Há uma opinião entre os veranistas de que replantar pepinos é uma perda de tempo, pois as plantas morrerão ou os pepinos demorarão muito para se adaptar ao novo local. É uma ilusão. Vejamos como transplantar seus pepinos para outro local para que o procedimento seja bem-sucedido.
- Momento para transplantar pepinos e solo
- Preparando o solo para replantio
- Cultivar mudas de pepino corretamente
- Dicas de transplante
- Se os pepinos brotaram densamente
- Cuidados após o transplante
- Pragas atacaram pepinos
- Sinais de doença nas folhas de pepino
- Residentes de verão sobre o transplante de pepinos
- Conclusão
Momento para transplantar pepinos e solo
Esses dois parâmetros - o período de transplante dos pepinos e o grau de preparação do solo - estão interligados e o sucesso da mudança de local depende em grande parte deles. É necessário levar em consideração a idade das mudas de pepino.No momento em que os pepinos são plantados em campo aberto, devem ter decorrido pelo menos 20 dias desde a emergência das mudas, e a idade ideal para as mudas é de 25 dias.
Adicionando cinco dias para a bicagem das sementes, obtemos o tempo antes do transbordo das mudas de pepino para um novo local:
- para a estufa;
- em terreno aberto;
- sob abrigo temporário.
O solo na futura crista para pepinos em terreno aberto deve amadurecer - aquecer até uma temperatura de 15 °C. É necessário medir a temperatura pela manhã, e não na superfície do solo, mas a uma profundidade de 15 a 20 cm - onde ficarão as raízes da planta jovem. Existem termômetros especiais para solo à venda.
As raízes dos pepinos plantados em solo frio não absorvem os nutrientes na quantidade necessária, a planta para de crescer e fica para trás no desenvolvimento. O sistema imunológico fica enfraquecido e a probabilidade de doenças nas mudas de pepino aumenta.
Possíveis doenças de pepinos em terreno aberto:
- ascóquita;
- bacteriose;
- cladosporiose;
- podridão da raiz;
- mosaico;
- oídio;
- murcha de fusarium.
Além da temperatura do solo, são importantes a composição química, a estrutura e a acidez do solo. O transplante de pepinos para solo denso e pesado raramente dá certo.
Preparando o solo para replantio
Já no dia 20 de abril é possível plantar mudas em estufa, a partir do dia 20 de maio - no solo sob arcos, no mês de junho - em campo aberto. Para qualquer opção de plantio, prepare o canteiro com antecedência.
Certifique-se de adicionar matéria orgânica (composto, húmus) ao solo antes de cavar. A matéria orgânica não só enriquece o solo com nutrientes, mas também melhora a sua estrutura. A turfa aumenta a frouxidão do solo e a areia do rio é adicionada ao solo argiloso e pesado. A acidez é ajustada pela adição de cinza, giz ou farinha de dolomita.
De acordo com as normas indicadas na embalagem, ao cavar o solo para pepinos, espalhe fertilizante na área da serra:
- ureia;
- superfosfato;
- nitrato de potássio.
Vou regar bem. Você pode usar qualquer produto biológico como Baikal Em1. O uso de produtos biológicos acelera a reprodução dos microrganismos necessários à planta, o que terá efeito positivo nas mudas de pepino.
Derrame o solo com uma solução de fitosporina. Use um fungicida se houver plantas infectadas com fungos na temporada anterior. Não haverá problemas com a preparação do medicamento. A embalagem fornece instruções detalhadas para o uso do medicamento.
Cultivar mudas de pepino corretamente
A propagação por mudas acelera a frutificação dos pepinos em terreno aberto e em estufas. Para estufas, é necessário adquirir variedades (híbridas) que não requerem polinização - partenocárpicas; qualquer uma é adequada para a rua:
- polinizado por abelhas;
- autopolinizadora;
- não necessitando de polinização.
Antes de plantar, separe as sementes de pepino que não foram tratadas pelo fabricante, jogue fora as danificadas, mergulhe-as inteiras, sem defeitos visíveis, e mergulhe-as em água. Descarte as sementes que flutuam e coloque o restante em uma solução rosa de permanganato de potássio por 15 minutos. O tratamento de sementes mata fungos e outras infecções.
As sementes podem ser embrulhadas em um pano úmido, colocadas em um recipiente plástico e colocadas próximas à bateria. Plante as sementes eclodidas em vasos de turfa cheios de solo fértil e solto e água. Para acelerar a germinação, cubra o recipiente com filme de PVC e coloque em local aquecido. Os brotos de pepino a uma temperatura de 25–28 °C aparecerão em 5–7 dias.
