas e condições climáticas adversas.
Os botões dos frutos da árvore são resistentes às geadas da primavera. Eles são capazes de suportar temperaturas mais baixas sem perder colheitas. Radonezh não é cereja anã, então a colheita é um pouco problemática. É necessária a construção de estruturas especiais, o volume de colheita é de 10 kg por árvore. Com os devidos cuidados, os indicadores aumentam.
Volochaevka
Não haverá dificuldades particulares no cultivo de cerejas. Basta seguir técnicas agrícolas padronizadas e a árvore agradará aos proprietários com alto rendimento.
A altura chega a 3 m, os frutos são grandes, o peso chega a 4,5 g, o sabor é comum, o suco é de um vermelho intenso. Os frutos silvestres são utilizados para consumo in natura e em qualquer método de processamento.
A árvore resiste a geadas até -30 ⁰С, se a temperatura for mais baixa, os botões dos frutos não acordam na primavera.
A árvore começa a dar frutos aos 4 anos. O volume de colheita é de 12 kg por 1 árvore. Volochaevka é autofértil e possui alta imunidade.
Como e quando plantar cerejas na região de Moscou
Para cultivar cerejas nas condições climáticas da região de Moscou, certos requisitos devem ser atendidos. Eles estão relacionados ao momento, localização e métodos de plantio. Distância entre cerejas é de 3 m As espécies de baixo crescimento ou anãs são plantadas a uma distância de 2 m.
Selecionando o horário de pouso
Os especialistas recomendam fazer isso na primavera. Antes da abertura dos botões, aproximadamente no início de abril.Para o plantio de outono, recomenda-se organizar tudo antes de outubro. Caso contrário, a árvore não criará raízes e congelará no inverno.
Entre outras coisas, devem ser levadas em consideração as características da própria muda, alguns exemplares podem congelar. É melhor não plantar no outono, mas deixar o plantio até a primavera, a muda é cavada, bem embrulhada e deixada para hibernar. No início da primavera você pode plantá-la em um local permanente.
Selecionando um local
Para que as mudas fiquem bem é preciso escolher o local certo. Uma área bem iluminada ao sol é adequada. Composição do solo:
- argiloso;
- franco arenoso.
A água derretida não deve estagnar no local de plantio. Antes do plantio é verificada a acidez da área, que deve ser neutra. A calagem é realizada se necessário. É melhor não usar a encosta sul para o plantio, pois ali a árvore congela no inverno e precisa de muita água no verão.
Regras para cuidar de cerejas
Para cultivar, você deve seguir rigorosamente as recomendações de jardineiros experientes. O cumprimento dos requisitos agrotécnicos padrão permite obter o rendimento declarado de qualquer planta, inclusive cerejas.
Rega
A quantidade de umidade consumida por uma árvore depende da variedade e da idade da planta. Quanto menor a árvore, mais frequentemente ela precisa ser regada. As cerejas maduras raramente são regadas, mas abundantemente. É aconselhável evitar o alagamento e o encharcamento do solo, bem como o ressecamento.
Alimentando
Mesmo durante o plantio, recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais complexos e matéria orgânica. No futuro, à medida que a árvore cresce, observa-se seu aparecimento, a falta de qualquer substância será sinalizada por mudanças externas.
Uma planta adulta é alimentada com matéria orgânica uma vez a cada 2-3 anos e fertilizantes minerais são aplicados 2-3 vezes por temporada. A alimentação requer atenção no outono e na primavera.
Aparar
A formação da copa depende das características da variedade. Algumas árvores são podadas no primeiro ano. E alguns exigem formação somente depois de alguns anos.
Não se esqueça da poda sanitária. Quanto mais cedo um galho deformado ou doente for cortado, menos danos causará à árvore.
Preparando a árvore para o inverno
As características climáticas da região de Moscou fornecem abrigo adicional para as árvores frutíferas do jardim. No outono, alimente com fertilizantes complexos, corte galhos desnecessários e forme uma coroa.
Com o início do frio, a árvore é embrulhada para evitar que os botões dos frutos congelem durante o frio do inverno.
Doenças características e métodos de combatê-las
A região de Moscou tem um clima predominantemente úmido, por isso as cerejas costumam sofrer de doenças fúngicas:
- coccomicose;
- clesterosporíase;
- moniliose.
É melhor escolher variedades que não sejam suscetíveis a essas doenças. Mas mesmo essas espécies precisam ser processadas para garantir a segurança. O uso de produtos químicos ou remédios populares depende do estágio da estação de cultivo. Na primavera e no final do outono, eles são tratados com segurança com produtos químicos.
Os remédios populares são usados durante a floração e a frutificação das cerejas.
É possível cultivar cerejas na região de Moscou, é recomendável escolher a variedade certa e cuidar dela.