O plantio de mudas de pepino em terreno aberto é a etapa mais difícil no cultivo de pepinos. Nem todos os horticultores novatos estão familiarizados com as peculiaridades do plantio dessa hortaliça. Portanto, é recomendável se familiarizar com antecedência sobre como plantar mudas corretamente.
- Como plantar sementes corretamente
- Preparação de sementes
- Calibração
- Desinfecção
- Uso de bioestimulantes
- Preparação do solo
- Seleção de capacidade
- Como plantar sementes
- Como plantar pepinos em terreno aberto com mudas
- Quando plantar mudas de pepino em terreno aberto
- Seleção do local
- Preparação do site
- Como plantar mudas de pepino
- Cuidado
- Rega
- Alimentando
- Conclusão
Como plantar sementes corretamente
Antes de transplantar pepinos para o jardim, você precisa se familiarizar com as peculiaridades do plantio de sementes para o cultivo de mudas jovens. Recomenda-se fazer isso no início da primavera, para que você possa transplantar mudas de pepino em terreno aberto em junho ou maio.
Preparação de sementes
Para cultivar mudas saudáveis, é necessário preparar a semente com antecedência. O trabalho preparatório consiste em várias etapas sucessivas com as quais você deve se familiarizar.
Calibração
A calibração é realizada para selecionar as sementes que germinarão melhor. Para selecionar sementes da mais alta qualidade, é preparada uma solução salina especial, composta por um litro de água morna e 100 gramas de sal. Para se livrar das sementes de baixa qualidade, você precisa colocar todas as sementes na solução preparada e mergulhá-las nela por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, as sementes vão flutuar na superfície, o que é melhor não plantar, pois não vão brotar de qualquer maneira.
Desinfecção
Após selecionar as sementes que podem ser plantadas para o cultivo de mudas, é necessário desinfetá-las.
Para desinfetar pepinos, você pode usar uma solução feita de manganês. Durante a desinfecção, todos os grãos são colocados em um recipiente com uma solução fraca de manganês a 1%. Devem ser embebidos por pelo menos meia hora, após o que são secos e colocados em solução de cinzas por um dia.
O tratamento térmico de sementes também é frequentemente usado para desinfecção. Porém, é importante considerar que ao processar sementes em altas temperaturas, você pode não apenas destruir todos os patógenos, mas também danificar os grãos. Portanto, o tratamento térmico deve ser feito com muito cuidado.Para tratar pepinos com calor, é necessário mergulhá-los em água, cuja temperatura deve ser de pelo menos 45 graus. O tempo de processamento é de aproximadamente 45 minutos. Se o tratamento térmico for prolongado, as sementes podem deteriorar-se.
Uso de bioestimulantes
Para agilizar o plantio das mudas e acelerar a germinação das sementes, pode-se usar bioestimulantes especiais. Contêm componentes especiais, com a ajuda dos quais o desenvolvimento do sistema radicular é várias vezes acelerado e a imunidade dos pepinos é melhorada. Muitos produtores de vegetais usam preparações como “Sodium Humate” ou “Epin”.
Preparação do solo
Antes de plantar pepinos para cultivar mudas, é necessário preparar o solo. A mistura de solo para pepinos deve ser preparada a partir dos seguintes componentes:
- Turfa. Recomenda-se plantar pepinos em solo com quantidade suficiente de turfa. Com a ajuda deste componente, o solo fica mais solto, tornando-o mais permeável à umidade. Se houver pouca turfa no solo, as raízes da planta não receberão umidade suficiente.
- Húmus. Os pepinos crescem muito melhor em solos com húmus, com o qual quase qualquer solo pode se tornar fértil e nutritivo. Se você não adicionar húmus à mistura de solo antes do plantio, no futuro as mudas poderão murchar por falta de componentes nutricionais.
- Solo foliar. É melhor cultivar mudas de pepino em solo misturado com solo frondoso. Recomenda-se coletar esse solo em florestas com árvores decíduas. Não devem ser aproveitados terrenos recolhidos perto de castanheiros e carvalhos, pois contêm demasiados taninos.
Seleção de capacidade
Antes do plantio, é recomendável selecionar recipientes para pepinos que possam ser utilizados durante o plantio.Você pode usar potes de turfa para isso. A principal vantagem desse copo pode ser considerada a garantia de sobrevivência das mudas durante o transplante. O fato é que as mudas podem ser transplantadas junto com o copo e portanto é impossível danificar as raízes dos arbustos durante o transplante.
Ao escolher tal recipiente, você precisa estudar cuidadosamente sua composição. Alguns fabricantes acrescentam papelão, o que prejudica o crescimento das mudas.
Além disso, as mudas plantadas podem ser cultivadas em recipientes plásticos. Você pode cultivar de 5 a 10 arbustos neles de uma vez. Alguns horticultores se recusam a usar recipientes de plástico, pois é muito difícil extrair deles mudas cultivadas.
Como plantar sementes
Para plantar sementes em copos de turfa, é necessário adicionar a mistura de solo previamente preparada. Deve encher os recipientes até dois terços da altura total. Depois disso, a terra nos copos é regada com água morna e compactada.