Dicas de transplante
Um bom fabricante sempre indicará o padrão de plantio recomendado na embalagem das sementes de pepino. O esquema deve ser seguido na formação de covas de plantio. Em geral, eles não devem ser colocados a menos de 35 cm um do outro. Mantenha o espaçamento entre linhas de 50 a 70 cm.Segundo os moradores do verão, se os pepinos forem plantados com menos frequência, o rendimento por planta é maior.
Ao transferir as plantas do recipiente para a cova de plantio, não danifique a bola de terra e não a aprofunde muito. As folhas cotiledonares do pepino devem estar 1–2 cm acima do nível do solo.
Despeje água morna sobre os buracos e polvilhe com húmus - uma camada de 2 a 3 cm será suficiente. Quando esfriar, aplique cobertura morta protege as raízes do pepino do frio, em clima quente, retardará a evaporação da umidade do solo.
Se os pepinos brotaram densamente
A germinação das sementes nunca é 100%. Ao semear pepinos com sementes secas ou germinadas, coloque de 3 a 5 sementes de pepino na cova. O número de sementes depende do tamanho dos buracos. Se as sementes derem certo, com boa germinação, você terá que decidir como desbastar as mudas.
O desbaste dos pepinos é necessário dentro de 20 a 25 dias. Pepinos plantados densamente farão sombra uns aos outros à medida que crescem. Isso afetará o volume da colheita de pepino e a saúde das vinhas de pepino no futuro.
Você pode desbastar arrancando as plantas mais fracas ou movendo o excesso de arbustos para outra crista. Não demore o replantio, pois durante a floração os arbustos têm mais dificuldade em se deslocar para um novo local. O transplante para campo aberto deve ser feito à noite.
Escolha uma colher conveniente para transplantar pepinos, de preferência grande. Cave um buraco de 25 x 25 cm, tente desenterrar a planta junto com um grande pedaço de terra, mova com cuidado o pepino para um novo local. Polvilhe com terra, não pressione com muita força na área da raiz, regue a terra. Sob a influência da água, o próprio solo solto aderirá firmemente às raízes do pepino.
Cuidados após o transplante
Passados 10-12 dias após o transplante dos pepinos, é realizada a primeira aplicação de fertilizantes no solo.Para regar 1 m² de solo com plantas, dissolva 1 colher de sopa em um balde de 10 litros. eu. uréia e 2 colheres de sopa. l de superfosfato, chegará o momento da segunda aplicação do fertilizante quando os pepinos começarem a florescer.
Os fertilizantes são usados para o mesmo volume de água:
- 40 g de superfosfato;
- 30 g de nitrato de amônio;
- 20 g de nitrato de potássio.
A formação ativa de ovários e frutos em pepinos já começou. Isso significa que é hora de alimentar pela terceira vez. Dilua 2 colheres de sopa em um balde de água. eu. nitrato de potássio e regar cada planta.
Muitos híbridos modernos requerem poda para manter a frutificação normal. O padrão de poda dos pepinos depende da variedade. Nas variedades polinizadas por abelhas, a coroa do condutor central do pepino é pinçada, provocando o crescimento de brotos laterais no pepino.
Em pepinos partenocárpicos com frutificação agrupada, o condutor central não é tocado. Remova as flores dos pepinos e dos ovários das 4–5 axilas inferiores das folhas. Restam os próximos brotos laterais, mas são comprimidos acima dos primeiros ovários dos pepinos.
Você precisa de uma treliça se plantar pepinos em uma estufa. O suporte não fará mal aos pepinos em terreno aberto. À medida que as vinhas do pepino crescem, elas precisam ser presas ao arame (malha) por meio de laços macios ou barbante.
O principal ponto de cuidar dos pepinos é regar. É realizada regularmente, pelo menos uma vez por semana no início do crescimento dos pepinos e uma vez a cada 3 dias quando aparecem flores e frutos nos pepinos. A frequência de rega dos pepinos só pode ser reduzida durante o tempo frio.
Em solo frio, a absorção de nutrientes e umidade fica mais lenta. Lembre-se que é proibida água fria, apenas água morna e sedimentada. Regue os pepinos apenas pela manhã, gastando no mínimo 10 litros de água por 1 m² de solo.
A ausência de ervas daninhas é rara.Normalmente, durante todo o verão, nos canteiros, apesar dos esforços dos veranistas, crescem ervas daninhas, o que não só tira nutrientes dos pepinos, mas também contribui para a propagação de doenças. Manter as camas limpas é uma responsabilidade importante do residente de verão.
Pragas atacaram pepinos
A questão do que fazer se as vinhas do pepino forem atacadas por pragas (pulgões, tripes, tripes, ácaros) muitas vezes preocupa os jardineiros.
