A vida dos moradores do verão é ofuscada pelo constante aparecimento de insetos nocivos nas árvores frutíferas. Todos os anos, os residentes de verão lutam contra uma ou outra praga. Mesmo as medidas preventivas nem sempre ajudam a prevenir o aparecimento de insetos. As pragas da cereja também aparecem nas árvores devido à sua proximidade com outras culturas frutíferas. Se isso acontecer, todas as árvores que crescem no jardim poderão ser afetadas.
Causas e sintomas de infecção em árvores
Existem muitas razões pelas quais insetos nocivos aparecem nas cerejeiras. A única maneira de prevenir pragas é inspecionar constantemente suas árvores e agir assim que necessário.
Sintomas de infecção de cereja:
- Rendimento reduzido.
- Queda maciça de folhas no verão e início do outono.
- Gota de fruta.
- Aparecimento de manchas amarelas e “movimentos” nas folhas.
Razões para o aparecimento de insetos nas cerejeiras:
- Os insetos se multiplicam muito mais rápido se as cerejeiras crescem próximas às cerejas ou por causa de sua proximidade com as ameixeiras.
- Falta de poda preventiva sazonal da copa.
- Um grande número de ervas daninhas no local.
- A presença no jardim de um grande número de joaninhas, formigas, vespas e moscas (esses insetos contribuem para o aparecimento de pulgões porque se alimentam do suco doce que os pulgões secretam).
- Falta de preparação do outono para o inverno.
A maioria das razões pelas quais os parasitas aparecem nas cerejeiras se deve à falta de cuidados com o jardim. Portanto, o principal método para prevenir o aparecimento de insetos nas cerejas é a poda sanitária e a preparação do jardim para o início do frio.
Tipos de insetos nocivos e seu controle
As pragas das árvores frutíferas incluem pulgões, mariposas, mariposas, moscas cereja e vários outros insetos. Existem muitas razões pelas quais os parasitas aparecem nas cerejas. Quanto mais cedo for detectado o aparecimento de pragas nas árvores, mais fácil será lidar com elas. Se os insetos infestaram todo o jardim, é quase impossível enfrentá-los.
Pulgão
Entre os insetos nocivos que aparecem com mais frequência nas árvores frutíferas estão os pulgões. Os pulgões aparecem nas folhas e caules. Os pulgões aparecem nos primeiros dez dias do verão, quando os brotos jovens no topo dos galhos começam a crescer.Multiplica-se rapidamente e pode infestar a árvore inteira em poucos dias. Os pulgões se alimentam da seiva dos caules e folhas das cerejeiras. Gradualmente, as folhas secam e caem.
Por causa dos pulgões, as árvores param de crescer, os fungos se desenvolvem nas cerejas e a produção diminui. O controle de pragas consiste nas seguintes ações:
- Diminuição da população de formigas.
- Na primavera e no outono, corte os galhos secos.
- Trate os troncos das árvores com cal.
Se já apareceram pulgões, as cerejas são tratadas com água e sabão com adição de cinzas. E também mostarda em pó diluída em água morna.
Mosca pegajosa
A aparência da mosca-serra viscosa lembra a de uma lesma. O comprimento da mosca-serra é de 4-5 mm. As moscas se movem ao longo do tronco até as folhas e roem sua parte suculenta sem tocar nas veias.
Como se livrar da mosca-serra:
- Você pode limpar as cerejas com produtos químicos.
- Se houver poucas moscas-serras, elas são coletadas manualmente ou limpas com jato forte de água.
Em grande número, as moscas causam danos significativos às cerejas.
Gorgulho Elefante
O gorgulho do elefante tem de 5 a 10 mm de comprimento. O corpo é de cor verde dourado, com tonalidade metálica. Você pode se livrar do gorgulho do elefante usando produtos químicos. A árvore precisa ser pulverizada várias vezes por temporada. O clorofos é adequado para pulverização. O tratamento é repetido após 10 dias.
Em vez de herbicidas, são usadas decocções à base de tabaco ou mil-folhas. Para preparar a decocção, é necessário pegar 500 g de erva e adicionar 2 litros de água. Ferva a decocção. Antes de pulverizar, dilua o caldo com água morna.
mosca cereja
A mosca cereja é um pequeno inseto com listras amarelas nas asas. A mosca tem grandes olhos verde-amarelos. A parte principal do corpo é preta. No inverno, a mosca cereja é envolta em um casulo amarelo-mostarda de não mais que 13 cm de comprimento.
Os primeiros sinais do aparecimento de um parasita:
- Grande queda de frutas.
- As larvas permanecem na folhagem.
- No início do outono, a árvore já está sem folhas.
