Cultivar pepinos a partir de mudas não é fácil. No estágio inicial de desenvolvimento, as mudas jovens estão expostas a fungos, bactérias e vírus patogênicos. As doenças das mudas de pepino não surgem do nada. Eles se espalham pelo ar, através de sementes e solo contaminados. O reconhecimento precoce de sinais de patologia, o tratamento e a prevenção oportunos ajudarão as mudas de pepino a se desenvolverem normalmente e a produzirem frutos de alta qualidade.
- As principais causas de patologias
- Sintomas de infecções fúngicas
- Antracnose
- Oídio
- Míldio
- Murcha de fusarium
- Podridão cinzenta e branca
- Podridão da raiz
- Perna Preta
- Maneiras de eliminar doenças
- Revisão dos melhores fungicidas
- Quais vírus e bactérias infectam as mudas?
- Medidas de prevenção
- Preparações biológicas para proteger mudas de doenças
As principais causas de patologias
A base de qualquer doença é o não cumprimento das regras da horticultura:
- Os fungos que causam doenças nas mudas de pepino ficam escondidos no solo. Se a terra for retirada do jardim, na maioria das vezes ela estará contaminada. Os substratos adquiridos são geralmente desinfetados pelos fabricantes.
- Sementes coletadas de forma independente podem conter microrganismos que causam doenças em mudas de pepino.
- Condições como ar excessivamente seco e alta umidade são favoráveis ao desenvolvimento de fungos patogênicos. E sua combinação com baixas temperaturas levará ao murchamento das mudas.
- A falta de nutrientes ocorre quando as mudas de pepino brotam densamente. Daí as doenças das mudas. A aplicação de fertilizantes deve ser realizada de acordo com o cronograma. Não se pode saturar muito o solo com fertilizantes, principalmente os nitrogenados.
- Quando as mudas são regadas com água fria, elas sofrem e adoecem.
- As violações das condições de cultivo, quando as mudas têm pouca luz e a temperatura ambiente é baixa ou alta, podem causar doenças.
Se as mudas forem cultivadas em estufas, é necessário controlar a luz, a temperatura e a umidade do ar. As mudas também podem ser infectadas quando o solo e as paredes do ambiente não são desinfetados.
Sintomas de infecções fúngicas
Os esporos dos fungos, tendo vivido no solo ou nas sementes, começam a se multiplicar ativamente, passando de uma planta para outra. Eles penetram em todas as partes das mudas, destruindo os pés jovens de pepino. Se aparecerem manchas nas mudas de pepino, os fungos iniciaram sua atividade destrutiva.
Para destruir doenças em mudas de pepino, é preciso conhecer os sinais das mais comuns.
Antracnose
Embora as mudas pepinos raramente são afetados pela antracnose, mas quando você fica doente, é difícil se livrar dele. As folhas das mudas ficam cobertas de manchas amarelas ou marrons, como se tivessem sido queimadas. Tendo se fundido em uma úlcera, as áreas mortas caem, formando escleródios. Se as mudas doentes não forem tratadas, após o plantio em campo aberto ou em estufa, a doença se espalhará para os frutos, privando a colheita das hortaliças.
O combate às infecções fúngicas é realizado da seguinte forma:
- remoção de plantas doentes;
- tratar as mudas aos primeiros sinais de doença com calda bordalesa ou solução de oxicloreto de cobre;
- pulverização com Fundazol.
Os fungos são armazenados no solo, por isso, antes de semear pepinos para as mudas, o solo é calcinado no forno.
Oídio
O oídio é reconhecido por uma camada branca no verso da folha. Nas mudas, a doença ocorre quando as mudas já cresceram demais e não foram plantadas no solo a tempo. Das folhas, manchas esbranquiçadas se espalham pelos caules da planta. As mudas não têm umidade suficiente, seus caules ficam mais finos e elas próprias morrem.
O combate à doença inclui borrifar com infusão de pimenta, solução de bicarbonato de sódio ou preparações como Gamair.
Míldio
Os sintomas do míldio incluem o seguinte:
- o aparecimento de pontos claros próximos às nervuras das folhas;
- distribuição de grandes manchas acastanhadas;
- a presença de uma camada branca na parte inferior das folhas, que com o tempo torna-se roxa;
- folhas enroladas e caindo.
O curso da doença é rápido quando a temperatura do ar na sala ultrapassa os 28 graus e a umidade atinge 90%.
Para conter o desenvolvimento da doença, o tratamento com o fungicida Topázio ou Fitosporina vai ajudar.
Murcha de fusarium
Os fungos Fusarium destruirão as mudas jovens se as medidas não forem tomadas a tempo.
