Existem vários motivos pelos quais as mudas de tomate ficam amarelas. É imperativo lidar com o problema em tempo hábil. Uma boa colheita só pode ser obtida quando as mudas estão fortes e saudáveis. Portanto, você precisa saber como cuidar dele.
Falta ou excesso de microelementos
Se você entender a situação e determinar o verdadeiro problema do amarelecimento e ressecamento das folhas das mudas, lidar com o problema será muito mais fácil. Mudas cultivadas no parapeito de uma janela requerem fertilização para seu pleno desenvolvimento. Mas não só a falta de quaisquer substâncias leva ao problema, mas também o seu excesso.Portanto, você deve seguir as instruções de diluição e dosagem.
A seguir estão os principais fatores desfavoráveis que fazem as folhas das mudas de tomate ficarem amarelas.
- Se as folhas inferiores das mudas de tomate ficarem amarelas e as veias ficarem vermelhas, isso geralmente ocorre como resultado da falta de nitrogênio. As folhas são pequenas e de cor verde clara. A fertilização com nitrogênio ajudará a corrigir a situação.
- As folhas inferiores das mudas no parapeito da janela ficam amarelas devido à deficiência de enxofre e tornam-se duras e densas ao toque.
- Quando as pontas das folhas secam e ficam amarelas, é preciso descartar a deficiência de potássio.
- A falta de zinco leva ao amarelecimento das bordas das folhas, ao seu enrolamento e ao aparecimento de manchas escuras.
- Quando as áreas amareladas começam a clarear, é necessário adicionar componentes nutricionais com ferro.
- Se as folhas superiores ficarem amarelas primeiro, isso indica falta de fósforo. O excesso desse componente é indicado pelo amarelecimento completo de todas as folhas da planta.
- Se houver pouco manganês no solo, as folhas inicialmente ficam cobertas de manchas amarelas e depois secam completamente.
O que fazer se as mudas de tomate ficarem amarelas? Se as mudas não crescerem bem e surgirem outros problemas, é necessário fornecer-lhes os fertilizantes necessários em tempo hábil. Isso evitará que as verduras amarelem, ressequem e enrolem. Recomenda-se aplicar fertilizante em cada arbusto separadamente.
Causas comuns do problema
Existem muitos motivos pelos quais as folhas das mudas de tomate podem ficar amarelas, mas os mais básicos que os jardineiros encontram são os seguintes.
- Recomenda-se plantar sementes somente em solo especial. Solo comum de jardim ou comprado em loja, mas destinado a flores, não funciona.O problema de por que as folhas das mudas de tomate ficam amarelas pode estar associado ao solo denso e ácido. Pode haver muito fertilizante adicionado ao solo.
- As folhas podem ficar amarelas devido a danos nos ramos das raízes durante a colheita ou a mudanças bruscas na temperatura do ar, resultando na interrupção da nutrição da planta.
- Por que outro motivo poderiam surgir problemas? Falta de solo ou recipiente apertado onde as mudas são plantadas. Ao semear, deve-se manter a distância entre os furos. Se você plantar as sementes próximas, os brotos começarão a se esticar, tentando absorver a luz. As plantações densas têm poucos nutrientes e as raízes estão entrelaçadas.
- As mudas podem não ter luz suficiente, o que leva ao desbaste e alongamento do caule. Os tomates precisam de bastante luz do dia todos os dias. As mudas devem receber luz cerca de 12 horas por dia, caso contrário o desenvolvimento é interrompido. Freqüentemente, não há iluminação suficiente no parapeito da janela, então é necessário iluminá-lo com uma lâmpada.
- Por que as mudas de tomate secam?A resposta pode estar relacionada ao ar quente e seco do ambiente. Faz com que as folhas sequem e mudem de cor.
- Se as mudas forem cultivadas em local fresco, os nutrientes não são absorvidos, o desenvolvimento dos brotos fica mais lento e a aparência muda.
- Entre as causas comuns estão erros relacionados à rega.
O que fazer quando as mudas de tomate ficam amarelas e murcham? Se a fertilização for aplicada corretamente, é necessário garantir que a rega seja organizada corretamente. A rega deve ser moderada e uniforme. Se você regar com muita frequência e em excesso, o solo começará a azedar e o oxigênio será mal fornecido às raízes. Nesse caso, as folhas inferiores e cotiledonares das mudas começam a amarelar.
Pelo contrário, a falta de umidade faz com que as folhas do tomate ressequem. O solo seco impede a penetração de nutrientes na planta. O solo seco pode ser facilmente corrigido, basta regar os brotos com água sedimentada em tempo hábil.
Se o solo for regado com água dura, forma-se na superfície uma crosta com uma camada branca ou amarelada. As raízes começam a puxar todos os microelementos da planta para o solo. A água para irrigação deve ser morna e estável.
