O pepino é considerado uma das hortaliças mais comuns que podem ser encontradas nas casas de veraneio. Por que as folhas do pepino secam na estufa e como lidar com isso? Existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer. Na maioria das vezes, são várias doenças e insetos.
Por que as folhas do pepino secam?
Folhas murchas de pepino - Este é um problema comum que cada quinto jardineiro enfrenta. Por que os pepinos secam e o que fazer para preservar a colheita?
Razões para o aparecimento de folhas secas em pepinos:
- Doenças fúngicas
Uma das causas mais comuns de murchamento das folhas em terreno aberto são as doenças fúngicas. Mudanças climáticas bruscas, chuvas prolongadas, ecologia deficiente - tudo isso pode provocar o desenvolvimento de fungos nos canteiros.
A causa do amarelecimento das folhas, neste caso, é o fusarium. Fusarium é caracterizado pelo aparecimento de pequenas manchas amarelas na folhagem, que aumentam gradativamente de tamanho. Como resultado, eles caem e a própria planta começa a morrer.
- Mosca branca
A mosca-branca põe seus ovos nos canteiros, de onde eclodem as larvas. Eles sugam o suco das folhas dos pepinos, após o que as plantas começam a morrer.
- Pulgão
Os pulgões são um dos parasitas mais comuns que causam o murchamento das folhas do pepino. Assim como as larvas da mosca branca, os pulgões sugam a seiva dos caules.
- Oídio
Outra razão pela qual as pontas dos pepinos murcham é o oídio. Primeiro, aparecem manchas brancas no topo, depois as folhas do pepino secam e a planta inteira morre gradualmente.
- Cladosporiose
A cladosporiose afeta não apenas as folhas, mas também o caule e o sistema radicular dos pepinos. Começa a ficar coberto de manchas amarelas e depois seca. A doença também afeta as próprias frutas.
- Podridão branca (esclerotinia)
Com o desenvolvimento deste doenças de folhas de pepino em estufa começar a ficar coberto com uma camada branca. A doença aparece quando o nível de umidade na estufa é muito alto ou a temperatura é alta.
- Podridão da raiz
Devido à alta umidade do solo ou à irrigação com água fria, pode ocorrer podridão das raízes. O primeiro sinal da doença é o aparecimento de manchas amarelas nas bordas, depois toda a folha começa a secar. É impossível livrar-se da podridão das raízes. Se os pepinos começarem a apodrecer as raízes, não poderão mais ser salvos.
- Praga de Ascochyta
As bordas das folhas também podem ficar amarelas devido à praga da ascochyta.A doença atinge não só as folhas, mas também os frutos e caules.
Por que a folhagem do pepino seca? Que outras razões existem?
Seca pelos seguintes motivos:
- Míldio;
- Míldio;
- Cochonilhas;
- Cochonilhas;
- Carrapatos.
Causas naturais
Muitas vezes, as folhas inferiores dos pepinos podem ficar amarelas por razões completamente naturais. Este problema é especialmente comum se as mudas forem cultivadas em casa de vegetação ou em estufa. Não há necessidade de se preocupar com isso, pois não afetará em nada a quantidade de colheita. Pelo contrário, muitos jardineiros recomendam corte as folhas amarelas inferiores dos pepinos.
Outro motivo é o amarelecimento natural das folhas velhas. Na maioria das vezes, são folhas inferiores grandes.
Além disso, se houver falta de nutrientes no solo, as pontas dos pepinos do jardim podem começar a secar. Para que os pepinos cresçam saudáveis, eles devem ser alimentados regularmente com fertilizantes minerais e orgânicos.
A rega frequente e o encharcamento do solo, bem como a falta de água, também podem ser as razões pelas quais as folhas do pepino secam. Ao regar os canteiros durante o dia, quando os raios solares são muito fortes, as folhas podem ficar gravemente queimadas. E a partir disso começa a ficar amarelo. Para evitar queimaduras nas plantas, recomenda-se regá-las à noite, quando o sol já se pôs.
O que fazer se as folhas do pepino secarem
Primeiro de tudo, você precisa descobrir o motivo pelo qual isso está acontecendo. E só então você poderá começar a tratar doenças.
