Muitos produtores de vegetais cultivam pepinos em suas roças. Esta cultura é bastante caprichosa e por isso podem surgir alguns problemas durante o cultivo. Freqüentemente, quase todas as folhas das mudas de pepino secam. Para lidar com esse problema, você deve descobrir por que as mudas de pepino ficam amarelas.
- Por que as folhas das mudas de pepino em uma estufa ficam amarelas?
- Iluminação incorreta
- Queimaduras
- Rega inadequada
- Danos ao sistema raiz
- Por que as folhas das mudas de pepino secam sem fertilização?
- Deficiência de nitrogênio
- Deficiência de fósforo
- Deficiência de potássio
- Deficiência de magnésio
- Por que as folhas dos pepinos ficam amarelas em terreno aberto?
- Por que as mudas de pepino ficam amarelas devido ao oídio?
- Por que as folhas secam no mosaico do pepino?
- Amarelecimento devido à peronosporose
- O que fazer se os pepinos ficarem amarelos
- Falcão
- Topsin
- Topázio
- Estroboscópio
- Conclusão
Por que as folhas das mudas de pepino em uma estufa ficam amarelas?
Muitas vezes, as mudas de pepino em uma estufa ficam amarelas devido ao cultivo inadequado.
Iluminação incorreta
Não é nenhum segredo que os pepinos adoram luz e, portanto, às vezes as mudas de pepino ficam amarelas se não houver luz suficiente na estufa. Para evitar que as mudas de pepino amarelem, é necessário providenciar a iluminação da estufa com antecedência. Ao mesmo tempo, deve ser difundido para que toda a sala fique bem iluminada.
Queimaduras
Às vezes, as bordas das folhas do pepino ficam amarelas devido a queimaduras. Muitas vezes, ocorrem queimaduras se muita luz solar entrar na estufa e as mudas crescerem na janela. Eles também podem aparecer se permanecer líquido na planta após a rega.
Devido às queimaduras, as mudas vão ficando amareladas gradativamente. Primeiro, as folhas da parte superior dos arbustos começam a secar e depois as folhas inferiores ficam amarelas. Para evitar o aparecimento de queimaduras nas plantas, é necessário garantir que não haja muita luz solar na estufa.
Rega inadequada
Sabe-se que as mudas plantadas de pepino devem ser regadas regularmente. Alguns horticultores regam os arbustos muito raramente ou com muita frequência e, por causa disso, as mudas de pepino ficam amarelas e secam.
Com umidade insuficiente, as mudas jovens começam a crescer. Isso leva à secagem gradual dos ovários e das folhas. Uma grande quantidade de umidade também afeta negativamente a saúde dos pepinos. Devido à rega frequente, as raízes começam a apodrecer e os pepinos ficam amarelos.
Danos ao sistema raiz
Muitos produtores de vegetais inexperientes danificam as raízes da planta ao transplantar cotilédones para uma estufa. Com o tempo, as mudas danificadas começam a amarelar e secar.Primeiro, o amarelecimento aparece nas folhas abaixo e depois de um tempo se espalha para as folhas restantes no topo.
Por que as folhas das mudas de pepino secam sem fertilização?
Em alguns casos, após o plantio, as folhas ficam amarelas devido à alimentação insuficiente. Ao mesmo tempo, as folhas do pepino secam de maneira diferente. Tudo depende de qual elemento falta às plantas após o plantio.
Deficiência de nitrogênio
Com a falta de nitrogênio, todas as folhas amareladas ficam muito claras e pequenas. Às vezes, suas veias adquirem um leve tom avermelhado. Com o tempo, os arbustos ficam muito fracos e secam completamente.
A falta de nitrogênio é muito perigosa para o pepino, não só durante o crescimento das mudas, mas também no momento da formação dos primeiros frutos. Os arbustos enfraquecidos produzem pepinos pequenos que nem sempre amadurecem até o fim.
Se as folhas ficarem amarelas e secas devido à falta de nitrogênio, você deve alimentar imediatamente as plantas com fertilizantes. Para isso, é feita uma mistura especial composta por cinzas, excrementos, verbasco e uréia. Na hora de alimentar não se deve alimentar demais os arbustos, pois isso pode causar necrose nas folhas.
Deficiência de fósforo
Às vezes, o amarelecimento aparece devido ao fato da planta não ter fósforo suficiente. É este componente o responsável pelo bom desenvolvimento das raízes e pelo fornecimento de energia aos arbustos. Se o solo contiver muito pouco fósforo, isso fará com que cada ponta das folhas comece a secar. Com o tempo, o restante das folhas, junto com o caule, começará a escurecer e secar.
É impossível restaurar as folhas secas, mas você pode impedir a propagação do amarelecimento. Para isso, basta aplicar um pouco de fertilizante fosfatado embaixo de cada arbusto. Se isso não for feito, todos os pepinos morrerão.
Deficiência de potássio
Este componente é necessário para a renovação celular adequada e o amadurecimento uniforme dos pepinos. Se não houver potássio suficiente no solo, as folhas das mudas de pepino secarão. Os frutos ficarão cobertos de manchas escuras e as folhas dos pepinos começarão gradualmente a amarelar e a secar. O processo de amarelecimento ocorre gradativamente. A princípio, a cor de cada folha torna-se verde escuro. Depois de alguns dias, aparecem manchas amarelas, que eventualmente levarão ao ressecamento.
Para evitar que todas as folhas do pepino fiquem amarelas, você deve adicionar fertilizante imediatamente ao solo. Para isso, utiliza-se sulfato de potássio ou humato.
