Muitos jardineiros negligenciam o uso de fertilizantes minerais e orgânicos no cultivo. Os fertilizantes à base de potássio para pepinos são um fertilizante necessário, sem o qual será impossível obter uma colheita boa e estável. À medida que as culturas são cultivadas, o solo torna-se mais fino e precisa de ser fertilizado regularmente.
Características dos fertilizantes potássicos
Os fertilizantes à base de potássio são um dos fertilizantes minerais mais comuns na agricultura, usados para melhorar a imunidade das plantas e acelerar o crescimento durante a estação de crescimento.
O uso de potássio para pepinos ajuda a criar uma barreira protetora no solo que impede o desenvolvimento de insetos nocivos. Além disso, o fertilizante potássico para pepinos tem um efeito benéfico na saúde. Com mudanças bruscas de temperatura e chuvas prolongadas, os pepinos têm menos probabilidade de adoecer. Frutas vegetais fertilizadas com potássio duram mais após a colheita.
A deficiência mineral sempre afeta negativamente o crescimento e a formação dos ovários nos vegetais. A matéria orgânica por si só não será suficiente para produzir uma colheita rica.
Tipos de fertilizantes potássicos
Os fertilizantes à base de potássio são divididos em dois tipos principais:
- Simples;
- Complexo.
Como pode ser entendido pelos nomes, os fertilizantes complexos contêm várias substâncias minerais, enquanto os simples contêm apenas uma.
Tipos de fertilização simples:
- Humato de potássio líquido
Humato de potássio em líquido diluído em água fria e regado os canteiros de pepino. Este fertilizante pode ser utilizado em conjunto com matéria orgânica.
Alimentar pepinos com humato de potássio ajuda a aumentar o rendimento e a porcentagem de germinação do material de plantio, estimula o sistema imunológico da planta e também aumenta a vida útil da cultura.
Um dos principais benefícios do humato de potássio para pepinos é a sua capacidade de remover toxinas e nitratos das plantas. Os pepinos podem ser tratados com este produto antes do plantio e durante o período de cultivo.
- Sulfato de potássio
Se os pepinos não tiverem nutrição suficiente, pode-se usar sulfato de potássio. Ajuda a melhorar a circulação de fluidos nos tecidos vegetais.Isso ajuda a garantir que os nutrientes sejam distribuídos uniformemente por toda a planta. O sulfato de potássio também tem um efeito benéfico na formação de brotos em pepinos.
Você pode adicionar fertilizante ao solo a qualquer momento. Se o solo do local for pesado, você poderá fertilizá-lo no outono para prepará-lo para o plantio da futura safra. Se o solo for leve, a fertilização será aplicada na primavera, durante a escavação do solo, e durante a estação de crescimento dos pepinos.
- Sal de potássio
A falta de potássio nos pepinos pode ser compensada regando regularmente os canteiros com uma solução de sal de potássio. Este fertilizante é obtido pela mistura de duas substâncias: cloreto de potássio e silvinita. Traga sal de potássio Necessário apenas em solos arenosos ou turfosos onde há falta de potássio. O fertilizante tem o último efeito no crescimento e desenvolvimento dos pepinos.
A fertilização é aplicada no outono, após a colheita.
Complexo:
- Fosfato monopotássico
O monofosfato de potássio é solúvel em água. Alimente os pepinos ao plantá-los em um local permanente na primavera. O fertilizante melhora a imunidade e promove o crescimento ativo. Sob a influência de substâncias, os pepinos começam a florescer mais cedo e os ovários se formam mais ativamente.
- Nitrofosca
Se não houver potássio suficiente, será necessário alimentar os pepinos com nitrophoska. Trata-se de um fertilizante nitrogênio-potássio que proporciona aos arbustos a floração ativa das lavouras, a formação de ovários e frutos.
- Nitrato de potássio
Como alimentar pepinos? Você também pode alimentar pepinos com nitrato de potássio. O período mais favorável é a frutificação. O nitrato de potássio é especialmente adequado como fertilizantes para pepinos na estufa. Contém potássio e nitrogênio.
Se as plantações forem fertilizadas com diversas substâncias, sua dosagem deverá ser reduzida à metade. Não é aconselhável superalimentar pepinos.Porque neste caso começarão a dar frutos piores.
Quando fertilizar
A falta de potássio afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento dos pepinos. Portanto, é importante aplicar fertilizantes no solo em tempo hábil. Para garantir resultados positivos, é importante determinar com precisão o período em que a alimentação será mais apropriada para pepinos.