O que fazer se as folhas do pepino secarem devido a insetos e doenças:
- Para curar mudas de doenças fúngicas, você pode borrifá-las com fungicidas.Por exemplo, podem ser medicamentos como sulfato de cobre, Fitosporina, mistura bordalesa ou Kuproxato.
- Para evitar ataques de insetos às plantas, você pode usar produtos químicos como Aktara, Fitoverm, Actellik ou Biotlin.
- Se as folhas dos pepinos secarem, você pode usar métodos tradicionais. Não é aconselhável plantar mudas após o cultivo da abóbora. É aconselhável trocar anualmente as áreas de plantio de mudas.
- A cinza de madeira é muito eficaz no amarelecimento da copa dos pepinos. Você pode colocar cinza de madeira nas covas onde as mudas serão plantadas.
- Como medida preventiva, se as pontas ficarem amareladas, pode-se usar infusão de pão. Mergulhe um pedaço de pão em um balde de água morna. No dia seguinte, amasse o pão e acrescente 1 garrafa de iodo. Dilua a pasta resultante com água e regue as plantas mais perto do tronco.
- O que fazer, se manchas amarelas aparecem nas folhas de pepino? A doença pode ser derrotada com uma decocção de cascas de cebola. Você pode fazer da seguinte maneira: despeje as cascas de cebola com 1 litro de água e leve ao fogo. Ferva por 20 minutos. Em seguida, deixe o caldo durante a noite para fermentar. Diluir em 10 litros de água e despejar esta decocção por cima. É muito importante garantir que o caldo de cebola atinja as pontas amareladas da folhagem.
- Se as bordas das folhas começarem a amarelar devido a doenças fúngicas, o refrigerante ajudará. 100 gr. Dilua o bicarbonato de sódio em 10 litros de água morna. Regue a solução resultante nas folhas verdes e secas.
- Se a folhagem dos pepinos secar, você pode tratá-los com uma solução fraca de permanganato de potássio. 50 gr. Diluir o permanganato de potássio em 4 litros de água. Todos os arbustos precisam ser tratados com a solução 3 vezes por semana. Em vez de permanganato de potássio, você pode usar kefir normal.O horário mais favorável para a pulverização é à noite. Se você manusear pepinos durante o dia, eles podem queimar.
Como tratar pepinos com amarelecimento natural das folhas
Às vezes, o próprio jardineiro é o culpado pelo fato de as folhas dos pepinos começarem a amarelar. O que fazer neste caso e como tratar os pepinos?
- Em primeiro lugar, se as folhas estiverem danificadas pelo amarelecimento marginal, é necessário verificar se os arbustos têm umidade suficiente. Pepinos adoram umidade e precisam ser regados abundantemente. Especialmente se o tempo lá fora estiver quente e seco. Após a rega, o solo ao redor dos troncos pode ser coberto com grama fresca. A grama reterá a umidade e também fornecerá calor adicional ao sistema radicular.
- As folhas também podem secar devido à umidade excessiva. Você precisará parar de regar por um tempo até que o solo seque completamente.
- As copas podem secar devido à falta de nutrientes no solo. Os fertilizantes minerais e orgânicos devem ser alternados, caso contrário os arbustos começarão a ganhar massa foliar e os frutos deixarão de se formar. A cinza de madeira é um bom fertilizante. Você pode simplesmente polvilhar no chão em canteiros de pepino.
Por que as folhas do pepino secam na estufa?
Ao cultivar pepinos em uma estufa, os jardineiros costumam encontrar o amarelecimento da parte superior. A razão mais importante para o murchamento é o solo errado. Na maioria das vezes, ao cultivar mudas em condições de estufa, usa-se solo comum dos canteiros. Mas esse solo só é adequado para terrenos abertos.
Para estufas e estufas é necessário utilizar um substrato que contenha:
- Turfa;
- Uréia;
- Composto;
- Cinza de madeira;
- Uréia;
- Serragem de madeira.
Você também pode recorrer à hidroponia.A essência desse método é que cada muda é cultivada em um recipiente separado e os caules praticamente não entram em contato com o solo. É muito importante fornecer uma boa iluminação para os arbustos.
A vantagem da hidroponia é que os pepinos com esse tipo de cultivo não apodrecem e as folhas não amarelam.