São feitos furos em cada vaso para o plantio das sementes. Muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível enterrar grãos de pepino. As sementes com buracos enterrados germinam muito mais lentamente. Portanto, a profundidade dos furos não deve ser superior a 1-2 cm.
Quando todos os pepinos forem plantados em copos, eles devem ser cobertos com filme plástico e transferidos para ambientes com temperaturas acima de 20-25 graus. Os potes são abertos somente após o aparecimento dos primeiros brotos.
Como plantar pepinos em terreno aberto com mudas
O transplante de mudas de pepino para o solo é um processo bastante complexo, para o qual você deve se preparar com antecedência.
Quando plantar mudas de pepino em terreno aberto
Nem todo mundo sabe quando transplantar mudas de pepino para o solo. Recomenda-se fazer isso um mês após o plantio das sementes nos vasos.Se os pepinos forem cultivados em estufas, as mudas germinadas poderão ser plantadas no meio da primavera. Ao plantar no jardim, é melhor esperar o tempo quente para que as geadas noturnas não prejudiquem as mudas plantadas.
Seleção do local
Tendo decidido quando transplantar mudas de pepino, você deve começar a escolher o local mais adequado para o cultivo da hortaliça. Recomenda-se plantar mudas apenas nas partes do jardim bem iluminadas durante o dia e protegidas dos fortes ventos do norte.
Durante a seleção lugares para plantar pepinos Você precisa prestar atenção ao chão. A melhor escolha seria um local dominado por solo argiloso e com muito húmus. Você também pode colher uma boa colheita se cultivar mudas em solo preto misturado com turfa.
Além disso, é preciso prestar atenção ao tipo de verdura cultivada no local antes de plantar os pepinos. É melhor plantar mudas de pepino em áreas onde anteriormente eram cultivados tomates, repolho ou ervas perenes.
Preparação do site
Antes de plantar mudas de pepino, você precisa preparar seu jardim. Isso precisa ser feito no outono, antes que o frio chegue. Primeiro, todos os restos de plantas que foram cultivadas aqui anteriormente são removidos de toda a área. Se não forem removidos a tempo, na primavera se tornarão a principal fonte de doenças que podem infectar as mudas.
Depois de se livrar dos resíduos vegetais, é necessário começar a fertilizar o solo. Para isso, são adicionados cerca de 20 kg de esterco podre a cada metro quadrado. A fertilização repetida é realizada na primavera, 2 a 3 semanas antes do plantio das mudas. Nesse caso, esterco quente é adicionado ao solo para aquecê-lo pelo menos um pouco após o inverno.Em apenas uma semana, o solo deve aquecer de 10 a 20 graus.
Como plantar mudas de pepino
Para descobrir como plantar mudas de pepino corretamente, você deve estudar mais detalhadamente as características do plantio de mudas.
O plantio de mudas de pepino em terreno aberto começa com a preparação de covas para o plantio. A distância entre as mudas transplantadas depende da variedade. Ao plantar pepinos de baixo crescimento, não deve haver mais do que cinco plantas por metro quadrado de terreno. Variedades altas são plantadas a uma distância maior e, portanto, cerca de 3-4 arbustos devem crescer em um metro quadrado de jardim.
Depois de preparar as covas, deve-se começar a retirar cada muda dos vasos. As mudas devem ser retiradas dos recipientes junto com o solo para proteger as raízes de danos. Ao cultivar mudas em copos plásticos descartáveis, basta cortar o fundo e retirar a muda.
O plantio de mudas de pepino no solo deve ser feito com muito cuidado. Devem ser plantados de forma que o joelho do hipocotilédone não fique acidentalmente coberto de terra. Quando todos os pepinos estiverem plantados, os buracos devem ser preenchidos com terra seca e umedecidos com água aquecida.
Cuidado
Imediatamente após o transplante de pepinos, você deve pensar em cuidar bem deles. São os cuidados adequados que contribuem para a formação de frutos bons e grandes nos arbustos.
Rega
Para o pleno crescimento das mudas plantadas, é necessário regar regularmente os pepinos. Além disso, a umidade do solo afeta o sabor da fruta. Se você regar os arbustos regularmente, os pepinos não ficarão amargos.
Em clima normal, o solo deve ser umedecido pelo menos uma vez por semana.Porém, no verão, a quantidade de rega deve ser dobrada, pois em dias quentes o solo seca mais rápido. Devem ser consumidos pelo menos 10 litros de água por metro quadrado de terreno.
Alimentando
O solo deve ser regularmente alimentado com nutrientes. Se você se recusar completamente a fertilizar, os pepinos ficarão pequenos e amargos. São realizadas três ou quatro mamadas por temporada. Neste caso, os fertilizantes devem ser adicionados pela primeira vez duas semanas após o transplante das mudas. Excrementos de frango, cinzas e verbasco são adicionados ao solo. Se necessário, fertilizantes minerais como sulfato de potássio, superfosfato e uréia são adicionados ao solo. Durante a formação dos frutos, a quantidade de fertilizante aplicado dobra.
Conclusão
O transplante de pepinos é do interesse de muitos produtores de vegetais que planejam cultivá-los. Para fazer um transplante adequado de mudas, você precisa se familiarizar com antecedência com as peculiaridades do plantio de pepino.