É necessário regar de manhã ou à noite, evitando que a umidade atinja a parte verde da planta. Se você regar na hora do almoço, quando o sol está forte, a planta pode queimar.
Por que as mudas de tomate começaram a ficar mal? Outras razões pelas quais as mudas de tomate amarelaram incluem doenças infecciosas (canela preta, fusarium, septoria), o uso de fertilizantes de baixa qualidade ou diluição inadequada. Por exemplo, se manchas cinzentas aparecerem simultaneamente com o amarelecimento das folhas, isso pode ser uma doença como a septoria. O patógeno entra na planta vindo do solo.
Mudanças drásticas
Às vezes acontece que de repente as mudas de tomate ficam amarelas e ressecam, o que fazer nessa situação? O problema pode ser provocado por oscilações de temperatura, rega com água fria ou realização de colheita. Nestes casos, literalmente em um dia, as pontas das folhas começam a mudar de cor e formato.
Mudas de tomate ficam amarelas após a colheita, como resultado da exposição ao estresse. A colheita deve ser feita de acordo com todas as normas, caso contrário os ramos das raízes podem morrer completamente e os rebentos não poderão mais ser salvos.
Escolhendo regras para evitar problemas:
- os recipientes individuais onde a planta será plantada devem ser bem lavados e o solo desinfetado;
- é necessário iniciar o procedimento quando as mudas tiverem 2 a 3 folhas;
- no fundo do recipiente é necessário fazer furos para drenar o excesso de líquido e garantir a drenagem;
- Recomenda-se apertar um pouco a raiz principal, o que tornará o sistema radicular mais ramificado e forte.
Se essas regras não forem seguidas, as pontas das folhas dos pés de tomate secam, as veias ficam amarelas, o caule enfraquece e murcha.
Se as raízes não estiverem gravemente danificadas, você pode usar medicamentos como Zircon, Epin. Promovem a formação de raízes e aumentam a imunidade, o que é muito importante após a colheita.
Ações preventivas
Para que as mudas de tomate se sintam confortáveis no parapeito da janela, é preciso criar condições. É necessário escolher o solo certo, fornecer iluminação suficiente, temperatura e umidade normais. Não se esqueça da rega e da aplicação oportuna de fertilizantes.
O que pode ser feito se as mudas de tomate amarelarem devido ao excesso de água do solo? Se as folhas ficarem amarelas, mas nenhuma camada branca se formar, você pode polvilhar cinza de madeira seca por cima e, claro, reduzir a frequência de rega.
O transplante de mudas deve ser realizado com urgência nos seguintes casos:
- o excesso de umidade levou à acidificação do solo;
- ambiente alcalino excessivo;
- regar com água dura;
- excesso de fertilizante;
- recipiente apertado ou pouco solo.
Os brotos individuais são transplantados para novos recipientes preparados com solo especial umedecido. Antes de plantar brotos jovens em um recipiente, você precisa examinar as raízes e remover galhos podres e fracos.
Após o plantio, recomenda-se regar as plantas com água com algumas gotas de permanganato de potássio e transferi-las para um local com sombra por alguns dias. Assim que o caule se endireita e a folhagem amarelada começa a ficar verde, as mudas são transferidas para o parapeito da janela.
Se as folhas das mudas de tomate ficarem amarelas, o que você pode fazer? A aplicação oportuna de fertilizantes ajudará a evitar que as mudas de tomate fiquem amareladas. Caso haja deficiência de algum elemento, a imunidade da planta diminui. As mudas ficam suscetíveis a doenças, o que leva à sua morte.
A primeira alimentação é realizada com a emergência das mudas, aproximadamente 8 dias após a semeadura. A alimentação repetida é realizada após mais 14 dias. São adequados componentes minerais e orgânicos, que você mesmo pode misturar ou comprar prontos na loja.
Antes de aplicar o fertilizante, umedeça levemente o solo. A hidratação evitará queimaduras no sistema radicular e promoverá melhor absorção dos componentes nutricionais.
Por que as folhas das mudas de tomate secam e mudam de cor? As folhas das mudas de tomate secam e mudam de cor por falta de oxigênio. Após várias regas e fertilizações regulares, a camada superior do solo fica compactada e forma-se uma crosta, o que prejudica a circulação do ar. O problema pode ser resolvido afrouxando o solo. Após cada rega, é necessário soltar o solo sem aprofundar muito para não danificar o sistema radicular. Você pode usar uma picareta.
23 dias antes do transplante das mudas para terreno aberto ou fechado, é necessário endurecê-las. Dessa forma, as plantas se acostumarão à luz solar direta e ao ar puro. Precisa ser endurecido gradualmente. Primeiro é preciso levar o recipiente com as mudas para a varanda com a janela aberta por algumas horas.A cada dia, o tempo que as mudas ficam ao ar livre deve ser aumentado, mas à noite devem ser retiradas para local aquecido.