Os horticultores muitas vezes encontram o fenômeno do amarelecimento e queda das folhas de abobrinha. Os cientistas biológicos dão recomendações sobre como combater e eliminar este problema. Mas para saber qual método utilizar é preciso estabelecer o motivo pelo qual as folhas da abobrinha ficam amareladas em campo aberto.
As verduras de uma hortaliça sempre atuam como um indicador de sua saúde.Então, se as folhas da abobrinha enrolarem, escurecerem, amarelarem ou até caírem, a planta está sinalizando que precisa de ajuda urgente.
Rega inadequada de culturas hortícolas
Uma das etapas importantes no cultivo de qualquer cultura hortícola é a rega. Ao realizar o procedimento, uma série de regras devem ser seguidas:
- Para irrigação, use apenas água decantada.
- A irrigação deve ser realizada pela manhã ou à noite. É importante manter a água longe das verduras. Se isso acontecer, os raios solares queimam as folhas, fazendo com que elas se enrolem e caiam da abobrinha.
- As folhas muitas vezes secam devido à falta de umidade no solo. A rega deve ser oportuna e regular. A quantidade de irrigação deve ser determinada com base nas condições do solo. É importante evitar a ocorrência de rachaduras na superfície da terra. Isso prejudica o sistema equino do mato. A estagnação da umidade no solo também é prejudicial. A umidade excessiva faz com que as folhas fiquem cobertas de manchas amarelas e ressequem.
O estado da planta depende da rega e da capina, na hora de regar deve-se tentar não deixar cair nas inflorescências e não inundar os arbustos de cima com água. Esta é uma das condições mais importantes quando cultivo de abobrinha. É necessário remover ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil, evitando que a grama esgote o solo do jardim. Os jardineiros cobrem os buracos com serragem ou palha seca. O procedimento permite manter o solo em boas condições e evitar fissuras no solo.
Folhas de mudas de abobrinha ficam amarelas
O cultivo de mudas de abobrinha é importante. Os rebentos jovens são sensíveis e podem ser facilmente danificados devido a cuidados inadequados ou à falta de minerais úteis no solo.
As principais razões pelas quais as pontas das mudas murcham ou ficam amarelas:
- Se aparecerem folhas amarelas, o motivo pode estar na falta de nitrogênio no solo. Este fator pode ser determinado por uma distorção específica do formato da folhagem. A folha primeiro fica amarela nas bordas, depois fica deformada e cai. A situação pode ser corrigida adicionando fertilizantes nitrogenados ao solo. Os produtos são adquiridos em lojas especializadas. Para mudas, é melhor usar preparações solúveis em água. A partir deles é preparada uma solução e os brotos são regados.
- Freqüentemente, as folhas de uma planta jovem ficam amarelas e caem prematuramente devido à falta de nutrientes no solo. Solo nutritivo pode ser comprado na loja ou preparado por você mesmo. Para fazer isso, você precisa pegar turfa, areia grossa de rio e solo gramado. Todos os ingredientes são tomados em partes iguais e bem misturados. Recomenda-se alimentar periodicamente as mudas com fertilizantes minerais complexos. Isso permitirá que os brotos jovens formem um sistema radicular correto e fortaleçam a imunidade a vários fungos.
- Os jardineiros regam as mudas com um borrifador ou peneira. O principal é direcionar a água para o solo e não para a folhagem. A umidade remanescente nas folhas pode levar ao aparecimento de vários fungos ou pragas.
Mudas tenras e jovens requerem cuidados especiais. Portanto, é importante nesta fase da tecnologia agrícola cumprir rigorosamente as regras e requisitos para o cuidado das plantas.
Por que as frutas de abobrinha ficam amarelas?
Os jardineiros costumam encontrar esse problema quando os vegetais já maduros ficam amarelos. Pode haver vários fatores que contribuem para o problema.
A causa mais comum desse fenômeno é o excesso de umidade no solo. É importante regar adequadamente e monitorar as condições do solo. Frutos grandes podem cair no chão devido ao seu grande peso.Constantemente úmidos, são afetados por diversos fungos, fazendo com que os frutos amarelem e se deterioram. É importante não umedecer demais o solo. Se isso acontecer, você pode corrigir a situação adicionando serragem seca, areia ou grama recém-cortada ao buraco.
O solo esgotado não pode fornecer os nutrientes necessários aos arbustos. A planta, tendo esgotado todas as suas forças na fase de maturação dos frutos, começa a morrer. O primeiro sinal pode ser o murchamento e escurecimento da fruta. Para evitar que isso aconteça, os canteiros precisam estar bem adubados antes do plantio. A abobrinha absorve bem a matéria orgânica, por isso adiciona-se húmus ou esterco ao solo.
Às vezes, a causa da abobrinha amarela pode ser a colheita prematura. Se os frutos forem mantidos na planta, com o tempo a casca mudará de cor de verde claro para amarelo leitoso. Essa abobrinha perde a suculência. A casca fica áspera e dura e as sementes aumentam de tamanho. A colheita deve ser colhida na hora certa para preservar seu sabor.
Danos às folhas por míldio
Fungos e vírus que infectam a planta podem causar danos à vegetação dos arbustos. Um motivo comum que leva a esse fenômeno é a infecção da abobrinha com oídio. Para detectar esse fungo a tempo, é necessário conhecer seus principais sinais.