A condição inicial do solo também é importante. Se o solo contiver nutrientes suficientes, você poderá ficar sem fertilizar.
Como alimentar pepinos em casa?
Se o solo contiver potássio suficiente, os pepinos não precisarão de fertilizante adicional. Se houver falta de potássio, é necessário aplicar fertilizantes simples ou complexos que o contenham.
É importante lembrar que em diferentes fases da vida dos pepinos eles requerem substâncias diferentes.
Quando alimentar as plantas com fertilizantes potássicos:
- Durante o plantio em local permanente, pode haver falta de potássio no pepino;
- As plantas também sofrem de deficiência de potássio durante a estação de crescimento e formação de rebentos;
- É especialmente importante alimentar os pepinos com fertilizantes húmicos durante o período de frutificação. Neste momento, o potássio é ativamente absorvido pelos arbustos do solo.
Para pepinos em estufa, a solução de potássio deve ser menos concentrada. Nas estufas, devido ao aumento da umidade e da alta temperatura do ar, a quantidade de substâncias só aumenta.
A fertilização com potássio também difere no método de aplicação no solo. Existem dois tipos:
- Raiz;
- Foliar.
Mas com qualquer método, você só pode usar água morna para diluir o produto.
Como saber se os pepinos precisam de potássio
Se não houver potássio suficiente no solo, isso ficará claro pelo aparecimento dos arbustos. Para saber exatamente quando começou uma deficiência mineral, é importante conhecer os sinais de deficiência de potássio.
Sintomas de falta de fertilizantes potássicos:
- Os cílios e as folhas começam a crescer ativamente, mas praticamente nenhum ovário se forma;
- As folhas adquirem tonalidade escura;
- Uma borda amarela aparece nas folhas e gradualmente elas começam a secar;
- Zelentsy assume o formato de pêra.
Outro sinal pelo qual é possível determinar a falta de minerais no solo são as flores estéreis, bem como o forte estiramento dos arbustos para cima. Se algum desses sinais for observado, o estrume também pode ser usado como fertilizante orgânico.
Como alimentar pepinos com potássio
A primeira fertilização com potássio também deve conter fósforo e nitrogênio. É introduzido na fase de germinação. Quando as primeiras três folhas aparecerem nas mudas, você poderá começar a aplicar fertilizantes minerais. Depois deve ser repetido a cada 15 dias.
Alimentar arbustos com frequência também não é recomendado. Caso contrário, haverá um excesso de minerais no solo e as plantas começarão a aumentar ativamente a massa foliar e os frutos pararão de crescer.
Em casa de vegetação, o uso de fertilizantes não deve ultrapassar 5 vezes. Em terreno aberto - 7. Pepinos assim alimentados crescem mais ativamente e os frutos duram mais.
Muitos jardineiros preferem alternar produtos orgânicos com não orgânicos. Mas este conselho só deve ser seguido se o solo for muito pobre. Se fertilizantes orgânicos já foram adicionados ao solo durante o plantio das mudas, então durante a temporada você precisa alimentar os pepinos apenas com minerais.
Para a alimentação com potássio, é preferível optar pela alimentação foliar, pois neste caso, se os arbustos forem superalimentados, os vegetais maduros não terão sabor amargo.
Se você usar fertilizante complexo pronto, ele deve ser preparado de acordo com as instruções.
Antes da floração dos pepinos:
- 250 gr. verbasco (você pode tirar excrementos de pássaros);
- 2 colheres de chá. superfosfato;
- 2 colheres de chá. potássio;
- 10 litros de água morna.
Misture todos os ingredientes e dilua com água morna. Regue de um regador mais próximo das raízes dos arbustos. Após esta alimentação, os pepinos terão mais nutrientes.
Na próxima vez, você deve regar os pepinos caseiros no início do período de frutificação, quando começa a formação dos ovários.
- 10 litros de água morna;
- 200 gr. verbasco;
- 1,5 colheres de sopa. eu. nitrofoska.
Regue os pepinos pela raiz, tomando cuidado para não tocar nas folhas.
Você também pode regar os arbustos com monofosfato de potássio. Mas antes de usar é preciso prestar atenção ao aspecto das verduras. Se os pepinos tiverem formato de pêra, a fertilização poderá ser aplicada. Se os verdes tiverem formato normal, não há necessidade disso.