As mudas de pepino parecem caídas durante o dia, recuperando-se à noite. O fungo penetra no solo contaminado, formando micélio no interior das plantas.
Para evitar que as mudas morram, elas são tratadas com Previkur. É melhor destruir as mudas gravemente afetadas.
Podridão cinzenta e branca
Uma camada cinza escorregadia aparece nas hastes quando a umidade atinge 90%. A razão para a formação de camadas viscosas brancas nas folhas e caules é também a presença de grande volume de umidade tanto no ar quanto no solo. Se você notar o aparecimento de caroços fofos nas mudas, pare de regar e pulverizar e faça as mudas voltarem ao normal.
Podridão da raiz
É impossível ver podridão nas raízes das mudas. Você pode saber que uma planta está doente pelos seguintes sinais:
- afinamento do colo da raiz;
- escurecimento das folhas;
- interrompendo o crescimento das mudas.
Medidas de combate à doença devem ser tomadas imediatamente, caso contrário a planta morrerá. O melhor é transplantar a muda para outro recipiente, lavando as raízes e tirando o apodrecimento.. Tratar mudas de pepino com fungicidas também ajuda.
Perna Preta
A atividade fúngica se manifesta quando a umidade do ambiente aumenta, as mudas recebem pouca luz e as plantações ficam mais espessas.
A doença pode ser percebida por formações pretas na base do caule das mudas. As mudas jovens começam a inclinar-se para o solo e morrer.
Se a doença do pepino apenas começou, o seu desenvolvimento pode ser evitado. Remova o solo do caule afetado e trate o solo ao redor com uma solução de sulfato de cobre (duas colheres de chá por litro de água). Polvilhar as hastes com pó de cinza de madeira também ajudará. Em casos avançados da doença, nada pode salvar uma planta doente.
Maneiras de eliminar doenças
Mudas de pepino doentes sempre podem ser salvas de doenças.O principal é não perder tempo, mas iniciar o tratamento detectando os primeiros sinais de patologia:
- Você pode salvar uma planta doente replantando-a. Durante o procedimento, as folhas afetadas são removidas borrifando a área cortada com carvão ativado triturado. Se as raízes estiverem danificadas, são lavadas, cortando-se as pretas e cobertas de podridão, e tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. As mudas são transplantadas para recipientes separados, previamente desinfetados o solo.
- Entre os métodos eficazes de tratamento, o tratamento com Fitosporina ou Topázio é popular.
- Os remédios populares não podem ser desconsiderados na luta doenças fúngicas de pepinos. Você pode usar o soro dissolvendo um litro em um balde de água morna.
- Você também pode tratar as mudas com uma infusão de cascas de cebola, dissolvendo cinquenta gramas em dez litros de água. A mistura é levada à fervura, depois resfriada e filtrada.
- Nas mudas tratadas com alimentação foliar, o aspecto das folhas será restaurado e as manchas desaparecerão. Para a pulverização, prepare uma solução de dez gramas de uréia, dois gramas de sulfato de cobre e um grama de sulfato de zinco por balde de água.
- Para melhorar a saúde do solo, é adicionado o produto biológico Trichodermin.
A pulverização dos pepinos e seu tratamento é feito de acordo com os sinais de infecção encontrados nas mudas. Uma foto e uma descrição de seus sintomas ajudarão a identificar a doença.
Revisão dos melhores fungicidas
O mercado oferece diversos produtos químicos para o tratamento de pepinos contra infecções fúngicas. As doenças das mudas de pepino podem ser tratadas com os seguintes medicamentos:
- Mistura bordalesa;
- Quadris;
- Topázio;
- Fitosporina.
A mistura bordalesa contém sulfato de cobre e cal misturados com água. Uma solução de cal é utilizada para neutralizar a acidez do líquido para não queimar as folhas das mudas.A mistura bordalesa é usada para pulverizar mudas de pepino para prevenir doenças fúngicas.
Os componentes do fungicida Quadris afetam negativamente os esporos dos principais fungos patogênicos, interrompendo o fluxo de ar para eles. Após o tratamento com o medicamento, os microrganismos patogênicos morrem em uma hora.
A substância ativa do Topaz interrompe o desenvolvimento do micélio e o fungo morre. O produto é bem absorvido pelo tecido das mudas de pepino e atua instantaneamente. Para pulverizar mudas, tome um mililitro do produto para cada dois litros de água. O topázio tem um efeito duradouro sobre os esporos dos fungos. O tratamento preventivo é realizado uma vez durante o período de crescimento das mudas e, a seguir, após o plantio do pepino no solo.