Uma manifestação característica da doença é a presença de uma camada amarela nos caules e no interior das folhas. A infecção se espalha rapidamente pelos canteiros e causa danos aos arbustos.
Quando aparecem pequenas manchas e manchas amarelas nas folhas da abobrinha, é necessário tratar com urgência a planta afetada. A vegetação danificada é removida junto com os galhos. Se o fungo se espalhar por todo o arbusto, é melhor removê-lo completamente do jardim.No combate ao míldio, utiliza-se a mistura bordalesa. Jardineiros experientes recomendam pulverizar com oxicloreto de cobre.
O fungo ocorre devido à estagnação da umidade e umidade do solo. A infecção geralmente se espalha durante o tempo chuvoso prolongado. Para evitar infecções, os jardineiros alimentam vegetais em seus canteiros, alimente a abobrinha, se as folhas já estiverem amarelando, também é aconselhável. Para fazer isso, você precisa usar fertilizantes de nitrogênio e potássio. Cobre, ferro e fósforo fortalecem bem a imunidade da planta.
É melhor dizer adeus imediatamente às folhas que amarelaram devido a vários vírus ou fungos. Eles são retirados dos arbustos e queimados. É inaceitável usar verduras contaminadas como compostagem. Você não pode deixá-lo no site.
O tratamento das plantas deve ser realizado imediatamente após a limpeza dos arbustos. A solução é preparada imediatamente antes do uso. A pulverização é realizada pela manhã, em dias calmos. Se não forem realizados tratamentos preventivos, começam a desenvolver-se doenças: oídio, oídio ou clorose.
Parece oídio em abobrinha Freqüentemente, as mudas sofrem primeiro. Os brotos fracos não resistem a várias infecções. Portanto, as plantas jovens são mantidas em uma sala separada.
Se crescerem na mesma estufa com arbustos adultos, todas as plantas deverão ser tratadas ao mesmo tempo. O sulfato de cobre é adequado tanto para medidas preventivas quanto para combater fungos.
Por que as abobrinhas são amargas?
O vegetal tem um sabor excelente. Tem a quantidade certa de doçura, tempero e suculência. A abobrinha madura tem um aroma característico. Assemelha-se vagamente ao cheiro de melão, pepino ou melancia.
Acontece também que o sabor da fruta pode deteriorar-se, nomeadamente surge o amargor.Vale a pena abordar esse problema imediatamente, pois as recomendações de cuidados são o principal meio de corrigir a situação.
A rega inadequada afeta o sabor da fruta. A falta de umidade do solo e a seca prolongada levam ao aparecimento de um sabor amargo na abobrinha. É necessário regar os canteiros regularmente, mas certifique-se de que a água não fique estagnada nos buracos.
A falta de nutrientes resultante pode causar a deterioração do sabor da fruta. As hortaliças precisam de fertilização regular com preparações de nitrogênio e produtos complexos destinados a melões, melancias e pepinos.
Ao cultivar um vegetal popular, é importante cuidar adequadamente da planta. A rega e a fertilização adequadas têm grande influência no sabor e na qualidade da colheita futura.
Métodos para combater o amarelecimento
É importante determinar inicialmente a causa principal do problema e só então selecionar a forma adequada de lidar com ele.
O aparecimento de amarelecimento na fase de muda pode ser causado pela falta de luz solar ou solo pobre. Um jardineiro experiente luta bem nesta fase, é preciso lidar com isso eliminando os fatores que levam ao problema: as mudas são retiradas de local escuro, mas não expostas à luz solar direta. O solo é alimentado com fertilizantes minerais uma vez por semana. Antes de plantar as mudas nos canteiros, o solo é bem adubado com matéria orgânica, por isso deve-se colocar húmus na cova.
Você também pode usar remédios populares: o amarelecimento é evitado borrifando mudas jovens com leite e iodo.
A planta em qualquer fase de seu crescimento precisa de alimentação. A abobrinha responde bem ao nitrogênio, cobre, potássio e fósforo.
Medidas de prevenção
É melhor evitar que as verduras fiquem amareladas ou secas.Medidas preventivas ajudarão a prevenir este fenômeno.
Solo nutritivo e fertilizantes têm efeitos diferentes no crescimento das hortaliças. É necessário selecionar os fertilizantes minerais com sabedoria. É melhor comprar imediatamente uma preparação complexa que seja adequada tanto para mudas quanto para arbustos adultos.
A alimentação dos brotos deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Na fase de crescimento ativo e formação do sistema radicular, é melhor usar preparações de nitrogênio e potássio.
Conselhos de um jardineiro experiente
Jardineiros experientes dão as seguintes dicas para o cultivo de abobrinha:
- É importante regar a planta na hora certa.
- Água fria não deve ser usada para irrigação.
- O terreno é preparado antes do plantio. Para isso, adicione estrume ao solo da horta, os fertilizantes orgânicos têm um efeito benéfico na qualidade dos frutos.
A cultura da abóbora é delicada e requer tecnologia agrícola adequada. Se você fizer tudo com competência e profissionalismo, poderá colher uma colheita bastante rica. Um arbusto de abobrinha produz mais de 10 kg de frutas durante o verão.
As causas comuns de deterioração das folhas de abobrinha são cuidados inadequados, solo esgotado nos canteiros, aparecimento de fungos ou insetos nocivos, bem como fertilização inadequada com minerais. Para corrigir a situação atual, é recomendável estabelecer a causa raiz. A planta vai parar de sofrer e suas folhas vão parar de amarelar.