Deficiência de magnésio
Essa substância é responsável pela formação da clorofila e por isso a falta de magnésio afetará negativamente não só as folhas, mas também os frutos. É muito fácil determinar a falta de magnésio, pois com isso todas as folhas começam a enrolar e ficar manchadas. No início as folhas inferiores sofrem, mas com o tempo as superiores também ficam amareladas, o que leva ao ressecamento gradativo de todo o arbusto. Se os fertilizantes de magnésio não forem adicionados ao solo a tempo, todas as folhas danificadas começarão a secar e cair.
Por que as folhas dos pepinos ficam amarelas em terreno aberto?
Na maioria das vezes, as folhas externas dos pepinos começam a secar e amarelar devido a doenças ou pragas. Existem vários motivos mais comuns para o amarelecimento de pepinos em terreno aberto.
Por que as mudas de pepino ficam amarelas devido ao oídio?
Uma das principais causas do amarelecimento é o oídio. Qualquer residente de verão pode detectar esta doença, pois uma camada vermelha clara começa a aparecer imediatamente na planta. Na maioria das vezes, o oídio se desenvolve em baixas temperaturas em condições de alta umidade. Além disso, seu aparecimento é promovido pela rega das plantas com água fria.
A principal medida preventiva desta doença é a correta rotação de culturas. Os pepinos podem ser plantados em seu local original apenas 3-4 anos após o plantio anterior. Se foram plantados no local anterior antes do tempo especificado, todos os arbustos deverão ser replantados. O transplante deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes.
Por que as folhas secam no mosaico do pepino?
O mosaico é uma doença viral comum que pode aparecer várias semanas após o plantio das mudas no solo. A doença é acompanhada pelo amarelecimento das folhas das dicotiledôneas e seu ressecamento gradual. Os arbustos devem ser tratados imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas, pois o mosaico se espalha muito rapidamente para as plantas vizinhas.
Amarelecimento devido à peronosporose
Na maioria das vezes, a doença aparece no verão, em altas temperaturas. Durante a peronosporose, as folhas do cotilédone não apenas clareiam, mas também ficam cobertas por uma camada roxa clara. Se aparecerem sinais de doença, toda alimentação e água devem ser interrompidas imediatamente. Os brotos devem ser tratados com solução de cobre e fungicidas especiais.
O que fazer se os pepinos ficarem amarelos
Nem todo jardineiro sabe o que fazer se as mudas de pepino ficarem amarelas. Existem vários remédios comuns que podem ajudar a lidar com esse problema.
Falcão
Muitas pessoas usam esse medicamento específico se as mudas de pepino ficarem amarelas. Pode ser utilizado não só durante o tratamento das folhas, mas também na prevenção da ocorrência de diversas doenças. Para pulverizar plantas infectadas com Falcon, você precisa usar um borrifador e bicos.
Antes de iniciar as plantas de processamento, você precisa criar uma solução de trabalho especial.Para isso, 10 ml do produto são misturados com 10-15 litros de água fria. Mudas de pepino devem ser processadas imediatamente após o preparo da mistura. Neste caso, o procedimento deve ser realizado à noite, quando não há vento lá fora.
Topsin
Se as folhas das mudas de pepino ficarem amarelas, você pode usar o medicamento Topsin. Com sua ajuda, você pode se livrar da maioria das doenças fúngicas que podem infectar os pepinos. O produto é comercializado na forma de pó e por isso, antes de utilizá-lo, será necessário preparar uma solução de trabalho. Para isso, é necessário dissolver 500 g do produto em 10 litros de água.
Após tratar a área com Topsin, o medicamento penetra no solo e entra nos pés de pepino pelas raízes. Bloqueia imediatamente todos os esporos de infecção e evita que se espalhem ainda mais. Não é recomendado o uso de Topsin com muita frequência, pois a planta se acostuma rapidamente. Você não deve processar pepinos mais do que três vezes por mês.
Topázio
Muitas vezes, o Topázio é usado para curar mudas de pepino. É muito eficaz, principalmente se as folhas ficarem amareladas nas bordas devido ao oídio. O medicamento não é tóxico e é seguro, por isso pode ser usado com segurança no tratamento de mudas de pepino.
O topázio é vendido em diferentes formas, mas na maioria das vezes soluções líquidas especiais são usadas para processar pepinos. Antes do uso, o medicamento deve ser diluído em água. Para isso, 20 ml do produto são adicionados a um recipiente grande de 15 litros. Durante o processamento, deve-se gastar cerca de um litro e meio de Topázio em cada arbusto.
A droga é eficaz por duas semanas. Portanto, não deve ser reutilizado antes de 7 a 10 dias após o tratamento anterior.
Estroboscópio
Às vezes, quando folhas secas em mudas de pepino, recomenda-se o uso do fungicida Strobi. O medicamento é produzido na forma de grânulos, que devem ser diluídos em água antes do uso. É necessário preparar a solução de trabalho várias horas antes de utilizá-la. Uma solução feita de grânulos de Strobi é mais eficaz apenas nas primeiras duas horas após a criação. Portanto, se você processá-los tarde demais, não trará nenhum resultado.
É necessário processar os pés de pepino duas vezes na hora da formação dos frutos. É nesse período que a planta fica suscetível à infecção por mancha marrom, oídio e requeima. As plantas não devem ser tratadas mais do que uma vez por mês. Você deve parar de usar o medicamento várias semanas antes de colher a fruta.
Conclusão
Muitos horticultores não sabem o que fazer se as folhas das mudas de pepino ficarem amarelas. Para se livrar do amarelecimento, você precisa entender os motivos de seu aparecimento e os métodos de lidar com ele.