Quando as folhas da pimenta ficam amarelas, você precisa saber por que isso acontece. Só neste caso a situação pode ser corrigida e a colheita salva. Pode haver muitos motivos.
Os mais comuns são cuidados inadequados, doenças ou infestações de pragas.
Razões para mudança de cor
Existem várias razões para o amarelecimento das folhas dos pimentões plantados em uma horta.
- Rega incorreta. Os pimentões têm um sistema radicular muito delicado e vulnerável, por isso a planta reage fortemente à falta de umidade ou, inversamente, à rega excessiva. Solo úmido leva ao apodrecimento, primeiro das raízes, depois do topo.A falta de umidade faz com que as folhas sequem.
- Regar com água fria e instável interrompe o desenvolvimento da planta. Se a água para irrigação for regularmente fria, observa-se uma queda real das folhas.
- Flutuações repentinas de temperatura. As folhas ficam amarelas, tanto por causa do frio quanto da luz solar direta. Isto é especialmente verdadeiro para mudas jovens. Portanto, é preciso cuidar do sombreamento em dias quentes e da cobertura durante as geadas.
- Para pimenta você precisa escolher o local certo em campo aberto. Você não pode plantar onde costumavam crescer tomates, batatas e berinjelas. As raízes residuais dessas plantas passam a secretar substâncias que prejudicam o desenvolvimento da pimenta. Os vegetais Nightshade devem ser plantados em seu lugar não antes de três anos. Caso contrário, a pimenta perde as folhas e a resistência às doenças diminui.
- Deficiência de nutrientes. Em primeiro lugar, a condição é afetada pela falta de nitrogênio. Primeiro, as folhas superiores clareiam e depois começam a amarelar a partir do meio. Os frutos possuem paredes finas e enroladas. Se as folhas inferiores ficarem amarelas, pode haver falta de potássio. Ao mesmo tempo, as pontas das folhas secam, o tronco muda de cor, endurece e aparecem manchas nos frutos. Com deficiência de zinco, manchas verde-amareladas podem ser encontradas nas verduras. Você pode corrigir a situação ou evitar problemas com a alimentação oportuna.
- As folhas da pimenta caem e mudam de cor devido aos insetos. Todos os produtores de vegetais encontram pragas. Na maioria das vezes, as pimentas são atacadas por ácaros. Alimenta-se da seiva das folhas, o que provoca amarelecimento e ressecamento. Logo, se nenhuma ação for tomada, as bordas das folhas começarão a secar, e então não só elas, mas também os frutos poderão cair completamente.Qualquer inseticida, por exemplo Fitoverm, Aktara, ou uma solução caseira à base de cinza de madeira, excrementos de pássaros, grama verde e outros componentes ajuda no combate a pragas.
- Acontece que as folhas do pimentão ficam amareladas por causa de doenças, e você precisa saber o que fazer nesse caso. Se uma planta estiver infectada com um vírus, as folhas começam a amarelar e secar e os frutos ficam distorcidos. Para salvar todo o canteiro, é necessário retirar com urgência a planta infectada e tratar o solo com uma solução desinfetante, por exemplo com permanganato de potássio.
- A falta de luz solar leva ao amarelecimento da folhagem. Muitas vezes o problema aparece quando os arbustos são plantados em uma área sombreada.
É importante tratar a planta contra pragas e doenças para fins preventivos, aplicar fertilizantes pelo menos três vezes durante todo o período de cultivo, evitar o crescimento de ervas daninhas no jardim e reconhecer a tempo porque as folhas da pimenta amarelaram, para não arruinar toda a colheita.
Às vezes, uma folha amarela na parte inferior do caule aparece como resultado do amadurecimento e crescimento do vegetal. Ao mesmo tempo, todas as outras partes do arbusto parecem boas.
Problema com mudas jovens em estufa
Recomenda-se o cultivo de mudas de pimenta em estufa. Primeiro, o solo deve ser desenterrado, as ervas daninhas removidas, tratadas contra pragas e aplicada adubação orgânica ou mineral.
Muitos produtores de vegetais estão preocupados com o problema de por que a folhagem do pimentão fica amarela mesmo em condições favoráveis de estufa? Para entender o que está acontecendo com uma planta, é preciso monitorar seu crescimento e desenvolvimento em cada etapa.
Mudas de pimenta não podem ser protegidas de vários infortúnios, mesmo em um local protegido como uma estufa. Existem vários motivos pelos quais as folhas das mudas ficam amarelas e acabam caindo completamente.
- A causa da queda das folhas em uma planta com efeito de estufa pode ser a rega irregular. Não é recomendado deixar o solo secar. Durante a seca, as mudas murcham e aparece uma tonalidade amarelada na folhagem. Recomenda-se regar as mudas jovens uma vez a cada cinco dias com água sedimentada.