Na primavera, a mosca se alimenta das secreções da cereja e, no verão, do suco da fruta. A mosca cereja deposita larvas nas frutas. As larvas crescem por 20 dias, alimentando-se todo esse tempo do suco da fruta. Quando as larvas atingem a idade adulta, elas rastejam e se envolvem em casulos.
Para evitar o aparecimento de moscas, as árvores são tratadas com produtos químicos várias vezes por temporada. Você também precisa borrifar o solo ao redor do tronco. Você também deve afrouxar regularmente o solo ao redor da árvore. No inverno, o solo é escavado até 25 cm de profundidade.
Verruga
Você pode se livrar das mariposas usando os seguintes meios:
- Pulverize as cerejas com Confidor Maxi. O segundo tratamento é realizado após 2 semanas.
- Regue a árvore com água de uma mangueira sob forte pressão.
Além disso, após a queda das folhas, cave o solo sob as árvores a uma profundidade de pelo menos 20-25 cm.
Pântano de frutas
Para determinar a aparência de um pântano de frutas, primeiro estude sua descrição. O comprimento do corpo é de 3-4 mm. As asas do pântano são marrom-acastanhadas e brilhantes. As larvas têm 4-5 mm de comprimento e cor bege. As fêmeas põem ovos em botões de cereja.
Para processar cerejas use:
- "Actaru";
- "Mospilan";
- "Vetor".
Duas semanas após a primeira pulverização, o tratamento das árvores com produtos químicos é repetido. Durante a pulverização, é importante garantir que os galhos fiquem bem umedecidos na solução. Injetar produtos químicos sob a casca da árvore também é eficaz. Para injeções use "Arrivo", "Decis" ou "Sherpa".
Borboleta espinheiro
As lagartas da borboleta espinheiro comem inflorescências e folhas que ainda não floresceram.Antes da pupação, as lagartas podem causar danos significativos à cerejeira. Após a floração, as lagartas começam a pupar.
Uma forma natural de controlar as lagartas é atrair pássaros para o jardim. Você pode instalar gaiolas ou comedouros nas cerejeiras. No início da primavera, os ninhos de borboletas são claramente visíveis e fáceis de remover. Após a remoção, os ninhos são queimados. É necessário estender um pano perto da árvore e sacudi-la vigorosamente, as lagartas caídas são recolhidas e queimadas junto com o pano. Entre os produtos químicos, Herold, Aliot ou Fury são eficazes.
Mariposa ameixa
Para combater a traça da ameixa, são utilizados métodos de controle químico e biológico. Se aparecerem frutos silvestres na cereja, é aconselhável dar preferência aos biológicos. Para tanto, utilizam-se decocções de mil-folhas ou tabaco.
Você pode pulverizar com as seguintes preparações:
- "Decis";
- "Alatar";
- "Knimix";
- "Fufan."
Você precisa borrifar a cereja com produtos químicos duas vezes. As cerejas são tratadas uma segunda vez 7 a 10 dias após a primeira pulverização. O início de junho é considerado um período favorável para processamento. O segundo tratamento é realizado em meados de julho.
Bicho-da-seda dourado
A borboleta goldentail põe ovos na folhagem. Quando as larvas eclodem, elas tentam extrair as folhas. Depois que restam apenas as nervuras da folha, ela é envolta em teias de aranha. No inverno, as crisopídeos se enrolam em teias e folhas e, com o início do calor, acordam e se alimentam de botões.
Para combater o goldtail, é usada uma solução aquosa de Karbofos. Você também pode sacudir as larvas e coletá-las manualmente. As árvores são pulverizadas com produtos biológicos, por exemplo, “Lepidocida” ou “Bitoxibacilina”. Casas de pássaros também são instaladas em cerejeiras para atrair andorinhas, andorinhões e estorninhos.
Prevenção e tratamento sazonal
Para proteção contra insetos nocivos, são tomadas medidas preventivas. Quanto menos tempo você gasta cuidando da sua cereja, mais parasitas aparecem nela.
Primavera
No início da primavera, após o início do calor, é realizada a poda sanitária. Os galhos que não possuem botões são cortados com tesoura de poda afiada e as áreas cortadas são tratadas com desinfetante. Por exemplo, permanganato de potássio ou solução de cal. Eles também desenterram o solo na primavera.
Verão
No verão, as cerejas são inspecionadas regularmente em busca de insetos. Você também precisa afrouxar periodicamente o solo e remover todas as ervas daninhas do local. Além disso, se aparecerem folhas e galhos danificados nas árvores, eles serão cortados e queimados fora do local.
Outono
No outono, após a colheita, o solo deve ser escavado até uma profundidade de 20 cm, os insetos preferem hibernar e depositar larvas no solo. Portanto, depois de cavar o solo, os parasitas vão parar na superfície da terra, congelar e morrer no inverno.