A fitosporina é classificada como um biofungicida natural, pois contém esporos vivos e células de bactérias que vivem no solo. Ao entrarem em contato com a água, começam a se multiplicar, suprimindo microrganismos perigosos para as mudas. Diluir o pó com água fervida ou de nascente. Depois de algum tempo, quando as bactérias acordam e se tornam ativas, elas começam a borrifar os pepinos. Para melhor aderência, pode-se adicionar um pouco de sabão à mistura. Se o medicamento for líquido, não há necessidade de diluí-lo.
Esses produtos são utilizados no combate a infecções fúngicas - oídio, murcha de fusarium, cinza, branco, podridão radicular, antracnose. Aplique-os de acordo com as instruções pelo menos três vezes. Eles ajudam as mudas a recuperar a saúde e a protegê-las de infecções posteriormente, após o plantio das mudas em terreno aberto ou fechado.
Quais vírus e bactérias infectam as mudas?
Embora as infecções fúngicas das mudas possam ser tratadas, as infecções virais e bacterianas são mais difíceis de eliminar, às vezes impossíveis.
O mosaico viral é reconhecido por manchas espalhadas aleatoriamente pela lâmina foliar.Seu formato lembra um mosaico composto por áreas claras e escuras. Ao mesmo tempo, os fins dos jovens folhas de mudas de pepino se enrolam, e os seguintes não se desenvolvem.
Nos pepinos, também se distingue um mosaico verde mosqueado, quando a superfície das folhas fica enrugada e coberta de manchas claras. A doença ocorre quando as mudas são plantadas densamente e a temperatura ambiente ultrapassa 27-30 graus Celsius.
O vírus do mosaico é transmitido por pulgões, que geralmente se instalam nas mudas de pepino.
O perigo de uma infecção viral é destruir todas as mudas. Portanto, é necessário destruir rapidamente as plantas doentes. E a sujeira dos recipientes é descartada ou desinfetada.
Bactérias patogênicas causam manchas angulares nas folhas. Para o desenvolvimento ativo, os microrganismos precisam de baixas temperaturas do ar interno e alta umidade. E a entrada de umidade nas folhas das mudas aumentará o efeito das bactérias. É difícil combatê-los. Enquanto isso, as folhas das mudas ficam cobertas por manchas angulares de diferentes tons de marrom. À medida que a doença progride, as plantas morrem.
É impossível livrar-se dos pepinos de doenças virais e bacterianas. Resta dizer adeus às mudas doentes para salvar o restante das plantas.
Medidas de prevenção
Você pode prevenir o desenvolvimento de doenças em mudas de pepino usando os seguintes métodos:
- desinfecção do solo antes do plantio de sementes de hortaliças;
- pré-tratamento da semente por imersão em solução de permanganato de potássio;
- cumprimento do padrão de plantio de sementes com distância de três a cinco centímetros entre si;
- utilização de copos individuais e pastilhas de turfa para mudas;
- pulverizar mudas de pepino com mistura bordalesa.
Mudas de vegetais serão saudáveis se você cuidar bem delas:
- Dentro de casa, o dia deve durar pelo menos doze horas.Para isso, organizam iluminação adicional das mudas por meio de fitolâmpadas ou lâmpadas fluorescentes, pendurando-as a uma distância de sete a dez centímetros das mudas.
- A rega dos pepinos é feita regularmente e apenas com água morna.
- E é preciso alimentá-lo levando em consideração o valor nutritivo da terra do vaso. A aplicação apenas de fertilizantes nitrogenados contribui para a propagação de doenças entre os pepinos.
- Para reduzir a secura do ar interno, você precisa borrifar folhas de pepino diariamente.
A organização adequada do cuidado com as mudas de pepino leva ao fato de que as plantas se desenvolverão, crescerão ativamente e produzirão bons rendimentos.
Preparações biológicas para proteger mudas de doenças
O tratamento com Trichodermin ajudará a proteger as mudas de doenças. O medicamento é utilizado tanto para desinfecção de sementes quanto para aplicação no solo durante a semeadura. São consumidos vinte mililitros de produto biológico por vaso. Pulverize as mudas com a solução medicamentosa quando elas tiverem duas folhas verdadeiras. Repita o procedimento a cada dez a vinte dias.
O efeito do medicamento Planriz e Pentafag é alto. O tratamento de mudas com produtos reduzirá o risco de os pepinos serem infectados por infecções fúngicas e bacterianas.
A atitude atenta às hortaliças e o conhecimento das regras da tecnologia agrícola garantem que as mudas jovens de pepino se deliciem com folhas verdes e caules fortes. Mudas saudáveis se desenvolverão em plantas fortes que produzirão pepinos de qualidade.