- Umedecer o solo com muita frequência também é prejudicial. Quando há excesso de umidade, as folhas inferiores das mudas caem.
- Falta de nitrogênio, potássio ou fósforo no solo.
- A temperatura do ar na estufa não deve cair abaixo de 14 graus. Caso contrário, o solo congela e as folhas inferiores das mudas de pimenta ficam amarelas. Se a temperatura não voltar ao normal, a planta inteira morre.
- As pimentas reagem aos níveis mais baixos de umidade do ar. Um nível de umidade de 70% é considerado normal.
- A ingestão insuficiente de luz faz com que as folhas sequem e caiam. Um mês após o plantio das sementes, as mudas precisam receber iluminação adicional.
- O motivo pelo qual as mudas apresentam folhas em mau estado também depende da distância em que as sementes são semeadas. Se as mudas estiverem próximas, as raízes e as folhas começam a interferir umas nas outras e a se entrelaçar. Como resultado, os caules ficam alongados e a folhagem fica amarela.
- A planta pode perder folhas devido à atividade ativa de insetos-praga. Se a causa forem pragas, elas podem ser facilmente percebidas. Os mais comuns são pulgões, tripes e ácaros.
- Quando as folhas da pimenta ficam amarelas e até caem, a causa geralmente é uma doença fúngica, viral ou bacteriana.
O cuidado adequado com as mudas começa com a escolha das sementes para o plantio. Você precisa escolher apenas grãos grandes e densos. Em seguida, devem ser mantidos por algum tempo em solução de permanganato de potássio para que nenhuma bactéria permaneça na casca da semente.
A primeira adubação para mudas deve ser feita quando aparecerem duas folhas. Então você precisa esperar que 6 folhas se desdobrem. Uma infusão de esterco ou excrementos de pássaros é adequada como fertilizante orgânico. Não adicione estrume fresco ao solo, pois isso pode causar queimaduras no sistema radicular da planta. Elementos de fosfato de potássio são necessários em fertilizantes minerais.
Cultivando mudas em casa
Quando as mudas são cultivadas em casa, no parapeito da janela, também aqui você não consegue se proteger dos problemas. Se as mudas de pimenta amarelaram, você precisa lidar com a causa a tempo para obter uma colheita rica no futuro.
Por que a cor e a condição das mudas mudam? Se as folhas de todas as mudas de pimenta ficarem amarelas, você precisa descobrir a causa raiz para ajudar a restaurar a planta.
- As mudas ficam amarelas devido ao sistema radicular fraco. Nas mudas jovens, a parte mais fraca são as raízes, são os danos ou o forte crescimento que causam o amarelecimento. As raízes começam a se emaranhar e se entrelaçar, os nutrientes são mal distribuídos e as raízes morrem. As raízes também podem ser danificadas durante o afrouxamento profundo. Recomenda-se retirar cuidadosamente a planta do recipiente e verificar as raízes. Se houver poucos ramos de raízes e eles estiverem escurecidos, a planta morre. Se as raízes estão entrelaçadas, mas as brancas precisam ser esticadas com cuidado.
- Quando tudo está bem com o sistema radicular, a causa pode ser a deficiência de nitrogênio. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes contendo nitrogênio, podendo-se usar uréia ou nitrato de amônio. Mas não exagere. Já o excesso de nitrogênio também afeta o estado da planta.Os fertilizantes devem ser aplicados em intervalos de duas semanas.
- Às vezes, a resposta à questão de por que as folhas caem e ficam amarelas está associada a uma diminuição da temperatura do ar no ambiente. Mudas jovens não toleram temperaturas abaixo de 14 graus. Uma caixa com mudas não deve ser colocada em rascunho.
- A causa da queda das folhas pode ser devido à dosagem inadequada de água. Mudas recém-plantadas são regadas uma vez a cada 5 dias, assim que os brotos ganham força a rega é aumentada para uma vez a cada três dias. Não negligencie essas regras, pois o excesso ou a falta de umidade pode fazer com que as folhas da pimenta amarelem e caiam.
- A luz insuficiente pode fazer com que as folhas fiquem pálidas e os caules estiquem. Portanto, é melhor colocar as mudas no parapeito de uma janela sul. Em dias curtos ou nublados, deve ser fornecida iluminação adicional.
As mudas precisam ser transplantadas para um local permanente a tempo. Se crescer, as raízes serão grandes e no novo espaço livre começarão a divergir ainda mais para os lados. Todos os nutrientes e forças irão para o seu desenvolvimento, e não para a parte superior. Como resultado, a pimenta não cresce e as folhas secam.