Você pode conviver com remédios populares se notar o problema logo no início e os insetos ainda não começaram a se multiplicar exponencialmente. Até que os cílios atinjam um grande comprimento, eles podem ser lavados coletando água em uma bacia e passando uma esponja macia sobre as plantas.
Você pode repelir pulgões e outras pragas dos pepinos com uma solução de sabão. O sabonete líquido (antibacteriano) é adequado para preparar a solução. Para 1 litro, 2 colheres de sopa são suficientes. eu. O líquido resultante deve ser pulverizado em todas as plantas.
Os insetos nocivos não gostam do cheiro de tabaco, pimenta e alho. Para obter um pote de infusão de 3 litros, são necessários 0,5 kg de alho puro. O processo de preparação do bitters leva pouco menos de uma semana (5 dias).
A seguinte receita popular para pragas pode ser útil: 5 partes de Coca-Cola, 1 parte de água. Isso não é brincadeira: a Coca-Cola ajuda a repelir insetos. É necessário borrifar as partes inferiores das folhas do pepino com uma solução aquosa de Coca-Cola.
O tratamento das plantas com qualquer meio deverá ser repetido várias vezes. No mínimo, o tratamento do pepino é realizado uma vez por semana, em caso de infecção grave das plantas - 2 vezes por semana.
Sinais de doença nas folhas de pepino
No meio e no final do verão, observa-se um quadro comum - nas folhas do pepino há manchas brancas que escurecem com o tempo ou folhas secas e frutos amargos.Estes são sintomas de uma doença comum - o oídio.
Sem a luta do morador de verão contra a infecção fúngica, o pepino murchará gradativamente e deixará de dar frutos. Para evitar que isso aconteça, é necessário tratar as folhas e caules das plantas quando os sintomas listados aparecerem com uma solução de refrigerante (4%). Você pode usar o medicamento "Baktofit". As críticas sobre o medicamento são positivas.
Perigo para pepinos representam murcha de Fusarium. Até 50% da colheita pode morrer. Esta doença afeta especialmente os chalés de verão com pepinos nas regiões do sul do país e entre os residentes de verão que cultivam pepinos em estufas. Recomenda-se que as plantas doentes sejam tratadas com o medicamento “Privikur” ou arrancadas e queimadas impiedosamente.
Você pode preparar uma receita popular da moda para todas as doenças do pepino. Para prepará-lo é necessário 1 litro de leite (pode ser azedo), 35 gotas de iodo e uma colher de sopa de sabão ralado. As plantas são pulverizadas com esta preparação pela manhã, antes do nascer do sol.
Residentes de verão sobre o transplante de pepinos
As críticas sobre o procedimento de transplante de pepinos são variadas.
Alina, 59 anos, Moscou:
“Prefiro semear sementes secas diretamente nos canteiros. Em meus muitos anos de experiência, replantar pepinos é uma tarefa problemática. Os pepinos adoecem com muito mais frequência após o transplante e demoram muito para criar raízes. É mais fácil se as mudas forem pequenas, com 2 a 3 folhas. É pior se os pepinos esticarem e ganharem cor. Após o transplante dos pepinos, as flores e os ovários ainda terão que ser cortados. É verdade que eles próprios podem desmoronar devido ao estresse.”
Andrey, 44 anos, Kostroma:
“Não tenho dúvidas se os pepinos podem ser replantados se tiverem brotado com muita frequência. Eu sempre faço isso com sucesso. Em casos raros, as plantas não criam raízes. Não sou inteligente em relação à tecnologia. Faço isso em tempo nublado: desenterro pepinos com um grande pedaço de terra e planto-os imediatamente em outro lugar do jardim.Cubro os pepinos do jardim com caixas de papelão por 3 dias. As plantas se adaptam rapidamente.”
Alexei, 67 anos, Voronezh:
“Os brotos do pepino ficaram irregulares. Metade do canteiro estava completamente vazia, mas na outra metade todos os pepinos haviam saído. Até este ano eu não tinha transplantado pepino para campo aberto, então tive minhas dúvidas, mas plantei os pepinos uniformemente em toda a serra. No início, o desenvolvimento das plantas transplantadas estava visivelmente atrasado, mas depois os pepinos se estabilizaram e produziram uma boa colheita de pepinos. Tratei as plantações de pepino uma vez com Epin e, uma semana depois, borrifei os pepinos com leite e iodo.”
Conclusão
Em relação ao transplante de mudas de pepino, as opiniões são tantas quanto os moradores de verão. Se a colheita resultante justificará o esforço e o tempo despendidos no cultivo de mudas de pepino, só será possível descobrir no outono. Mas vale a pena tentar, porque os primeiros pepinos são saborosos e saudáveis.