O território insuficiente de um terreno pessoal força os jardineiros a planejarem as plantações e selecionarem as culturas hortícolas com mais cuidado. Se o espaço for limitado, os especialistas aconselham prestar atenção às variedades de cerejas anãs. Apesar do tamanho pequeno, tal árvore pode surpreender pelo seu rendimento, mas para isso é preciso conhecer as peculiaridades de seu cultivo.
Características da cereja anã
A cereja anã cresce de 1 a 1,5 metros de altura. Galhos finos e espalhados dão-lhe a aparência de um arbusto.As folhas são pequenas em tamanho e formato, não ultrapassam 5 cm e têm extremidade pontiaguda. O período de floração das cerejas anãs dura de 2 a 3 semanas e, ao contrário das variedades tradicionais, é acompanhado por um aroma rico.
Os frutos da árvore anã podem variar do vermelho claro ao escuro, algumas variedades tornam-se quase pretas quando maduras. O diâmetro do fruto é em média de 1 cm e o peso médio não passa de 5 G. Uma característica distintiva das árvores de baixo crescimento é o período inicial de produção e seu alto rendimento. Podem atingir 10-12 kg, o que é garantido pela densidade dos bagos nos ramos.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens das cerejas anãs são a compactação da planta e a qualidade da frutificação. Em termos de utilidade, não são inferiores às cerejas comuns. As vantagens incluem o seguinte:
- boa tolerância a mudanças bruscas de temperatura;
- resistência ao gelo;
- alta taxa de sobrevivência;
- boa resistência a doenças;
- facilidade de colheita de frutos silvestres;
- colheita antecipada.
O cultivo de cerejas anãs não requer muita habilidade, por isso mesmo jardineiros novatos podem fazê-lo. Graças à resistência dos galhos, a árvore não tem medo de ventos fortes e correntes de ar. Um sistema radicular bem desenvolvido permite que a planta sobreviva em locais com lençóis freáticos próximos. Altos rendimentos permitem o uso de variedades de baixo crescimento para cultivo industrial.
As desvantagens das cerejas anãs incluem o pequeno tamanho dos frutos. Alguns notam a falta de doçura das frutas e sua carnosidade insuficiente.Para o plantio, é necessário escolher a variedade certa e levar em consideração as condições de cultivo, e a falta de polinizadores para as cerejas anãs comuns acarreta uma diminuição na produção.
As melhores variedades
Muitos anos de trabalho dos criadores permitiram a obtenção de uma grande variedade de variedades, pelo que as variedades de baixo crescimento apresentam-se no mercado numa grande variedade. Ao mesmo tempo, existem representantes de árvores anãs que conquistaram o amor e o reconhecimento dos jardineiros russos. Para o plantio na região de Moscou, são consideradas as melhores variedades:
- Garota chocolate;
- Antracite;
- Rápido.
A romã de inverno pertence à categoria das novas variedades, foi obtida através do cruzamento de variedades de cerejas estepes e arenosas. O objetivo da seleção foi obter uma variedade que fosse resistente às mudanças climáticas, para que a planta tolerasse facilmente o calor e as geadas. A peculiaridade da variedade são os ramos fortes e o crescimento reto dos brotos.
A primeira oportunidade de colheita pode ser esperada no 2-3º ano, cujos indicadores aumentam gradativamente, e no 7º ano são colhidos até 8 kg de frutos. O amadurecimento ocorre em meados de agosto, mas os frutos podem permanecer no galho até o final de setembro. O peso da baga brilhante da Borgonha é de 4 g.
Cherry Businka é uma variedade com período de maturação médio. O peso médio dos bagos é de 3,5 g, a peculiaridade é a cor do fruto, que é preto. As cerejas resistentes ao inverno crescem em média até 3 m.A vantagem da planta é o alto rendimento e a versatilidade no aproveitamento dos frutos silvestres. A cultura, quando cultivada industrialmente, apresenta rendimento de 8 t/ha. O período de frutificação cai em meados de julho.
Princípio crescente
A árvore deve ser plantada em local bem iluminado, pois as cerejas requerem luz suficiente. Recomenda-se escolher o lado sul do jardim, a elevação da área não é obstáculo. As árvores de baixo crescimento não respondem bem mesmo à sombra leve; portanto, apesar de sua baixa estatura, não devem ser plantadas sob árvores grandes.
É indesejável estar perto de árvores coníferas perto de cerejas, pois elas são portadoras de infecções perigosas para elas.
Para evitar decepções, a planta deve ser adquirida em viveiros especializados. As seguintes regras devem ser seguidas:
- escolha uma planta com um ou dois anos para plantar, pois são aclimatadas e apresentam grau de robustez suficiente;
- examine cuidadosamente as raízes, removendo os brotos secos;
- antes do plantio, realizar a imersão por 10 horas em água ou em solução estimuladora de crescimento;
- O plantio deve ser feito em solo previamente preparado e o enriquecimento com estercos e fertilizantes deve ser feito no outono.
O solo franco-arenoso é considerado ideal para o cultivo de espécies de baixo crescimento, pois é caracterizado por bastante frouxidão e permite a passagem fácil de ar e água. A profundidade do buraco cavado deve ser igual a 1/2 da altura da muda. Após o plantio, o solo precisa ser umedecido com 2 baldes de água morna.
Cuidado
Cuidar das cerejas anãs é padrão e não requer muito tempo ou esforço. Para um cultivo bem-sucedido, é importante controlar a rega e aparar os galhos em tempo hábil. A hidratação é feita conforme a necessidade, aumentando-a na época da seca e na época de maturação dos bagos. Durante chuvas prolongadas, é necessário afrouxar o solo. Isso permitirá que o excesso de umidade seja drenado em tempo hábil e elimine o risco de estagnação da água.
Antes do início da floração, é necessária uma inspeção da árvore.Se houver brotos secos e congelados, é necessário removê-los com podadores. A poda é realizada no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir. Essas ações ajudam a potencializar o crescimento dos brotos e possibilitam que a árvore fique mais forte durante a floração. A remoção de ramos no outono é realizada apenas quando for absolutamente necessário.
Para melhor frutificação, recomenda-se fertilizar periodicamente com fertilizantes. A primeira é realizada antes do início da floração, após a formação dos botões. Após o desabrochar das flores, é permitido adicionar matéria orgânica. No outono, após a colheita, são adicionados ao solo fertilizantes minerais na forma de potássio, fósforo e cálcio.
Doenças e pragas
As espécies de cereja anã são resistentes a pragas e diversas doenças das árvores frutíferas. Na maioria das vezes eles estão sujeitos a infecções fúngicas, por isso é necessário inspecioná-los periodicamente quanto à sua presença. As plantações podem sofrer das seguintes doenças:
- moniliose;
- vários tipos de manchas;
- crosta.
As árvores anãs estão frequentemente sujeitas a infestações de pulgões. O maior perigo ameaça as mudas quando aparecem novas folhas e rebentos. Para comum pragas de cereja incluem vermes, mariposas e ácaros das frutas.
Métodos de luta
Entre os fungos comuns doenças da cereja incluem moniliose, que costuma ser chamada de queimadura monilial. É fácil determinar quando a planta está florescendo. Se estiver presente, a podridão seca começa a se formar nos galhos, eles secam e a árvore pode morrer completamente. Os sintomas de danos são observados na seguinte sequência:
- aparecem surtos que lembram os efeitos do fogo;
- protuberâncias cinzentas se formam na casca;
- os frutos estão cobertos de podridão cinzenta;
- galhos quebram e morrem.
Para combater a moniliose, são utilizados fungicidas - “Oleocuprit”, “Kaptan”, “Kuprozan”. Antes do tratamento, as áreas afetadas e os frutos são removidos. Um procedimento pode não ser suficiente e, nesse caso, as manipulações são repetidas.
As plantações de cereja podem apresentar manchas marrons ou buracos. A doença se manifesta na forma de manchas escuras, marrons ou amareladas, no lugar das quais se formam buracos com o tempo. As folhas começam a secar e cair. Eles combatem a doença com uma solução de sulfato de cobre a 1% ou calda bordalesa. Este último também é usado para sarna.
Para prevenir a infecção das plantações por pulgões, elas são pulverizadas com preparações especiais, que hoje existem bastante no mercado de produtos de jardinagem. O tratamento é feito até a abertura dos botões. Bons resultados são obtidos ao usar Nitrafen ou Olekuprit. Aos primeiros sinais de presença de larvas na planta, as plantações são pulverizadas antes da abertura dos botões. Imediatamente antes do início da floração, o trabalho é repetido com Karbofos.
Durante a época de jardinagem, se necessário, o tratamento inseticida é realizado repetidamente.
Prevenção
A prevenção de doenças e pragas consiste no cumprimento das regras de plantio e na remoção oportuna dos galhos e frutos afetados. A primeira pulverização preventiva é realizada após a poda, utilizando para esse fim solução de vitríolo a 1%. Para prevenir doenças, a parte inferior dos brotos é branqueada com cal. Pulverizar com uma solução de uréia preparada com 700 g do medicamento e 10 litros de água ajudará a proteger a árvore das pragas que passaram o inverno na casca.
Ao usar a calda bordalesa, devem ser observados os seguintes tempos de pulverização:
- o primeiro - até que os botões se abram;
- a segunda - após o término da floração;
- terceiro - o mais tardar 3 semanas antes do início da colheita dos frutos silvestres.
Pulverizar com Zircão ou Ecoberin ajudará a aumentar a resistência da árvore a diversas pragas.